Queremos dar aos nossos filhos o melhor. A melhor comida, os melhores brinquedos e, claro, as melhores roupas. De que tecido as roupas, a roupa de cama e as toalhas devem ser feitas e como escolher o melhor tecido corretamente - veja abaixo.
Requisitos de tecido para crianças
Roupas e outros tecidos para uma criança não devem apenas decorá-la, embora isso seja sem dúvida muito importante, mas também atender ao principal requisito: não causar danos. Portanto, qualquer tecido que entre em contato com a pele delicada do bebê deve ser assim:
- macio;
- aconchegante;
- natural;
- seguro;
- não causa alergias ou irritações;
- resistente à descoloração, não desbota após a primeira lavagem.

A durabilidade do tecido para roupas infantis é um fator necessário, mas não decisivo na escolha. Por um lado, as crianças crescem rápido e as roupas logo ficarão pequenas. Por outro lado, as roupas infantis são lavadas com muita frequência e é desejável que mantenham uma aparência decente por pelo menos 1 a 2 estações.
Informação importante! Os tecidos naturais, além de sua vantagem inquestionável sobre os sintéticos, têm uma desvantagem: desgastam-se rapidamente. Para lhes conferir resistência e durabilidade, adicionam-se elastano e náilon. Portanto, seria racional usar materiais naturais em roupas que entram em contato com a pele todos os dias, e tecidos mistos ou artificiais em agasalhos e roupas de segunda e terceira camadas.
Tipos de tecidos infantis
Chintz é um tecido de algodão fino e barato. Devido à sua baixa densidade, é usado apenas para crianças pequenas. Roupas de chintz para crianças em idade escolar não duram muito. Costuram-se principalmente blusas, gorros e camisas para bebês.

A flanela é um tecido macio com pelo macio e fofo. Sua composição pode ser de algodão ou lã. É mais frequentemente usada em roupas e tecidos para bebês — fraldas, blusas e macacões são costurados.

O tecido felpudo é um material natural de algodão ou linho com longas alças em um ou ambos os lados. O uso mais popular é em roupões e toalhas.

Malhas de diferentes tipos: jersey, interlock, footer, ribana, capiton - adequadas para costurar roupas casuais de verão e inverno. As malhas são usadas para fazer blusas, macacões, golas altas e moletons.

Fleece é um tecido macio feito de fibras de viscose e poliéster. Sua composição é adequada para crianças a partir de 5 anos, mas não é para bebês. É usado para fazer agasalhos, suéteres e chapéus.

VelSoft ou microfibra é um tecido sintético com aparência semelhante ao veludo. O material é seguro para crianças, pois não causa irritação e não acumula poeira. Tecido muito leve e quente, ideal para roupões, pijamas e meias. Cobertores e colchas VelSoft são muito procurados.

A lã é um material natural amplamente utilizado em roupas infantis. Mas tem uma desvantagem: causa desconforto em contato com a pele. Em climas frios, meias de lã são mais indicadas para serem usadas sobre meias de algodão.

O acrílico é um substituto sintético da lã natural. Não pinica nem irrita a pele, mas é duradouro e não deforma.

O veludo de algodão tricotado é usado para costurar roupas festivas elegantes ou para elementos decorativos de produtos infantis.

A viscose é um material sintético com propriedades semelhantes às do algodão. É usada na confecção de camisetas, saias e vestidos infantis com estampas vibrantes.

Requisitos para tecidos para recém-nascidos
Tecidos para recém-nascidos devem atender a requisitos ainda mais rigorosos. A principal condição é a composição 100% natural, sem impurezas.
Informação importante! A primeira camada de roupa para um recém-nascido - fraldas, camisetas, blusas, calças, bodies, gorros - deve ser completamente natural, macia e confortável para a criança.
Todos os enfeites extravagantes – rendas, bordados e laços – devem ser deixados para uma idade mais madura. Como último recurso, você pode decorar o envelope de alta ou o macacão, com os quais a pele do bebê definitivamente não entrará em contato. O melhor material para roupas de recém-nascido é o algodão.
Algodão
Produtos de algodão feitos de chita, flanela e cambraia são perfeitos para bebês. Os tecidos são fáceis de lavar e passar. Eles têm diferentes densidades, para que você possa escolher o material apropriado para fraldas e roupas íntimas. Suas principais propriedades comuns: não causam alergias e permitem que a pele do bebê respire.
Roupas feitas de tecidos naturais devem ser costuradas com linhas de fibras naturais. As costuras em bonés e roupas de bebê devem ser para fora. Os fabricantes estão proibidos de usar reagentes químicos para tingir e branquear tecidos. A higroscopicidade deve ser superior a 14% e o índice de permeabilidade ao ar deve ser de 150 unidades.

O linho também é um material natural que permite que a pele do bebê respire. Mas as fibras de linho com as quais o tecido é feito são um pouco ásperas e duras, mesmo quando processadas. Portanto, roupas de linho para recém-nascidos só podem ser usadas como uma segunda camada.
Um ponto importante é a escolha não apenas de roupas elegantes para o dia a dia e para festas, mas também de tecidos para roupa de cama infantil.
Os melhores tecidos naturais para roupa de cama
O tecido para roupa de cama infantil deve atender aos seguintes requisitos:
- suavidade;
- hipoalergênico;
- higroscopicidade;
- permeabilidade ao ar;
- resistência ao desgaste;
- cores calmas em tons agradáveis.
Observe! Os seguintes materiais naturais atendem a esses requisitos: algodão, linho, bambu.
Algodão
Os tecidos de algodão atendem a todos os requisitos, mas apresentam uma série de desvantagens:
- enrugamento;
- encolhimento durante a lavagem;
- deformações com uso frequente.
Os melhores tipos de material de fibra de algodão que podem ser usados para roupa de cama são:
- O cetim é um material durável e denso, feito de fios de algodão trançados com uma trama especial de cetim. Possui uma superfície lisa e brilhante, muito agradável ao toque. A alta densidade do material proporciona boa resistência ao desgaste para roupas de cama lavadas regularmente. As cores não desbotam, permanecendo vibrantes. Seu bebê certamente adorará dormir em uma cama feita com linho com estampa 3D de personagens de desenhos animados. A superfície lisa da roupa de cama de cetim será confortável até mesmo para um recém-nascido.
- Calico é um tecido de algodão feito com fios de trama simples. Menos denso que o cetim, mas ainda popular entre os compradores. Tolera bem várias lavagens, mas as cores perdem um pouco o brilho. Com o tempo, podem aparecer bolinhas na superfície do lençol, por isso é melhor não colocar linho de chita no berço para as crianças menores.
- Ranfors é um material muito denso feito de um grande número de fios torcidos, que possui excelentes propriedades higiênicas e termorreguladoras.
- Chintz é um tecido de algodão com uma trama simples rara. É macio e suave, mas não tolera bem lavagens. Deforma-se facilmente e fica mais fino. Só pode competir com cetim e chita devido ao seu baixo custo.

Linho
Normalmente, o tecido de linho é um pouco áspero e duro ao toque. Mas os fabricantes modernos aprenderam a torná-lo macio e agradável ao corpo. É a partir desse linho processado que você pode comprar protetores para berços ou um conjunto de cama com lençol e edredom.
Bambu
Um material moderno, totalmente hipoalergênico, de composição mista. Geralmente consiste em partes iguais de fibras de bambu e algodão. Os fios de bambu são obtidos por processamento mecânico ou químico de caules e folhas de bambu. O segundo nome do material é "linho de bambu" ou "seda de bambu". Além das propriedades de todos os materiais naturais, o tecido de bambu apresenta diversas vantagens adicionais:
- efeito antibacteriano;
- superfície antiderrapante;
- não absorve odores estranhos.
Importante! A única desvantagem é o alto custo.

Avaliações
Marianna, 27 anos
Estou esperando um bebê agora. E embora digam que é mau presságio comprar tudo com antecedência, vou às compras e olho roupas e roupa de cama. Quero que tudo esteja pronto depois da alta. Há uma enorme seleção de roupas nas lojas para todos os gostos e cores, mas estou procurando especificamente peças de algodão. Acho que um recém-nascido só deve ter roupas naturais que não irritem a pele.
Ludmila, 44 anos
Para minha filha mais nova, de 3 anos, tento comprar roupas apenas de tecidos naturais. Principalmente algodão e lã. Mas para minha filha mais velha, já dá para comprar viscose e fleece. Mas, claro, só para agasalhos, não calcinhas e camisetas. Continuo comprando apenas roupas íntimas de algodão, mas as crianças nunca tiveram problemas de pele.
Com a enorme variedade de tecidos disponíveis, escolher as roupas certas, de materiais seguros, em uma loja, não é difícil. O principal a lembrar é que elas precisam ser lavadas antes do primeiro uso.




