Hoje em dia, é raro encontrar uma mulher elegante que não tenha pelo menos uma peça decorada com círculos brilhantes. Essa moda surgiu há mais de mil anos e continua no topo da arte da moda. Este artigo discute o que são lantejoulas, como e com o que é aconselhável combiná-las.
- Lantejoulas - o que são?
- Como soletrar corretamente
- História da aparência
- Ferramentas de bordado
- Como costurar lantejoulas à mão
- Ponto tambor em bordado de lantejoulas
- Como bordar roupas com lantejoulas e miçangas
- Combinação de glitter com costura decorativa
- Que roupas combinam com lantejoulas - com o que combiná-las
Lantejoulas - o que são?
Lantejoulas são círculos finos e brilhantes, com formas variadas. O nome vem da palavra francesa Paillette (cristal, folheado a ouro). Os tipos de lantejoulas podem ser em relevo ou lisas, multifacetadas ou arredondadas.

Basicamente, há um pequeno furo na lantejoula para passar a linha, facilitando a costura. Ele é fixado ao produto ou tecido equivalente. As cores podem ser diferentes, assim como o tipo de revestimento – do fosco ao canelado. Existem até tipos monocromáticos. Abaixo, você encontrará uma descrição do que são lantejoulas em roupas e como costurá-las.
Como soletrar corretamente
Muitas pessoas se perguntam como se escreve corretamente: "paetki" ou "paletki". Se você seguir o dicionário ortográfico russo de 2006, o correto é escrever "paetki".

Mas, por uma questão de simplicidade, os falantes de russo chamam a decoração de “lantejoulas” - é conveniente e mais fácil.
Importante! O dicionário ortográfico de 2019 lista ambas as opções — paillettes e sequins —, então cabe a cada um decidir qual é mais conveniente para soletrar.
História da aparência
Há cerca de milhares de anos, as moças indianas decoravam seus saris com lantejoulas feitas de aço ou até mesmo com asas de vários insetos especialmente tratadas. Acredita-se também que, mesmo na antiguidade, as pessoas eram apaixonadas por essas decorações e usavam escamas de peixe como decoração. Os dançarinos árabes entendiam bem como um grande número de pequenos círculos brilhantes animavam ativamente sua dança.

Na Europa, eram muito populares entre os fashionistas e começaram a ser usados como decoração em sarafans, bolsas, leques, suéteres, cachecóis e capas. Em museus europeus, encontram-se peças de vestuário bem preservadas com decorações, datadas aproximadamente do século XVI-XVII e até mesmo posteriormente.
Durante a era Art Nouveau, houve uma nova onda de amor por escamas brilhantes, que passaram a ser usadas até mesmo em meias-calças. Depois, o bastão passou para dançarinas de cabaré e atrizes da Broadway e, na década de 1980, as decorações reapareceram nas roupas de cantores populares.
Do que são feitas as lantejoulas clássicas? O principal material utilizado na produção é o PVC.
Ferramentas de bordado
Para tornar o trabalho confortável, você precisa escolher uma linha lavsan, porque a maioria dos padrões envolve costura contínua, o principal é evitar rasgos e apertos desnecessários.

É aconselhável escolher uma agulha longa, cuja espessura depende do tipo de material. Para moldes grandes, eles são costurados uns sobre os outros com uma sobreposição. É mais conveniente costurar partes individuais dos moldes colocando uma ou mais contas pequenas no meio da lantejoula. Não é tão difícil dominar os padrões de trabalho.
Como costurar lantejoulas à mão
O método tradicional de costura à mão é feito com um ponto chamado ponto aberto porque os pontos ficam visíveis na peça.
Plano de trabalho passo a passo:
- Uma agulha com uma linha com um nó na ponta é enfiada na parte de trás da peça, no local onde a decoração será costurada.
- Em seguida, você precisa colocá-lo na agulha, puxando a linha para que ela não fique entre a lantejoula e o tecido.

- A agulha é perfurada no tecido somente atrás da borda externa da lantejoula e trazida para o centro novamente, o primeiro ponto é feito.
- Para prender, a agulha deve ser movida para a borda oposta ao ponto finalizado.
- Se necessário, são feitos mais alguns pontos.
- Depois de prender o último ponto, a linha precisa ser passada pelo avesso e um nó é dado. Para que a lantejoula fique mais firme, você pode fazer várias lantejoulas.
Ponto tambor em bordado de lantejoulas
Para bordar com ponto tambor, é necessário utilizar o seguinte:
- Gancho.
- Bastidores. Se o tecido for fino, você pode usar os clássicos. Mas se você escolher um padrão grande para o trabalho, precisará comprar uma moldura. Isso ajudará a economizar dinheiro.

- Suporte para bastidor. Esta é uma parte importante deste método de bordado. Durante o trabalho, você precisará usar as duas mãos. Portanto, você não pode ficar sem um suporte. É melhor usar um universal. É o mais prático e conveniente.
- Tecido. É aconselhável bordar com a técnica de tambor em organza. Mas, como mostra a experiência, você pode usar qualquer coisa que a agulha perfure.
O método de costura com agulha de crochê é semelhante ao método de costura com agulha à mão. Só que a linha precisa ser puxada não com agulha, mas com agulha. Mas os produtos ficam muito mais bonitos. Para muitos profissionais, bordar com agulha de crochê é muito mais fácil do que com agulha. Existem muitas masterclasses sobre bordado com lantejoulas e miçangas na internet.
Atenção! Antes de começar a trabalhar, você precisa dominar o máximo de estilos possível e escolher aquele que será mais prático.
O ponto tambor é um método clássico de decoração de produtos.

Como bordar roupas com lantejoulas e miçangas
Pode ser usado para costuras fechadas. Com a ajuda de miçangas, é fácil esconder o fio com o qual a lantejoula é costurada. A miçanga deve ser colocada no fio sobre a lantejoula, e então a linha deve ser trazida para o avesso do tecido, passando pelo centro da lantejoula.
Para a posição vertical. Lantejoulas e miçangas alternadas são usadas para bordar uma fileira na qual as lantejoulas são fixadas verticalmente. Fica bem original.
Para complementar o padrão, você pode usar miçangas para bordar linhas mais finas no desenho, por exemplo, pétalas de uma flor, flores em galhos, olhos de insetos, etc. Você também pode usar miçangas para bordar o contorno do futuro produto.

Combinação de glitter com costura decorativa
Lantejoulas por si só já bastam para um belo padrão. Mas, se combinadas com bordados com linhas decorativas, o padrão ganha vida e fica muito elegante e original. Para essa combinação, os elementos bordados são aplicados primeiro ao tecido. Por exemplo, para um padrão marinho, começam-se bordando ondas, navios, pássaros e o sol. Depois, o trabalho é complementado com diversas árvores feitas de lantejoulas e miçangas.
Que roupas combinam com lantejoulas - com o que combiná-las
Calças brilhantes ou jeans com glitter parecem bastante chamativos. Portanto, o principal é não exagerar e escolher uma blusa neutra: uma túnica ou camiseta curta e leve, um suéter ou blusa combinados com uma jaqueta ou blazer cinza discreto.

Se, por outro lado, as decorações estiverem em jaquetas e suéteres, você precisará escolher calças mais neutras para que a imagem não chame a atenção como de mau gosto. Além disso, as decorações ficam muito bem em vestidos de noite.
Lantejoulas estão na moda há séculos. Designers criam joias incríveis, desde blusas comuns até bolsas e luvas decoradas com lantejoulas.




