Devore é um tecido decorado com um padrão texturizado decorativo. Sua superfície assemelha-se a um vitral ou a um padrão fino sobre vidro. O nome incomum e bonito não se refere a um tipo específico de material, mas sim à técnica de aplicação de decoração na tela. Em nosso artigo, você encontrará respostas para as seguintes perguntas: o que é o tecido devore, quais são suas características, em que áreas é utilizado e como cuidar dele.
História da aparência
A técnica de "gravura" foi usada pela primeira vez no século XIX por famosos mestres da tecelagem francesa. A experiência foi um sucesso, e o mundo viu um material elegante, arejado e incrivelmente belo. Tecidos com o efeito devorê "superaram" decisivamente os mais pesados (brocado, jacquard), populares na época para a confecção de trajes festivos.

Em meados do século XX, o tecido gravado começou a perder popularidade. O material deve seu renascimento ao surgimento de fibras sintéticas de baixo custo, que ganharam reconhecimento na indústria têxtil no início dos anos 80. Graças a elas, hoje o mercado têxtil oferece uma ampla gama de tecidos com efeito devorê a preços bastante acessíveis.

Informações adicionais! O verbo devorer, do francês, significa corroer, devorar. No nosso caso, trata-se de um processo de tratamento de tecidos, no qual parte das fibras do tecido é corroída ou "corroída" de uma determinada maneira.
Como fazer devore
A técnica Devore é um processo tecnológico de gravação de partes das fibras da tela, que lhe confere uma aparência leve e arejada. Um ornamento original de veludo ou cetim surge no material macio e vivo, que parece flutuar sobre um fundo transparente ou fosco da tela.
As modernas tecnologias de produção permitem o uso da tecnologia francesa tanto em tecidos artificiais, que incluem principalmente poliéster e viscose, quanto em tecidos naturais (algodão, linho, seda). Nesse caso, a estrutura dos tecidos adquire um "entusiasmo" — torna-se original e atraente na aparência.
A técnica de gravação baseia-se no uso de reagentes químicos em seções individuais do tecido. O resultado é uma alternância entre seções transparentes e densas do tecido.

A técnica Devore inclui as seguintes etapas:
- Um esboço é colocado na tela preparada;
- Uma substância protetora é aplicada no verso para que a gravação ocorra estritamente de acordo com o padrão e o restante do tecido não seja danificado;
- A próxima etapa é o processo de corrosão. Sob a influência de reagentes, as fibras marcadas são destruídas e o padrão pretendido surge. Os produtos químicos são selecionados individualmente para a composição do tecido;
- Após o tratamento químico, o tecido é tratado em uma solução de soda. Esse processo remove completamente os produtos químicos do material. Portanto, o tecido tratado dessa forma é considerado totalmente seguro para a saúde humana.
Composição e propriedades
Apesar de durante o processo de gravação parte do tecido ser destruído, ficar arejado e fino, na prática ele é prático e bastante durável.

Devore à base de fibra artificial possui as seguintes propriedades:
- Alta resistência aos raios ultravioleta;
- Mecanicamente forte e resistente ao desgaste;
- Fácil de processar;
- Bastante elástico (estica bem).
Os tecidos naturais (algodão, seda, linho) mantêm todas as vantagens dos materiais naturais:
- Absorve umidade e seca rapidamente (higroscópico);
- Eles permitem a boa passagem do ar e não interferem na troca de calor;
- Não causa reações alérgicas.
Âmbito de aplicação do material
O tecido Devore é usado pela indústria têxtil para costurar roupas do dia a dia, vestidos de noite exclusivos, têxteis para o lar (cobertores, cortinas, toalhas de mesa, travesseiros).

Vestidos de noiva, noite e coquetel têm uma aparência suave, não restringem os movimentos e enfatizam favoravelmente as vantagens da figura.

O veludo Devore é usado em trajes festivos que impressionam pela sofisticação e magnificência. O veludo italiano panne oferece à mulher uma excelente oportunidade de estar chique e irresistível em qualquer lugar e sob quaisquer condições.

Também muito procurado é um tecido com superfície aveludada: o veludo cotelê. Geralmente, é feito de 100% algodão, mas às vezes fibras sintéticas são adicionadas à sua composição. Difere do veludo pela presença de uma nervura pequena ou média na superfície felpuda, sendo mais resistente à abrasão.

O tricô de bolinhas é um clássico atemporal que nunca sai de moda. As bolinhas são as preferidas de todas as mulheres do mundo, e graças a elas você pode criar qualquer visual – seja para o escritório, romântico ou retrô. E um simples cachecol de seda com bolinhas pode diversificar o visual criado de forma interessante.

Fibras artificiais - lycra, elastano - adicionadas ao tecido o tornam elástico, incluindo seda elástica, veludo elástico, malhas elásticas e outros materiais elásticos.
Os designers de moda preferem costurar vestidos de corte simples, porque um tecido requintado, como a seda, por exemplo, é uma obra de arte em si.
Traje real
Trajes reais antigos causam deleite e entusiasmo. Veludo devore, o que é isso, provavelmente todo mundo conhece. Era com esse tecido decorado com pérolas, com bordados refinados com fios de prata, que se criavam obras-primas chiques. Mas eram bastante volumosos e pouco confortáveis em comparação com os modelos modernos, não menos magníficos.

Interior de conto de fadas
A indústria têxtil produz cortinas de tule originais, persianas e redes para cortinas com diversos padrões, que permitem criar interiores verdadeiramente fabulosos. Para decorar um interior requintado, os designers utilizam organza devore, que você pode ver na imagem abaixo.

A organza devoré cria o efeito de padrões florais flutuantes, personagens de contos de fadas e enfeites de plantas. Graças a isso, o quarto infantil ajuda seu pequeno dono a mergulhar no mundo dos contos de fadas. O quarto se abre em abraços arejados para um sono tranquilo, e a sala de estar se torna elegante e aconchegante, sempre pronta para receber convidados.

A decoração exclusiva da casa será composta por painéis decorativos, toalhas de mesa e outros têxteis para o lar, feitos com materiais naturais, utilizando a técnica devore, de acordo com os esboços do autor.

Requisitos de cuidados
Apesar do design elegante, os produtos Devore são fáceis de processar e cuidar. Antes de lavar, leia as instruções de cuidado na etiqueta.
- É aconselhável lavar os tecidos leves Devore à mão, após deixá-los de molho em água morna e detergente suave;
- Cortinas, cortinas, toalhas de mesa - lavar à máquina em ciclo delicado a uma temperatura não superior a 40°C;
- As peças lavadas são secas longe de fontes de calor (roupas em cabides, tule em cortinas);
- Se o produto precisar de tratamento térmico após a lavagem, a temperatura do ferro ou do gerador de vapor será ajustada para a temperatura especificada nas instruções.
Vestidos de noiva, peças feitas de tecidos finos e delicados, decoradas com elementos decorativos, devem ser levadas a uma lavanderia profissional.
Concluindo, se você quer parecer uma rainha e ter uma casa única e estilosa, compre roupas, tecidos para casa e decorações de interiores feitos com tecido com efeito devorê. O sucesso é garantido!




