Tradução do árabe: algodão é um material precioso. É valorizado desde os tempos antigos. Hoje, esse tecido é frequentemente usado na alta costura. O artigo aborda a questão: o que é algodão, suas propriedades, tecnologia de produção e outras características.
História e terminologia
O algodão é feito de fibras de algodão, que são de origem vegetal. O algodão já era usado para necessidades domésticas antes mesmo da nossa era. O algodão é um material natural. Sua existência já era conhecida na civilização indiana, onde viviam os persas.

Importante! Segundo as lendas, os deuses indianos colocavam lençóis de algodão em suas camas.
Os povos do México e da Índia foram os primeiros a cultivar algodão e a confeccionar roupas com o material chamado katon. Na China, o algodão não era usado. A seda era preferida.
Importante! Durante a pesquisa descobriu-se que as múmias dos faraós eram envoltas em tecido de algodão.
Anteriormente, o tecido era caro, pois o material era processado manualmente. A velocidade de processamento aumentou significativamente com a invenção da limpeza mecanizada. O algodão tornou-se barato e acessível ao público em geral.
O algodão foi trazido para a Europa pelos árabes na Idade Média. Para vendê-lo a um preço mais alto, eles inventaram várias histórias sobre ele.
O termo algodão passou a ser usado nas últimas décadas. É usado internacionalmente e se refere a todos os materiais que contêm fios de algodão.
Em um sentido mais restrito, o algodão é um tecido para vestidos e ternos.

Tecnologia de produção
O algodão é um material feito a partir dos frutos do algodão. A planta pertence à família das malváceas. Existem 50 espécies conhecidas da planta. Apenas 4 espécies são adequadas para a produção de tecidos. A cápsula madura contém fibras brancas e sementes. Após aberta, é removida.
Na planta de algodão, os frutos são separados e as impurezas são removidas. Em seguida, são classificados por tamanho e qualidade. As fibras curtas são usadas para fazer algodão. As fibras mais longas são enviadas para a tecelagem.
Para obter o tecido caton, são necessárias várias etapas de processamento. Ele é endireitado e, em seguida, fiado em fio. Este último é colado e trabalhado em um tear. O material final é branqueado e tingido.
O algodão é cultivado em 76 países de clima quente. Sua produção é amplamente difundida na China, EUA e Índia. 25 milhões de toneladas de algodão são colhidas anualmente. A matéria-prima têxtil é a mais difundida, ocupando a maior parte do mercado mundial.

Propriedades do material
Que tipo de tecido é o algodão? É um material composto por celulose (95%). Ela lhe confere resistência. Os 5% restantes são impurezas de minerais e gorduras. Quando as fibras são processadas, elas são combinadas em fios. O fio é enrolado em bobinas, instaladas em teares.
O algodão é um tecido cuja densidade depende da técnica de produção. Ele interage bem com corantes e não causa dificuldades na lavagem.
Para melhorar as propriedades e aumentar a resistência dos fios de algodão, outras fibras são adicionadas a eles. Se você alterar a tecnologia de processamento, poderá produzir diferentes tipos. Por exemplo, jeans, cetim, popeline, etc. Diferentes tipos de tecelagem são usados: simples, cetim, cetim. O fio pode ser de um ou dois fios.

Classificação de tecidos de algodão
O que é caton? Caton é um material ao qual são adicionados diversos aditivos para obter um novo tipo de material. Os tecidos são classificados de acordo com as seguintes características:
- Como o fio é obtido (penteado, usinado, cardado). O fio penteado é feito de algodão de fibra longa. É forte e macio.
- por densidade;
- por tipo de acabamento.
Dependendo do método de acabamento, o material pode ser:
- severo;
- branqueado;
- pintado suavemente;
- mistura;
- recheado.
Roscas de baixa qualidade são tratadas com uma solução de soda. Isso permite melhorar sua qualidade.
Importante! A qualidade do tecido pode ser melhorada por meio de polimento, estampagem e impregnação.
De acordo com o uso, o tecido é classificado em:
- linho (chita, chiffon, etc.);
- jeans;
- inverno;
- fantasia;
- colchão;
- forro e outros.
Essa divisão é condicional. Por exemplo, o tecido de cetim, que se distingue por sua resistência e brilho, é usado para costurar roupas e roupas de cama. No exterior, os fabricantes dão nomes diferentes aos materiais. Por essas razões, é possível classificar os tecidos em qualquer grupo apenas por sua composição.

Qual é a diferença entre caton e algodão?
Caton, quem é? Caton é algodão. Quando o rótulo diz algodão 100%, significa que o produto é feito inteiramente de algodão. Cotton, o que é? Significa algodão em inglês. Portanto, caton e algodão são a mesma coisa. No rótulo do produto, se for feito apenas de algodão, pode estar escrito algodão 100% em inglês.

Características comparativas de variedades de algodão: memória e elasticidade
Elástico - estica bem. O algodão elástico é frequentemente usado na confecção de roupas femininas. Elastano ou spandex são adicionados à composição.
Memory é o mais recente desenvolvimento. É feito de poliéster e algodão (30%). O tecido é impermeável ao ar, à prova d'água e confortável. Pertence à classe premium.
Outros materiais bem conhecidos que contêm algodão incluem:
- O supercaton é o material mais denso. É fácil de lavar. É necessário passar a ferro em alta temperatura. É sedoso ao toque e tem brilho. É usado em roupas de cama.
- Viscose - feita de polpa de madeira. Contém algodão, que adiciona densidade. O material é durável e resistente ao desgaste.
- Cetim - o material tem dois lados distintos. Na parte da frente é liso e brilhante, e na parte de trás é fosco.
- Algodão para bebês - higiênico e hipoalergênico. É usado para costurar roupas infantis. Caracteriza-se pela baixa resistência ao desgaste.
- Alize é um material com adição de acrílico. Macio e delicado.
- Wiri - usado para costurar roupas íntimas. Hipoalergênico.
- Micro-cathon - usado para costurar tecidos de luxo. É respirável e confortável de usar.
- O jeans é um tecido denso e durável. É usado para costurar roupas e estofar móveis.

Aplicação (vestuário)
Os seguintes itens são costurados a partir do tecido:
- agasalhos (blusões corta-vento, capas de chuva);
- calças, ternos, fatos de treino;
- saias, vestidos;
- roupões de banho.

Instruções de cuidado
Para que as peças de algodão durem mais, vale a pena seguir as regras de cuidado. Descrição das regras:
- Secar em local protegido do sol.
- A maciez deve ser alcançada com vapor, não aumentando a temperatura. É possível umedecer a superfície ao passar. O ferro deve estar configurado para o modo algodão.
- Lave tecidos finos e coloridos em temperatura não superior a 40 graus.
- Se o material for denso, colorido, estampado, ele pode ser lavado em temperaturas de até 60 graus.
- Tecido branco pode ser fervido e lavado em altas temperaturas.
- Não utilize produtos químicos agressivos.
- Se o item estiver soltando pelos, ele deve ser lavado separadamente em água fria com adição de vinagre.
- Lave peças coloridas e brancas separadamente.
- Armazene em local com umidade normal e boa ventilação.
- Para garantir que as coisas tenham um cheiro agradável, os armários onde elas ficam penduradas precisam ser ventilados, e sachês com fragrâncias precisam ser colocados entre elas.
- Enxágue itens coloridos em água acidificada para preservar a cor.
Antes de lavar, você precisa examinar cuidadosamente todos os itens. Se houver manchas, tome medidas para removê-las. Você precisa tirar tudo do bolso, fechar os zíperes e ganchos e virar a peça do avesso. É melhor não lavar tecidos sintéticos e de algodão juntos. Tecidos mais leves devem ser engomados. É melhor não secar demais as peças. Elas são colocadas sob a prensa levemente úmidas. Roupa de cama e têxteis para o lar são cuidadosamente dobrados em uma pilha. Em seguida, a roupa de cama é deixada por um tempo e depois guardada em um armário ou gaveta.

Vantagens e desvantagens
O algodão, como todos os tecidos, tem seus prós e contras. Os prós incluem:
- Higroscopicidade. Tecidos de algodão absorvem bem a umidade. Por isso, produtos feitos com eles são muito procurados em climas quentes.
- Produtos de algodão podem ser comprados em qualquer cidade, independentemente de ser pequena ou grande.
- Produtos feitos com este tecido são fáceis de cuidar. O tecido não perde suas qualidades se for lavado, passado ou mesmo alvejado com frequência.
- O tecido de algodão é hipoalergênico. Roupas e roupas de cama 100% algodão não causam alergias.
Entre as desvantagens estão:
- O algodão pode desbotar muito no sol.
- Seca lentamente após a lavagem, ao contrário de outros tecidos.
- Após a lavagem, ele encolhe. Por esse motivo, a maioria das pessoas prefere comprar roupas com adição de materiais sintéticos, como os que esticam.
Devido a essas deficiências, muitas pessoas preferem comprar tecidos sintéticos em vez de algodão.

Avaliações
Yana, Krasnoturinsk: "Não suporto o calor do verão. É por isso que tento comprar roupas de algodão. A pele fica ótima nelas e respira. Mesmo sendo difíceis de passar, prefiro tecidos de algodão."
Ekaterina, Gelendzhik: "Eu adoro peças de algodão. São naturais e hipoalergênicas. Muitas pessoas dizem que encolhem quando lavadas. Nem sempre. Se você cuidar bem delas, as peças de algodão duram muito tempo. Elas também são mais fáceis de passar se você não as secar demais após a lavagem."
Olga, Minsk: "Os tecidos de algodão são muito macios e arejados. É o material ideal para o verão. Para evitar que o tecido encolha, ele não deve ser lavado em água quente."
O algodão é um tecido muito apreciado. É conhecido desde a antiguidade. É usado para fazer roupas, utensílios de cozinha e estofar móveis. Se você cuidar bem dos tecidos de algodão, eles durarão muito tempo.




