As redes de camuflagem foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial para camuflar objetos militares (armas, munições, armazéns, postos de tiro, etc.). Gradualmente, deixaram de ser apenas um acessório militar e passaram a ser amplamente utilizadas no dia a dia. Por exemplo, por caçadores e construtores, para criar decorações, para cercas, casas de veraneio, gazebos, etc. Como as redes de camuflagem são criadas - detalhes abaixo.
Quais tecidos são usados para costura
Na fabricação de redes de camuflagem, são utilizados materiais poliméricos sintéticos, pois os fios produzidos a partir deles são resistentes ao desgaste e possuem alta resistência. A maioria das redes de camuflagem é costurada a partir de tecido sobre uma base de malha de náilon. Alguns tipos são feitos de tecido especialmente tratado com poliuretano, tratado em toda a largura com uma composição de malha especial que reduz o brilho, conferindo-lhes uma aparência natural (camuflagem) e evitando chamar a atenção.

Em qualquer caso, a rede de camuflagem tem duas camadas:
- base de nylon;
- filme especial - tecido com vários padrões.
Importante! O padrão do tecido deve combinar com a textura da cor da área onde a rede de camuflagem será usada (em uma floresta de coníferas - vegetação, em uma floresta de bétulas - "bétula").
Atualmente, a indústria oferece centenas de tipos de designs para você escolher.

Tipos e características das redes de camuflagem
Primeiro, vale a pena decidir a grafia, camuflagem ou camuflagem – a primeira opção está correta. Isso será útil ao pesquisar informações mais detalhadas sobre os tipos e características do material na internet ou na literatura.
As redes de camuflagem podem ser de vários tipos.

Por exemplo:
- um pedaço de tecido pintado com vários padrões correspondentes a uma área específica (floresta, estepe, deserto, etc.);
- uma base de malha na qual vários remendos de tecido são costurados.
Classificação das grades:
- Por tipo de base: sem base e com fio de nylon.
- Por sombreamento: sombreamento alto, médio e baixo.
- Por design: muitos tipos.

Os tipos mais comuns de redes de camuflagem disponíveis comercialmente são:
- Claro — imitando folhagens. Folhas de bétula, carvalho e outras podem ser imitadas. A cor é predominantemente verde.
- Padrão é uma camuflagem universal com um revestimento semelhante ao de agulhas de pinheiro.
- Econ é uma rede com cores e propósitos diferentes.
- Samambaia - pode se camuflar como samambaia, junco ou conífera. A cor varia.
- Paisagem - imita a folhagem, e a cor combina com a paisagem e a estação (primavera, verão, outono).
Observe! Aqui estão apenas os nomes dos tipos de redes. Dentro deles, existem diferentes tipos de bases, materiais e cores, e, portanto, podem variar bastante em preço e qualidade. Consequentemente, a vida útil também pode variar.
Finalidade das redes de camuflagem
O principal objetivo das redes de camuflagem é a camuflagem. Você pode camuflar qualquer coisa. Por exemplo, uma cerca ao redor de uma casa de veraneio ou chalé pode ser feita de malha metálica, mas essa cerca tem uma desvantagem: tudo ficará visível. Nesse caso, uma rede de camuflagem bem selecionada protegerá a casa de veraneio de olhares indiscretos e dará à cerca uma beleza especial. Além disso, o tecido (rede de camuflagem) ajudará a proteger um gazebo ou varanda do sol. A rede de camuflagem ainda é amplamente utilizada pelos militares para cobrir equipamentos. Um objeto camuflado torna-se invisível do ar ou de longa distância.

A camuflagem permite aprimorar o design de um parque, exposição, e nela é possível escrever anúncios ou anúncios. Um traje de caça é costurado com tecido de rede camuflada, que permite a aproximação do objeto de caça. Também é usado para camuflar carros, barcos a motor e proteger equipamentos do sol escaldante.
O mesmo tecido é usado para costurar trajes de camuflagem para os militares. Ou seja, a proteção camuflada é um material universal para esconder falhas, melhorar a aparência de um objeto e ocultar elementos indesejados de decoração, design e decoração.

Informações adicionais! Ao escolher um material de camuflagem, lembre-se de que ele não protege da chuva, já que a maioria é permeável à água e à umidade. A chuva e a neblina o encharca, mas ele seca rapidamente ao sol e não perde suas propriedades, nem apodrece, pois recebe um tratamento especial.
Faça você mesmo: como costurar
Para criar você precisa ter:
- malha (geralmente náilon) para a base;
- pedaços de tecido, trapos, estopa, galhos e outros materiais;
- tintas, pincéis.

A criação é um processo bastante trabalhoso, mas tem uma vantagem óbvia: o produto atenderá às necessidades individuais do fabricante.
Uma rede de náilon especial é normalmente usada como base, embora uma rede de pesca simples ou uma rede de corda também possam ser usadas.

Para tecer o produto, você precisa de um local de 4 a 5 metros quadrados, livre de objetos estranhos. Depois disso, você pode começar a tecer elementos de camuflagem, que são retalhos de tecido de uma cor adequada (amarrados em cada quadrado da base sem deixar espaços), galhos e grama. Dos galhos, os mais adequados são os finos de bétula (são flexíveis), da grama - cardo-mariano, etc.
Primeiro, a base é esticada e, em seguida, começa a tecelagem. É mais conveniente tecer juntos: um segura a base para que ela não "ande", o outro a amarra. Os retalhos devem ter a forma de fitas de 60 a 80 cm de comprimento e 2 a 6 cm de largura (dependendo do material). Gradualmente, à medida que fica pronto, o produto é enrolado em um rolo. O trabalho é trabalhoso, requer perseverança, mas também criatividade.
Para imaginar um desenho, primeiro você precisa desenhar, ou seja, "escrever" a textura. Você precisa escrever a textura com base no material disponível e precisa imaginar claramente que tipo (leve, econômico, etc.) será tecido.

Costurar roupas camufladas com tecido camuflado tem suas peculiaridades. Primeiro, o material tem duas camadas e, segundo, não mantém sua forma muito bem. Por isso, às vezes, a malha é primeiro costurada em outro tecido e, em seguida, começa a ser cortada. Em casa, é mais conveniente costurar à mão; é melhor comprar material de costura pronto.
Portanto, a rede de camuflagem é um material bastante popular, muito prático de usar, acessível e amplamente utilizado. Ao mesmo tempo, possui características próprias tanto no uso (cor, textura, aparência, etc.), quanto na produção e costura.




