Uma técnica especial de tricô nasceu na imensidão da Irlanda – elegante, única em seu gênero e diferente de todas as outras. A renda irlandesa é considerada o estilo real do tricô; uma característica distintiva é a produção separada dos componentes do fio e sua combinação em uma única peça. Quem deseja mergulhar no mundo mágico da renda deve aprender mais sobre essa técnica e dominar algumas técnicas simples para iniciantes.
- O que é tricô irlandês
- Qual é a diferença entre as técnicas de fabricação de renda irlandesa?
- Métodos de conexão de partes relacionadas
- Tablet de montagem de renda irlandesa
- Padrões de tricô de renda irlandesa para iniciantes
- Fazendo um colete usando técnica de renda irlandesa e miçangas
- Flores de sobras de lã para iniciantes
- Tricotando um top simples no estilo de renda irlandesa, master class
- Master class: Maiô em crochê com técnica de renda irlandesa
- Gola de renda irlandesa para iniciantes
O que é tricô irlandês
A história da renda irlandesa não pode ser chamada de alegre, pois os irlandeses aprenderam a tecê-la durante os tempos de fome de meados do século XIX. A Grande Fome da Batata na Irlanda ocorreu entre 1845 e 1849 e ceifou cerca de um milhão de vidas. Em 1851, a população do país havia diminuído para 30% e as pessoas precisavam sobreviver de alguma forma. Foi nessa época que surgiu a renda irlandesa, graças à qual as pessoas começaram a ganhar dinheiro.

Informações adicionaisDe acordo com a versão clássica, a renda é tecida com bilros e uma agulha. O processo de criação dos padrões é trabalhoso, então os irlandeses inventaram uma imitação da famosa renda "Rosalina". O novo tipo de renda podia ser criado com uma agulha de crochê.
Um método simplificado de tricô, semelhante à renda veneziana, foi inventado por Mademoiselle Riego de Blancardier. Graças a essa técnica, a tecelagem levava menos tempo. Por exemplo, o método clássico exigia cerca de 200 horas de trabalho e, com uma agulha de crochê, um dia era suficiente para ser concluído. A principal diferença do tricô irlandês é que todos os detalhes (flores, folhas, cachos) são tecidos separadamente. Em seguida, todas as partes são reunidas em um único padrão na rede.
Qual é a diferença entre as técnicas de fabricação de renda irlandesa?
No século XXI, a tecnologia moderna permite criar praticamente qualquer tipo de renda. Hoje em dia, materiais com renda não são considerados um item de luxo e riqueza, mas sim uma simples decoração mecânica para roupas. Rendas de agulha, lançadeira e bilro podem ser recriadas, mas a renda irlandesa (IL) ainda não é capaz de reproduzir nem mesmo as melhores técnicas.

A técnica das rendeiras irlandesas é especial e só pode ser feita à mão. O tricô volumétrico é feito com uma agulha fina. A montagem de vários componentes individuais com uma agulha é um trabalho meticuloso, geralmente feito com a ajuda de um manequim. A rendeira tenta fazer uma composição única para que se ajuste perfeitamente à figura e as costuras não fiquem visíveis.

Cada artesã se especializava em criar motivos individuais. Uma tecia flores, outra padrões e uma terceira unia as peças. Homens, idosos e crianças também se envolviam com frequência nesse tipo de artesanato, e eram muito bons em fazer rendas.
Métodos de conexão de partes relacionadas
Variações da renda irlandesa podem ser usadas como sobreposições separadas ou apliques costurados no tecido. As rendas são combinadas com outros tipos de bordados, joias, rendas e tiras. Os padrões de tecelagem são criados usando diagramas e descrições de livros e revistas de artesanato. As rendas podem ser unidas de diferentes maneiras.

- Durante o trabalho, cada padrão é conectado ao outro. Primeiro, você precisa tricotar um motivo, depois o segundo e, quando os dois itens estiverem prontos, eles precisam ser conectados. Continue tecendo até que todos os elementos estejam conectados.
- Elementos de renda podem ser alinhavados no tecido com o padrão aplicado. Entre os detalhes (folhas, cachos, flores), você precisa fazer uma rede de crochê. O padrão da rede pode ser qualquer.
- Primeiro, uma malha é feita. Em seguida, um padrão é aplicado a ela, sobre o qual são costurados motivos de renda.
- Os elementos de renda são alinhavados no tecido estampado e então uma malha é feita usando uma agulha baseada em renda irlandesa.
- Os motivos podem ser conectados com pontos de linha. Os fios são então aparados com um padrão Richelieu.
- Os detalhes em renda são costurados em tecido, de preferência tule, se os elementos forem feitos com linha fina e agulha fina. Se os detalhes forem feitos com linha grossa, podem ser costurados em tecido de algodão grosso.

Tablet de montagem de renda irlandesa
Para quem está começando a dominar a técnica do tricô irlandês, uma tábua especial é indispensável, pois sem ela é muito difícil montar o produto. Para fazer uma tábua, você precisará dos seguintes materiais:
- chapa de fibra de vidro 80x90 centímetros;
- espuma de borracha do tamanho de um painel de fibras;
- tecido não elástico para estofamento (de preferência branco);
- agulha;
- tópicos.
Aula magistral sobre como fazer um tablet:
- Corte a espuma de borracha no tamanho da placa de fibra. A largura desejada da espuma de borracha é de 1 a 2 centímetros.
- A partir do material de estofamento, você precisa costurar uma capa para cobrir o tablet. O tecido é cortado no tamanho da folha, levando em consideração a margem para a largura da espuma de borracha. Em seguida, costure a bolsa de forma que o painel de fibras com espuma de borracha fique firmemente encaixado nela.

Importante! O tablet finalizado deve ser prático: pode ser girado sobre a mesa, no colo e no chão. Peças grandes cabem facilmente em tal dispositivo, simplificando bastante o processo de fixação dos elementos.
Padrões de tricô de renda irlandesa para iniciantes
Para criar renda irlandesa elegante para iniciantes, você precisa de instruções detalhadas passo a passo sobre como tricotar as peças e prendê-las. É aconselhável que iniciantes comecem a tecer peças pequenas usando os tutoriais em vídeo de Kotelnikova – podem ser guardanapos, flores decorativas e golas.

Fazendo um colete usando técnica de renda irlandesa e miçangas
Este trabalho levará cerca de dois meses. Vale ressaltar que a técnica de bordado do colete é complexa e é melhor que seja executada por artesãos experientes nessa técnica.
Materiais:
- anzol nº 1;
- Contas checas (qualquer cor de sua escolha);
- 100% algodão;
- padrão de colete;
- fio;
- algodão mercerizado.
Aula magistral sobre como fazer um colete de renda:
- Transfira o molde do colete para o manequim. Em seguida, tricote um cordão de lagarta e prenda-o ao longo do contorno do molde.
- Coloque as contas no fio de trabalho e dobre os fios 10 vezes para fazer o bourdon.
- Tricote ao longo do bourdon até que a primeira onda apareça. Prenda a onda usando o método de ponto baixo.
- Para criar uma folha, monte 22 pontos correntes.
- Então você precisa do anzol mais fino e duas contas de diâmetros diferentes.

- Pule três pontos corrente, passe uma conta e puxe a laçada. Deslize as contas na laçada e faça um ponto baixo. Faça o mesmo com as outras contas.
- Amarre a folha com um ponto baixo.
- As contas amarradas com pontos baixos precisam ser tricotadas virando-as do avesso. O fio precisa ser puxado da carreira anterior e, assim, a conta avança. A extremidade da coluna é feita sem ponto alto.
- Para fazer uma flor, você precisa pegar contas grandes e tricotar 5 laçadas de ar, conectá-las em um anel e fazer um ponto baixo.
- Coloque as flores e folhas prontas no manequim. Conecte os motivos usando uma malha. Remova todo o excesso de fios da renda pronta, lave e passe a vapor.

Flores de sobras de lã para iniciantes
A flor multicamadas e interessante é um elemento elegante da renda. Os padrões das flores irlandesas são semelhantes em estilo aos padrões de tecelagem japoneses. Esses itens decorativos podem ser fixados em roupas, acessórios ou usados na decoração de interiores.
Descrição da tecelagem:
- Primeiro, você precisa criar a menor camada superior de pétalas - monte 15 laçadas em uma corrente e conecte-as em um círculo com um ponto baixíssimo.
- O anel, composto por colunas com uma laçada, é amarrado com arcos. Cada arco deve ter: uma coluna sem laçada, uma meia coluna, 3 colunas com uma laçada, uma meia coluna e um ponto baixo.
- A segunda camada da flor começa com o fato de que você precisa prender o primeiro ponto alto com uma agulha de dentro para fora.
- Amarre a primeira laçada do arco da segunda camada. Tricotar arcos compostos por cinco laçadas de ar.
- Padrão para arcos: 1 ponto baixo, meio ponto alto, 2 pontos altos, 5 pontos altos com dois pontos altos, 2 pontos altos, meio ponto alto, 1 ponto baixo.
- A terceira camada de pétalas é tricotada de forma semelhante. De acordo com o padrão, você precisa fazer 7 arcos de ar e preenchê-los com pontos altos e baixos.

Tricotando um top simples no estilo de renda irlandesa, master class
Este produto sempre terá um visual brilhante e original, e você pode usá-lo tanto no verão quanto no inverno. Para tricotar, você precisará de:
- fios de algodão em diferentes tons (3-4 cores);
- anzol nº 1.5.
Aula magistral de tricô:
- Faça um molde de tecido de acordo com seu tamanho individual.
- Tricotar o número necessário de peças de acordo com os padrões: flores, folhas, galhos.
- Coloque os elementos grandes sobre o molde e prenda-os com alfinetes. Distribua os detalhes pequenos nos espaços vazios.
- Costure os elementos nas costas e na frente da blusa com tela. O produto final pode ser lavado e passado a vapor com ferro.

Master class: Maiô em crochê com técnica de renda irlandesa
A moda de maiôs de tricô está de volta e, para ficar estilosa e feminina na praia, você pode tricotar esta peça de roupa.
Para tecer um modelo de maiô você precisará dos seguintes itens:
- agulha de costura;
- anzol nº 1.5;
- anéis de polímero com diâmetro de 2 centímetros;
- strass;
- 100 gramas de fio de algodão bordô;
- 25 gramas de fio branco, rosa, amarelo e verde claro.
- fios na cor do fio.
Observe! Você mesmo pode criar um molde de gola, procurá-lo em uma revista ou baixá-lo da Internet.

Um guia detalhado para tecer um maiô estiloso:
- A primeira coisa que você precisa fazer é criar um molde de maiô com base nos parâmetros do seu corpo. No molde do calção de banho, faça um esboço de onde a decoração será feita. Tricote uma amostra com uma laçada.
- Agora você precisa fazer uma decoração para o busto. Você precisa tricotar diferentes elementos de renda irlandesa.
- Distribua os motivos de acordo com os moldes, prenda-os com um fio de uma determinada cor. Costure o maiô ao longo do contorno com ponto de lagarta.
- Costure um strass no centro de cada flor.
- Amarre as argolas com pontos baixos 6 vezes. Costure-as nas laterais da calcinha e no meio do busto.
- Passe o cordão da lagarta pelos anéis do corpete e do calção de banho e dê laços.
Gola de renda irlandesa para iniciantes
Até uma criança pode dominar a lição de como criar uma gola elegante e sedutora no estilo irlandês. Além de folhas e flores, você pode usar tule.

Fazendo uma gola passo a passo:
- Amarre as pétalas cortadas com pontos baixos. Costure-as ao centro da flor previamente tricotado.
- O meio é tricotado enrolando o fio no dedo em cinco voltas. Em seguida, este anel é amarrado com um ponto baixo e, em seguida, com duas carreiras de picô.
- O molde do tecido pode ser fixado com alfinetes em um manequim ou em uma placa para montar peças de renda irlandesa.
- Coloque anéis ao longo do decote, que precisam ser tricotados com um ponto baixo.
- Em seguida, disponha as flores sobre o molde e preencha os espaços vazios com uma malha irregular.
Depois dessa lição, você obterá um lindo produto que pode enobrecer um suéter, vestido ou blusa.
Qualquer pessoa pode aprender a técnica de tricotar renda irlandesa; o principal é seguir os padrões com atenção e usar a imaginação. Depois de começar, tudo dará certo – afinal, as melhores tricoteiras também já pegaram numa agulha de crochê pela primeira vez.




