Provavelmente todo mundo conhece o tecido macio de veludo cotelê. É um material com uma nervura irregular na parte frontal. O que é, quais as suas vantagens e como usá-lo, veja mais adiante no artigo.
O que é veludo: história da origem
As origens do material remontam à Idade Média. Surgiu como resultado de um experimento realizado por tecelões que cortavam as tramas e obtinham fios macios. Quando os tecelões perceberam que o experimento havia sido bem-sucedido, a fórmula para a obtenção do veludo cotelê foi mantida em segredo.

O segredo foi passado de pai para filho. Com o tempo, com o aprimoramento da tecnologia, cortinas e peças de vestuário começaram a ser confeccionadas com ele. Tradicionalmente, o veludo bordô era considerado a vestimenta dos reis. Pessoas comuns não tinham permissão para usá-lo, pois a vestimenta determinava a classe social de cada um. No final do século XIX, o veludo bordô chegou à nobreza russa e, em meados do século XX, chamou a atenção dos costureiros.

Veludo: composição e propriedades
Antigamente, apenas veludo de algodão era produzido. Mas na produção moderna, ele é raro. Hoje em dia, a maioria das pessoas usa uma mistura de algodão com aditivos sintéticos. Como eles, usam:
- viscose;
- elastano;
- poliéster;
- poliamida.
Observe! Existe outra opção, não menos popular, quando o veludo (tecido) é totalmente sintético. É despretensioso e mais durável, mas, como fica claro pela composição, não é natural.

As principais propriedades são maciez, resistência e resistência à abrasão. Este material é durável, especialmente os sintéticos. O material não estica, mas tem um pelo agradável, semelhante a cílios grossos. O tecido também apresenta baixo enrugamento, é bastante denso e quente.
Para a sua informação! O veludo é um tecido ideal para climas frios e ventosos.
Tecnologia de produção
Uma máquina especial é utilizada para a produção. Ela entrelaça camadas de fios de diferentes maneiras. Nesse caso, um fio sempre forma pilhas, diferente dos demais. A última etapa é o corte transversal dos revestimentos. As pilhas surgem no local do corte e a máquina produz alguns rolos de material prontos.

Variedades
O tecido é rico em variedades:
- Cordão de veludo. Suas características distintivas incluem uma nervura alta. Sua altura é de 1,5 mm, enquanto a nervura é bem larga. Os fios mais densos são usados para produzir esse tipo de material, e o tecido acaba sendo muito quente.
- Veludo canelado. Este tipo é caracterizado por canelados finos e pelo curto. O tecido é agradável ao toque e muito leve. Os canelados dividem-se em clássico (com altura e largura médias, o número é inferior a 10) e microveludo (tecido com cerca de 14 canelados). Existem também modelos com canelado largo ou complexo.
- Moldado. Distingue-se pelo fato de que as rusinas no tecido são criadas a partir de fios, o que torna este tipo especialmente popular.
- Velveton é um veludo macio com pelo solto. É denso, semelhante à camurça e levemente aveludado.

Há também variedades sintéticas de tecido de veludo cotelê: veludo cotelê elástico, que recebeu esse nome porque estica bem; veludo cotelê de luxo, usado para estofamento de móveis; o material marcado como "frost" é conhecido pelo efeito de geada no tecido.
Atualmente, a produção expandiu-se significativamente. Aprendeu-se a produzir veludo cotelê com diferentes padrões, posicionamento e tamanhos de nervuras. É possível criar veludo cotelê fino e vice-versa. A densidade do tecido também está mudando industrialmente.

Muitas vezes, o veludo cotelê é confundido com o veludo, mas são tecidos diferentes. Os métodos de produção têxtil também são diferentes. As cores para esse tipo de material geralmente são monocromáticas. Por exemplo, na costura, o veludo cotelê cinza é frequentemente escolhido.
Para a sua informação! Dependendo do uso, o material é dividido em móveis, cortinas e materiais para ternos e roupas.
Como distinguir o veludo cotelê
Além do veludo, o veludo cotelê também é confundido com o veludo. Como distinguir entre esses três tipos diferentes de tecido:
- Veludo. Sua base é feita de fios de seda: quatro são usados como base e o quinto é usado para a parte felpuda. Este tipo de tecido é frequentemente usado na produção de móveis, por exemplo, pode ser usado para estofar um sofá. Também é usado para costurar roupas, vestidos e ternos de Ano Novo.
- Veludo. O veludo é semelhante ao veludo. Difere pelo pelo mais longo. É menos poroso que a camurça. Geralmente, utiliza-se uma combinação de algodão e lã na produção. É o mesmo tecido para móveis, mas um pouco mais macio que o veludo.

Para a sua informação! As diferenças são visíveis visualmente e ao toque.
Âmbito de aplicação
O escopo de aplicação é muito amplo. Isso se deve ao fato de que diferentes tipos de veludo cotelê variam muito em densidade. O que pode ser costurado com veludo cotelê?
Vestidos e calças são geralmente costurados com tipos finos de veludo cotelê. Chapéus e jaquetas também podem ser costurados com veludo cotelê. Camisas são preferencialmente costuradas com microveludinho.
Entre os maiores itens de guarda-roupa, casacos e alguns tipos de sapatos estão disponíveis para costura. Cortinas volumosas já foram populares, mas saíram de moda. Foram substituídas por cortinas mais leves. Quase todos os tipos de produtos têxteis também são feitos com este tecido: de fronhas a colchas.

Observe! Na indústria moveleira, este material é indicado para estofamento de sofás, poltronas e produtos similares. O uso do veludo cotelê em estofados proporciona uma superfície macia.
Instruções de cuidado
Este tipo de tecido requer cuidados delicados. Se você não cuidar dele, o produto acabará sendo descartado.

Lavar e secar
É altamente indesejável lavar itens feitos desse material na máquina de lavar.
Regras básicas:
- Se for necessário lavar à máquina, use o modo manual ou delicado. A temperatura máxima é de 30-40 °C;
- é preferível lavar os produtos à mão;
- A centrifugação não deve ser muito forte. O produto é torcido um pouco e depois seco no cabide ou na secadora. É melhor não usar a centrifugação na máquina de lavar;
- é proibida a secagem em radiadores e aquecedores;
- É estritamente proibido passar o produto pela frente. A passagem é feita através de uma camada de tecido de algodão em baixas temperaturas. O material deve estar seco.
Cuidados com o tecido:
- a poeira é removida dos produtos com uma escova, mas esfregar com muita força é proibido;
- Se houver muita sujeira, é aconselhável levar o item a uma lavanderia a seco. Fita adesiva seca pode ser usada para o mesmo propósito;
- A lavagem pode ser substituída pela limpeza com uma esponja. Uma esponja úmida é ensaboada e o produto é limpo com ela. Em seguida, o tecido deve ser limpo imediatamente com uma esponja seca;
- Para dar brilho ao produto, você pode mergulhá-lo em uma solução de amônia, após limpar o tecido da poeira. A solução é diluída na proporção de 5 litros de água para 1 colher de sopa de amônia. O procedimento dura 15 minutos, após os quais o produto é lavado em água com sabão e bem enxaguado;
- a vaporização é realizada na posição vertical;
- O material não deve secar por muito tempo.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens do tecido incluem durabilidade. O material é considerado "de longa vida" e não se desgasta rapidamente com os devidos cuidados. O veludo não estica e tem pouco enrugamento. O material é quente, mas agradável ao toque.

O material também tem uma desvantagem significativa: é difícil de cuidar. É por isso que muitas pessoas preferem comprar itens feitos de outros materiais. O tecido também atrai sujeira e poeira. Isso acontece devido à parte frontal aveludada do material.
As desvantagens do veludo cotelê de algodão incluem a propriedade de encolher após a lavagem. No material sintético, o principal problema é o aumento da eletrificação do pelo.

Avaliações de clientes
Seja como for, as avaliações na Internet são, em sua maioria, positivas.
Nina, 35, Yaroslavl: "Comprei uma calça de veludo cotelê vermelho-escuro para minha filha. Usamos há dois anos. É verdade que a poeira acumula rápido, mas limpamos com uma escova e só usamos quando saímos. Estou feliz, comprarei mais."
Irina, 58, Vladimir: "Sempre gostei do visual dos casacos de veludo cotelê. Comprei um para mim por indicação de uma amiga, usei algumas vezes e agora está pendurado no meu armário. É muito difícil de cuidar."
Maria, 45 anos, Korolev: "Comprei um sofá para a sala, forrado de veludo. Gostei muito do material. Macio, com aparência elegante. Fácil de limpar. E compro coisas de veludo. Gosto das várias nervuras do tecido. É quentinho no outono e no inverno."
Apesar das dificuldades de cuidado, as vantagens superam as desvantagens, por isso o veludo cotelê é muito procurado. Ele tem uma aparência bonita e é caro. É isso que faz com que muitas pessoas comprem artigos feitos de veludo cotelê.
https://www.youtube.com/watch?v=ZRFO2O4em6U




