A primeira impressão que os consumidores têm sobre a viscose é que se trata de um tecido feito de materiais artificiais. E se a compararmos com o algodão, a prioridade é dada a ele. Mas todos os componentes utilizados na criação da viscose são de origem natural. Portanto, para determinar qual é a melhor escolha, viscose ou algodão, é necessário analisar todas as nuances de ambos os materiais.
O que esses materiais fornecem: descrição
Ao escolher roupas, os compradores se preocupam com o conforto e a naturalidade do material. Os tecidos sintéticos predominam no mercado moderno, mas há uma seleção considerável de produtos feitos com componentes naturais. Como reconhecê-los e fazer a escolha certa?

Algodão
Um dos representantes, composto apenas por materiais naturais, é o algodão. São as fibras mais finas e curtas, trançadas entre si. Possui altos índices de resistência, resistência aos efeitos dos produtos químicos utilizados no cuidado dos tecidos. Suporta parâmetros de temperatura bastante elevados, de até 1400°C. Seus índices de higroscopicidade são de 18 a 20%. No entanto, observam-se baixos índices de deformação, o que faz com que o material não mantenha sua forma. Ou seja, o algodão enruga bastante. Além disso, desgasta-se rapidamente e seca lentamente.
As características positivas do algodão incluem:
- macio e leve ao toque;
- excelente respirabilidade, o que o torna indispensável quando usado em climas quentes;
- aceita bem a cor.

Entre as desvantagens existentes, destacam-se:
- enruga muito rápido;
- durante a lavagem está sujeito a deformações e encolhimentos;
- fica amarela quando exposta à luz por muito tempo.
O algodão tem uma vasta gama de aplicações. É usado na confecção de roupas íntimas, roupas de cama e mesa. Também é usado na criação de uma vasta gama de roupas femininas e masculinas. É usado em estofados de móveis e têxteis. O algodão de alta densidade é usado no processamento de golas de camisas masculinas.

Se você adicionar 5% de lycra a 95% de algodão, que tipo de tecido obterá? Um que encolhe e amassa significativamente menos.
Viscose
A viscose é feita de celulose natural. A espessura das fibras, sua resistência e, portanto, a resistência ao desgaste dependem de como a matéria-prima é processada. Além disso, a textura do tecido também varia. Ele pode ter a aparência e o toque de seda, algodão ou lã. Por isso, você pode até encontrar um suéter de viscose em promoção.

Informações adicionais! O processo de criação de fibras a partir da celulose foi inventado em 1891 na Inglaterra e patenteado pelo francês J. Brandenberger em 1902, que dedicou toda a sua vida adulta à viscose.
Propriedades da viscose:
- Excelente permeabilidade ao ar. É por isso que uma variedade como a fibra de algodão é amplamente utilizada para costurar roupas de verão - vestidos de verão, roupões, calças.
- Maciez. Graças a essa propriedade, cria-se uma ampla gama de roupas de cama, inclusive para crianças.
- Mantém perfeitamente sua aparência, não se desgasta nem desbota.
- Aparência atraente, textura agradável.

Existem muitas variedades de viscose. Por exemplo, que tipo de tecido é obtido a partir de 95% de viscose e 5% de elastano? A resposta é simples: viscose com elastano, este último dará elasticidade ao tecido.
Como reconhecer fibras de algodão e viscose
A maneira mais comum de verificar se um tecido é de algodão ou sintético é queimar vários fios. Após examinar como o algodão e a viscose queimam, fica imediatamente claro se o consumidor comprou um tecido natural ou sintético, como o náilon. Os fios de algodão ou viscose se transformam em cinzas claras, que se desfazem em pó fino ao toque. Os fios sintéticos derretem e formam uma massa resinosa.
Como reconhecer as fibras de algodão e viscose, já que são de origem natural? Existem várias maneiras de identificar o algodão e a viscose:
- Você pode determinar as diferenças molhando o tecido. O algodão encolhe e sua resistência aumenta. A viscose, por outro lado, absorve bem a água, mas se torna muito vulnerável. Portanto, ao borrifar um pouco de líquido sobre o tecido de viscose, forma-se uma bola levemente inchada no ponto de contato das gotas. Isso não é possível em amostras de algodão.
- A uniformidade do tingimento das fibras no produto permite distinguir a viscose. Isso se explica pela diferença no processo de tingimento. Se um padrão é aplicado ao tecido de viscose após sua produção, com o algodão ocorre o inverso. Primeiro, os fios são tingidos e só então se inicia a produção do tecido propriamente dito.
- Quando lavado, o algodão encolhe, enquanto a viscose pode esticar. Por isso, não é recomendado torcer.

Comparação: o que é melhor
Devido ao fato de a viscose ser criada a partir de fibras vegetais, bem como ao processo de alta tecnologia, muitas vezes é difícil distingui-la do algodão.
Semelhanças:
- sensações táteis não podem ser distinguidas;
- nenhuma diferença nas taxas de absorção de umidade;
- as mesmas propriedades de troca de ar são determinadas.
Diferenças:
- O algodão é um material durável e mantém suas propriedades em qualquer condição. A viscose perde a maioria dessas propriedades quando molhada. É bastante fácil de rasgar e amassa rapidamente.
- Preço do tecido.
Uma combinação desses dois materiais é frequentemente utilizada. A combinação permitiu que a viscose aumentasse seus indicadores de resistência, mas estes se deterioram ligeiramente quando molhada. Além disso, ela encolhe após ser molhada. Recentemente, um tipo de viscose que se assemelha ao algodão natural tornou-se muito popular. Este tipo é isento da maioria das características negativas da viscose e do algodão.

Como é feita a mistura de viscose e algodão?
O principal componente utilizado na produção de viscose é a polpa de madeira. Mesmo há 100 anos, o processo de fabricação era bastante trabalhoso. As tecnologias modernas nos permitem trabalhar muito mais rápido, o que explica a enorme variedade de produtos feitos com misturas de viscose e algodão.

O processo consiste em várias etapas:
- lascas de madeira;
- fervendo os chips resultantes em uma solução alcalina especial;
- processamento com adição de uma composição ácida;
- misturando com uma certa quantidade de algodão;
- processamento de massa em fios em uma máquina.

Importante! Um dos mais importantes é o processo de secagem das fibras, pois é responsável pela resistência do tecido no futuro. O excesso de umidade tem um efeito prejudicial à viscose.
Propriedades do tecido de viscose-algodão
O algodão é um dos materiais naturais com alta resistência e elasticidade. Quando combinado com viscose, os indicadores dessas propriedades são ligeiramente reduzidos, mas uma série de vantagens aparecem:
- o efeito eletrostático é completamente eliminado;
- brilho e saturação da cor após o processo de tingimento e preservação do brilho dos tons após lavagens repetidas;
- maciez e leveza, diferente dos análogos de algodão natural;
- A ausência completa de materiais sintéticos permite que o tecido seja usado para criar roupas infantis e é adequado para pessoas que sofrem de reações alérgicas.

Avaliações
Olga, Taganrog: “Quero dissipar preconceitos sobre as propriedades da viscose. Digo isso como médica. A melhor opção para o calor sufocante são roupas feitas de viscose, ou mais precisamente, de fibras sintéticas. O tecido não contém substâncias tóxicas. É excelente para a passagem de ar, o que evita a transpiração excessiva. Além disso, absorve bem a umidade. Tudo isso impedirá o crescimento de bactérias e protegerá contra micróbios. E o brilho dos padrões adicionará variedade ao seu guarda-roupa e levantará seu ânimo.”
Victoria, Evpatoria: “Sempre preferi algodão natural. Mas recentemente uma amiga me aconselhou a escolher uma camiseta de viscose. Duvidei por muito tempo, mas arrisquei e não me arrependi. As sensações não são diferentes das dos produtos de algodão. A peça se mostrou boa na lavagem, não encolhe. O único problema é que não dá para torcer. Mas não amassa quando usada. Recentemente, comprei algumas peças para o meu filho.”
Svetlana, Vologda: "Adoro produtos de algodão. A naturalidade do material me cativa. Adoro especialmente tecidos de algodão. Eles criam um aconchego tão grande em casa, me lembram da minha infância, quando visitava minha avó na aldeia. Textura única, tons delicados e, o mais importante, durabilidade. Isso é muito importante se você usar, por exemplo, toalhas de mesa de algodão, que precisam ser lavadas repetidamente. Elas nunca rasgam."

Depois de se familiarizar com todas as vantagens de cada um dos materiais, o consumidor poderá fazer sua própria escolha. Tudo depende das preferências e hábitos pessoais. Usar produtos feitos com uma mistura de algodão e viscose será um meio-termo para quem tem dificuldade em decidir.




