Toda menina e mulher quer ser única, então cada vez mais pessoas costuram roupas para si mesmas em vez de comprá-las em lojas. Este artigo ensina como costurar uma blusa com as próprias mãos e também apresenta diversos moldes.
- Materiais usados para fazer tops
- Padrões interessantes de tops
- Padrão de um top com decote virado para baixo
- Padrão de top halter de verão
- Blusa de verão com pinças, corte simples
- Top com laços decorativos no pescoço
- Com uma frente de malha assimétrica
- Com decote em V
- Com suporte e recorte nas costas
- Polo sem botões
- Molde de um top com babados nas cavas
- Costurando um top usando um molde construído
- Como costurar um top com suas próprias mãos sem molde
Materiais usados para fazer tops
Como a maioria das coisas, os tops são divididos em vários tipos de acordo com o tipo de tecido usado: de malha ou costurados.
Eles podem ser diferenciados externamente. Os tecidos com os quais os produtos são costurados não têm restrições quanto à estrutura fibrosa. Para malhas, são utilizados os materiais finos usados em camisetas: jersey e diversos tipos de elástico. Como as blusas são usadas no corpo como camada principal, é necessário selecionar tecidos feitos de fios naturais, que possuem alta circulação de ar e são hipoalergênicos. Para produtos que serão análogos a blusas, é aconselhável escolher materiais leves feitos de tecidos naturais ou mistos.

Às vezes, é permitido usar materiais com elastano adicionado, o que melhora o caimento da peça. Para blusas usadas em passeios ou férias, é possível usar materiais e tecidos feitos de fibras sintéticas, poliéster e poliamida. Nesse caso, é necessário levar em consideração o grau de elasticidade e a presença de recortes no produto para garantir uma experiência de uso agradável.
Costurar blusas de tecido envolve várias etapas: um molde e, certamente, a costura em si. A camiseta deve ser sempre folgada e não restringir os movimentos. O algodão é adequado para todos os tipos de pele, sendo natural, por isso não causa vermelhidão nem irritação.
Padrões interessantes de tops
Os moldes dos tops não são muito complicados, então você pode desenhá-los você mesmo ou encontrá-los em diferentes master classes. Abaixo estão alguns tipos básicos de produtos.
Padrão de um top com decote virado para baixo
Costure uma blusa com forro. Recorte os elementos com costuras estreitas e adicione 4 cm à bainha. Passe o forro sobre os elementos externos do forro.

O padrão é mostrado na Fig. 4.
Padrão de top halter de verão
O molde da regata é feito de tecidos leves, como algodão ou linho. As camisetas geralmente são feitas de tecidos elásticos e jersey, mas este molde não os exige.
É melhor escolher materiais de seda para o produto, como cetim. Este top é bastante difícil de fazer. Portanto, é melhor fazer uma amostra para o seu corpo primeiro.
Esta opção é feita com alças no pescoço, por isso é desejável que as costas e os ombros fiquem abertos. Você pode fazer um wrap na frente. O molde da camiseta com alças finas está pronto.

Blusa de verão com pinças, corte simples
É aconselhável usar materiais elásticos e de malha aqui. A peculiaridade do desenho está na orla das cavas e do pescoço. Fita de cetim ou viés são perfeitos para isso. Se você mudar um pouco o padrão, não terá um top, mas um vestido tipo camiseta. Combina bem com saias ou calças.
Top com laços decorativos no pescoço
As medidas necessárias para construir o diagrama são:
- Circunferência do peito ou do quadril (se o produto for até a cintura, então somente o OG é necessário);
- Comprimento do produto (é melhor tirar as medidas pela frente).
Você precisa escolher a profundidade da cava e o tamanho do decote central. O desenho das partes da frente e das costas parece um retângulo com os cantos superiores cortados.

A largura deste retângulo (AB) será exatamente metade da base do produto. Para este produto, você precisa adicionar 7 cm à meia circunferência do peito.
Com uma frente de malha assimétrica
O esboço do produto com prateleira assimétrica é feito sem margem de costura. Ao cortar, adicione uma margem de aproximadamente 2 cm de largura para o processamento das costuras.
Você pode fazer uma borda usando fita de viés.
Com decote em V
Processo de trabalho:
- Faça um debrum com o material principal ou elástico. Você precisa verificar a elasticidade do debrum para poder vestir a camiseta facilmente sobre o pescoço;
- Costure o elemento ao longo da parte curta para formar um anel;
- Dobre o elemento e passe bem;

- Posicione o vivo e a borda do decote juntos com as peças externas, unindo uma borda do ombro do top e a costura do elemento;
- Prenda com alfinetes, paralelos ao corte, distribuindo o tamanho das seções igualmente. Varra se necessário;
- Overloque as bordas;
- Passe as costuras da parte superior.
Com suporte e recorte nas costas
Este é um estilo de produto bastante interessante, podendo ser costurado em tecido de seda. Este tipo será ótimo para usar em festas ou feriados.
Após recortar os elementos do produto, você precisa duplicar a gola: a parte superior com um material macio e a inferior com um material rígido. Essa técnica é um pouco diferente da clássica devido ao uso de uma gola alta.

Polo sem botões
Assim como uma camisa polo clássica, a parte de cima deve ser feita sem botões. Além disso, diferentes tecidos podem ser usados para a modelagem, da seda ao chita; todos os materiais ficarão bem. É aconselhável fazer o fecho e a gola contrastantes.

Instruções para criar o produto:
- Passe as viseiras e as sobras da peça. Costure-as ao decote na prateleira superior desta forma. Faça as costuras de acabamento. Coloque as viseiras uma sobre a outra na parte inferior do corte e prenda com uma costura de acabamento.
- Junte a frente e as costas da polo e comece a costurar na máquina de costura ou overloque. Arremate e passe a ferro as costas;
- As cavas e a bainha precisam ser dobradas duas vezes e fixadas com um ponto de acabamento. É aconselhável usar um calcador para bainhas para esta operação, prestando atenção às costuras;
- Marque a linha inferior na parte superior da gola. Faça um ponto overloque exatamente ao longo dela. Passe a margem para dentro, ao longo do ponto final. Dobre o elemento da gola com as laterais externas para dentro ao longo de todo o comprimento e apare as bordas. Passe bem os pontos. Vire a gola do avesso e passe-a. Dobre o produto com a parte inferior voltada para a gola polo e costure, unindo cuidadosamente os elementos.
- Por fim, lave e passe bem a blusa polo.
Esta camiseta pode ser usada tanto no dia a dia quanto para sair ou ir ao escritório. Combina bem com calças e saias e é considerada uma peça universal.

Molde de um top com babados nas cavas
Trabalho passo a passo:
- Coloque as peças da frente e de trás juntas com os lados externos voltados para dentro, unindo-as com os cortes laterais;
- Costure todos os detalhes na máquina;
- Na parte da frente, faça uma borda usando viés ou fita de cetim;
- Costure a bainha na cava, deixando uma margem de 0,5 cm;
- Costure a margem de costura na borda. Isso serve para fixar a fita na parte interna;
- Dobre o debrum para o lado avesso e prenda com alfinetes;
- Faça overloque nas costuras;
- Em seguida, você precisa começar a fazer a peteca e costurá-la ao longo da borda;
- Costure a fita na parte inferior do babado;
- Costure a fita em uma máquina overlock;
- Costure o babado na parte da frente do top.
Os ombros do produto podem ser abaixados, o que deixa o visual mais delicado. Perfeito para eventos especiais ou encontros românticos. Fica lindo com saia soltinha e salto alto.
Costurando um top usando um molde construído
Existem muitas opções para costurar blusas, seja com babados, decote, gravatas ou botões. O principal no trabalho é incluir todo o talento e imaginação.

Processo de trabalho passo a passo:
- trace os padrões no material com giz ou sabão;
- transfira o esboço dos dardos externos (se houver) para as peças da frente - trace apenas ao longo das bordas dos dardos, sem margens;
- recorte os elementos do tecido e costure imediatamente as pinças;
- costure as costas e a frente ao longo das costuras dos ombros;
- processar as bordas do produto.
Você pode usar qualquer coisa como decoração. Podem ser listras, strass, um broche ou flores de tecido. Bordados em uma blusa ficarão lindos. Se desejar, o tecido pode ser tingido ou um degradê pode ser feito com tinta têxtil. Mas se você não tem experiência nisso, é melhor entrar em contato com um estúdio, pois se você deixar a tinta na camiseta por muito tempo, ela ficará danificada.
Como costurar um top com suas próprias mãos sem molde
Quase qualquer blusa pode ser costurada sem molde, pois este é o produto mais simples.
Para isso, você precisará de uma camiseta comum, linhas, agulha e tesoura. Corte as mangas de uma camiseta adequada. Em seguida, costure as bordas com overloque e pontos curtos. A barra da camiseta deve ser encurtada até a cintura ou mais, a critério do cliente. A barra também deve ser costurada à máquina para que as linhas não fiquem para fora; ela deve ser larga e um pouco solta. Por fim, decore a parte superior de sua preferência, por exemplo, com um patch ou broche.

Seda ou chiffon podem ser usados para o trabalho. Mas, neste caso, é preciso lembrar que o cuidado com os materiais não será rápido e caprichoso. Lavar em água morna, usar produtos especiais e secar longe da luz solar ou de aparelhos de aquecimento são essenciais. Passe esses produtos apenas no modo delicado e não use vaporizadores.
Observe! Se houver decorações adicionais, miçangas ou listras, é aconselhável lavar à mão ou usar um saco especial. A seda deve ser lavada separadamente de todos os tecidos, pois pode absorver sujeira.

Concluindo, vale ressaltar que fazer uma blusa com as próprias mãos não é difícil. O principal é tirar as medidas e escolher o material certo. Para certos estilos, você pode usar apenas seda ou algodão. Tudo depende da estação. Por exemplo, para o verão, é melhor usar tecidos leves e respiráveis, e para o outono, tecidos mais densos. Pode ser usado tanto para sair quanto para usar como pijama, para uma noite de sono confortável.




