Todos os tecidos macios: propriedades e características de uso

Macio - o que é e para que serve? Quais são as características do material? Entre a enorme variedade de tecidos, o macio se destaca por suas propriedades incomuns. É um tecido felpudo e ultramacio. O material é ideal para decorar interiores de casas e decorar salões de banquetes com luxo. Em oficinas, o delicado material é usado para costurar lindos trajes. O tecido é universal e multifacetado, o que permite sua utilização em diversas áreas da indústria leve.

Descrição do tecido

Macio - o que é e por que se chama assim? A principal diferença entre os tecidos está no nome. Macio em inglês significa "suave, macio". O material é realmente muito macio, com propriedades táteis agradáveis. Na aparência, é semelhante ao veludo - tem uma superfície felpuda e um forro liso.

Soft é um tecido multifacetado, com um pelo macio e agradável e uma abundância de cores.
Soft é um tecido multifacetado, com um pelo macio e agradável e uma abundância de cores.

A resistência e a resistência ao desgaste do tecido são determinadas pelo teste Martindale. Por exemplo, a versão para cortinas pode suportar 6.000 ciclos, enquanto a versão para móveis suporta cerca de 30.000 ciclos. Esses são indicadores muito altos.

O tecido macio é 100% poliéster. Para aumentar a elasticidade, fibras de elastano e lycra são adicionadas ao material. A viscose e o algodão o tornam higroscópico e respirável. A adição de nylon aumenta as propriedades de proteção contra umidade e vento. A aparência e a finalidade do tecido final dependem do que ele contém. O tecido macio pode ser fosco e brilhante, com pelo curto e grosso e pelo longo esparso.

Cortinas macias geralmente têm um tom pastel monocromático e cores sóbrias. Para roupas, são usados ​​materiais coloridos com estampas. Além disso, as estampas são feitas por impressão térmica. Um padrão volumétrico muito popular, que parece ter sido cortado na pilha.

Cortinas macias são pintadas em tons suaves. Elas são capazes de proteger o ambiente da luz.
Cortinas macias são pintadas em tons suaves. Elas são capazes de proteger o ambiente da luz.

Na indústria leve, a resistência ao desgaste do tecido macio é valorizada. Graças a essa característica, o material não sofre deformação, praticamente não enruga, não desbota ao sol e não solta pelos. O tecido macio natural atende a todas as normas e requisitos. Não contém substâncias tóxicas e é absolutamente seguro de usar.

Tipos de material

Existem vários tipos de software que têm propriedades próprias e são ideais para a produção de determinadas categorias de produtos industriais leves.

  • Macio - cetim - um material com adição de fios de viscose e algodão. O tecido é amplamente utilizado para costurar roupas de cama;
O Soft é usado para fazer roupas de cama maravilhosas que permitem que o corpo respire
O Soft é usado para fazer roupas de cama maravilhosas que permitem que o corpo respire
  • Flock-soft é um tecido de alta resistência. Ao ser examinado de perto, é possível observar uma pequena nervura. É utilizado na indústria moveleira;
  • A seda macia é um material com dupla face. A superfície frontal é brilhante e lisa, e a parte traseira possui um pelo curto e macio. Essa maciez é ideal para criar roupas bonitas e aconchegantes;
  • Stretch-soft é um tecido elástico. Consiste em poliéster com adição de lycra ou elastano. É usado na produção de acessórios para dormir;
  • O blackout macio é um material denso e à prova de luz usado para fazer cortinas práticas;
  • O Niagara super macio é um tecido moderno para vestidos, sem fiapos, elegante, fino e elástico.
Você pode estar interessado nisto:  Tudo o que você precisa saber sobre chita Shuya para roupa de cama

A composição final do material o torna universal. De fato, um tecido é excelente para uso em diferentes áreas da indústria leve se as fibras necessárias forem adicionadas à sua matéria-prima principal.

Âmbito de aplicação

Material macio — que tipo de material é esse e quais produtos podem ser costurados com ele? Vamos analisar mais a fundo.

Graças à suavidade, este tecido é utilizado em diversos setores da indústria leve. Prático e com boas propriedades físicas e operacionais, o material é popular em design de interiores e vestuário.

Tecidos macios são usados ​​em vários ramos da indústria leve
Tecidos macios são usados ​​em vários ramos da indústria leve

Vantagens de costurar cortinas de tecido macio

O tecido macio é considerado o líder absoluto entre os tecidos para interiores. Cortinas e persianas feitas de tecido macio têm um caimento maravilhoso, mantêm a cor e são capazes de bloquear a luz solar, como cortinas blackout. Designers de interiores recomendam o uso de tecido macio para costurar almofadas de sofá, colchas e sofás, para preservar a integridade da imagem e do estilo.

Ao duplicar o tecido com um forro de náilon ou poliamida, sua resistência e propriedades repelentes à água aumentam. Este tipo de tecido macio é adequado para costurar divisórias, toldos, marquises e cortinas para uso externo.

O material é considerado bastante econômico em termos de caimento. Enquanto criar dobras espetaculares em tecidos comuns requer o triplo da largura, no caso de tecidos macios, duas larguras são suficientes. Esta é uma das muitas características úteis do material.

Na produção de cortinas e persianas, as seguintes propriedades do tecido macio são valorizadas:

  • não desbota ao sol;
  • a adição de fibra sintética e tratamento antiestático aumenta a vida útil das cortinas;
  • junto com leveza e maciez há boas propriedades de transmissão de luz;
  • lavar à máquina e à mão, secagem rápida;
  • corte em qualquer direção - é econômico.
  • aplicação na produção de móveis

Tecidos macios são populares na costura de capas e estofados para móveis. Sua vantagem é que, devido à sua alta resistência e resistência ao desgaste, sua vida útil é significativamente maior em comparação com outros tecidos. O material não se desgasta, não estica e o pelo não perde sua aparência. Tecidos macios para móveis são necessariamente tratados com substâncias antiestáticas e antissujeira na fase de produção, o que aumenta ainda mais suas propriedades de desempenho, mantendo sua aparência comercializável.

As qualidades duráveis ​​do software são indispensáveis ​​ao costurar estofados e capas de móveis
As qualidades duráveis ​​do software são indispensáveis ​​ao costurar estofados e capas de móveis

Vantagens de costurar vestidos de tecido macio

A terceira área mais popular de uso de tecidos macios é a costura de roupas femininas e infantis. Variedades como a viscose supermacia ou crepe são adequadas para isso. Esses tecidos contêm poliéster, viscose e elastano. O material é usado para criar looks elegantes para a noite e para o dia a dia. O material se assemelha ao chiffon, mas sua estrutura é mais densa, opaca e durável. Os produtos são usados ​​por muito tempo e são fáceis de cuidar. Vestidos feitos de tecidos macios fluem facilmente, têm dobras elegantes, são confortáveis ​​ao corpo e têm um visual festivo e elegante.

Tecido macio é ideal para costurar vestidos de noite elegantes com dobras fluidas
Tecido macio é ideal para costurar vestidos de noite elegantes com dobras fluidas

Interessante! Macio é muito econômico no corte. É cortado ao longo do fio e transversalmente. A única exceção para a disposição arbitrária do padrão pode ser apenas o padrão no tecido.

O que pode ser costurado

Tecidos macios são agradáveis ​​ao toque, têm uma estrutura densa e uma ampla gama de cores, do branco-neve ao preto profundo, mantêm perfeitamente sua forma e toleram bem várias lavagens sem perder a cor e a textura. Devido a essas características, são adequados para a confecção de diversos artigos e itens de guarda-roupa.

Você pode estar interessado nisto:  Qual tecido escolher em vez de veludo: qual material será mais simples
O uso de cores suaves em cortinas, almofadas de sofá e colchas cria um conjunto único e harmonioso.
O uso de cores suaves em cortinas, almofadas de sofá e colchas cria um conjunto único e harmonioso.

O tecido é adequado para costura:

  • roupa de cama;
  • pijamas para adultos e crianças;
  • têxteis infantis;
  • vestidos para férias, passeios e uso diário;
  • blusas de verão, calças;
  • fantasias;
  • almofadas de sofá, capas de móveis, estofados de móveis;
  • cortinas e persianas;
  • têxteis de rua - toldos, marquises, cortinas de rua, etc.;
  • colchas e cobertores.

Interessante! Todo mundo gosta de tecidos macios: os alfaiates acham que são fáceis de trabalhar, as mulheres não gastam muito tempo cuidando deles, as crianças gostam da textura agradável e os fashionistas adoram a variedade de tons e texturas.

Software de impressão 3D é muito popular entre especialistas em estofamento de móveis
Software de impressão 3D é muito popular entre especialistas em estofamento de móveis

Recomendações de uso

O resultado final da utilização de um produto feito de tecidos macios depende diretamente da escolha correta de um material de qualidade, levando em consideração as características de cada tipo, os métodos de corte e a criação de um belo drapeado. Especialistas dão recomendações práticas nesse sentido.

A seleção de materiais de qualidade sempre começa com uma análise cuidadosa da amostra na loja. Um produto defeituoso é considerado um tecido que solta fiapos, solta facilmente nas mãos e tem um cheiro químico específico. Você não deve comprar esse tipo de material.

Antes de escolher um material, você deve consultar o vendedor e estudar a amostra proposta.
Antes de escolher um material, você deve consultar o vendedor e estudar a amostra proposta.

O produto pode ser cortado igualmente bem em duas direções: largura e comprimento. Isso permite economizar tecido e costurar cortinas de tamanhos fora do padrão.

A economia também é evidente no fato de que apenas o dobro do comprimento do material é usado para cobrir lindamente o material macio.

Dicas de cuidados

Macio - que tipo de material é e como se comporta quando lavado e limpo? Pode ser passado?

Roupas macias e roupas de cama devem ser lavadas em máquina de lavar automática. A temperatura da água não deve ultrapassar 40 graus, sendo preferível escolher o modo manual ou delicado. É proibido o uso de alvejantes. Também é proibido o uso de detergentes agressivos.

Importante! É proibido secar tecidos macios em secadoras. Isso pode levar à destruição da estrutura das fibras e à perda das propriedades do material. Altas temperaturas são contraindicadas para esses tecidos.

Cortinas e persianas são limpas com aspirador de pó ou escova macia. Não há necessidade de lavagens frequentes. Não é necessário passar a ferro após a lavagem. Elas são simplesmente torcidas na máquina de lavar a 800 rpm e penduradas para secar diretamente no varão da cortina. Nesse caso, você pode alisar a cortina imediatamente, formando as ondas ou dobras desejadas.

Cortinas macias podem ser lavadas à máquina e aspiradas.
Cortinas macias podem ser lavadas à máquina e aspiradas.

Roupas macias também não precisam ser passadas. Elas são secas esticadas. Mas se as peças forem torcidas em alta velocidade (mais de 800 rotações), podem formar vincos na superfície. Nesse caso, basta passar as roupas com um ferro levemente morno.

Manchas do software podem ser removidas com uma solução de sabão comum.

Roupas macias não precisam ser passadas. Elas são secas esticadas.
Roupas macias não precisam ser passadas. Elas são secas esticadas.

Vantagens e desvantagens

O material macio tem as seguintes vantagens:

  • maciez, agradável ao corpo;
  • maior resistência ao desgaste, permitindo suportar mais de 6000 lavagens;
  • não estica nem desbota quando lavado;
  • O tecido denso mantém a forma e cai bem. As dobras volumosas caem elegantemente;
  • cores brilhantes e duráveis ​​não desbotam ao sol;
  • o software é praticamente livre de rugas;
  • Fácil de trabalhar. Pode ser cortado ao longo da urdidura e da trama, sem desfiar a borda após o corte.
Você pode estar interessado nisto:  Características da criação de uma rede de camuflagem: escolha do tecido para ela
Tecido macio que pode ser cortado tanto no urdume quanto na trama. É muito econômico e prático.
Tecido macio que pode ser cortado tanto no urdume quanto na trama. É muito econômico e prático.

O tecido dos móveis é fácil de limpar graças ao tratamento especial antiestático e antisujeira.

As desvantagens incluem as seguintes características inerentes às fibras não naturais:

  • alta eletrificação;
  • baixa higroscopicidade;
  • permeabilidade ao ar insuficiente.

A desvantagem das roupas macias e têxteis para o lar é a necessidade de cuidados. Não se pode dizer que sejam fáceis.

Avaliações do consumidor

Varvara, Vladivostok: “Comprei um vestido de noite de seda macia, azul-escuro. O tecido é muito agradável ao corpo, a cor é rica. Veste perfeitamente, não sobressai em lugar nenhum. Durante o jantar, surgiu uma mancha e fiquei preocupada que não saísse ou desbotasse durante a lavagem. O resultado foi satisfatório: não só a mancha saiu em baixa temperatura, como o vestido em si não mudou nada. A mesma cor intensa, pregas fluidas e textura macia.”

Irina, Surgut: “Estávamos reformando nosso quarto e decidimos trocar as cortinas. O vendedor recomendou cortinas blackout macias. Ele garantiu proteção total contra a luz solar. Antes disso, eu nem sabia o que era macia. Nós as penduramos. A agradável cor pastel fica linda. É muito fácil criar quase qualquer cortina. Ela realmente não deixa entrar a luz do sol durante o dia. Limpamos com um aspirador de pó comum. Material excelente, não amassa. Estamos satisfeitos com a compra.”

Leonid, Saratov: “Minha esposa pediu um conjunto de roupa de cama de presente. A loja recomendou uma opção de tecido macio. Eles nos explicaram e mostraram o que é um tecido macio. Minha esposa gostou da escolha, e eu também gostei. A capa de edredom, as fronhas e o lençol são todos muito macios, delicados e agradáveis ​​ao corpo. Cores lindas. Após a lavagem, a roupa de cama não parece ter sido torcida ou espremida. Dobras leves podem ser alisadas com um ferro morno. E o mais importante: a etiqueta diz que contém algodão. Portanto, nossa pele respira e não transpira à noite. Uma ótima escolha.”

Alexander, Chelyabinsk: "Tenho minha própria oficina de estofamento de móveis. Recentemente, usei apenas jacquard, chenille, veludo e outros materiais no meu trabalho. Meus colegas artesãos me aconselharam a experimentar o flock-soft. O tecido realmente merece atenção. Muito durável, cores interessantes, textura agradável. Fiquei especialmente satisfeito com as impressões 3D. Elas não perdem volume com o tempo, o material não se desgasta e pode suportar milhares de ciclos de lavagem e limpeza. O flock é ideal para uso ativo. Meus clientes estão satisfeitos."

O tecido macio é um tecido universal, cujas propriedades e escopo de aplicação dependem da composição final do material. A mistura de fibras de algodão permite criar roupas aconchegantes e confortáveis, como roupas de cama. A adição de fibras mais grossas e sintéticos permite a criação de cortinas densas e tecidos para móveis. Os mestres da costura apreciam especialmente a economia do material, pois, graças à sua estrutura e resistência ao desfiamento, o tecido macio é perfeitamente cortado em qualquer direção. Os fabricantes de móveis escolhem este tecido se desejam obter estofamento durável e resistente ao desgaste para seus produtos.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior