Descrição de todas as variedades de tecidos eslavos

O traje popular russo é conhecido por muitos russos, pelo menos por meio de contos de fadas e imagens. O conjunto de roupas, sapatos e adornos característicos é predominante no ambiente camponês há muito tempo. Hoje, os chamados tecidos eslavos são frequentemente usados ​​na costura de modelos estilizados ou modernos.

Características dos tecidos folclóricos eslavos

O traje popular russo é um conjunto tradicional de roupas, sapatos e acessórios usados ​​por camponeses e moradores da cidade. O traje não era uniforme e era dividido em vários tipos, dependendo de:

  • Gênero: masculino e feminino;
  • Idade: crianças, adultos, casados ​​(para mulheres);
Os camponeses russos usavam materiais naturais
Os camponeses russos usavam materiais naturais
  • Finalidades: cotidiano, festivo, casamento, funeral;
  • Locais de residência: cada região tinha suas peculiaridades em termos de vestimenta e decoração. O traje dos moradores da cidade diferia do dos camponeses, e a vestimenta dos nortistas diferia da dos habitantes das regiões do sul;
  • Época: Pedro I proibiu o uso de trajes nacionais a todos, exceto camponeses, padres e monges. Ao mesmo tempo, os camponeses não tinham o conceito de "moda", ou seja, as roupas não mudavam.
Os trajes tradicionais variam conforme o local, a idade do usuário, o propósito e outros pontos.
Os trajes tradicionais variam conforme o local, a idade do usuário, o propósito e outros pontos.

Importante! A nobreza usava trajes de estilo bizantino; a partir do século XVII, surgiram empréstimos poloneses (caftan, casaco de pele). Sob Pedro, o Grande, foram introduzidas vestimentas húngaras, francesas, saxônicas e alemãs; estas últimas deveriam ser usadas por mulheres.

As roupas também diferiam em materiais. Os eslavos costuravam principalmente com tecidos naturais – linho e cânhamo (cânhamo), e também eram encontrados tecidos de veludo e seda. O tecido de forro era kindyak – tecido de papel estampado. As roupas de inverno eram isoladas com pele. Todos os tecidos eram tingidos com corantes naturais (flores, folhas, raízes), e as cores eram vibrantes e saturadas. No entanto, tecidos sem tingimento, de cor natural, também eram encontrados com frequência.

As roupas eram decoradas com padrões e bordados, muitas vezes não se tratava apenas de um desenho, mas de um amuleto de proteção. Hoje, é possível repeti-lo passo a passo usando um estêncil ou padrões.

Você pode estar interessado nisto:  Todos os tecidos macios: propriedades e características de uso
Os trajes sobreviventes dão uma ideia de como os camponeses se vestiam
Os trajes sobreviventes dão uma ideia de como os camponeses se vestiam

A nobreza preferia opções importadas caras: brocado, tafetá, cetim, konovat de seda e moiré com padrões dourados e prateados, veludo (incluindo dourado), kutenya de semi-lã, cetim de algodão, kumach, kitajka e chita. Também era usado tecido multicolorido, tecido com fios multicoloridos.

Variedade de tecidos nas lojas

Hoje, em lojas e sites oficiais, você encontra facilmente uma variedade de tecidos russos naturais. É claro que eles não serão feitos à mão, usando métodos camponeses antigos, mas em uma fábrica, mas os materiais manterão suas propriedades.

Importante! Os fabricantes adicionam materiais sintéticos a alguns tecidos: isso ajuda a combinar as vantagens de diferentes tipos de materiais.

O linho é o principal tecido usado na Rússia.
O linho é o principal tecido usado na Rússia.

A pergunta mais frequente entre os compradores de tecido russo é sobre o linho: um material resistente ao desgaste, hipoalergênico e agradável de usar. Mantém bem a temperatura: aquece no frio e esfria no calor. Diversas peças podem ser costuradas com ele, mas vale lembrar que o material encolhe com a lavagem e amassa bastante. O linho totalmente natural costuma ser caro devido à complexidade da produção.

As roupas tradicionais são costuradas com o mesmo material – camisas, vestidos, sarafans, saias, túnicas. O tecido é pintado e as próprias roupas podem ser decoradas com bordados ou apliques.

Para roupas quentes, você pode usar tecido. Não é um material exclusivamente "folclórico", era usado principalmente na fabricação de uniformes militares, e zipuns e calças quentes também eram costurados.

Agasalhos quentes e uniformes militares eram feitos de tecido.
Agasalhos quentes e uniformes militares eram feitos de tecido.

Prós e contras

Ao mencionar tecidos eslavos, frequentemente nos lembramos de todos os tipos de tecidos naturais: linho e lã, às vezes algodão e seda. Tecidos não sintéticos ainda são usados ​​ativamente, e sua demanda se explica por suas vantagens únicas:

  • Os tecidos naturais são ecologicamente corretos, têm excelentes propriedades higiênicas: respiráveis, etc. Portanto, roupas de algodão e linho são ótimas para sobreviver ao verão quente;
  • Roupas feitas de tecidos naturais são agradáveis ​​de usar: são macias e confortáveis;
  • Devido a algumas características, roupas feitas de tecido natural não se ajustam ao corpo e não esticam, sendo impossível costurar uma roupa totalmente justa a partir delas, ou seja, será confortável e conveniente;
Você pode estar interessado nisto:  Quais tecidos são usados ​​para criar roupas de cama infantis
Hoje em dia, o linho é usado tanto em modelos modernos quanto em modelos folclóricos estilizados.
Hoje em dia, o linho é usado tanto em modelos modernos quanto em modelos folclóricos estilizados.
  • Não causam alergias e são indicados inclusive para pessoas com pele sensível e crianças;
  • O material é antiestático: não lhe dará choque elétrico;
  • O tecido natural é durável, mantém bem sua forma, não estica nem deforma com os devidos cuidados;
  • Alguns materiais (como o linho) são fáceis de cuidar. No entanto, os materiais naturais são mais exigentes do que os sintéticos.

Mas o material natural também tem uma série de desvantagens:

  • Tecidos naturais são mais difíceis de cuidar do que os sintéticos: por exemplo, peças de linho precisam ser passadas e amassam com muita facilidade. Alguns materiais podem encolher quando lavados;
  • Se não forem devidamente cuidadas, as roupas perderão a forma rapidamente. Por exemplo, a lã deve ser lavada à mão em água fria e seca na horizontal — caso contrário, a peça encolherá várias vezes;
As roupas de linho geralmente têm cortes simples, devido às suas características.
As roupas de linho geralmente têm cortes simples, devido às suas características.
  • Com o uso prolongado, a cor pode desbotar ou desbotar em alguns pontos. Se não for lavada corretamente, a seda pode desbotar, manchar ou ficar manchada;
  • Tecidos naturais não esticam: alguns modelos não podem ser costurados com eles, e roupas do tamanho errado podem ser desconfortáveis;
  • Em materiais naturais, os erros de costura são mais visíveis;
  • Tecidos naturais geralmente são menos resistentes ao desgaste.

Avaliações de tecidos

No entanto, as desvantagens não assustam quem gosta de materiais naturais.

A produção fabril moderna difere significativamente da produção popular
A produção fabril moderna difere significativamente da produção popular

Adoro a cultura russa e, principalmente, as roupas camponesas. Há pouco tempo, decidi realizar um sonho antigo e contratar um mestre para costurar um traje completo: com camiseta, vestido de verão, etc. Tive que sofrer um pouco com a busca por linho natural, mas valeu a pena: apesar das várias camadas, não fica quente nem abafado no traje completo no verão, é fácil de caminhar, o tecido é agradável e macio. Desvantagens: amassa muito, fica na grama e você pode passá-lo novamente. Olga.

Os corantes modernos permitem obter uma variedade de tons e padrões
Os corantes modernos permitem obter uma variedade de tons e padrões

Adoro tecidos naturais. No verão quente, roupas de linho ou algodão são uma salvação. O corpo respira, não faz calor e os modelos geralmente não são justos, mas mais soltos. Infelizmente, peças de linho são mais difíceis de cuidar do que peças sintéticas comuns: é melhor lavar no modo "delicado", não torcer, evitar a luz solar direta e passar bastante, pois o linho amassa muito.

Você pode estar interessado nisto:  Como tricotar renda irlandesa: padrões para iniciantes para criação passo a passo

No final, tive que abrir mão de quase todas as roupas de linho (não tenho tempo para passar tanto). No entanto, há um ano, consegui comprar uma peça grande de linho cru, com a qual fiz uma toalha de mesa e guardanapos maravilhosos para a dacha. Eles têm um visual estiloso, são fáceis de lavar e exigem pouca passagem." Inga.

O linho é usado para fazer não apenas roupas, mas também outros itens têxteis: toalhas de mesa, guardanapos, bonecas, etc.
O linho é usado para fazer não apenas roupas, mas também outros itens têxteis: toalhas de mesa, guardanapos, bonecas, etc.

Os tecidos eslavos estão intimamente relacionados aos trajes populares: trata-se de um material tradicional com o qual os camponeses costuravam principalmente suas roupas. Utilizavam-se tecidos naturais, geralmente linho (tingido e cru), e as próprias roupas eram decoradas com bordados e padrões. Hoje, roupas modernas e estilizadas são costuradas com esses tecidos.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior