O que pode ser costurado com tecido listrado

As listras são consideradas um padrão clássico que pode ser usado tanto no inverno quanto no verão. A cada ano, o tecido com listras cruzadas ganha novas versões. No guarda-roupa de qualquer fashionista, há pelo menos uma peça listrada.

Mas o que as pessoas sabem sobre esse popular tecido listrado? Como ele surgiu em nossas vidas? O que pode ser costurado com ele e onde pode ser usado? Este artigo contém respostas para todas as perguntas acima.

História dos Tecidos Listrados

Hoje em dia, todo mundo está acostumado com tecidos listrados; a camisa de marinheiro é tendência há 20 anos. Mas nem sempre foi assim. O pesquisador francês Michel Pastoureau, em seu livro "A História do Diabo, ou a História das Listras e dos Tecidos Listrados", conta a história da estampa desde tempos imemoriais, com base na arte, na literatura e na cinematografia.

Tecido listrado
Tecido listrado

Durante a pesquisa, não foi possível descobrir quem teve a ideia de usar a faixa. Também não foi possível encontrar o local original da impressão. Mas outros fatos e características importantes foram descobertos.

Michel Pastoureau e seu livro
Michel Pastoureau e seu livro

A história começa na Idade Média. Naquela época, o tecido listrado era associado à violação da norma, ao crime. Consequentemente, era usado por prostitutas, carrascos, ciganos, aleijados, hereges e bufões.

Roupas listradas distinguiam pessoas negativas. Se uma pessoa tem algo listrado, significa que há algo errado com ela.

Personagens negativos na Idade Média
Personagens negativos na Idade Média

A estampa teve que conquistar o amor lenta e persistentemente. Primeiro, começou a aparecer nas roupas dos criados e, depois, nas de seus senhores. O Rei Henrique VIII, em seu retrato cerimonial, ostenta calças vermelhas com listras douradas. Naqueles anos, a moda das listras retornou e rapidamente desapareceu.

A atitude em relação ao padrão listrado finalmente mudou durante o Renascimento, quando a sociedade se manifestou contra os estereótipos. Os defensores da liberdade transformaram a marca em um símbolo de democracia e independência. Desde a segunda metade do século XVIII, a listra conquistou o amor universal e apareceu no guarda-roupa da elite. Não apenas mulheres e homens demonstraram interesse. Coletes e calças listradas tornaram-se populares.

Um sangue azul
Um sangue azul

O auge da moda aconteceu na década de 1770. Tecidos indianos, chineses e turcos inspiraram garotas de todo o Ocidente.

Tipos de tecido listrado

Estampas e padrões listrados são populares há 2 séculos, mas a moda é instável. De estação para estação, novas soluções ousadas são inventadas, o que dificulta o acompanhamento das mudanças pelos fashionistas. Então, em quais tecidos os designers modernos preferem ver listras?

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do chiffon: do que é feito o tecido, características do material

Hoje em dia, 6 tipos de tecidos são mais usados ​​para aplicar listras:

  1. O algodão é um material leve e agradável ao toque. Apesar de sua espessura insignificante, retém bem o calor e permite a passagem do ar em dias quentes. É fácil imprimir nele. Produtos feitos com ele são baratos.
Linho
Linho
  1. O acrílico é uma fibra artificial de alta qualidade. Ao contrário de outros materiais, é fácil de cuidar. As fibras acrílicas são facilmente tingidas, permitindo que o fio seja produzido em cores vibrantes e saturadas. Roupas de inverno com estampa listrada são geralmente feitas de acrílico.
Acrílico
Acrílico
  1. O cetim é um tecido de seda com superfície lisa e brilhante. Caracteriza-se por alta densidade e durabilidade. Os itens feitos com ele têm aparência nobre e baixo custo. Vestidos, camisas, pijamas e cachecóis são frequentemente costurados em cetim.
Atlas
Atlas
  1. O cetim culinário é um dos tecidos mais leves para o verão. Flexível, elástico, mas durável. O material é mais frequentemente usado para fazer as famosas camisas listradas. Também é usado para costurar robes, camisetas, vestidos de verão e blusas.
Superfície lisa culinária
Superfície lisa culinária
  1. Kashkorse é um tecido de algodão com alta plasticidade. Blusas justas para crianças, com mangas compridas e gola alta, costumam ser feitas desse material.
Cashcorse
Cashcorse
  1. A viscose é um tecido macio ao toque, fino, sedoso e brilhante. Possui agradável condutividade térmica. A gama de aplicações da viscose é diversificada, por isso é usada tanto na confecção de roupas quanto em elementos decorativos.
Viscose
Viscose

Como usar roupas listradas corretamente

Um padrão listrado, se escolhido corretamente, pode não apenas decorar a imagem com estilo, mas também eliminar visualmente imperfeições. Se alguém decidir comprar uma peça listrada, deve conhecer as nuances da escolha.

Então, como usar roupas listradas corretamente? Como escolher o modelo que mais combina com o seu corpo? Aqui estão algumas dicas:

Você não deve comprar uma blusa feita de tecido listrado transversalmente se tiver uma barriga saliente. Pelo contrário, é melhor usar uma saia ou calça listrada e deixar a blusa lisa. Essa combinação cumprirá perfeitamente uma função: equilibrará uma grande parte do corpo.

Saia listrada e blusa lisa
Saia listrada e blusa lisa

Observe! A cor das listras também é importante. Tecidos listrados em preto e branco permitem camuflar pontos indesejados, enquanto os brilhantes chamam a atenção. Roupas feitas com tecido listrado verde ficarão vantajosas.

Se uma mulher deseja esconder quadris e nádegas volumosos, deve optar por listras verticais, que a farão parecer mais alta e esbelta. E para desviar a atenção dos quilinhos a mais, vale a pena escolher uma parte de baixo de cor sólida e uma blusa listrada e vibrante.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo o que você precisa saber sobre musselina: propriedades do tecido

Listras combinam bem com o peito quando usadas em roupas de uma só cor. Uma linha vertical adicional pode ser criada com um cachecol, jaqueta ou colete.

Meninas magras devem escolher uma faixa larga na cintura, ou alterná-la por todo o corpo.

Listras largas são adequadas para o dia a dia. Quanto mais estreita a estampa, mais formal a ocasião.

Vestido casual
Vestido casual

Deve haver uma quantidade moderada de roupas listradas. Deixe apenas uma peça listrada, assim a imagem ficará boa. O restante das roupas deve ser monocromático. Em nenhuma hipótese devem ter enfeites coloridos ou padrões geométricos.

Importante! Listras finas fazem você parecer mais alto e mais magro, enquanto listras largas, ao contrário, fazem você parecer mais gordo.

Outra opção para desviar a atenção dos quadris largos é usar uma saia rodada ou em formato A com listras horizontais.

Se uma mulher tem curvas e não quer destacá-las, então ela deve evitar roupas listradas muito justas.

Seios pequenos podem ser aumentados visualmente com a ajuda de lenços ou xales.

Garota com um cachecol
Garota com um cachecol

Meninas, não devem ter medo de roupas listradas e acreditar em mitos. É comum a crença de que listras horizontais engordam, enquanto listras verticais emagrecem. Na verdade, são as listras horizontais (em roupas que não são justas) que ajudam a tornar o corpo visualmente proporcional.

Listras verticais grandes, por outro lado, fazem o corpo parecer volumoso. Listras largas são contraindicadas para quem quer parecer elegante. Elas apenas tornam a silhueta mais pesada e conferem à imagem um ar mais masculino.

Aplicação de tais materiais para cortinas

O design do apartamento geralmente termina com a decoração das portas. Tanto em estilos de design de interiores modernos quanto clássicos, cortinas listradas eram frequentemente usadas.

Cortinas
Cortinas

Agora, os jovens insistem que não está mais na moda. Será mesmo? Os designers acreditam que não. Uma rica seleção de tecidos listrados, assim como de cores, permite complementar harmoniosamente o espaço de praticamente qualquer cômodo.

Especialistas em decoração de interiores seguem 3 regras ao decorar um ambiente usando tule listrado:

  • O espaço estreito entre as paredes é alargado.
  • Tetos baixos aumentam visualmente o espaço.
  • Um quarto iluminado fica escuro, enquanto um quarto escuro, ao contrário, fica mais claro.

O design de um apartamento ou de uma casa particular usando a faixa de tecido para cortinas é um achado único. Se não houver luz solar suficiente no ambiente, inserções translúcidas permitirão a entrada dos raios de sol que faltam da rua. Mas o uso de duas ou mais persianas se encaixará organicamente na tela e complementará o design de qualquer interior.

Você pode estar interessado nisto:  Fatos interessantes sobre tecidos estampados
Cortinas bicolores
Cortinas bicolores

Cortinas listradas são uma opção ideal para ampliar o espaço. Por exemplo, se o teto da sala de estar for baixo (menos de 2,2 metros), a situação pode ser visualmente otimizada com cortinas com listras verticais estreitas. O mesmo acontece no quarto, só que aqui a listra horizontal atua como um elemento visual.

Mas não exagere nas listras. Capas de móveis de tecido listrado estão ganhando popularidade atualmente. Se você usá-las junto com cortinas estampadas, o ambiente pode ficar com um visual multicolorido e desarmônico.

Capa de sofá listrada
Capa de sofá listrada

Talvez o local mais usado para cortinas listradas seja a cozinha. Elas podem combinar perfeitamente com essa parte da casa se você seguir algumas regras. Há muito cheiro e fumaça de fritura na cozinha, então você deve ter cuidado ao escolher o tecido. Materiais densos são preferíveis. Persianas de rolo no tom do interior se encaixam bem no espaço.

Cortinas na cozinha
Cortinas na cozinha

Tradicionalmente, listras verticais e horizontais são usadas no design. Na arte moderna, a combinação de duas opções clássicas tornou-se popular. O resultado é uma bela gaiola que pode decorar uma cozinha ou um banheiro. A gaiola oblíqua é a marca registrada das salas de estar inglesas.

A combinação de diferentes soluções de cores permite decorar o ambiente harmoniosamente. Mas preste atenção à luz natural no ambiente com cortinas listradas. Ela deve ser suficiente, caso contrário, o espaço ficará escuro.

O que pode ser costurado com tecido listrado

Listras são uma tendência clássica que está no auge da popularidade há vários anos.

Coisas da moda
Coisas da moda

Era uma vez, Vivienne Westwood, Alberta Ferretti, Christian Dior, Kenzo, Missoni, Tommy Hilfiger e outros estilistas famosos deram sinal verde para a estampa. Desde então, modelos do mundo todo têm desfilado nas passarelas com roupas listradas sem costura, conquistando o amor de todos.

Portanto, quem sabe criar algo bonito a partir de tecido pode experimentar e costurar algo novo com segurança. Esta é uma oportunidade não só de economizar dinheiro, mas também de surpreender as pessoas com suas habilidades de design.

Mas o que exatamente você pode costurar com tecido listrado? Qualquer coisa! Aqui está uma lista básica do que você pode criar se tiver tecido esquelético com listras cruzadas em casa:

  • Vestidos, vestidos de verão;
  • Shorts;
  • Calças, calças;
  • Pulseiras;
  • Cortinas;
  • Brinquedos;
  • Toalha de mesa;
  • Chapéus;
  • Blusas, camisas;
  • Jaqueta, coletes;
  • Toalha;
  • Camiseta;
  • Coisas de criança.
O que pode ser costurado de tecido
O que pode ser costurado de tecido

O tecido listrado cruzado é uma solução única que surgiu na Idade Média. Com uma história longa e emocionante, a estampa agrada nossos fashionistas e designers modernos em diferentes interpretações.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior