Hoje em dia, um molde é a base futura de qualquer produto, desde calças estilo boho, um vestido de verão e um colete para o verão, até um terno, calças-saia e um vestido de baile para o escritório. Como fica um molde tamanho 52 ou um molde de vestido de verão tamanho 54 pronto? Como fazê-lo para tamanhos maiores? Como verificar a base composta? Como fazer um vestido para mulheres com sobrepeso com um molde tamanho 52? Mais sobre isso abaixo.
Medidas e bases para tamanhos 50 - 60
Antes de começar a costurar o corpete, você precisa decidir as dimensões gerais. Para isso, você precisa tirar medidas. Você precisa medir o comprimento das costas, o volume do pescoço, do peito, da cintura e, se necessário, dos quadris. De acordo com as medidas, faça moldes de porrivan. Tamanhos exatos, moldes de vestidos longos até o chão, tamanho 52, e desenhos são hoje de domínio público.

Vale ressaltar que as bases para mulheres cheinhas ou representantes do sexo forte, bem como as bases para pessoas com tamanho P ou M, são feitas usando o mesmo método. A diferença está na criação da margem e na linha da costura do ombro, que estão associadas à presença de um busto volumoso ou de uma cintura e barriga volumosas. Portanto, as principais medidas devem ser tomadas com cuidado.
Observe! Para não errar nas medidas da frente, da frente, das costas, dos ombros e de outras peças, vale a pena usar a tabela especial abaixo. Ela indica os dados com precisão centimétrica, o que é adequado para compor um vestido, jaqueta, suéter ou até mesmo um pulôver.

Recursos de cálculo
Ao calcular os indicadores para os produtos, vale lembrar que, se para o tamanho P ou M os mestres adicionam 0,5 centímetros à metade da circunferência do peito, para um corpo inteiro é necessário adicionar 0,7 a 1 centímetro, dependendo dos dados exatos. Isso é feito para evitar mover a costura lateral para a frente.
Ao criar um molde para um vestido giselle tamanho 54, é necessário verificar a linha da cava dos ombros, pois ela pode ter uma inclinação significativa e prejudicar toda a aparência do produto. Mesmo que não coincida com a linha dos ombros, é necessário aumentar a costura da pinça em 1,5 cm e aprofundar a cava em 3 cm para criar uma blusa ou um vestido longo. Para jaquetas com elástico, o aprofundamento deve ser de 4 cm.
Observe! Para alinhar a costura lateral de uma figura em formato de maçã ou bainha, é necessário fazer uma pinça de 2,5 centímetros, e para uma figura em formato de ampulheta com figura em formato de pera, 3 centímetros. Como resultado, obtém-se uma curva acentuada na costura lateral. Portanto, a largura das pinças deve ser redistribuída. Se a deflexão da costura for de um centímetro, a pinça lateral deve ser reduzida em 0,7 centímetros.

Cálculos para a base
Ao calcular a tolerância para o ajuste livre da circunferência do peito de uma peça de roupa, mesmo que ela tenha uma silhueta justa, você precisa anotar o número de 8 centímetros.

Para tamanho 50
Fazer uma base para o tamanho 50 é tão fácil quanto para o tamanho 44-46. Basta usar a tabela abaixo, que leva em consideração não apenas a construção da frente e das costas, mas também o decote, os ombros e as mangas. Graças a ela, você pode criar um vestido solto e reto, bem como uma túnica e um suéter.

Para tamanho 52
As medidas para o tamanho 52 são semelhantes às medidas acima. Você pode vê-las no diagrama abaixo. De acordo com ele, a pinça deve ter dois centímetros de comprimento cada.

Para tamanho 54
Ao criar uma medida para um vestido tamanho 54, é necessário medir com precisão o comprimento do produto, a profundidade da cava, a largura das costas, a meia circunferência do peito e da cintura, a altura do ombro das costas, o comprimento da lateral e o comprimento da manga. Todos os dados necessários para um tamanho específico estão disponíveis na tabela abaixo.

Para tamanho 56
Ao tirar medidas para um vestido elegante, casual ou formal, lembre-se de deixar 4 centímetros na área do peito e 3 centímetros na área do quadril. Ao criar pequenas folgas, o material pode ser descartado, pois não será mais possível ajustá-lo ao longo do comprimento do produto. Você só precisará fazer um encaixe de outro material e tentar criar um novo design. Ao criar uma cava muito funda, você também precisará investir dinheiro na compra de material novo.

Para tamanho 58
O principal ao criar a medida correta para um vestido tamanho 58 é medir corretamente todos os dados entre os pontos. A tarefa é construir uma figura tridimensional em uma folha de papel plana. Para construir tudo corretamente, é necessário tirar mais medidas individuais. Assim, o molde será mais preciso.
Observe! Vale a pena notar um detalhe: a pinça no peito deve ser diferente da ponta saliente do peito. O pescoço também pode ser feito em qualquer formato. O principal é não deixá-lo muito pequeno, caso contrário, ele vai cravar na garganta.

Para tamanho 60
Ao criar um molde para um vestido tamanho 60, vale a pena esclarecer alguns detalhes. É fundamental fazer uma pinça na cintura, costurando o excesso de tecido no meio da peça. Ao fazer uma roupa com elastano, você pode pular a pinça. Uma pinça no busto é necessária para criar um efeito convexo. Muitas vezes, é na região do busto que o tecido começa a ficar saliente em mulheres cheinhas. Essa característica de qualquer vestido deve ser levada em consideração.

Como verificar a fundação da base
A primeira prova é melhor feita depois que o corpete e a saia estiverem prontos. Antes de costurá-los, é melhor garantir que o produto não seja muito curto, não aperte demais a cintura e preste atenção a esses pequenos detalhes. Além disso, depois de experimentar, a visão da peça finalizada fica mais clara.
Talvez o designer, após a primeira prova, queira fazer mudanças radicais no design do tecido ou criar detalhes decorativos interessantes, ou usar alguma outra costura para unir as peças.
Observe! O primeiro ajuste também é necessário caso, em caso de erros técnicos nos cálculos, ainda seja possível corrigir algo antes que o produto seja irremediavelmente danificado.

Moldes prontos de vestidos para tamanhos 50-60
Atualmente, você pode encontrar moldes prontos para o tamanho 50 feminino na internet. Abaixo, alguns modelos de corte reto regular. De acordo com essas medidas, você pode incrementar seus vestidos com diversas pinças e inserções decorativas. Por exemplo, fitas de cetim, acessórios em forma de cinto com inserções de joias e pinças são uma boa opção para decoração.

Em geral, não é difícil fazer um desenho a partir de produtos acabados. Isso será especialmente relevante para artesãos iniciantes que estão se familiarizando com um ofício como costurar roupas. Naturalmente, ele pode ser construído usando master classes e esquemas especiais. Instruções passo a passo para sua criação se tornaram amplamente difundidas, e também podem ser utilizadas. Elas estão disponíveis gratuitamente e ajudarão qualquer artesão a criar qualquer produto.




