Hoje em dia, conjuntos de cama feitos de tecidos de algodão natural são especialmente populares. No entanto, nem sempre é fácil escolher entre a enorme variedade, pois cada tipo de tecido tem suas próprias qualidades externas e operacionais.
Ultimamente, os compradores têm dado preferência a tipos como percal ou popeline. O que é melhor para roupa de cama será discutido a seguir.

Escolhendo roupa de cama: principais características
Para fazer a escolha certa em favor de um material ou outro, você deve se aprofundar no estudo das propriedades básicas dos tecidos.
Percal é um tecido originário da Índia. O nome é traduzido do persa como "trapo". O tecido é feito de fibras naturais de algodão, que são penteadas de uma determinada maneira e só então o material é tecido. O percal se distingue por sua trama simples, o que o torna altamente durável. É por isso que esse material era usado anteriormente para fazer velas de navios. Roupas e roupas de cama eram costuradas com um tipo mais fino.
Para a sua informação! Anteriormente, os paraquedas eram feitos de percal, o que confirma a alta resistência do material, assim como dos produtos feitos com ele.

A popeline é difundida desde o século XIV. Traduzido do italiano, significa "papal". O tecido deve seu nome ao seu local de origem. A popeline foi fabricada pela primeira vez em Avignon, onde ficava a residência do Papa. Inicialmente, era feita de seda, com o verso liso e a frente coberta com um ornamento.
Observe! Hoje, a popeline é produzida por tecelagem simples de algodão ou fibras sintéticas com fios entrelaçados de diferentes espessuras. Isso causa a presença de pequenas nervuras na superfície do tecido. A tecelagem com sintéticos na composição, por sua vez, afeta negativamente as características do tecido final, dificultando a respiração dos lençóis ou da capa de edredom.
A popeline é frequentemente usada para costurar roupas masculinas e femininas, cortinas e toalhas. Ela vem em diferentes tipos e pode conter fibras de seda ou lã. Esse tipo de tecido é geralmente usado na fabricação de lençóis, fronhas e capas de edredom de alta qualidade.

As principais características do material da roupa de cama incluem:
- Qualidades de alto desempenho. O tecido deve ser resistente ao desgaste. Por exemplo, roupas de cama de percal duram pelo menos 7 a 8 anos, e de popeline, 4 a 5 anos.
- A alta densidade garante resistência ao desgaste. A densidade do percal e da popeline é praticamente a mesma: até 150 g/m².
- Várias lavagens e passagens não devem afetar a qualidade do tecido de forma alguma; ele permanece durável e brilhante.
- Percal ou cetim não forma bolinhas na superfície, não deforma, não estica nem encolhe.
- Ao produzir material de roupa de cama, devem ser utilizadas fibras de algodão não torcidas, devido às quais a superfície do tecido é macia e lisa.
- O percal é capaz de manter a temperatura corporal. Produtos feitos com ele não esfriam no frio e permitem que a pele respire no calor.
- Fácil de cuidar. O percal, por exemplo, amassa facilmente e requer alta qualidade de passagem a ferro e vapor.

Muitas pessoas se interessam pela diferença entre percal e chita. A diferença fundamental é a densidade dos fios: o percal tem uma densidade de até 150 g/m², enquanto a chita tem uma densidade de até 125 g/m². Os tecidos também diferem em sua durabilidade e desbotamento após várias lavagens. Nesse caso, o percal é superior à chita: dura mais e mantém seus tons originais.
Comparação de características técnicas e propriedades de tecidos
Uma análise das características técnicas de cada tipo de material permite que você escolha o material que melhor se adapta às suas preferências, de acordo com seus desejos. Abaixo, uma descrição dos tipos comuns de tecidos de algodão.
Chita
Este é um dos tipos de tecido mais conhecidos para roupa de cama. O material é uma trama simples com densidade relativa (até 160 g/m²), o que lhe confere resistência e durabilidade. Dois tipos de chita são utilizados na fabricação de roupa de cama: branqueada ou tingida em tingimento simples.

Observe! Para instituições públicas, utiliza-se um material mais durável, porém mais grosseiro. Para uso doméstico, a roupa de cama de chita é feita com o entrelaçamento de fibras finas e duráveis; esta é a opção de luxo da mais alta qualidade e mais cara.
- "Ranfors" é uma das diversas variações de chita que mais lembra popeline.
- "Standard", "Comfort" e "Light" são tecidos com densidades variadas (de 125 a 110 g/m²), que se diferenciam pela maciez e suavidade da camada externa. Todas as opções apresentam resistência suficiente e encolhimento quase imperceptível.
Quanto mais fina e densa a trama dos fios, maior a qualidade. Consequentemente, o custo do tecido também aumenta.

Conjuntos de roupa de cama de chita são acessíveis e práticos. Ao escolher entre percal ou chita, vale a pena considerar que a chita não desbota, absorve umidade, não solta pelos e retém bem o calor. A resistência deste material a bactérias permite que seja usado para costurar roupas de cama para crianças.
As desvantagens incluem alguma aspereza e frouxidão do tecido, espessamento visível nos fios, o que cria uma sensação de aspereza. A chita amassa muito e, se contiver fibras sintéticas, pode enrolar.
Percal
O percal é frequentemente confundido com a popeline devido à sua aparência semelhante. O tecido é feito de fibras de algodão de alta qualidade, em ponto de tafetá. Para evitar a formação de bolinhas, as fibras são tratadas com um composto especial, resultando em um tecido macio e sedoso.

O material é resistente ao desgaste e pode suportar até 1.000 lavagens. A sujeira sai facilmente, mesmo em baixas temperaturas. Ao escolher o que é melhor — percal ou chita —, vale lembrar que a densidade dos fios do primeiro é maior.
Importante! Após lavagens repetidas, o tecido não perde a aparência e permanece macio. Como o material é difícil de passar, os especialistas recomendam adicionar amaciante à água durante o enxágue.
Ao comparar o que é melhor para roupa de cama - percal ou cetim, vale a pena considerar a maior durabilidade dos produtos de percal.

Popeline
Este material é um concorrente à altura do percal ou da chita, com uma estrutura densa em termos de praticidade e do cetim em termos de maciez. Dependendo do tipo de tingimento, o material pode ser tingido simples, branqueado, estampado ou variegado.
A peculiaridade da fabricação reside no uso de fios de diferentes espessuras. A base é composta por fibras finas, por onde passam as mais grossas. Essa tecelagem permite criar um tecido fino e, ao mesmo tempo, resistente a rasgos.

Na maioria das vezes, a popeline é usada para costurar pijamas, camisolas e roupas infantis. Ao comparar qual é melhor — percal ou popeline —, vale destacar a despretensão e a facilidade de cuidado de ambos os tecidos. A principal vantagem é que, mesmo após 200 lavagens, o produto mantém sua forma. O custo de um conjunto de roupa íntima de popeline é quase o mesmo que o de chita, além de ser mais macio e bonito.
Importante! A popeline é mais barata que o percal, mas sua vida útil também é significativamente menor.
Cetim
Se o principal critério de escolha for a maciez e a delicadeza do tecido, então, é claro, você deve dar preferência ao cetim. Ele é feito de algodão 100% natural de alta qualidade. O método de tecelagem dos fios é chamado de cetim ou cetim.

No tecido acabado, os fios da trama predominam na superfície, criando uma nervura diagonal. Cetim com densidade de 80 a 130 g/m² está disponível para venda. Após a mercerização (tratamento com hidróxido de sódio), o tecido adquire ainda mais resistência e solidez da cor.
Observe! O brilho acetinado está presente apenas na parte da frente; na parte de trás, o tecido é fosco com uma leve aspereza. É essa característica que impede que o lençol escorregue da cama.
A diferença entre a roupa de cama de cetim: ela absorve bem a umidade, retém o calor e remove a eletricidade estática. Os produtos feitos com este material são projetados para uso a longo prazo – até 8 anos. O cetim é o tipo de tecido de algodão mais caro.

Como lavar chita, cetim e popeline
Seguir rigorosamente as instruções de cuidado para um determinado tipo de produto prolongará sua vida útil. Para tecidos de algodão, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
Chita
Roupas de cama brancas como a neve são lavadas a uma temperatura de até 60 °C, utilizando sabão em pó para brancos naturais. Roupas coloridas são lavadas a uma temperatura máxima de 45 °C, após serem viradas do avesso. A centrifugação deve ser feita a 600-800 rpm.
Observe! Como a chita é difícil de passar, é melhor passar enquanto o linho estiver úmido. Se o produto tiver bordados, passe-o de dentro para fora; em todos os outros casos, pelo lado da frente.

Cetim
A roupa de cama de cetim é lavada a uma temperatura de 40 a 60 °C. Ao escolher um sabão em pó, preste atenção à presença de componentes alvejantes, que podem afetar negativamente a aparência de tecidos coloridos, com estampas, bordados ou estampas.
A exceção são os tecidos brancos puros. Após a lavagem, recomenda-se enxaguar a roupa adicionalmente em água fria. Na máquina, é aconselhável selecionar a centrifugação mínima para que o tecido não encolha. É melhor passar as peças semi-secas.

Percal
Se as peças feitas com ele forem lavadas pela primeira vez, a temperatura da água não deve ultrapassar 20 °C. Para as lavagens subsequentes, você pode ajustar a temperatura indicada nas etiquetas, mas não mais que 60 °C.
Não é recomendado engomar um lençol de percal, pois esse procedimento faz com que ele absorva menos umidade e se torne menos confortável. Não pode ser lavado simultaneamente com outros tipos de tecido, para evitar a deformação das fibras. Se a máquina tiver uma função de enxágue adicional para lavar percal, é aconselhável ligá-la.

Popeline
Em caso de contaminação leve, recomenda-se lavar os produtos de popeline à mão. Encha uma bacia com água morna (30-40 °C) e dissolva o pó. Mergulhe o produto no líquido e deixe de molho por 20 minutos. Lave com movimentos suaves, prestando atenção especial às áreas com contaminação visível. Em seguida, enxágue o produto duas vezes com água fria e, após apertar levemente, pendure-o para secar.
Lave a popeline na máquina a 40 °C. Se o tecido contiver fios sintéticos, de seda ou lã, lave a 30 °C em um ciclo delicado e centrifugue a 600 rpm.
Se todas as recomendações forem seguidas, o fabricante garante uma longa vida útil e uma sensação de conforto ao usar roupas íntimas de algodão.

Avaliações
As avaliações sobre o que escolher para costurar roupa de cama variam muito:
Irina, 38 anos
Nossa família tem uma renda baixa, então comprar roupa de cama de boa qualidade é um problema. Mas, por experiência própria, posso dizer que é melhor economizar e comprar percal. Tive uma experiência ruim com cetim e chita baratos; a popeline, claro, durou mais. Mas simplesmente me apaixonei pelo percal: ele não desbota, mantém a mesma cor e, o mais importante, não rasga.
Olga, 30 anos
Gosto de popeline: não amassa, é agradável ao corpo, leve, tem composição natural e permite costurar roupas de cama para recém-nascidos. Embora haja alérgicos na família, nunca houve reação aos conjuntos de cama. Acho que não faz sentido pagar mais pela mesma qualidade.

Katerina, 40 anos
"Já experimentei muitos jogos de cama na minha vida, alguns dos quais não duraram nem cinco lavagens. Optei por popeline e percal. Nem sei qual é melhor, tenho que lidar com as desvantagens de cada um. O popeline é menos durável e o percal precisa ser passado, senão não fica com a mesma aparência."
Todos os materiais com composição totalmente natural são hipoalergênicos, agradáveis ao toque e duram muitos anos. É importante que o comprador saiba distinguir corretamente os tecidos, caso contrário, vendedores inescrupulosos farão uma brincadeira de mau gosto, alterando etiquetas e marcações, fazendo-os passar por caros produtos de menor valor.




