Não é segredo que as pessoas sempre preferem materiais naturais. Você sempre quer que seu corpo não apodreça em materiais sintéticos, mas que respire plenamente e não sinta desconforto.
O que é tecido natural: propriedades básicas
Todas as pessoas usam roupas todos os dias, dormem em roupas de cama, sentam-se em móveis estofados, etc. É extremamente importante que todos esses produtos sejam confortáveis e não causem danos ao corpo. São os tecidos naturais que podem proporcionar isso devido às suas qualidades. Propriedades dos tecidos naturais:
- a capacidade de aquecer o corpo em climas frios e de deixar o ar passar em climas quentes (os sintéticos, por outro lado, não conseguem aquecer, mas quando é preciso deixar o ar passar, eles produzem vapor no corpo);

- o tecido é feito de materiais naturais que crescem na natureza, tornando-o o mais ecológico possível;
- tecido natural é totalmente livre de compostos químicos, portanto não causa alergias e não irrita a pele;
- ampla gama de aplicações: roupa de cama, vestuário adulto e infantil, estofamento de móveis, têxteis para o lar, etc.
Esta não é uma lista completa de características positivas.

Os tecidos naturais não têm apenas propriedades positivas:
- qualquer coisa natural enruga-se com extrema facilidade;
- após a lavagem há grande probabilidade de encolhimento devido a aditivos artificiais;
- Tecidos brilhantes podem perder a cor rapidamente, por isso é melhor escolher tons suaves.

No entanto, as propriedades positivas dos materiais naturais explicam plenamente por que vale a pena investigá-los. Os tecidos naturais podem ter três tipos de fibras: de origem vegetal, mineral e animal.
Tecidos de origem vegetal
Tecidos de origem vegetal são muito procurados devido ao seu baixo custo, excelentes propriedades e máxima compatibilidade ambiental. Os representantes mais populares são os tecidos de algodão, linho e seda.

Tecidos de algodão
O algodão surgiu no mundo há pouco tempo — sua origem remonta ao século XIX. É usado na fabricação de tecidos como chita, chita, cambraia, cetim, etc. Normalmente, ao comprar, os consumidores buscam a adição de algodão na composição, pois isso indica imediatamente que o tecido será de boa qualidade e agradável ao corpo.

O algodão em si é produzido em muitos países, sendo alguns dos mais populares a Ásia Central, a Índia, o Egito, os EUA e a China. A produção do tecido é bastante simples:
- Colheita e limpeza do algodão.
- Após a primeira etapa, o algodão é aberto e deixado para “florescer”.
- O processo de soltura ocorre em máquinas especiais, onde também é feita uma limpeza completa.
- As fibras são torcidas e prensadas.
- A fibra é fiada e depois tratada com soluções à base de resinas, gorduras e amido.
- As fibras são branqueadas e transformadas em tecido.
Observe! A qualidade do material resultante depende do comprimento das fibras frescas. Quanto mais longas, mais denso e de melhor qualidade será o tecido. Durante o processamento do algodão, as sementes e a torta permanecem. As primeiras são replantadas e a segunda é usada para alimentar o gado.
Tecidos de linho
Tecido de linho - este nome vem dos tecidos mais antigos; os primeiros exemplares foram encontrados por volta do século V a.C. A produção de tecido de linho não é nada complicada, mas é uma produção natural muito trabalhosa e ocorre em várias etapas:
- Coleta direta de linho por meio de colheitadeiras, para posterior obtenção de palha.
- A palha resultante é espalhada sobre os campos por várias semanas para ficar saturada de orvalho.
- Em seguida, a matéria-prima passa por um processamento primário: é seca, triturada e desfiada.
- Produção de fios por cardagem e formação de fios mistos torcidos.
- O tecido é produzido em um tear.
- O material resultante é branqueado e tingido.

O linho penteado produz um tecido mais fino, mas, ao mesmo tempo, possui excelentes características. Quase tudo é feito com ele: roupas leves, roupas de cama, toalhas. Os resíduos de linho são usados como combustível, ou seja, a produção é totalmente livre de resíduos.
O tecido de linho é muito resistente ao desgaste, respirável e não emite eletricidade. A desvantagem dos tecidos de linho é que eles se deterioram e enrugam muito, mas muitos acreditam que esse enrugamento não deve ser passado a ferro, pois isso enfatiza o material e o alto custo – os produtos de linho são uma ordem de magnitude mais caros do que outros produtos feitos à base de plantas.
Tecidos de seda
A seda é um material antigo, valorizado em todo o mundo por sua finura, elegância e propriedades interessantes. O maior produtor de seda é a China (que detém cerca de 70% do mercado), seguida pela Índia, Uzbequistão, Tailândia e Brasil, que possuem a mais alta qualidade. Hoje, a seda é altamente valorizada devido à sua estrutura e algumas características interessantes:
- para obter 500 gramas de seda, são necessários aproximadamente 3 mil bichos-da-seda, um novelo do mesmo peso é feito em cerca de um dia e um cobertor requer cerca de 13 mil kons;
- a seda, apesar de fina, é extremamente resistente a rasgos;
- O fio é tão fino que se você desmontar 10 casulos, terá um comprimento de mais de 5 quilômetros.

Etapas da produção do tecido de seda:
- As borboletas de seda passam 10 dias na incubadora, período durante o qual as lagartas emergem.
- As larvas são alimentadas com amoreiras para que produzam os melhores fios de seda.
- As lagartas produzem casulos.
- Cada casulo é desfeito depois de uma semana e transformado em fio.
- 5Para se livrar dos resíduos, os fios são mergulhados em água fervente com sabão e então a tecelagem começa.
Tecidos minerais
Materiais minerais são muito interessantes por si só. São obtidos pelo processamento de rochas. Uma boa quantidade de elementos como cálcio, magnésio, ferro e alumínio na composição deve ser um pré-requisito. Esses tecidos têm boas propriedades à prova de fogo, por isso são frequentemente usados na confecção de roupas especiais. No entanto, não é recomendado usá-los por muito tempo, pois o corpo pode se sentir mal devido ao amianto liberado.

Tecidos animais
Tecidos naturais de origem animal são obtidos a partir da lã de ovelhas, cabras, coelhos, etc. Geralmente, esse tecido é tosquiado. Na maioria das vezes, a lã é retirada de ovelhas (cerca de 98%). A lã utilizada pode ser penugem, pelos mortos, cerdas ou pelos de transição. Esse material é muito elástico e não tende a enrugar. Quando secos, os tecidos de lã são muito resistentes, mas se estiverem molhados, essa propriedade se perde significativamente.
A lã é uma péssima condutora de calor, mas ao mesmo tempo retém o calor internamente com extrema eficiência. Ela absorve a umidade com extrema dificuldade, permanecendo seca por muito tempo. Este tecido é muito resistente ao desbotamento em comparação com outros tecidos naturais, mas isso não significa que deva ser usado em excesso. Outra propriedade interessante é que a lã arde lentamente, mas não queima no fogo.

Avaliações
Tatyana, Stavropol: "Quando fui comprar tecido de linho, fiquei muito surpresa com o alto preço. Por outro lado, até onde sei, o linho não costuma ser muito acessível. Fiquei satisfeita com a grande variedade de cores deste tecido, então pude escolher a minha. A costureira fez um terno para mim e não me canso dele. No verão, o corpo não transpira, respira bem, não fica quente. A única coisa é que ele amassa bastante, mas não me incomodo mais. Dizem que é até lindo. Posso dizer com segurança que vale o investimento."

Irina, Novy Urengoy: “Certa vez, comprei uma blusa para minha filha, mas não me lembrei de verificar a composição antes, e descobri que era sintética. A pele da pobre criança ficou toda vermelha e irritada. Não havia dúvida de que eram as roupas novas. Troquei-a por roupas totalmente de algodão e tudo desapareceu como num passe de mágica. É por isso que agora só procuro tecidos naturais. Não é tão óbvio em adultos que a pele deles não fica satisfeita com produtos ruins, mas provavelmente é verdade. Depois que vi a pele da minha filha, decidi que nem vou mais procurar tecidos sintéticos.”

Oksana, Ufa: “Decidi comprar um cobertor de lã natural para minha casa. Posso dizer que é a melhor coisa que poderíamos ter comprado. Nenhum cobertor se compara a ele. Primeiro, é muito macio e confortável; segundo, o corpo fica 100% confortável; e terceiro, é claro, aquece muito bem nas noites de inverno. Recomendo muito em vez dos materiais sintéticos comuns. Com o tempo, compramos coletes e pantufas de lã para toda a família, para combinar com o cobertor, e agora estamos muito felizes – todos estão aquecidos e confortáveis.”

Tecidos naturais são algo que absolutamente todo mundo vai preferir. Isso ajudará não só a ter uma boa aparência, mas também a manter a pele saudável e bonita. Felizmente, o mercado está tão saturado de opções que todos podem encontrar um tecido e uma cor que combinem com seu gosto.
A maioria dos fabricantes de roupas e roupas íntimas já decidiu há muito tempo adotar 100% de naturalidade, e isso é absolutamente correto. Além disso, é muito ecológico.




