O interesse pelo artesanato está retornando após ter sido esquecido. Produtos de estilo industrial, estampados e replicados repetidamente, estão se tornando entediantes, ao contrário de coisas originais e únicas feitas com suas próprias mãos.
O que é patchwork: requisitos do tecido
O artesanato era o destino das avós que sobreviveram à guerra e valorizavam cada pedaço. Nenhum fio da casa era desperdiçado. A casa era sempre aconchegante e confortável. São as coisas feitas com amor pelas próprias mãos que transmitem aconchego.

Retalhos multicoloridos unidos em um único tecido, usando a técnica de patchwork, criam um clima agradável com apenas uma aparência. Esse tecido é chamado de patchwork. Os materiais para patchwork são diversos. Hoje, essa técnica de costura está se popularizando novamente. Não por falta de produtos ou dinheiro, mas como uma atividade interessante e estimulante, que revela potencial criativo. Criar enfeites vibrantes é como desenhar uma mandala ou uma iniciação.
O método mais simples de costura patchwork é conectar pedaços de tecido em forma de quadrados; um esquema de cores selecionado corretamente dará ao produto uma aparência colorida.
Requisitos para tecidos de patchwork:
- a estrutura e o tipo de tecido devem ser os mesmos, caso contrário, tecidos grossos com materiais finos ou elásticos com estopa não combinam, tecidos de patchwork são adequados;
- escolha tecidos para patchwork com pequenos padrões de cores diferentes;
- Pedaços de tecido harmoniosamente combinados em cores devem se alternar em um mosaico.
Interessante! Acredita-se que o patchwork tenha surgido na América. No século XVI, tecidos coloridos, vibrantes e ricos foram importados da Índia para a Inglaterra. Posteriormente, foi proibindo a importação de tecidos importados, e tecidos, pedaços e retalhos de patchwork passaram a ser usados. Atualmente, são chamados de tecidos de patchwork americanos.

Quais tecidos são adequados para patchwork: descrição dos materiais
Restos de tecido para artesanato eram procurados em tempos de crise econômica. Itens domésticos e roupas decoradas com retalhos coloridos aliviavam o estresse e a depressão, além de serem agradáveis à vista.
Alguns tipos são mais convenientes para costurar à mão, são mais comuns e, portanto, mais populares. Retalhos de chita, viscose e linho são mais comuns do que tecidos jeans de cores diferentes. Tecidos finos ou feltro também não estão disponíveis. Para criar produtos originais hoje em dia, muitos recorrem à compra de sobras de rolos por metro, que são vendidos com desconto. Tecidos americanos para patchwork ficam ótimos.
Algodão
O tecido de algodão é o líder entre outros tecidos para patchwork. A alta densidade do material e a facilidade de corte e costura tornam o algodão popular no artesanato. O tecido é fácil de tingir, por isso não faltam retalhos brilhantes de cores diferentes. O material não desfia nas bordas, o que é importante para o trabalho manual. Os produtos mais simples são pegadores de panela e guardanapos artesanais, colchas e capas de cadeira, fronhas e cobertores de bebê. Branco e preto são considerados cores populares. Têm um custo baixo.

Calça jeans (Denim)
Uma boa opção para artesanato é o jeans. Se você tiver retalhos ou aviamentos multicoloridos em casa, pode costurar um lindo cobertor com eles para evitar a perda de peças. O enchimento é feito com enchimento sintético. O segundo é mais pesado, então uma camada é suficiente. O jeans é durável e resistente. Você pode costurar uma almofada ou um bolster para combinar com o cobertor.
Interessante! Nos anos 80 do século passado, bolsas feitas de jeans eram populares. Bordados com miçangas e fios de lurex. Bolsos de remendo e apliques em roupas também são considerados arte de patchwork. Se for difícil encontrar tecido da mesma espessura, você pode usar um pequeno truque. Você pode usar um forro por baixo de um tecido fino para uniformizar a densidade.

Linho
Os tecidos de linho continuam sendo insubstituíveis na confecção de têxteis para o lar. Este material natural apresenta inúmeras vantagens:
- Ecologicamente correto e hipoalergênico.
- Condutividade térmica de alta qualidade.
- Respirabilidade.
- Resistência e durabilidade.
- Coloração durável, retenção da cor durante toda a vida útil.
- Sem eletricidade estática.
Atenção! É muito procurado e barato.
Viscose
Tecidos mistos, obtidos pela combinação de fibras naturais e sintéticas em diferentes proporções, há muito tempo ocupam uma posição dominante no mercado têxtil. Roupas e utensílios domésticos feitos de viscose são conhecidos e apreciados há muito tempo.
A mistura do algodão principal na urdidura e do fio técnico, muito procurada na indústria automobilística, alimentícia e até mesmo na construção de aeronaves, resulta em um material com excelentes características. É popular nos EUA.

Lã
O tecido de lã pode ser usado para costurar cobertores ou tapetes, pegadores de panela e almofadas de assento. A alta condutividade térmica do material é usada para fins terapêuticos e preventivos de muitas doenças. Dores nas articulações e distúrbios do sono desaparecem ao descansar sob um cobertor de lã. Os retalhos e rolos de lã são combinados de acordo com a espessura e o grau de espinhos. As bordas do cobertor são feitas de material macio, deixando as bordas mais densas no centro do produto.
Cortina
Um material produzido em uma única cor, sem estampas. Combina bem com lã e tecidos para ternos. Os produtos são decorados com bordados, apliques e bordas brilhantes. Tecido quente é usado para aquecer produtos como cobertores, colchas e luvas.
É difícil nomear tecidos que não possam ser usados em patchwork. Muito depende da imaginação criativa da costureira. Combinar retalhos de diferentes texturas em um padrão harmonioso é um talento único.

Quais tecidos não são muito bons para patchwork e por quê
Há momentos no artesanato que são muito difíceis de implementar. O uso de tecidos soltos de seda em patchwork é limitado devido à sua "fluência". A seda, assim como o tecido elástico, pode esticar na diagonal, deformar e esfarelar nas bordas do corte. Isso causa muitos inconvenientes. O produto final pode não durar muito devido à baixa resistência do material. É muito mais fácil fazer uma colcha de cetim.
Importante! Chiffon, organza e náilon têm estrutura transparente e alta desfiação, o que também dificulta a costura dos produtos. É muito mais fácil usar materiais de forro.

Como você pode combinar materiais?
Se o tecido for difícil de combinar em termos de cor, ele é decorado com pequenos detalhes em forma de apliques ou cordões decorativos. Para ter o máximo de opções de artesanato possível, é necessário levar itens domésticos que não estejam usados, estejam fora de moda ou deteriorados. Visite brechós e lojas de artigos usados. Bons tecidos sempre podem ser encontrados não apenas para patchwork, mas também para outros artesanatos.
A combinação de tecidos de diferentes estruturas deve ser feita com muita habilidade, caso contrário, parecerá uma tenda cigana. O uso de cetim com drapeado é dificilmente aceitável se este não servir de base e o primeiro for um elemento decorativo em apliques. O uso de tecidos americanos, indianos e nacionais em artesanatos é bem-vindo.

Antes de iniciar o trabalho, é necessário fazer vários blanks com os tamanhos necessários. O número necessário de quadrados deve ser cortado previamente de acordo com um único molde, e os cordões decorativos e os elementos de bordado devem ser preparados para aplicação no produto. Se houver escassez de material, começar o trabalho nem sempre é interessante, pois o padrão deve ser disposto combinando diferentes tons.

Se o estoque de retalhos em casa acabar, é necessário reabastecê-los. Em casos extremos, em uma loja especializada você pode encontrar tudo o que precisa para artesanato em casa.

Exemplos interessantes usando diferentes tecidos
O processo criativo dá origem a muitas ideias que podem ser transformadas em produtos reais. Patchworks comuns se desenvolvem em algo mais com o tempo. Criação de painéis de parede, pinturas "vivas", brinquedos e acessórios. Bordando pequenos artesanatos com miçangas, criando um mundo inteiro de artesanato.
Usar fitas de cetim e renda em patchwork é uma verdadeira arte. Que produtos podem ser feitos com materiais disponíveis?
- estofamento para móveis, um toque brilhante em estilo moderno para variedade no interior;
- almofadas de sofá bordadas à mão enfatizam o conforto do lar;
- um painel decorativo ou parede de retalhos feita de detalhes brilhantes com personagens e um design único;
- tapetes feitos de remendos e passadeiras inteiras, em cores ricas e coloridas;
- guardanapos e pegadores de panela elegantes para a cozinha;

- almofadas sob o encosto ou no assento;
- cobertores e colchas para poltrona, sofá, cama;
- toalha de mesa para mesa de centro;
- capa de móveis de bambu.
Observe! Para o quarto de uma criança, você pode fazer tapetes para a mesa do computador, guardanapos para chás da tarde, capas de cadeira, colchas e fronhas com os personagens de desenho animado favoritos. Bolsas coloridas para brinquedos e nécessaires para as pequenas fashionistas, roupinhas para bonecas e camas para bonecas de brinquedo.

Os preparativos para o Ano Novo se transformam em um evento emocionante, com fantasias de baile de máscaras e fantasias temáticas sendo preparadas. Os mais novos se interessarão por um teatro de fantoches caseiro com bonecas matryoshka na mão e, com tecidos mais grossos, um teatro de dedos com os menores animais. Esses brinquedos são colocados no dedo. Fazer um alfabeto caseiro ou um relógio de parede que realmente "faça tique-taque" é uma ótima maneira de transformar o espaço para as crianças em um mundo de contos de fadas com bruxos bonzinhos.
Os animais de estimação vão adorar uma cama-espreguiçadeira macia feita de tecido patchwork. E as cortinas da cozinha podem ser multicoloridas. A vida é mais bela e o coração, mais bondoso. As descobertas mais incríveis foram feitas por pessoas criativas. Criar aconchego e conforto está ao alcance das mãos mais simples e atenciosas.

É melhor começar aos poucos, por exemplo, com um pegador de panela. É muito mais fácil do que parece. Uma combinação de cores diferentes e a vontade de usar a imaginação - você pode fazer coisas realmente lindas para sua casa com suas próprias mãos e enchê-la de aconchego!




