Donas de casa econômicas costumam se perguntar o que é melhor para a roupa de cama: cetim ou algodão, ou o que é melhor. Este artigo ajudará você a fazer a escolha certa para criar as melhores condições para descanso e sono.
- Escolhendo o melhor material para um sono confortável
- Tecido de cetim: características e vantagens
- Calico e suas características
- Popeline: características do tecido
- Flanela - características e propriedades
- Percal - propriedades características do tecido
- Poliéster - vantagens e desvantagens
- Polysatin é um produto novo no mercado de tecidos
- Algodão - as vantagens da fibra natural
- Chintz: características gerais
- Diferenças entre tecidos
- Então, qual é a melhor escolha de roupa de cama?
- Como lavar chita, cetim e popeline
Escolhendo o melhor material para um sono confortável
A escolha correta do material da roupa de cama, com base em características de qualidade, desempenha um papel importante para garantir um sono confortável. Atualmente, a indústria têxtil oferece uma ampla gama de tecidos feitos de fibras naturais e sintéticas.

Os fabricantes de roupa de cama têm uma vasta seleção de tecidos para costurar roupas de cama com diversas características de qualidade. A escolha do melhor material para um sono confortável fica a cargo do consumidor.
Tecido de cetim: características e vantagens
O cetim é feito de fios de algodão ou seda, utilizando uma trama de cetim, que se distingue por sua densidade especial. O cetim, tecido a partir de fibras naturais de algodão em dois fios, é geralmente usado para costurar roupas de cama. Suave e sedoso ao toque, a parte da frente possui um brilho característico. Esse efeito é obtido pelas peculiaridades da trama, quando os fios da trama predominam na superfície.

Tecido macio e durável é popular entre fabricantes e compradores de roupa de cama. O cetim de algodão é mais barato que a seda, mas mais caro que outros tecidos de algodão. No entanto, o tecido absorve e evapora bem a umidade, não interferindo na troca de ar. Ao mesmo tempo, o cetim é resistente ao desgaste, suporta múltiplas lavagens sem comprometer a aparência e as características de qualidade.
Calico e suas características
Calico é um tecido de algodão com trama simples. Sua densidade é inferior ao cetim. O tecido tem uma textura ligeiramente áspera e é reconhecível pelos espessamentos visíveis nos fios. É um dos principais tipos de tecido usado para costurar roupas íntimas. A chita estampada e tingida em tecido liso apresenta uma variedade de designs e cores. A chita pode suportar um grande número de lavagens repetidas, embora seja inferior ao cetim neste indicador.

A resposta à pergunta — chita ou cetim, qual é melhor para roupa de cama — é óbvia. O cetim tem características de qualidade superior, mas é mais caro. A chita é barata e, assim como o cetim, é feita de fibra natural de algodão.
Popeline: características do tecido
Popeline também se refere a tecidos com trama simples de fios. É produzido há mais de cinco séculos. Inicialmente, era feito de seda, mas posteriormente o algodão passou a ser usado. Portanto, ao decidir entre popeline e algodão, qual é melhor, escolhemos entre materiais feitos da mesma fibra de origem vegetal. Atualmente, a popeline é tecida não apenas com fios naturais, mas também com fibras sintéticas e artificiais. A espessura dos fios e o tipo de tecelagem, que pressupõe uma proporção específica entre trama e urdume, permanecem inalterados.

A popeline é um material denso, mas possui textura suave e toque macio. A roupa de cama feita de popeline é resistente a lavagens frequentes e pode durar centenas de anos. O tecido é resistente a vincos e mantém sua aparência original por muito tempo.
Flanela - características e propriedades
Flanela é um tecido de algodão, semilã ou lã, com trama simples ou sarja. Distingue-se pela presença de pelo unilateral ou bilateral.

A densidade aumentada do tecido não impede a troca de ar e é um material permeável ao vapor. A flanela pode ser tingida, estampada ou branqueada.
Observe! Material macio e resistente ao desgaste que absorve perfeitamente a umidade, ideal para fazer fraldas para bebês, nas quais até mesmo um recém-nascido pode ser enrolado.
Percal - propriedades características do tecido
O percal é caracterizado por alta densidade, não deixa passar penas ou fiapos, sendo, portanto, recomendado para uso na fabricação de roupas de cama, nas quais plumas e penas são utilizadas como enchimento. Naturalmente, o tecido não provoca reações alérgicas. Resulta em uma cama bonita e higienicamente limpa. A composição do tecido percal é quase 100% algodão, e as avaliações falam eloquentemente sobre isso.

A roupa de cama de percal, ao contrário da de chita, é caracterizada por uma maior margem de segurança. A superfície do tecido é lisa, pois é tratada com uma solução especial para melhorar suas propriedades de consumo. O linho de percal é macio e sedoso, o que o torna especialmente agradável de usar.
Poliéster - vantagens e desvantagens
Poliéster é o nome genérico dado às fibras de poliéster e aos materiais feitos a partir delas. O poliéster possui altíssima resistência ao rasgo e à abrasão, o que lhe confere grande resistência e resistência ao desgaste. As fibras de poliéster são utilizadas na fabricação de tecidos que proporcionam bom isolamento térmico e não impedem a evaporação da umidade. A adição de outras fibras ao poliéster proporciona ainda mais resistência e efeito antiestático.
O poliéster puro é um tecido com textura suave que lembra a seda. Cem por cento de poliéster raramente é usado em produtos de costura. Geralmente, adiciona-se algodão, assim como lã com viscose.

Informações adicionais! O poliéster é um material universal, amplamente utilizado devido às suas propriedades positivas. Apesar das inúmeras vantagens, o poliéster continua sendo um material sintético. E o usuário pode decidir por si mesmo se compra tecidos naturais ou poliéster, mais acessível.
Polysatin é um produto novo no mercado de tecidos
Polissatin é uma seda artificial que possui as mesmas características externas de sua contraparte natural, o cetim: o mesmo brilho nobre, maciez e suavidade.

A composição deste material não é constante, a porcentagem de fibras sintéticas e de algodão varia. Normalmente, as fibras de algodão são adicionadas na proporção de 30 a 50%. Às vezes, o poliestireno é composto inteiramente de poliéster.
Algodão - as vantagens da fibra natural
O algodão é um material particularmente popular para roupa de cama. É bastante durável e barato. O linho de algodão higroscópico proporciona condições de sono confortáveis em qualquer época do ano, mantendo você aquecido no inverno e fresco no verão. Mas o algodão pode ser diferente. Portanto, você deve prestar atenção ao custo do linho. O algodão de alta qualidade é um pouco mais caro, mas dura mais, enquanto o algodão barato encolhe após a primeira lavagem e perde o brilho das cores.

A questão do que é melhor, chita ou algodão, é até certo ponto controversa, já que a chita é um tecido de algodão e, portanto, tem as mesmas propriedades.
Chintz: características gerais
Chintz é um tecido leve de algodão, tingido ou estampado, com trama simples. É produzido a partir de chita crua, por meio de diversas operações de tingimento e acabamento. É usado não apenas para costurar roupas de cama, mas também roupas.

Para maior atratividade, o chintz é frequentemente pintado com vários tons de tinta, todos os tipos de padrões e desenhos. Atualmente, o tecido é usado principalmente para costurar roupas de cama. Esta é uma opção ideal para contato direto com a pele humana. No entanto, se você pensar no que é melhor: chintz ou cetim, a escolha claramente não será a favor do chintz, embora seja um material barato e aparentemente atraente, mas de curta duração.
Diferenças entre tecidos
É necessário comparar tecidos por diversos parâmetros, entre eles textura, características de desempenho, resistência ao desgaste, cuidados e preço. Os tecidos mais comuns para roupa de cama são feitos de fibra de algodão natural, pura ou com uma mistura de fibra sintética, a fim de aprimorar as qualidades de uso do material.
Informações adicionais! Os tecidos mais densos e resistentes ao desgaste são o cetim e o percal, o que se reflete no custo da roupa de cama feita com esses materiais. Esses materiais também são os mais duráveis e podem suportar inúmeras lavagens.
A chita, e especialmente a chita, são inferiores em termos de resistência e resistência ao desgaste, mas vencem em termos de preço. Portanto, a escolha deve ser feita com base nas características de um determinado tipo de tecido natural, misto e sintético.
Então, qual é a melhor escolha de roupa de cama?
As roupas de cama geralmente são feitas de materiais trançados, principalmente algodão. Esses tecidos não escorregam, são higroscópicos e agradáveis ao corpo. São fáceis de cuidar, lavar, secar e passar. As desvantagens podem incluir algum grau de encolhimento durante a lavagem e o fato de o linho de algodão enrugar com o uso. No entanto, o preço acessível dos produtos de algodão supera pequenas desvantagens.

Os tecidos de fibra de algodão se distinguem pela sua diversidade, obtida por meio de diferentes tramas de fios. Tramas raras alcançam a leveza e a translucidez características da cambraia. Este tecido é usado para costurar conjuntos elegantes para recém-casados, mas não se pode contar com a durabilidade dessas roupas íntimas.
O chita é barato, mas tem vida curta e perde rapidamente seu charme original. No entanto, pode ser usado constantemente e a troca frequente não acarreta grandes despesas. A chita e o cetim são mais duráveis e resistentes ao desgaste. A chita é relativamente barata e pode suportar centenas de lavagens, embora esse valor seja menor que o do cetim, mas é a melhor opção para o uso diário. Isso é especialmente verdadeiro para uma variedade aprimorada de chita, como o ranfors. Roupa de cama bonita e prática a preços acessíveis.
A roupa de cama em cetim estampado proporciona um sono profundo e confortável, excelentes sensações táteis, resistência ao desgaste, durabilidade e, claro, uma aparência atraente. Outra vantagem do cetim é que este tecido praticamente não amassa. Portanto, o conjunto de roupa de cama em cetim manterá seu formato e cor originais.
O cetim é um tecido muito agradável ao corpo e prático de usar. Leve, denso e durável, resiste a centenas de lavagens, não desbota e é fácil de passar. Roupas íntimas de cetim são um prazer bastante caro para o uso diário. No grupo de tecidos de algodão, apenas o percal, que se distingue por sua maior resistência, é mais caro que o cetim. Este é um material para costurar roupas de dormir de luxo. Portanto, para a questão de qual é melhor: cetim ou algodão, a resposta é uma só: o cetim tecido com fios de algodão de alta qualidade é, obviamente, preferível.
Informações adicionais! Vale destacar também o material misto - poliestireno, que inclui algodão e poliéster em diversas proporções. Também é usado para costurar roupas de cama. O poliestireno é altamente resistente ao desgaste, não desbota e é agradável ao toque.
Como lavar chita, cetim e popeline
Cetim e popeline não requerem água particularmente quente para lavagem; são perfeitamente lavados em baixa temperatura. Nesse caso, o linho lavado pode ser passado sem passar. A chita deve ser lavada em temperatura mais alta e, após a secagem, deve ser passada a ferro para garantir a maciez necessária.
Se compararmos cetim, chita e popeline neste aspecto, a preferência deve ser dada ao cetim e à popeline. Embora sejam mais caros que a chita, duram mais, sem exigir cuidados adicionais, exceto a lavagem.
É necessário escolher o tecido para roupa de cama com base na soma de suas características de qualidade em comparação com outros materiais utilizados para os mesmos fins. As informações fornecidas acima podem ser de grande ajuda nessa difícil tarefa.




