As pessoas se cansaram dos tecidos comuns na antiguidade. Havia a necessidade de decorar roupas e dar-lhes uma nova vida. No início, o padrão era aplicado manualmente. Principalmente na Índia, onde muitos tecidos de algodão eram produzidos logo no início da indústria têxtil. Mais tarde, artistas, em parceria com fabricantes de tecidos, criaram um novo método.
A essência era a seguinte: um ornamento era recortado em tábuas, tinta era aplicada, as telas eram esticadas e batidas sobre elas. Era assim que se obtinham tecidos com um padrão estampado. Eram chamados de estampados.

O que é tecido estampado
Hoje em dia, tecido estampado é um tecido feito de praticamente qualquer material que tenha um padrão impresso. O nome vem da tela na qual o padrão era impresso usando tintas e placas. No início, o padrão ou desenho era aplicado em placas, que depois eram aplicadas à tela e batidas até serem impressas. A tinta era absorvida e o padrão permanecia no tecido.
Hoje em dia, um padrão impresso em tecido é um padrão criado mecanicamente. O tecido impresso moderno é feito usando máquinas de impressão. Não apenas materiais naturais são usados como base, mas também sintéticos e semissintéticos.
Importante! Os corantes utilizados hoje permitem evitar consequências negativas e preservar todas as propriedades do material. Ao mesmo tempo, obtêm-se padrões ricos e de alta qualidade, com diferentes formas. Podem ser tanto pontos comuns quanto padrões tridimensionais.
Ao escolher um tecido estampado, você deve considerar a qualidade da tinta, o tipo de tecido e sua trama, pois cada tipo de tecido exige cuidados diferentes.

História
Como já mencionado, a história do tecido estampado tem origem na Índia. Desde os tempos antigos, ele tem sido usado para fazer roupas de cama. Graças às cores vibrantes e incomuns deste país, surgiram os tecidos de chita, que se espalharam pelo mundo.
Europa e a Idade Média
Depois da Índia, a tecnologia migrou para o Egito, onde tecidos de algodão começaram a ser decorados com estamparia. Isso só aconteceu no século XV. A Europa conheceu esse método no século XVII, após a importação de tecidos do Oriente. Rapidamente, eles ganharam popularidade e demanda, substituindo os tecidos de uma única cor.
Importante! Além da roupa de cama, os tecidos estampados começaram a ser usados para estofamento de móveis, decoração de interiores e costura de roupas originais e de alta qualidade para pessoas ricas.
Hoje em dia, o tecido estampado está disponível para todos e é vendido em quase todas as lojas de tecidos.

Novo tempo
A maior parte dos tecidos estampados nos tempos modernos era produzida na Alemanha. Isso se deve ao fato de que os tecidos produzidos e importados da Itália eram muito caros. Por isso, os alemães começaram a fabricar seus próprios tecidos, cujos padrões eram impressos com metais preciosos, como prata e ouro.
Um método mais avançado de impressão foi inventado na Suíça, utilizando placas de cobre rebaixadas. Mais tarde, um eixo cilíndrico foi inventado para tingir tecidos em diversos padrões e cores.
Distribuição de tecidos estampados na Rússia
A disseminação de tecidos estampados na Rússia ocorreu paralelamente à Europa. O problema era que não havia estênceis e moldes para impressão, e eles eram importados da Alemanha e da Itália. No início, eram estampas com imagens de padrões e flores, mas depois começaram a ser produzidas pinturas inteiras e cenas bíblicas.
Os mosteiros desempenharam um papel especial neste ramo da indústria têxtil, uma vez que a impressão se tornou um ofício quase sagrado. As primeiras fábricas de impressão surgiram na Rússia no século XVIII. A tecnologia permaneceu praticamente inalterada e todos os métodos utilizados na produção artesanal da Idade Média eram os mesmos.
Isso continuou até o início do século XX, quando grandes empresas têxteis começaram a se formar. Foi isso que determinou em grande parte o compromisso com as tradições na produção de padrões impressos russos em tecido.

Tecnologia de aplicação
Os tecidos estampados modernos são produzidos por diversos métodos de pintura. Hoje em dia, isso é feito com o auxílio de máquinas, mas artesãos qualificados podem aplicar a tinta manualmente, o que é um processo longo e trabalhoso. O custo desses produtos é adequado. Os outros métodos em questão requerem equipamentos especiais.
Impressão de máquina
Uma das tecnologias mais utilizadas atualmente. A essência do processo é que o desenho na tela é impresso por meio de uma máquina, cujas ações a tornam semelhante a uma impressora. Ao pintar em uma cor, utiliza-se um eixo. Se houver várias cores ou for necessário criar um padrão, são necessárias máquinas com múltiplos eixos.
Importante! O eixo é um cilindro completo feito de ligas de cobre. Um padrão gravado é aplicado a ele, que é então usado para imprimir a imagem na tela.
Os corantes são aplicados ao cilindro de várias maneiras:
- Direta, quando a tinta é aplicada em tecido branco ou de cor clara;
- Gravura, na qual o material é tingido suavemente em uma cor, e a composição aplicada no rolo é impressa no tecido, gravando a cor original e formando um padrão de duas cores.
- Reserve, quando uma composição é aplicada pela primeira vez ao material, evitando que ele seja pintado em algumas áreas. Repetir essa operação permite obter belos padrões e desenhos multicoloridos.

Pulverização
Também é chamado de aerografia. Um método de pintura que envolve a pulverização de tintas na superfície do tecido por meio de estênceis previamente colocados no tecido, formando padrões. Essa tecnologia não é tão difundida quanto a primeira, pois nem sempre é conveniente:
- O jato de tinta deve ser sempre direcionado para uma área específica do tecido;
- É necessário monitorar constantemente a uniformidade da pintura;
- Parte da tinta é desperdiçada porque é pulverizada no ar e cai nos estênceis.

Usando modelos de grade
Este método permite que você crie uma bela impressão de filme fotográfico em várias etapas:
- No início, uma estrutura de metal com uma malha feita de materiais poliméricos é colocada sobre o tecido, sobre a qual é colocado um tecido sintético com um padrão recortado;
- A tinta é despejada sobre tudo isso e esfregada com placas de borracha - um rodo;
- Após aplicar vários tipos de tinta, o procedimento é repetido, trocando o estêncil.

Método policromático
Esta tecnologia foi desenvolvida e implementada por artesãos e trabalhadores têxteis britânicos. É popular porque o processo de pintura é totalmente automatizado. O tecido é fixado na horizontal e se move ao longo de uma esteira. Nesse momento, a tinta é pulverizada sobre ele por meio de bicos.
Importante! O mais importante é que a composição e a intensidade da tinta podem ser ajustadas, assim como a direção da aplicação, resultando em um grande número de designs e padrões diferentes.

Subestático
O último método é a impressão térmica, que:
- A tinta é aplicada em folhas de papel especial, que podem sublimar quando a temperatura aumenta;
- As folhas são colocadas sobre tecidos úmidos e prensadas sob temperatura;
- A tinta penetra gradualmente no tecido e é adsorvida.

Tipos de tecidos estampados
Devido ao grande número de tecnologias, a tinta pode ser aplicada em praticamente qualquer tecido. É mais frequentemente usada em tecidos para cortinas, roupas de cama e roupas de casa.
Atlas
O cetim é caracterizado por sensações táteis agradáveis, e o cetim estampado também possui uma bela aparência. Seu uso mais popular tornou-se a costura de trajes de noite e roupas de cama exclusivas. E tudo porque este material é higiênico, não eletrifica e não acumula poeira devido ao seu brilho. Com um manuseio cuidadoso, o cetim pode manter suas propriedades por muito tempo.

Chita
A chita é frequentemente usada para costurar roupas de cama de alta qualidade, com propriedades higroscópicas, toque agradável e boa permeabilidade ao ar. Esse tecido de algodão é resistente ao desgaste e mantém o padrão por muito tempo.

Popeline
É mais barato que a chita e possui propriedades semelhantes, mas ainda é menos durável e denso, além de não ser particularmente resistente. O tecido é amplamente utilizado na confecção de roupas de cama, vestuário e têxteis para o lar. Suas propriedades exigem cuidados mais rigorosos.

Cetim
Outro material usado para costurar roupas de cama. Esse linho se caracteriza pela densidade, maciez e brilho. Novos métodos de aplicação de tinta permitem a aplicação de padrões tridimensionais em cetim.

Malhas
As malhas estampadas não diferem das malhas comuns em suas propriedades. São macias, higiênicas, práticas e elásticas. Suas agradáveis sensações táteis e durabilidade as tornaram um material popular para a criação de roupas masculinas e femininas, bem como roupas infantis, meias e meias-calças. Os tecidos de malha estampados, além dessas propriedades, também possuem uma bela aparência. Podemos distinguir entre tecidos estampados básicos, biflex, ribana, rodapé, etc.

Chiffon
O chiffon estampado é usado para costurar vestidos, suéteres, blusas e outras peças leves. Além disso, é usado para fazer cachecóis e xales leves. Sua principal vantagem é que permite que o corpo respire, o que o torna ideal para climas quentes. A estampa o torna ainda mais refinado e bonito, adicionando desenhos e padrões tridimensionais à sua superfície.

Seda
É uma seda natural ou sintética com padrões ou desenhos aplicados. Ao contrário do material padrão de uma única cor, a seda estampada possui não apenas qualidade, mas também características decorativas, sendo um dos tecidos mais populares entre os estilistas. Externamente, essa seda é semelhante à seda básica.
Assim, as tradições de impressão em tecido, que se originaram na antiguidade, são ativamente utilizadas até hoje. Além desses tecidos, também são impressos esteiras, biflex, grampeadores e outros materiais. Os tecnólogos modernos fizeram grandes avanços e se distanciaram um pouco dos métodos iniciais de fabricação desses materiais, mas isso tem sido benéfico para as pessoas, pois surgiram muitas maneiras de criar belos padrões em tecidos, utilizando-os para roupas de cama e vestuário.




