Os materiais sintéticos estão se tornando cada vez mais populares devido ao seu baixo custo, durabilidade e outras propriedades positivas. Os mais famosos são o náilon e o poliéster. Apesar da aparente semelhança, esses tecidos apresentam diferenças que determinam suas aplicações. Para entender qual é melhor — náilon ou poliéster —, você precisa entender as características desses materiais.
História da aparência
Cientistas tentam obter um fio semelhante ao fio natural há centenas de anos. O primeiro sintético foi a viscose, obtida a partir do processamento da celulose. E tecidos feitos de materiais poliméricos ou químicos começaram a ser produzidos apenas em meados do século XX.

No início, os fios sintéticos eram usados como aditivo aos naturais. Esses tecidos eram usados para as necessidades do exército. Mas o constante aprimoramento da tecnologia de fabricação tornou os sintéticos um material popular e barato.
Informações adicionais! Desde o final do século XX, o náilon e o poliéster se tornaram os tecidos mais comuns para a confecção de agasalhos, roupas íntimas, sapatos e bolsas.

Tecnologia de fabricação
Hoje em dia, é mais comum encontrar roupas feitas de náilon ou poliéster. Esses materiais se mostraram os mais resistentes ao desgaste, duráveis e seguros para humanos. Eles têm muito em comum, mas ainda diferem em alguns critérios. Isso se explica pelas diferentes tecnologias de fabricação.
O tecido de nylon é obtido quimicamente a partir do ácido amidipínico e da hexametilenodiamina. Uma reação química produz um sal, que é aquecido e misturado com solventes. O resultado é a poliamida, que serve como matéria-prima para a produção de fios de nylon.
A tecnologia de produção do tecido de poliéster é diferente. Baseia-se no poliéster, extraído de derivados de petróleo. Este material não é tão leve quanto o náilon, mas é durável e resistente à umidade.

Comparação de Nylon e Poliéster
Apesar das diferenças no método de produção, esses tecidos têm muito em comum. São acessíveis e têm baixo custo. Mas essa não é a única razão para sua popularidade. Esses materiais são duráveis e resistentes ao desgaste, o que, combinado com o baixo peso dos fios, permite a produção de itens leves e práticos. E os consumidores também os apreciam pelo brilho de suas cores, já que os sintéticos são facilmente tingidos.
As vantagens desses materiais também incluem as seguintes propriedades:
- elasticidade, capacidade de manter a forma;
- fácil de cuidar;
- resistência à sujeira, umidade e produtos químicos;
- não são afetados por bactérias, fungos ou insetos.
No entanto, os tecidos sintéticos têm suas desvantagens. Apesar de serem considerados seguros e até mesmo usados para costurar roupas infantis, podem causar alergias. Além disso, são pouco respiráveis e altamente eletrizantes. E, juntamente com a baixa permeabilidade à umidade, essas propriedades podem tornar o uso dessas roupas desconfortável.

Importante! Não é recomendado usar roupas sintéticas por muito tempo, especialmente para pessoas com alergias. Elas podem causar irritação e vermelhidão na pele. E no verão, essas roupas causam aumento da transpiração.
Características do nylon
A peculiaridade do náilon é que ele foi criado como um análogo da seda. Portanto, o material é muito leve, macio e sedoso ao toque. Não permite a passagem de líquidos, portanto, as roupas de náilon não se molham. No entanto, essa qualidade faz com que essas peças possam ser desconfortáveis no verão. O náilon não é resistente à radiação solar e às altas temperaturas. Por isso, pode deformar-se, até mesmo amassar, e as cores perdem o brilho.
Informações adicionais! Este tecido é despretensioso: não amassa, é fácil de lavar e pode ser limpo com produtos químicos.

Características do poliéster
A diferença entre esses materiais não é grande, mas ainda existe. O poliéster é mais pesado, molha-se com mais facilidade e é áspero ao toque. Mas é quente e suas fibras se afofam facilmente, por isso é frequentemente usado como isolante. Tecidos feitos inteiramente com esses fios são bastante ásperos e rígidos. Mas são mais resistentes à radiação ultravioleta, não deformam e mantêm bem sua forma.
O que é mais forte: poliéster ou náilon
Esses materiais são caracterizados por maior resistência e resistência ao desgaste. Roupas e outros produtos sintéticos podem durar de 10 a 15 anos. Mas o náilon ainda se destaca em termos de resistência. Não é à toa que as cordas de náilon feitas com esse fio têm substituído as de aço com frequência. Este material é muito resistente ao estiramento e a produtos químicos. Mas o poliéster também é um tecido durável, por isso é usado com igual frequência na produção de sapatos ou bolsas.

Análogos e modificações
A produção de materiais sintéticos está em desenvolvimento. Além de náilon e poliéster, são produzidos capron, poliamida, lycra, elastano, acrílico e liocel. Fios sintéticos são usados para fazer tecidos puros ou em combinação com fios naturais. A mais popular é a combinação com algodão ou lã. Esses materiais têm todas as vantagens dos sintéticos, mas são mais seguros e confortáveis de usar.
Muitas vezes, esses fios são combinados com outras substâncias sintéticas. O resultado são tecidos como:
- "Oxford" pode ser feito de poliéster ou náilon e se distingue pela maior resistência à umidade devido a um revestimento especial;
- "Tafetá" - materiais são adicionados aos fios sintéticos para aumentar sua resistência à umidade, ao vento e ao sol;
- "Taslan" é feito de náilon usando uma tecnologia especial, resultando em um material mais durável, leve e higroscópico;
- "Cordura" também é um tecido de náilon com maior resistência à umidade e outras propriedades de proteção.

Aplicação de tecidos
Nylon e poliéster são atualmente os materiais sintéticos mais comuns. São usados na produção de roupas, equipamentos de camping, calçados e bolsas. Esses itens são práticos e duram muitos anos.
Nylon
Inicialmente, o náilon era usado apenas em paraquedas, redes de camuflagem e cordas. Mas, graças às suas propriedades, recentemente passou a ser usado na fabricação de roupas íntimas ou infantis. O náilon é usado na fabricação de jaquetas, capas de chuva, equipamentos de acampamento e calçados. É frequentemente usado como forro ou estofamento.

Poliéster
No início, o poliéster também era usado para fazer sacolas, materiais de embalagem ou cordas. Hoje, é usado para fazer roupas, roupas íntimas, cobertores, colchas, agasalhos e até roupas elegantes. Fibras felpudas são usadas para fazer enchimentos ou isolamento para roupas de cama, brinquedos de pelúcia e roupas de inverno.
O que é melhor para uma bolsa
Bolsas e mochilas são frequentemente feitas de náilon e poliéster. São duráveis, não rasgam e mantêm o formato. Mas o poliéster molha mais rápido e é mais pesado. É difícil dizer qual desses materiais é melhor. Tanto as bolsas de náilon quanto as de poliéster podem durar mais de 10 anos, mesmo com uso intenso. O principal é que o material seja de alta qualidade.

Eles ficam molhados na chuva?
A pergunta que surge com frequência é: o náilon e o poliéster molham na chuva ou não? Esses materiais são igualmente usados na fabricação de jaquetas, sapatos e até guarda-chuvas. Mas o náilon ainda é mais resistente à umidade, especialmente em sua forma pura. O poliéster pode molhar em chuva forte ou se for mergulhado em líquido.
O náilon fica molhado nessas condições? A imersão prolongada em líquido, é claro, o torna impermeável. Mas este tecido é mais resistente à precipitação. Além disso, para costurar jaquetas ou capas de chuva, sua combinação com diversos aditivos ou impregnações é agora frequentemente utilizada.

Esses tecidos sintéticos são igualmente populares. Roupas de náilon ou poliéster são acessíveis, têm cores vibrantes e designs atraentes. São resistentes ao desgaste e fáceis de lavar. Mochilas e bolsas feitas com esses materiais são leves e duráveis. Mas os tecidos sintéticos podem ser eletrificados e causar alergias. É difícil responder qual deles é melhor, pois cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.




