A chita tornou-se famosa na Rússia no século XVI, quando comerciantes da Ásia começaram a importá-la para os mercados. O material exótico era vendido sob o nome de bazz. Alguns séculos depois, sua produção foi estabelecida na pequena cidade distrital de Kineshma, na província de Ivanovo-Voskresensk.
Atualmente, o material continua sendo um tecido popular, e os produtos feitos com ele são valorizados e vendidos ativamente.
Características e vantagens da chita
A chita moderna é um tecido que, de acordo com o GOST em vigor na Federação Russa, é composto por 100% algodão. Em alguns outros países (por exemplo, Paquistão, Turquia ou China), é permitida a inclusão de fio de poliéster em sua composição em uma quantidade não superior a 15%.

Isso é interessante! Antigamente, a chita era um material muito barato e era usada principalmente para fazer forros de cafetãs e roupas íntimas de soldados.
A chita não é tanto o material em si, mas sim o método de tecer fios relativamente grossos, que é visível a olho nu na tela. A chita, toda de algodão, tem um valor muito mais alto. É usada para fazer conjuntos de roupa de cama, têxteis para o lar e costurar roupas para adultos e crianças.

Existem quatro tipos principais de chita:
- severo;
- branqueado;
- tingido liso;
- recheado.

O tecido mais denso é o cru – não só não é tingido, como também não é branqueado. O tecido branqueado é muito mais delicado, por isso é usado na costura de roupas de cama. Quanto ao tecido tingido simples, sua estrutura é em muitos aspectos semelhante ao branqueado, mas é tingido em um tom ou outro. Geralmente é usado para costurar toalhas de mesa e toalhas de mesa. O mais bonito e caro de todos os tipos de tecido listados é a chita estampada. Belos padrões brilhantes são aplicados a ela, resultando em belas roupas de cama e roupas infantis.
O tecido tem uma série de vantagens inegáveis:
- suporta um grande número de lavagens sem alterar a cor, o tamanho e a aparência originais;
- apenas resolvido;
- permite a passagem do ar e permite que o corpo respire;
- é higroscópico (absorve perfeitamente qualquer líquido, incluindo suor humano);
- é ecologicamente correto;
- tem um custo relativamente baixo.

Apesar de a Turquia ser líder mundial na produção de tecidos de algodão há muitos anos, a produção de tecidos de chita também é muito ativa na Rússia. Os produtos da fábrica de algodão "Shuiskie Sitsy" e da fábrica têxtil de Ivanovo têm uma demanda particularmente alta.
Chita Shuya
A chita Shuisky é um tecido 100% algodão com fecho de linho. Esse tecido era chamado de chita na época soviética da história russa e era amplamente utilizado. Sua densidade variava de 100 a 142 g/m².

Importante! Após a abolição dos padrões em vigor na União Soviética, o chita passou a ser considerado um tecido com densidade de 65 g/m2, e a chita – mais de 100 g/m2.
Hoje, a chita Shuya tem uma densidade de 142 g/metro cúbico. O tecido, como antes, é altamente valorizado por sua excelente qualidade, variedade de cores e resistência ao desgaste. A fabricante Shuya oferece aos consumidores produtos que atendem plenamente aos padrões de qualidade modernos. Tinturas seguras e muito duráveis são utilizadas no processo de produção, o que garante que qualquer lençol ou conjunto feito em Shuya não desbote e mantenha o padrão perfeitamente.
As características de alta qualidade tiveram um certo impacto no custo dos produtos da fábrica. Mas a roupa de cama feita de chita Shuya não é apenas muito densa, mas também macia e confortável.
Importante! Devido à alta densidade do tecido, é mais difícil passá-lo. Por isso, é altamente recomendável escolher um modo de centrifugação suave.
Chita de Ivanovo
A fabricante de chita de Ivanovo cria uma concorrência saudável para a Shuya. As fábricas de tecelagem de Ivanovo oferecem ao consumidor uma gama completa de tecidos: branqueados, crus, tingidos em branco e com padrões estampados.

Hoje, os produtos Ivanovo estão entre os mais acessíveis e, ao mesmo tempo, de alta qualidade. Na maioria das vezes, a roupa de cama feita de chita Ivanovo tem dois tipos de densidade:
- 125 g/m²;
- 90-100 g/m2 (chita leve).
Qual chita é melhor: Shuya ou Ivanovskaya
Apesar de os produtos Shuya serem superiores aos produtos Ivanovo em termos de características de qualidade e, sobretudo, em termos de densidade, o conjunto de roupa de cama de ambos os fabricantes é desejável para potenciais compradores. Além disso, os produtos Ivanovo têm uma vantagem significativa para muitos: seu custo é um pouco menor em comparação com os produtos dos concorrentes da Shuya.

Como distinguir uma falsificação de um original
Ao comprar um conjunto de roupa de cama, qualquer pessoa deseja adquirir um produto de qualidade que dure muito tempo sem causar problemas. Por isso, é extremamente importante entender como distinguir uma chita Shuya falsa da original.

O principal sinal de uma falsificação barata que se passa por um produto da fábrica Shuyskie Sitsy é a ausência de um logotipo na embalagem e de informações sobre as características do tecido. Muitas vezes, tintas de baixa qualidade são usadas na produção desses produtos, o que é indicado pelo odor desagradável que emana do tecido. E o próprio tecido é irregular ao toque nas falsificações, já que utilizam fios de algodão com densidades diferentes.

Importante! Você pode encontrar uma falsificação até mesmo em lojas especializadas em roupas de cama. Antes de comprar, é recomendável solicitar um certificado de qualidade ao vendedor e inspecionar cuidadosamente o produto.
A etiqueta da chita Shuya original conterá necessariamente uma inscrição informando que o produto é fabricado de acordo com a norma GOST 29298-92 e conterá o logotipo da empresa com a inscrição "Shuya calico" em relevo. O tecido, em regra, não apresenta irregularidades, pelotas ou compactações.

O material original produzido em Shuya é levemente sedoso ao toque e, devido ao alto grau de trama dos fios, é praticamente opaco (deixa passar apenas a luz elétrica e a luz solar).
Se você cuidar bem dos produtos de algodão, um conjunto de roupa de cama original da Shuya pode durar cerca de 10 anos e suportar pelo menos 1.000 lavagens. Ao mesmo tempo, não desbota nem descolore se as condições de temperatura recomendadas pelo fabricante forem observadas.

Algumas pessoas preferem materiais mais caros para conjuntos de roupa de cama do que chita. Mas eles nem sempre são melhores e mais duráveis.




