O que é a lona na vida humana? O material lona surgiu há pouco tempo na vida humana. Há mais de um século, as pessoas a utilizam ativamente para seus próprios fins. Costuram botas, luvas, bolsas, roupas, etc. Leia mais sobre o material abaixo.
História da invenção
A história da invenção da lona é bastante interessante.
sucessos soviéticos
Segundo dados de arquivo, a lona foi inventada por Mikhail Mikhailovich Pomortsev. Ele é um dos talentosos cientistas russos. As pesquisas começaram em 1903. Experimentos com substitutos da borracha foram realizados. Em 1904, foi obtida uma lona impermeável. Mais tarde, foi obtido um material que foi chamado de "lona". Que tipo de material é a lona? A lona é um tecido de algodão durável e multicamadas.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Pomortsev apresentou a ideia de usar substitutos de couro em fábricas de botas. As fábricas não aprovaram a ideia. Durante a Grande Guerra Patriótica, houve escassez de matéria-prima para a produção. Em seguida, foram retomados os experimentos para aprimorar a lona. A tarefa foi confiada ao químico e inventor Ivan Vasilievich Plotnikov. Um ano depois, botas de lona foram fabricadas com sucesso. Por melhorias no método de produção de lona, ele e seus trabalhadores receberam o Prêmio Stalin de 2º grau, no valor de 100 mil rublos.

experiência europeia
O líquido das flores de seringueira formava uma camada protetora contra a água. Apenas um país, a Escócia, conseguia obter esse sumo. O químico escocês C. Mackintosh começou a impregnar tecidos com látex de resíduos de carvão. Obteve-se um tecido com o qual se costuravam capas de chuva. Eram chamadas de "mackintosh". Eram lucrativas e fáceis de usar, graças às propriedades do tecido. Em outros países, cera, resina e óleo eram usados para impregnação. Posteriormente, houve um desenvolvimento mais completo.
experiência russa
A Rússia se tornou um grande produtor de lona. Aproximadamente 80% da produção é destinada à fabricação de botas e calçados. O material para costurar calçados militares, a lona, é combinado com yuft. Agora, o exército planeja trocar os calçados por botas, mas, por enquanto, usa as velhas e conhecidas botas de lona.
História das Botas de Lona
O que é lona para sapatos? Os soldados russos na Primeira Guerra Mundial eram os únicos que usavam sapatos de couro. Isso pode ser considerado um mérito de Pomortsev e Plotnikov. As primeiras descobertas foram feitas por Mikhail Pomortsev. Ele criou esse material, mas seu uso não era lucrativo. O material não foi aprovado pelas fábricas e, após sua morte, ele foi esquecido.

Em meados do século XX, havia uma notável escassez de recursos para sustentar o exército. Plotnikov foi encarregado de aprimorar o material o mais rápido possível. Suas pesquisas e experimentos levaram cerca de um ano, e sua descoberta ajudou o exército. O primeiro teste com botas de lona foi a Guerra Soviética-Finlandesa. O experimento terminou sem sucesso, pois as botas racharam devido ao frio.

Importante! Ao final da guerra, cerca de 10 milhões de pessoas usavam essas botas. Elas as levaram até Berlim. Os Kirzachi são um dos símbolos da vitória.
Por mais de um século, botas de lona serviram ao exército russo. Graças a elas, os pés não se molhavam, o que significava menos doenças e mortes no front.
Composto
Do que é feita a lona? O tecido da lona é um material para calçados. É feito de algodão e borracha. A lona é frequentemente produzida na cor preta. Composição do tecido:
- base de tecido de três camadas;
- solução de borracha;
- enchimentos e corantes;
- giz;
- carbono.

A produção ocorre por meio de processos curtos. O tecido adquire as seguintes propriedades:
- boa proteção;
- resistência à água.
Botas baratas e acessíveis. Saiba mais sobre como as botas são feitas no próximo bloco.
Métodos de produção
Kirza, que tipo de material é esse para calçados? Como é feito? O método de produção é atribuído a compostos de alto peso molecular. Utiliza-se tecido de algodão com densidade de 250-370 g/m³. Em seguida, é aplicada uma camada de borracha a uma determinada temperatura. Após o resfriamento, é aplicada uma segunda camada, já composta por outros componentes. A primeira camada é impregnada. Isso permite que o material seja resistente e confiável.

Existe um método de produção mais avançado. Ele altera a composição da camada de revestimento e a proporção de massa. Isso aumenta a qualidade da durabilidade e o desgaste das botas ocorre mais lentamente.
Mais tarde, surgiu um método em que a base não era mais um tecido de três camadas, mas sim de quatro. Isso aumentou a resistência do material em sua forma final.
Observe! Kirza é um material artificial. Não é couro, mas uma fusão de base de algodão e borracha. Adquiriu suas propriedades devido a processos moleculares. As botas Kirza não são feitas apenas de kirza. Elas contêm yuft, outro material.

No mundo moderno, esse material não é inferior aos materiais naturais, embora fosse anteriormente (durante a guerra) de melhor qualidade.
Lona moderna - descrição do tecido
No mundo, a lona não é usada apenas para fazer botas, mas também para outras aplicações interessantes, como capas, bolsas, roupas de trabalho, aventais de proteção e outros calçados.
O tecido pode ter várias cores. O tom mais conhecido é o preto. Existem tons menos populares: cru e branqueado. As cores eram obtidas por meio de reações químicas. Ao mudar a cor do tecido, a composição do líquido impregnado era alterada. Outras propriedades (resistência, durabilidade) permaneceram inalteradas.

O tecido tem dois lados, que diferem um do outro. A parte da frente parece couro. No entanto, não podemos esquecer o fato interessante de que não é couro. Já a parte de trás, a textura é macia, mais parecida com tecido. E lona é exatamente um tecido.

Devido à sua elasticidade, o material é utilizado na produção de calçados de trabalho e esportivos. Devido à sua resistência, a lona começou a ser utilizada na produção de sacos de pancada e roupas de proteção. Se alguém tivesse a oportunidade de tocá-la, entenderia a durabilidade do material.

As melhorias no tecido afetaram a temperatura que o material pode suportar. Devido à mudança na camada de revestimento, o tecido permanece intacto até -30 graus.

O tecido permanecerá intacto por pelo menos 1 ano, com garantia. Mas, com os devidos cuidados, durará muito mais. Como cuidar adequadamente do tecido para aumentar sua vida útil? Quais são os segredos dos cuidados?
Como cuidar de uma lona
Na verdade, não é tão difícil assim. Uma das diferenças entre lona e lona é que este material é fácil de cuidar. Essa pergunta é frequentemente feita por pessoas que não serviram no exército. Todos lá sabem disso. A lona era originalmente um material para calçados. O que precisa ser feito para cuidar da lona, seja ela botas, uma bolsa ou qualquer outra coisa? O principal é que elas são feitas de lona e precisam de cuidados.

- Os objetos precisam ser untados com gordura. Por exemplo, ganso, porco e outros. Isso aumentará a impermeabilidade do objeto. Óleo não pode ser usado (no próprio material, estamos falando de óleo da dieta). A gordura deve ser aplicada em objetos lavados e secos. Se notar excesso de gordura após alguns dias, remova-a.
- Produtos comuns para cuidar de calçados também funcionam. Por exemplo, graxa e cera. Observe que esta dica de cuidado se aplica apenas a botas.
- Quanto aos óleos, não é algo tão exclusivo; eles podem ser usados para lubrificar costuras. Óleo de rícino serve, e você pode usar qualquer outra gordura.
- Limpe com cremes variados várias vezes por semana. Mas apenas se o item for usado quase diariamente. Em outros casos, não é necessário.
- Se entrar água no material, é necessário secá-lo. Claro, se possível. Nem sempre foi assim durante a guerra.
Com a abordagem correta para cuidar do item, ele durará muitos anos. É muito fácil cuidar da lona. Um material incrível com muitas vantagens, e também único em algumas propriedades, é despretensioso no cuidado. Cremes à base de solventes orgânicos podem ser usados.
Se o material for manuseado incorretamente, sua durabilidade será limitada. Embora a qualidade seja altíssima, sem cuidado, o material começará a quebrar, rasgar, endurecer e se desfazer. Portanto, vale a pena prestar atenção aos cuidados com a lona.

Prós e contras
Você deve sempre começar pelo bom. Um material como a lona tem muitas qualidades boas.
- material durável;
- resistente à umidade;
- resistência à geada;
- boa elasticidade;
- fácil;
- barato;
- não é difícil de cuidar.
As desvantagens incluem:
- material bruto;
- problemas nas pernas no calor.

Obviamente, existem muitas outras vantagens, e elas prevalecem neste material. O material kirza é muito útil e benéfico para as pessoas. Apesar de ser um tecido artificial, não é inferior aos materiais naturais. Também permite a passagem do ar, mas também prevalece em outros critérios.
Concluindo todo o artigo, é impossível não mencionar Pomortsev; se não fosse por seus experimentos, tal amostra do material não teria sido obtida. Surpreendentemente, o refinamento da fórmula por Plotnikov e sua equipe tornou-a ainda mais confortável de usar. O material foi elogiado por mais de uma geração. O tecido comum não só ajudou a sobreviver à guerra, como, depois de tantos anos, sobreviveu no mundo moderno.
Comparado a outros, ele não caiu em desuso, continua sendo aprimorado e utilizado nos exércitos russos. Esse material é um grande tesouro na vida de uma pessoa!




