Os tecidos estão presentes em todos os lugares. Toalhas, roupas, sapatos, cortinas, travesseiros, lençóis – tudo isso se tornou parte integrante da vida cotidiana. A pessoa comum não sabe o que é o material, quais são suas propriedades e finalidade. Você pode encontrar mais informações sobre o material abaixo.
O que é têxtil
Têxtil é um material criado a partir de fibras tricotadas, tecidas, enroladas ou feltradas. Podem ser naturais ou sintéticas. Os produtos são fabricados à máquina ou manualmente. A qualidade dos produtos é determinada e regulamentada de acordo com as normas GOST.

Importante! De acordo com a Classificação de Nice, cada categoria de bens corresponde a uma determinada classe.
O termo "têxteis" abrange uma ampla gama de produtos. São eles:
- tecidos;
- malhas;
- materiais não tecidos e laminados;
- produtos feitos de feltro, algodão, rede;
- armarinho têxtil;
- linhas de costura, rendas, cordas.

Literalmente, "têxtil" significa "trançar". Para criar um tecido de malha, é necessário entrelaçar muitas fibras longas de determinadas proporções. Apesar de o termo ser amplamente utilizado no dia a dia, muitos consumidores não entendem seu significado e se perguntam: "Têxtil - que tipo de material é esse?"
Tipos de materiais têxteis
Existem vários tipos de têxteis. De acordo com o critério de sazonalidade, os tecidos para vestuário são:
- inverno;
- verão;
- meia estação.
Os tecidos diferem em sua finalidade. Os seguintes tecidos são diferenciados:
- vestir;
- fantasia;
- linho;
- casacos;
- roupa de cama, sala de jantar (uso doméstico);
- cortinas, cortinas;
- cortinas;
- especial (para vestuário de trabalho);
- resina;
- estofamento;
- técnico.

De acordo com sua composição, os materiais são divididos em 4 tipos: fibrosos, naturais, minerais e torcidos. Essa classificação é a mais comum. O grupo ao qual o material pertence determina suas propriedades e o tipo de uso. Por exemplo, tecidos duráveis são usados para estofamento de móveis, enquanto os higroscópicos são usados na produção de roupas de trabalho para funcionários.
Tecidos sintéticos são criados pelo entrelaçamento de fibras "químicas". São obtidos a partir de polímeros naturais. Fibras artificiais de viscose e acetato são produzidas por modificações complexas.

O tecido é composto pelos seguintes fios:
- poliéster;
- nylon;
- nylon;
- lavsan.
Não existe matéria-prima "química" pronta na natureza. Ela é produzida por polimerização.
Têxteis sintéticos são usados na produção de roupas. São baratos, acessíveis, não causam alergias e têm uma aparência apresentável. No entanto, o material é eletrificado e não permite a boa circulação do ar.
Os tecidos incluídos no grupo têxtil natural são feitos usando uma tecnologia especial usando fibras animais ou vegetais.

Os seguintes são utilizados como base:
- lã de camelo, alpaca, vicunha, cabra;
- mohair de coelho, lhama, ovelha, porco;
- pelagem.
Fios naturais de origem vegetal são chamados de líber. As seguintes fibras são utilizadas como matérias-primas:
- ábaco;
- abacaxi;
- henequen;
- juta;
- kapka;
- quenafe;
- coqueiro;
- cânhamo;
- linho;
- Manila;
- rami;
- sisal;
- canudo;
- Cânhamo (crotalária);
- algodão.
Têxteis vegetais são mais procurados na indústria de vestuário. O material é ecologicamente correto e seguro. Tecidos naturais não são eletrizantes e são adequados para uso em climas quentes. No entanto, demoram muito para secar, enrugam rapidamente e não mantêm bem sua forma.

O têxtil mineral é utilizado na produção de roupas especiais. O tecido é composto por 3 componentes:
- vidro;
- basalto;
- amianto.
Têxteis são usados no processo de produção de pedras preciosas.
O grupo de materiais torcidos inclui fios, fios, cordas e redes. Sua principal característica é a alta resistência das fibras com diâmetro mínimo.
Existem fios têxteis primários e secundários. Os primários são obtidos no processo de fiação ou na indústria farmacêutica. Os secundários são o resultado de processamento tecnológico, em decorrência do qual as propriedades químicas das fibras se alteram.
De acordo com sua composição, os fios são divididos em 3 grupos:
- homogêneo;
- heterogêneo;
- misturado.
O primeiro grupo inclui algodão, linho e lã. Os produtos consistem em fibras elementares de mesma composição. O segundo grupo inclui fios obtidos pela tecelagem de fibras químicas. Por exemplo, a lã é combinada com náilon. Fios mistos são uma combinação de fibras diferentes.

Informações adicionais! O vidro é frequentemente usado para produzir fios fortes (cordas, cabos).
Características dos produtos têxteis
Existem vários tipos de produtos têxteis. Entre eles:
- Tecidos.
São produzidos pelo entrelaçamento de sistemas perpendiculares de fibras. O padrão é criado pela alteração do padrão de tecelagem. A qualidade, a espessura, a qualidade dos fios e a densidade são as principais características do material. Alguns produtos (toalhas, tapetes) são um sistema densamente entrelaçado de laçadas. Quanto mais próximas estiverem umas das outras, melhor o material absorve umidade.

- Tecidos elásticos.
Feitos com fios altamente elásticos, que esticam bem e restauram a forma, o tecido é usado na confecção de roupas esportivas, roupas íntimas e pijamas.
- Malhas.
Produtos da indústria leve são feitos por meio de tricô. São macios, elásticos, densos, mantêm bem sua forma e são resistentes à absorção de umidade. O material é usado na produção de meias.
- Materiais não tecidos.
Os produtos são telas coladas. Às vezes, são utilizadas fibras termoplásticas para criar a tela. A colagem ocorre por meio de aquecimento.

Os têxteis são feitos de fibras químicas sem o uso de métodos de tecelagem. Muitas coisas úteis são feitas a partir delas:
- produtos de higiene pessoal,
- lenços umedecidos,
- fraldas médicas,
- máscaras,
- pacotes,
- roupões,
- roupas de proteção,
- saquinhos de chá,
- toalhas de mesa.
Os produtos são altamente tecnológicos e funcionais: absorvem e retêm umidade, são resistentes ao fogo e têm excelentes propriedades de barreira (material para salas de cirurgia).
Importante! Itens descartáveis são classificados como têxteis não tecidos.

- Tecidos tecidos.
O material é feito entrelaçando as fibras diagonalmente para formar uma fita. A fita pode ser circular ou plana, com até 10 cm de largura.
- Produtos de renda e tule-cortina.
Têxteis são materiais vazados feitos pelo entrelaçamento de fibras em qualquer ângulo. São feitos à mão ou à máquina.
- Material de feltro.
O tecido passa por um processamento complexo: é aquecido, umedecido, prensado e, em seguida, impregnado com goma-laca. A quantidade de impregnação depende da densidade necessária do produto.

Como matérias-primas são utilizadas:
- desperdício de lã de fibra curta;
- fibras de pele de coelho e castor;
- lã de camelo, vaca, cabra;
- resíduos de fábricas de tecelagem;
- lã de baixa qualidade.
O material é usado para fazer chapéus, artesanato e decorações. O feltro tem boas características de desempenho, mantém sua forma e é hipoalergênico.
Imperfeições:
- material molhado tem cheiro ruim;
- formação de pelotas.
O feltro é mais macio e não causa coceira. Vale ressaltar que o tecido tende a deformar, desbotar e molhar rapidamente.

Os materiais têxteis na casa proporcionam aconchego e uma atmosfera acolhedora. São convenientes, práticos e funcionais. Roupa de cama, toalhas e cobertores feitos de tecido são ecologicamente corretos e seguros. O material de malha é amplamente utilizado na fabricação de produtos para adultos e crianças.




