A diversidade de materiais existentes no mundo é impressionante. Que tipos de tecidos existem para roupas, para roupa de cama e para roupa de criança, e quais são os tipos de tecidos em termos de composição?
Em geral, os tecidos podem ser divididos em três grandes grupos: naturais, sintéticos e mistos. A classificação será baseada na composição do material.

- Tecidos naturais: lista de nomes, tipos e suas propriedades características
- Tecidos de seda
- Tecidos de linho
- Grupo de algodão
- Conto
- Veludo
- Tecidos de lã
- Gabardine
- Conto
- Tecido sintético
- Oxford
- Mergulhando
- Barbie Crepe
- Tecidos mistos
- Guipura
- Memória de Algodão
- Terno de crepe
- Crepe elástico
- Rodapé de dois fios
- Chenille
- Rebanho
- Jacquard
- Outros subtipos de tecidos
- Bambu
- Viscose
- Milho
- Cupra (ou cupro)
- Acetato
- Dermantin
- Renda
Tecidos naturais: lista de nomes, tipos e suas propriedades características
O nome dos tecidos fala por si. Os naturais são feitos de fibras naturais de origem vegetal ou animal. Entre elas, estão seda, linho, algodão e lã.
Tecidos de seda
Os produtos de seda impressionam pelo seu luxo e custo. Nem toda fashionista pode se dar ao luxo de usar roupas íntimas de seda natural, nem todos podem comprar um conjunto de roupa de cama de seda. A produção de fibras de seda é um processo caro e tecnologicamente complexo, cujo custo se reflete nos produtos. Mas é muito procurada, pois possui as seguintes características:
- higroscopicidade;
- termorregulação;
- resistência ao desgaste e durabilidade;
- permeabilidade ao ar;
- hipoalergênico.
A seda é caprichosa no cuidado, não gosta de sol forte e chuva. Mas adora lavar à mão e passar com ferro aquecido à temperatura mínima.
Aqui está uma lista de alguns nomes conhecidos de tecidos de seda: brocado, cetim, gaze, organza, crepe de chine, toile, tussah, foulard.
A aplicação mais popular dos tecidos de seda é em roupas elegantes para recepções e apresentações, roupas de cama e lingerie. Mas esta lista está longe de ser completa. Eles também são usados para costurar gravatas e cachecóis, cortinas e para forrar e dar acabamento a roupas formais. Um vestido de cetim branco é o traje de luxo ideal para uma noiva.

Tecidos de linho
Comparados aos fios de seda, os fios de linho parecem um tanto ásperos e duros. De fato, isso é verdade. Mas isso não impede que as roupas de linho sejam populares. É agradável usar um terno de linho no calor. Todas as propriedades dos tecidos naturais são inerentes ao linho. Mas sua principal desvantagem é o aumento do enrugamento. Roupas amassadas precisam ser passadas literalmente toda vez que precisam ser usadas. Ternos de verão, jaquetas e vestidos de verão, bem como toalhas de mesa, guardanapos e outros têxteis para o lar, são costurados em linho.

Grupo de algodão
O tecido de algodão é macio, leve e agradável ao toque. É fácil de cuidar, pode ser lavado e passado a altas temperaturas. Além disso, é higiênico e não causa alergias. Alguns tipos de tecido passam pelo processo de mercerização, que confere ao material brilho e durabilidade. Os materiais de algodão são usados para costurar uma grande variedade de produtos, desde roupas infantis e roupas de cama até jeans e vestidos de noiva.
Que tipos de tecidos de algodão existem? Aqui estão algumas variedades:
Conto
A flanela é um tecido de algodão denso com pelo. É usada principalmente para costurar roupas infantis: fraldas, camisetas, bodies, pijamas.

Veludo
Tecido de algodão com nervuras em relevo na parte frontal. É usado para costurar saias, calças, têxteis para o lar e como estofamento de móveis estofados. Inicialmente, era 100% algodão, mas as tecnologias modernas tornaram o tecido mais durável e elástico com a adição de fibras sintéticas à composição original.

Tecidos de lã
Os tecidos de lã são feitos de lã e penugem de ovelhas, camelos, coelhos, merinos e outros animais. Todos eles têm uma propriedade em comum: alta retenção de calor. Para conferir elasticidade, os fabricantes adicionam de 7% a 10% de elastano à composição. Os tecidos se tornam mais elásticos e justos. Tipos de tecidos feitos de lã:
Gabardine
Um material feito de lã merino, uma fina nervura é formada durante a tecelagem. É denso, mas ao mesmo tempo leve e macio. Não deixa passar umidade devido à torção apertada dos fios, mas não estica. É usado para estofamento de móveis, roupas de trabalho, têxteis para o lar, bem como jaquetas, saias e vestidos.

Conto
Além do algodão, há também a flanela de lã. Ela é feita apenas por meio da tecelagem de fios em sarja. O processo inclui as etapas de limpeza (típica para todos os tecidos de lã), tingimento em uma única cor e, em seguida, a estampagem do padrão. Eles produzem pijamas infantis, palmilhas de sapatos e cobertores.

Importante! Há também tecidos de cânhamo. Acontece que roupas feitas com fibras de cânhamo são as mais seguras e duráveis. Segundo médicos, roupas de cânhamo eliminam toxinas do corpo.
Tecidos sintéticos são feitos de fibras sintéticas ou artificiais, às quais são atribuídas propriedades especiais: repelência à água, por exemplo.
Tecido sintético
Sintético é um material feito por um método "químico". Exemplos disso incluem Oxford e mergulho.
Oxford
O tecido oxford moderno é feito de fibras de náilon ou poliéster, embora historicamente tenha se originado como um material natural de algodão. Sedoso ao toque, repelente de sujeira e resistente ao desgaste, o tecido é amplamente utilizado na produção de móveis; é usado para fabricar equipamentos de camping, capas para carrinhos de bebê e enchimentos para roupas infantis, além de bolsas e sacolas.

Mergulhando
Este tecido fino é às vezes chamado de "segunda pele" de uma pessoa, de tão firmes e suaves que as roupas feitas com ele se ajustam ao corpo. Roupas esportivas são costuradas a partir dele – maiôs, sungas, leggings e roupas de verão. A composição do material: viscose, lycra e poliéster. Não precisa ser passado a ferro, não amassa e é muito fácil de cuidar.

Barbie Crepe
Material crepe, porém com superfície lisa, sem os nós típicos do crepe clássico. Contém poliéster, elastano e viscose. Costura ternos, saias, blusas e vestidos.

Tecidos mistos
Materiais mistos são feitos de combinações de fibras naturais e não naturais em porcentagens variadas. Há muitas opções, aqui estão algumas delas.
Guipura
Tecido de renda feito a partir de uma combinação de fibras de seda, algodão e viscose com adição de lurex ou poliéster. A renda fina é usada na costura de roupas íntimas femininas, em inserções para vestidos elegantes e na produção de tule e colchas.

Memória de Algodão
Como você pode perceber pelo nome, este tecido tem a função de manter sua forma original e é composto por 30% de algodão. Você pode diferenciá-lo segurando-o com as mãos e apertando-o com força. Haverá dobras na superfície, mas se você passar a mão sobre o tecido, elas se endireitarão. Casacos e roupas do dia a dia são costurados com ele. Não requer passar a ferro.

Terno de crepe
São feitos de seda, algodão e fibras acrílicas com adição de poliéster e viscose. Há também uma base de lã. A superfície é áspera e a estrutura é granulada devido à torção especial dos fios. Os uniformes escolares são costurados com esse material - confortável e prático para as aulas. Às vezes, são feitos brinquedos de pelúcia.

Crepe elástico
O elastano é adicionado à base de algodão ou lã do tecido, o que o torna flexível e elástico. Se desejar, você pode costurar um guarda-roupa inteiro com ele.

Rodapé de dois fios
Um tipo de material de malha. A base é feita com ponto cetim e, durante o processo de tecelagem, dois fios de forro frouxamente torcidos são adicionados a ela. A parte de trás é felpuda ou laçada. É usada para costurar roupas infantis e roupas de casa para toda a família.

Chenille
Tecido misto com superfície aveludada e macia. É usado para estofamento de móveis, cortinas e colchas. É um material muito macio e aconchegante, semelhante ao veludo. É melhor não lavá-lo. Se o produto estiver sujo, é melhor lavá-lo a seco.

Rebanho
O material de estofamento mais popular. Resistência, densidade e resistência ao desgaste, as propriedades mais importantes para estofamento, são determinadas pela composição do tecido. Na maioria das vezes, é algodão e náilon. Aqui está uma breve descrição do interessante processo de criação do material em várias etapas:
- a base é feita de algodão;
- As fibras de nylon para futuras pilhas são trituradas;
- uma composição adesiva é aplicada à base;
- microfibras são transferidas para a base sob a influência de um campo eletrostático;
- Na fase final, a pilha resultante é pressionada firmemente contra a base e fixada.
O estofamento flocado deve ser escolhido para móveis em apartamentos onde vivem animais de estimação.

Jacquard
Jacquard é um material, independentemente do tipo de tecido, sobre o qual é aplicado um padrão jacquard. O nome vem do inventor da máquina, D.M. Jacquard, que no século XIX inventou o primeiro tear capaz de bordar diversos padrões em tecido.

Outros subtipos de tecidos
Existe outro tipo de material que é usado em todos os lugares: os tecidos artificiais.
Eles são obtidos quimicamente a partir de matérias-primas naturais. Aqui estão alguns deles.
Bambu
Um tecido moderno obtido a partir das folhas e caules da planta. Primeiro, eles são triturados mecanicamente e, em seguida, imersos em uma solução de hidróxido de sódio. Em seguida, essa massa processada passa por uma peneira e são obtidos os fios de bambu. O material é muito higiênico, com propriedades antimicrobianas e antibacterianas.
É usado para fazer roupas íntimas, camisetas, travesseiros, meias-calças. E também produtos de higiene pessoal - diversos panos e luvas de cozinha. Eles não "azedam" e podem ser lavados facilmente, permitindo seu uso por muito tempo.

Viscose
A base do material é a celulose, uma substância encontrada na madeira. Pode ser condicionalmente chamada de material natural. Mas, ainda assim, está mais próxima do artificial, pois antes de se tornar uma fibra, a celulose é processada de todas as maneiras possíveis.
Primeiro, inicia-se o processo de limpeza e trituração; em seguida, a fibra é imersa em água e a umidade é removida; a massa resultante é prensada e as fibras são obtidas; estas são secas, prensadas, branqueadas e tingidas na cor desejada. Roupas do dia a dia, brinquedos e têxteis para o lar são costurados com viscose. Infelizmente, o material perde resistência quando molhado.

Milho
O amido de milho é usado para produzir as fibras. Os fios resultantes são tecidos usando uma malha especial chamada piqué. O resultado é uma textura xadrez. O material é usado para costurar suéteres, camisetas, roupas íntimas, cobertores, travesseiros e artigos infantis.

Cupra (ou cupro)
Lascas de madeira são usadas para produzir o tecido. Elas são tratadas com uma solução de sulfato de cobre e amônia. A massa resultante é passada por uma peneira e também tratada com ácido sulfúrico. Obtêm-se fibras muito finas e transparentes. O tecido em si tem brilho e é extremamente leve. Roupas são feitas com esse tecido, que é usado como forro. Às vezes, é usado para estofar móveis.

Acetato
O acetato é um tecido leve e brilhante que se assemelha à seda. As fibras são obtidas com ácido acético. A superfície é lisa e com brilho sedoso. É usado em roupas, juntamente com a seda natural. Devido ao seu preço mais baixo, é muito popular.

Dermantin
Um material incrivelmente popular durante a União Soviética era a dermantina. Este é o nome de um substituto do couro. Não couro humano, é claro, mas couro animal. Cientistas desenvolveram um material com base de algodão e superfície de nitrocelulose. Um padrão nervurado foi aplicado ao revestimento, imitando o couro natural. É resistente ao desgaste, tem uma aparência esteticamente agradável, não deixa passar água, mas deixa passar ar. É fácil de limpar e não desbota ao sol. Mas é muito sensível a arranhões e cortes. Bolsas, agasalhos e estofados de móveis são feitos com ele.

Renda
Um tipo especial de tecido é a renda. É um material misto em composição, mas seu método de produção é absolutamente único. A renda Vologda, conhecida mundialmente como um artesanato artístico, teve origem em Vologda no início do século XIX. Era de lá que a renda Vologda acabada, com padrões únicos, era enviada para a capital e Moscou.
O processo de criação do padrão e da renda em si é tão complexo que apenas artesãos experientes o realizam. E, no trabalho, eles usam bobinas – uma espécie de carretel com fios enrolados. A quantidade necessária e os fios usados na criação da renda são determinados por um artesão experiente a partir do padrão. Este é o nome do desenho do futuro produto.

A variedade de materiais simplesmente surpreende a imaginação e pode satisfazer os gostos mais exigentes. Você pode escolher por preço e composição sem abrir mão de nada!




