O nome do material flocado veio da língua inglesa e significa literalmente "penugem". De um lado, o material é liso, do outro, como se fosse fofo (muito macio). Externamente, assemelha-se a veludo ou veludo. Então, que tipo de material é flocado?
- O que é flock e como é feito?
- Floco: composição e propriedades do tecido, principais características
- Características da produção de tecidos
- Como ele difere de outros tecidos semelhantes
- Âmbito de aplicação
- Vantagens e desvantagens
- Como escolher uma capa de flocagem para um sofá
- Recomendações para o cuidado de produtos flocados
- Avaliações
O que é flock e como é feito?
O tecido é um material aveludado obtido pela aplicação de pequenas fibras em um dos lados da base da tela. É importante que essas fibras sejam coladas com bastante firmeza, o que ajuda a alcançar o resultado desejado. Na maioria das vezes, o flocado é usado como estofamento de móveis na fase de fabricação. O material é bastante resistente ao desgaste e tem um custo bastante acessível.

Informações adicionais! A produção de flocos teve início na China Antiga. Naquela época, era assim: pegavam uma base, aplicavam uma camada de resina e, em seguida, colavam fibras finas cortadas em pedaços grossos. Para melhorar a aparência do produto, desenhos eram aplicados por cima. A produção moderna foi estabelecida em meados do século XX nos EUA. E isso aconteceu porque os americanos buscavam diligentemente como usar racionalmente os resíduos que sobravam durante a produção de tecidos.

Se considerarmos brevemente a produção do floco (o processo em si é chamado de eletroflocagem), ela ocorre em várias etapas:
- pega-se a tela e aplica-se a camada mais fina possível de cola sobre a base do tecido;
- vilosidades pré-eletrificadas são lançadas de um dispositivo especial para a base e colocadas nela estritamente verticalmente, enquanto formam um revestimento muito denso e uniforme;
- Na fase final, o tecido é tingido e processado para melhorar as propriedades do tecido acabado e adicionar mais brilho.

Floco: composição e propriedades do tecido, principais características
O tecido flocado pode ser feito de diferentes fibras, portanto, com base nisso, as características e propriedades podem variar. No mundo moderno, existe uma classificação do material, que é determinada pela composição:
- O tecido misto é o mais popular e procurado, com propriedades bastante universais. Consiste em uma parte de fibras naturais e duas partes sintéticas. As fibras de nylon são usadas como pelo nesses tecidos, e a base é algodão + sintéticos, obtidos a partir de algodão, viscose, poliéster ou poliamida.
- O algodão é uma opção muito barata e não possui as melhores propriedades. Este material se desgasta e se lava muito rapidamente. O pelo absorve bem a umidade, o que o torna suscetível à transpiração. O floco de algodão é usado apenas em itens raramente usados ou em itens decorativos.

- A poliamida é um material muito bonito e macio, caracterizado por uma altíssima resistência ao desgaste. Com o uso frequente, as fibras perdem a aparência e não enrugam. A poliamida tinge muito bem e uniformemente, mas também tem um ponto fraco: tem muito medo da luz ultravioleta. Ela desbota rapidamente. Por isso, o bloco de poliamida é mais frequentemente usado em ambientes onde pode durar muitos anos.
- Poliéster - possui quase todas as propriedades do tipo poliamida, mas não tem medo da luz ultravioleta. Outra diferença é que a tinta não adere bem ao poliéster, o que faz com que o mercado ofereça apenas uma seleção muito escassa de cores escuras.
- O polipropileno é outro tipo barato de material flocado. Mas, assim como o algodão, ele tem propriedades muito fracas — as vilosidades rapidamente se amassam e se desgastam, formando áreas sem pintura na tela.
- A viscose é um tecido totalmente artificial. Suas características são 100% idênticas às do polipropileno.
- Acetato - ligeiramente diferente do polipropileno e da viscose, mas é frequentemente usado para produzir peles artificiais.

Observe! Existe também um tipo específico de tecido chamado "floco sobre floco". Ele tem uma aparência muito rica e bonita. Este tecido é obtido pela aplicação de duas camadas de pelo. A segunda camada é aplicada de forma que, na versão final, um padrão seja formado na superfície do tecido. Este floco é mais macio, mais bonito e forma sombras e meios-tons interessantes em sua superfície.

Características da produção de tecidos
Como já mencionado, a produção de flocos ocorre em várias etapas. O processo utiliza duas partes: a base, que é um tecido de suporte denso, e a própria pilha. Mais detalhes sobre as etapas:
- Corte da pilha. Esta etapa é necessária para criar uma camada superior macia. A pilha é obtida de duas maneiras:
- as matérias-primas são moídas em frações;
- O fio é enrolado em juta grossa e cortado em pequenos pedaços.
O resultado é o mesmo em ambos os casos: uma fibra homogênea e agradável ao toque.
- Tingimento. Na maioria das vezes, ocorre na segunda etapa, mas às vezes a situação pode mudar e o tingimento ocorre antes do processo de corte. Em geral, o floco é tingido de forma muito boa e uniforme (com exceção de alguns tipos artificiais). Em primeiro lugar, os tingimentos permitem diversificar a paleta de cores e, em segundo lugar, melhoram as propriedades do tecido, ou seja, melhoram a resistência à umidade e protegem o tecido da radiação ultravioleta e de compostos químicos.
- Processamento do tecido. Esta é a última etapa, na qual os dois componentes — a base e a fibra — são combinados em um produto final. Isso ocorre em várias etapas:
- eletrificação da pilha por carregamento com equipamento especial, devido ao qual a pilha é colocada uniformemente verticalmente na base;
- pulverização - a base é coberta com uma fina camada de cola e a pilha preparada é colocada sobre ela;
- fixação - após a união das duas camadas, a tela é revestida com uma composição especial, que a torna mais uniforme, bonita e com características aprimoradas.

Como ele difere de outros tecidos semelhantes
Flock está longe de ser o único tecido usado para estofamento de móveis. Além dele, tecidos como chenille e esteiras são amplamente utilizados. No entanto, ainda existem diferenças entre esses materiais:
- chenille não tem pelo, que tende a enrugar e desgastar, o que torna o tecido mais durável;

- o tapete é o tecido mais forte, é solto ao tato e não tão agradável quanto o flocado, mas ao mesmo tempo pode servir por muito tempo;

- O floco é o mais bonito e macio, e a maioria de seus tipos tem uma excelente capacidade de repelir umidade, da qual outros tecidos não podem se gabar (chenile e esteiras absorvem instantaneamente).
A escolha do tecido depende diretamente do uso pretendido e das qualidades desejadas.
Âmbito de aplicação
Apesar de o folk ser considerado principalmente um tecido para móveis, ele também tem encontrado boa aplicação na produção de têxteis para o lar e na indústria automotiva.

Este material é utilizado como:
- estofamento para sofás e poltronas;
- estofamento de cama;
- decoração de janelas - faz boas cortinas e persianas para substituir a organza usual;
- estofamento para interiores de automóveis, incluindo assentos (não inferiores em propriedades ao couro);
- tecido para colchões de ar;
- tecido para costurar brinquedos macios e outros itens decorativos de interior;
- embrulho para presente;
- tecido para costurar roupas - faz excelentes vestidos, saias, remendos de sapatos, etc.

Vantagens e desvantagens
É claro que, ao escolher um material, é simplesmente necessário conhecer todos os seus pontos fortes e fracos para ter certeza de que este é o tecido certo.

As vantagens do rebanho:
- alta densidade e, portanto, o material é mais durável;
- resistente à maioria das influências mecânicas;
- se houver um gato em casa que gosta de arranhar as unhas nos móveis, o flock será uma opção ideal, pois suas propriedades antivandalismo o tornam muito resistente a esse tipo de dano;
- permite a boa passagem do ar (tecidos mistos têm melhor essa propriedade);
- não absorve água (este ponto não se aplica ao algodão flocado);
- os tipos mais populares deste tecido são muito resistentes ao desgaste;
- não deforma durante o uso - não encolhe nem estica;
- resistente a mudanças de temperatura;
- muito agradável ao corpo e ao mesmo tempo tem uma ótima aparência;
- muito fácil de cuidar.

Com tantas vantagens, ainda existem algumas desvantagens:
- o tecido fica eletrificado e, portanto, atrai poeira;
- Nem todos os tipos de flocos são resistentes ao desgaste - os flocos de viscose e acetato enrugam muito rapidamente;
- O algodão flocado natural não é adequado para uso diário.
Importante! Resumindo, podemos afirmar com segurança que as deficiências do tecido são mínimas. Isso significa que o flocado merece a atenção dos consumidores.

Como escolher uma capa de flocagem para um sofá
Como mencionado acima, o flocado é quase a opção de estofamento ideal para revestimento de sofás. A opção mista, claro, é a melhor devido à sua versatilidade. Sofás com esse revestimento não terão medo de correntes de ar, sujeira e garras de animais de estimação.

É melhor evitar algodão, acetato e flocado de viscose. É melhor não colocar móveis revestidos com tecido flocado na cozinha e em locais onde cinzas possam cair. É melhor não comprar sofás transformáveis com esse revestimento, pois eles se desgastarão em locais de constante flexão.
Com os devidos cuidados, os móveis com estofamento flocado durarão muito tempo sem perder sua aparência atraente.
Recomendações para o cuidado de produtos flocados
Apesar de o flocado ser inicialmente um tecido muito forte e durável, ele ainda requer cuidados adequados. Isso ajudará o material a durar mais e a ter a aparência de recém-saído da prateleira. As regras básicas de cuidado são:
- sem lavagem a seco, porque os compostos químicos agressivos usados começarão a destruir a base adesiva, como resultado, as fibras não terão nada em que se segurar e simplesmente cairão, após o que todo o visual ficará irrevogavelmente arruinado;
- ao lavar na máquina, escolha apenas modos delicados sem centrifugação, escolha sabão em gel ou líquido como detergente, em nenhum caso em pó;
- ao passar, siga as instruções da etiqueta (na maioria das vezes, esse é o modo sintético e passe de dentro para fora);
- caso apareça alguma mancha, remova-a sem esperar secar, utilizando uma esponja e sabão líquido;
- aspire o produto pelo menos uma vez por semana para evitar inalar todo o pó que ele atrai.

Avaliações
Irina, Taganrog: “Passamos muito tempo escolhendo móveis prontos nas lojas, mas ainda não tínhamos escolhido. Decidimos encomendar um sofá sob medida. Depois de decidirmos o modelo, o vendedor nos disse para escolhermos o revestimento. Após consulta, decidimos usar flock para o estofamento do sofá. Bem, o que posso dizer? Não me arrependo nem um pouco. Uso há três anos e o sofá está como novo. Depois, fui ver modelos feitos com tecidos semelhantes nas lojas – à primeira vista, é difícil perceber a diferença, mas quem entende do assunto diz que todos são visivelmente inferiores ao flock.”
Karina, Sterlitamak: «Depois que compramos uma cadeira flock, permanecemos fiéis a ela por muito tempo. Agora, todos os nossos sofás e cadeiras são revestidos com ela. É muito agradável ao corpo, o que me deixa muito feliz. Um argumento importante a favor do flock é sua capacidade de manter sua aparência e cor com o uso diário por vários anos. O quarto tem papel de parede vinílico – ele harmoniza perfeitamente com os móveis. Recomendo muito o tecido flock para móveis – é lindo e este material de estofamento dura muito tempo.
Flock é um tecido para móveis realmente excelente, que vale a pena conferir. Suas qualidades não decepcionam nem por um segundo. É ideal para sofás e poltronas, cortinas e carros, e um metro não é caro. Este material, como nenhum outro, agradará por suas propriedades, durabilidade e aparência atraente. Quem sabe o que é flocado não terá dúvidas na hora de escolher um tecido. O mais importante é não ignorar as regras de cuidado.




