A qualidade do tecido depende diretamente de sua densidade. Este artigo discute como medir corretamente a densidade do material e qual é a melhor escolha para roupa de cama.
Densidade de superfície
Esta definição indica o número de fios de urdume e trama presentes em 10 cm de material.
Por exemplo, em uma esteira, os fios são fortes, pesados e estão localizados a uma grande distância uns dos outros. Esse material será de densidade média.
Densidade linear
Linear é uma combinação da densidade real e máxima. É indicado em porcentagem. Quando esses valores são iguais, o linear será 100%. Os fios nesses materiais não se deslocam nem se enrugam, nem se tocam.

Se a linearidade for maior que 100%, as roscas começarão a se deslocar.
Importante! No caso oposto, se a densidade for inferior a 100%, os fios estarão distantes uns dos outros. Este indicador pode ser visto a olho nu nos materiais Dior.

Qual a densidade do tecido adequada para roupa de cama?
Para entender qual é a melhor densidade de tecido para roupa de cama, você precisa saber quais características ela deve ter. Bons conjuntos de roupa de cama devem ser confortáveis, leves, hipoalergênicos, resistentes ao desgaste e sem rugas. Todos esses indicadores dependem da densidade do tecido. Este indicador é determinado pelo método de tecelagem dos fios e sua quantidade.
A durabilidade do material é determinada pelo tipo de resistência. O padrão de trama do fio será: 110-150 para chita, 110-250 para cetim.
Se o valor no rótulo for menor que 120, você não poderá comprar essa roupa de cama, pois ela se deteriorará rapidamente.

A variedade de materiais depende do tipo de matéria-prima utilizada, bem como dos métodos de tecelagem dos fios.
Os materiais para roupa de cama são obtidos usando este método de tecelagem de fios:
- simples - tecelagem de fios longitudinais/transversais;
- cetim - qualquer fio transversal com saída na parte externa do produto, cobre 4 fios longitudinais.
Esses tecidos têm uma trama de cetim:
- Cetim de algodão;
- Apagão;
- Polissatin
- Mako-cetim;
- Crepe de cetim.
Ao escolher roupas íntimas, você precisa considerar o método de tecelagem.
Índices de densidade para diferentes tecidos
Para determinar o índice de densidade, você pode usar o cálculo:
МSp = 0,01* (ToPo+TuPu).
Onde: To é a densidade linear dos fios da urdidura, medida em tex;
Tu é a densidade linear dos fios da trama, tex;
Po — indicador de base, número de fios por 100 mm de tecido;
Pu é o indicador de trama, o número de fios por 100 mm de tecido.

Densidade do cetim
O cetim clássico tem um indicador de 90 a 120 tramas por 1 cm². É tingido por impressão pigmentada e tratado com álcali. Esse método de processamento do material lhe confere brilho e evita a formação de pelotas.
O cetim estampado é mais resistente — até 160 tramas por 1 cm². Para criar um padrão no tecido, utiliza-se um método de impressão reativa.
Tecido estampado. Este método de aplicação de um padrão ao material ajuda a criar conjuntos de cama com um padrão uniforme em estilo, mas com tamanhos variados para capas de edredom e fronhas. Possui a mesma densidade do cetim estampado.

Cetim-Jacquard
Também é chamado de cetim listrado. Este material tem um indicador de 180-230 em 1 cm². É dupla face, o padrão é feito com fios coloridos no processo de criação do tecido. Parece uma tapeçaria fina. Ao mesmo tempo, o fundo principal tem uma superfície fosca e partes do padrão são brilhantes, localizadas como se estivessem abaixo do fundo principal.
Tecido de fibra de bambu
O linho de bambu é bastante brilhante e sedoso. O tecido de bambu absorve odores, seca rapidamente e é hipoalergênico. Os cuidados com esse linho devem ser rigorosos: lave com detergentes para tecidos coloridos, não use alvejantes, não seque nem torça na máquina. A densidade é determinada a partir de 120 g/m². Persianas de tecido também são feitas com ele.
Chita
De acordo com o GOST, a chita é 100% algodão chinês. Os conjuntos de roupa de cama são feitos de tecido obtido a partir de fios grossos com trama simples. A qualidade dos tecidos é determinada pela espessura dos fios: quanto mais fino o fio, maior a densidade do produto. A chita de baixa densidade (70 g/m²) é chamada de rala. Os valores médios serão de 80 a 110 g/m². Bons conjuntos de roupa de cama feitos de chita têm alta densidade de 120 a 130 g/m², são baratos e muito confortáveis, macios e elásticos. Esses conjuntos são frequentemente usados em hospitais.
Popeline
Na produção da popeline, é usada uma trama simples de fios, como na chita, mas a espessura do fio difere.

Um fio muito fino será usado como base e um grosso será usado para a trama. Pequenas cicatrizes são claramente visíveis na superfície do material. A densidade média do tecido é de 120-130 g/m². A popeline tem mais cicatrizes do que a chita. A popeline é bastante macia. Ao comprar, é melhor optar por fabricantes nacionais. Os lençóis de popeline são fáceis de lavar e passar.
Tencel
A celulose da madeira, extraída do eucalipto, é usada como material para a criação do tecido tencel de seda. Tecido agradável, ecológico e hipoalergênico, com propriedades bacteriostáticas. Essas roupas íntimas são compradas por pessoas com pele delicada.

O material absorve água rapidamente, adapta-se à temperatura da casa e permite a circulação do ar. Cuidar deles é bastante difícil: só podem ser lavados com detergentes líquidos e devem ser armazenados em local bem ventilado, longe da luz solar direta.
Linho
O linho ecológico, sem pintura, é muito procurado por muitas pessoas. Durante o cultivo, o linho não é pulverizado com pesticidas. A beleza do tecido reside na tonalidade natural do marfim. Esse material sem pintura reage bem à pele, prevenindo a reprodução de micróbios ou alergias.

Os conjuntos de roupa de cama são lavados rapidamente, esfriam no calor escaldante e secam rapidamente. A densidade é de aproximadamente 130-145 g/m². Mas esses produtos têm um preço alto.
Ranforce
O indicador deste material será de 120 g/m². Para a produção de tecidos premium, são utilizados fios da mais alta qualidade. Durante o processo de tecelagem, eles se encaixam perfeitamente uns nos outros, a superfície do material é lisa, delicada e macia. Devido à sua maior densidade linear, este material é dotado de resistência ao desgaste e resistência especial. Além disso, este tecido é tratado com álcalis e obtém as seguintes qualidades: maior resistência, maciez, higroscopicidade e fácil absorção de pigmentos. A roupa de cama feita de ranfors tem um aspecto brilhante, brilho e maciez.
Biomatina
É feito à base de algodão, cujos fios são impregnados com soluções hipoalergênicas por meio de uma técnica especial. A densidade do tecido não ultrapassa 130 g/m², muito semelhante à chita premium. Com esse material, você pode criar peças e roupas de cama para crianças com pele sensível.

Bambu
Conjuntos feitos com esse tecido estão apenas começando a ganhar popularidade na Rússia. São feitos de massa de bambu. Possui densidades variadas, a partir de 90 g/m², sendo muito macios e agradáveis ao toque. Seu preço é médio.
Seda
Este material vem da China, mas os tecidos mais populares são feitos à mão no Japão. Mais de 500 tipos de seda são produzidos lá. A densidade da seda é indicada em Momi (mm). Quanto maior este indicador, melhor é o tecido. O valor da densidade pode variar entre 6 e 30 mm; para a confecção de roupas de cama, utiliza-se material com um indicador de 16 a 20 mm.
Mako
Este é um tecido à base de algodão egípcio com densidade de 220 g/m². Sua aparência é muito semelhante à seda. A estampagem reativa é utilizada para aplicar o padrão, que se torna parte dos fios, não desbota sob a influência da luz solar e tolera bem as lavagens. É um tecido macio ao toque, que estica bem.

Percal
Semelhante em aparência à popeline, a parte externa do percal é mais brilhante e brilhante do que a interna. Tecido macio e resistente ao desgaste, feito de algodão de fibra longa, com trama simples. O fio tem um comprimento único, o que confere ao produto resistência ao desgaste (mais de 700 lavagens), além de maciez e brilho. O tratamento dos fios com uma solução especial protege contra o aparecimento de bolinhas, estrias e desfiados.
Importante! Roupa de cama feita desse tipo de percal não gera eletricidade estática, sendo utilizada por crianças e pessoas com doenças de pele ou alergias.
Concluindo, precisamos resumir. Para descobrir o índice do tecido, você precisa consultar a etiqueta ou calcular as medidas de densidade usando a fórmula de cálculo.




