O que há de especial na renda Vologda: origem dos padrões, padrões simples

Quando a palavra "Vologda" é pronunciada, na maioria das vezes surge uma associação com renda. E isso não é coincidência. Para os verdadeiros apreciadores de luxo, a renda Vologda significa elegância e beleza, tudo graças ao padrão delicado e vazado criado pelas mãos de verdadeiras costureiras.

O que é renda Vologda?

Vologda é um tipo de renda russa tecida em bilros. A renda finalizada pode ser claramente dividida em padrão principal e fundo. O ornamento principal (contorno) é grande, o que lhe confere um formato suave. A linha é desenhada continuamente, com largura uniforme em toda a renda.

Um produto feito de renda Vologda
Um produto feito de renda Vologda

Para fazer isso você vai precisar de:

  • travesseiro de apoio;
  • bobinas de gritar (zimbro ou bétula);
  • pinos;
  • lasca.
O processo de tecelagem
O processo de tecelagem

Para a sua informação! A palavra "renda" tem sua origem nos verbos "cercar" e "decorar". Eles decoravam as bordas das roupas (por exemplo, golas redondas) ou outras peças com padrões elegantes. A tecelagem utiliza um grande número de fios, às vezes até 100 de cada vez. Na maioria das vezes, trata-se de linho e algodão, mas também existem peças únicas nas quais fios de seda, ouro e prata são entrelaçados.

Eles decoram não apenas roupas, mas também roupas de cama e mesa, bolsas femininas, além de cachecóis, broches e lenços. Os fashionistas modernos até decoram botas de feltro com ele.

História da Arte

Há uma versão de que os centros da arte da renda eram a Itália e a Flandres, e foi de lá que ela chegou a outros países. Mulheres de todas as classes se dedicam à tecelagem na Rússia há muito tempo: nobres e plebeias teciam padrões vazados. As primeiras menções à fabricação de renda na Rússia datam dos séculos XVI e XVII, mas somente após 1820 ela adquiriu o caráter de um ofício artístico.

Por que foi em Vologda que se notou o surgimento desse artesanato popular? Provavelmente, o motivo foi o desenvolvimento da indústria do linho nesses locais, de modo que as artesãs locais não tiveram dificuldades com a disponibilidade do material. Além disso, rotas comerciais passavam por essas áreas, o que tornou o artesanato da Europa tão famoso.

Você pode estar interessado nisto:  Características da camurça artificial em móveis e roupas

Foi perto de Vologda, em 1820, que surgiu a primeira fábrica de rendas. Ela empregava milhares de operárias – servas. Mais tarde, fábricas começaram a surgir em todos os distritos da província. Essas fábricas se tornaram as principais fornecedoras de rendas para as capitais do país, São Petersburgo e Moscou.

Ao mesmo tempo, cada distrito tinha seus próprios padrões e métodos de tecelagem. Em meados do século XIX, A. F. Bryanceva e sua filha Sophia criaram seu próprio padrão de renda Vologda, único em seus ornamentos e design. Posteriormente, elas ensinaram esse ofício a centenas de pessoas.

Observe! O auge do ofício coincidiu com a abolição da servidão. As rendeiras compravam as ferramentas necessárias para o seu trabalho, que era relativamente barato. Elas ganhavam até 20 rublos por ano, antes da revolução, mas também trabalhavam sem levantar a cabeça, até 16 horas por dia. As meninas começavam a treinar aos cinco anos de idade. Surgiram dinastias inteiras de mestras rendeiras.

A renda Vologda recebeu prêmios internacionais:

  • medalha de ouro na Exposição de Artes Decorativas de Paris em 1925;
  • Grande Prêmio de Paris em 1937;
  • medalha de ouro em Bruxelas em 1958

Em 1960, foi fundada a Associação de Renda Vologda "Snezhinka", e seus principais artistas receberam o Prêmio Estadual I. Repin da RSFSR em 1968.

Em 2010, o Museu da Renda foi fundado no berço da renda em Vologda, em um edifício histórico do século XIX. A exposição inclui salas de exposição, um café especializado em renda e uma sala de aula onde se ensina a arte da renda. No segundo andar, há oito salas que apresentam a história da famosa renda em ordem cronológica.

Museu em Vologda
Museu em Vologda

Tipos de renda

Para criar a renda Vologda, você precisa desenvolver um estêncil de padrão ou um padrão chamado estêncil. De acordo com a tecnologia de criação, existem dois tipos:

  • Em pares - o mais complexo. Nele, o padrão principal e o fundo são tecidos simultaneamente, em pares, permitindo a obtenção de longas tiras de renda, que são então medidas e cortadas. Ao criar esse tipo de renda, o número de bilros chega a 300 pares;
  • Acoplamento - os elementos principais do padrão são feitos na forma de uma fita, chamada "willushka", e depois conectados uns aos outros com uma agulha de crochê, formando uma treliça. O número de pares de bobinas varia, em média, de 6 a 12.
Você pode estar interessado nisto:  Como tornar tecidos impermeáveis ​​usando repelente de água
Cadarço de embreagem
Cadarço de embreagem

Técnica de tecelagem

Para criar um produto de qualidade, você precisa passar por todas as etapas da criação da renda com cuidado e responsabilidade. Uma breve lista de etapas:

  • A primeira etapa é a criação de um padrão – um desenho do futuro produto. Este é um processo muito importante, confiado apenas a mestres comprovados em seu ofício, artistas profissionais. O desenho é aplicado em papelão ou papel grosso em pontos, com o desenho de traços – ziguezagues. O papel é fixado em um rolo. O rolo deve ser denso para que o desenho se encaixe perfeitamente e o produto fique uniforme e bonito. No padrão, os pontos são usados ​​para marcar os locais onde os alfinetes serão furados.
  • Enrolamento de fios (linho, algodão) em bobinas, também conectados em pares.
  • Os pinos são perfurados nos locais marcados no chip. Eles ficam localizados em pontos característicos do padrão e servem como moldura.
  • Quando os alfinetes e as linhas estão prontos, a artesã começa a lançar as bobinas com as linhas nas mãos, trançando assim os alfinetes.
  • À medida que o design avança, os pinos são movidos para um local diferente.
Chip para fazer renda
Chip para fazer renda

Importante! As qualificações da mestra devem ser tais que, ao analisar o desenho (chip) como um plano para trabalhos futuros, ela compreenda imediatamente quantas bobinas serão necessárias, quais técnicas de tecelagem devem ser utilizadas e se haverá espessamento local do fio. Esta é a abordagem de engenharia necessária para criar um padrão único.

Tecelagem de renda
Tecelagem de renda

Elementos do padrão

O padrão mais importante da renda Vologda é um floco de neve. É possível que esses símbolos do inverno de Vologda tenham formado a base da pintura em renda que os mestres reproduzem.

Padrões naturais e vegetais são frequentemente utilizados no trabalho. Quando a renda era feita sob encomenda, a rendeira tentava criar um produto com significado, usando o padrão correspondente.

Guardanapo com padrão de folhas de carvalho
Guardanapo com padrão de folhas de carvalho

O padrão de folhas de carvalho significava proteção e fortalecimento da saúde. O padrão de espiguetas atraía riqueza e sucesso para quem possuía a renda.

Princesa Cisne de Renda
Princesa Cisne de Renda

A plumagem das aves também serve como um excelente modelo para decoração: o cisne significa castidade e pureza; a fênix traz boa sorte; o pavão frequentemente aparecia em rendas encomendadas por pessoas nobres.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo sobre feltro autoadesivo e como colá-lo
Gato de renda
Gato de renda

Padrões geométricos, templos sagrados, figuras de cavaleiros e meninas em kokoshniks, animais (gatos, cães, veados) - tudo o que cerca uma pessoa se torna um padrão.

Trator de renda
Trator de renda

Durante a era soviética, a renda era usada em aviões, tratores e naves espaciais. Até mesmo peças tão elegantes eram usadas para promover o sistema soviético. Uma solução muito bem-sucedida, já que a renda Vologda era popular em todo o mundo.

Como desenhar um chip você mesmo

A renda não só pode ser tecida, como também desenhada. Até uma criança consegue desenhar um padrão simples para um molde, o principal é explicar os princípios básicos.

Para trabalhos independentes, é melhor começar com um produto simples, por exemplo, criar um molde para um guardanapo quadrado. Para o desenho, você precisa de papelão, de preferência branco, não muito grosso. Para iniciantes, é melhor desenhar com um lápis simples e depois contornar com caneta gel preta ou tinta. O molde é feito no tamanho real do futuro produto. Para iniciantes em renda, não seria supérfluo usar papel milimetrado, pois nele o molde pode ser desenhado com mais detalhes.

Primeiro, desenhe uma linha na folha, formando um padrão contínuo sem interseções. Em seguida, desenhe uma segunda linha, que repita todas as dobras da linha inicial. Entre elas, desenhe linhas tracejadas, repetindo o movimento das bobinas e os pontos onde os alfinetes serão fixados.

Chip de borboleta faça você mesmo
Chip de borboleta faça você mesmo

A renda é chamada de canção congelada. O entrelaçamento gracioso dos fios forma imagens líricas e ternas, que refletem a alma dos criadores. Para criar um padrão único, são necessários habilidade e muitos anos de experiência, e nunca é tarde para começar a tecer!

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior