Muitas pessoas não pensam na composição do item. Lavam todos os tecidos com um único sabão em pó, o que pode ter um efeito prejudicial sobre eles. Este artigo explica o que é o material do tecido sintético PES, bem como sobre as fibras naturais.
Por que você precisa saber a composição do tecido?
É necessário conhecer a composição dos tecidos para poder cuidar adequadamente deles.
Os tecidos são:
- Natural. Tecnologia de fabricação utilizando matérias-primas animais e vegetais;
- Artificial. Obtido por meio de tratamento químico. Existem muitos tipos desses tecidos (nylon, capron);
- Mistos. São obtidos pela mistura de materiais naturais e artificiais, o que lhes confere novas propriedades. Os materiais têm uma densidade maior do que os sintéticos e são mais fáceis de cuidar (popeline).
Importante! Cada item lançado na fábrica possui uma marcação que indica a composição dos fios com os quais é feito. Muitas vezes, o nome dos fios ou das fibras é escrito por extenso, mas às vezes são utilizadas abreviações.

O que diz a etiqueta no tecido?
A etiqueta de composição do material é necessária por vários motivos. Primeiro, ela define as funções mecânicas e externas do material, sua resistência, retração e outros parâmetros.
Diferentes tipos de fios podem variar significativamente em custo. Em geral, os sintéticos são mais baratos do que os materiais naturais. Conhecendo a composição, você pode facilmente entender como lavar, secar e passar o produto. A rotina de cuidados pode determinar o uso dos produtos. Por exemplo, tule 100% seda não pode ser usado na cozinha, pois acumula sujeira, sendo necessária lavagem constante, e começará a encolher. Os sintéticos são mais adequados para a cozinha.
Letras abreviadas que indicam os tipos de fibras incluídas no produto são prescritas por normas internacionais.
Composição, propriedades básicas e cuidados com diferentes tecidos
A tabela de composição do tecido é mostrada na figura abaixo.

Para lavar e passar corretamente as peças, você precisa saber a composição exata delas. Algumas fibras são apresentadas abaixo.
Caxemira
Este é um material turco. Os produtos de caxemira são agradáveis ao toque, macios e quentes, feitos de fios naturais – lã de cabra montesa. Este material requer cuidados especiais.
Lave somente à mão em água fria e detergentes suaves. A lavagem à máquina é permitida muito raramente, também em água fria, por no máximo 30 minutos. Os tecidos não podem ser torcidos, devem ser secos apenas na horizontal, sobre a superfície. Os produtos podem ser feitos inteiramente de caxemira, mas muitas vezes contêm apenas uma pequena porcentagem.
Seda natural
É usado na confecção de roupas femininas e masculinas. Camisas, blusas, roupas íntimas e muito mais. Possui características de resistência aumentadas.

É bastante difícil de cuidar. É aconselhável lavá-lo apenas à mão. Ao lavar, é necessário separar as peças de seda por cor. Lave apenas a uma temperatura não superior a 40 graus, não deixe de molho. É proibido amassar ou esfregar fortemente o material. Torça-o cuidadosamente com as mãos, sem forçar.
Se precisar lavar na máquina, a seda deve ser colocada em um saco especial e ligada em uma lavagem delicada. É melhor comprar pós líquidos especiais para seda. É aconselhável secar ao ar livre, à sombra ou em uma varanda bem ventilada, longe da luz solar direta. Passar a ferro somente pelo lado de dentro, sem vapor. Não deixe que verniz, tinta ou álcool entrem em contato com a seda, pois essas manchas não podem mais ser removidas.
Linho
Linho: que tipo de tecido é e de que material é feito. Vestidos de verão, tule ou roupa de cama são feitos com ele. Pode ser lavado à mão ou na máquina. Recomenda-se que peças de linho leves e naturais sejam lavadas a uma temperatura de 70 °C.

Tecidos leves podem ser fervidos. Não use sabão em pó com alvejante e cloro adicionados, pois agentes agressivos contribuem para a fácil destruição dos fios de linho e as cores do produto podem desbotar. É aconselhável secar roupas de linho ao ar livre, esticadas. É aconselhável passar tecidos ainda úmidos a uma temperatura de 100 graus.
Algodão
Quase tudo é feito de algodão: roupas infantis e adultas, roupas de cama, cortinas, roupas íntimas e muito mais.
A lavagem é permitida tanto à mão quanto à máquina. A temperatura ideal da água para lavagem é de cerca de 60 °C. Para peças muito sujas e brancas ou de uma única cor, você pode ajustar para 90 °C; para tecidos coloridos, 50 °C; e para tecidos finos, até 45 °C, você deve ler a etiqueta.

Tecidos sintéticos devem ser lavados separadamente do algodão, caso contrário, podem aparecer bolinhas. Quase todos os pós que não contêm alvejante são adequados para algodão. É proibido secar na máquina, pois a peça pode encolher. É melhor secar na vertical, ao ar livre. Passe a ferro a uma temperatura de 150 graus, usando vapor.
Viscose
Recomenda-se lavar a viscose apenas à mão. Os pós devem ser suaves, sem cloro na composição. É melhor torcer com uma toalha. Seque na horizontal, longe da luz ultravioleta e de pilhas. Passe no modo "Seda", sem vapor e água.

Poliéster
Também é chamado de tecido pes. Poliéster tem a abreviação PP. Pode ser lavado na máquina a uma temperatura de 30 a 45 °C. Materiais leves podem ser lavados com diferentes tipos de sabão em pó, enquanto os coloridos podem ser lavados apenas com detergentes suaves. O alvejamento não é permitido. Pode ser seco em ambientes fechados, em cabides. Durante a secagem, os tecidos ficam mais lisos, dispensando a necessidade de passar a ferro. Às vezes, além do pes, existe um aditivo chamado Pa.
Informações adicionais! O que é Pa na composição do tecido? Este aditivo significa poliamida. Redes de pesca, cordas, etc. são feitas a partir dele.
A designação poliéster pode ser escrita como PL. Ele tem um subtipo, fleece, e é listado como WV.
Lã
Designado como lã. Roupas quentes de inverno são costuradas com esses tecidos: suéteres, cobertores, travesseiros, suéteres.

Lavagem à mão e à máquina é permitida. Muitas vezes, os vendedores recomendam apenas lavagem delicada. A temperatura não deve exceder 45 graus. Não é permitida a centrifugação.
Importante! Ao lavar à mão, não torça com muita força.
Compre pó somente para lã. É aconselhável secar horizontalmente, sobre uma toalha. Passe no modo lã, através de uma tela de gaze. Mas muitos não passam tecidos de lã, simplesmente os deixam pendurados. Às vezes, é necessário tratar com uma escova seca para que o produto não comece a desbotar. Possui um subtipo de gabardine.

A lavagem à máquina pode ser feita em ciclo delicado. É melhor torcer à mão, pois a máquina pode esticar demais a peça. Recomenda-se a secagem a 40 graus.
Após a compra dos produtos, é necessário conhecer a composição da matéria-prima do tecido para cuidar adequadamente dele. Lavagens ou secas inadequadas podem danificar o produto em apenas um mês.




