As roupas modernas estão gradualmente substituindo peças antiquadas no guarda-roupa de homens e mulheres. Calças largas estão sendo substituídas por jeans e calças cargo confortáveis, e moletons e moletons com capuz estão substituindo os suéteres antigos. São muito mais confortáveis de usar. Você pode usá-los para passear, praticar esportes ou simplesmente usá-los em casa. Costurar um produto assim não é particularmente difícil, graças à grande quantidade de moldes disponíveis na internet. Este material mostrará como costurar um moletom e uma blusa de moletom, e um molde simples de blusa de moletom é mostrado.
- Descrição do estilo do moletom bomber com capuz para homens e mulheres
- Qual é a diferença entre um moletom e um suéter?
- Escolhendo tecido para um moletom
- Padrão de moletom com mangas embutidas
- Construção de um molde para um moletom com manga raglan
- O processo de costura de um moletom
- Costura lateral e manga
- Costurando a tira inferior
- Costurando um punho em um moletom
- Costurando o decote no moletom
- Fazendo um moletom sem desenho em papel
- O que vestir com um moletom da moda
Descrição do estilo do moletom bomber com capuz para homens e mulheres
Abaixo está um molde em formato eletrônico para um moletom com capuz e manga raglan para tamanhos de 44 a 58. O nível de costura desses produtos é simples e adequado até mesmo para iniciantes que nunca se aventuraram nesse ramo antes.

Os modelos de moletom unissex são muito fáceis de costurar em máquina de costura com overlock em costuras de malha, mesmo para um alfaiate novato que já domina as habilidades básicas de costura com overlock em máquina de costura.

Para costura, são usados tecidos elásticos de malha de qualquer cor e tipo. Mas há algumas regras: para uma jaqueta bomber, é melhor usar rodapé, e para um moletom, tecidos de blusões e jaquetas (de lã ou malhas leves).

Qual é a diferença entre um moletom e um suéter?
A diferença entre eles é que o moletom possui um triângulo formado por duas costuras ao longo da linha da gola. Hoje, esse detalhe desempenha uma função decorativa, mas antigamente a intenção era ter um forro por baixo que absorvesse o suor do pescoço e da gola. Isso se explica pelo fato de os moletons terem sido criados como parte de um uniforme esportivo para corrida, ginástica e outros tipos de atividade. Ao costurar um moletom infantil, essa função pode ser útil, pois todos sabem como as crianças começam a suar rapidamente ao correr e brincar com os amigos no quintal ou no parque.

Escolhendo tecido para um moletom
A escolha é bem grande, mas somente com os materiais descritos abaixo o moletom se tornará realmente útil:
- Tricô de camada dupla. Perfeito para costurar um suéter para a primavera-outono. É aconselhável escolher um tecido de densidade média com uma camada de algodão no meio. Sua composição geralmente é a seguinte: 60% algodão e 40% poliéster.
- Micromergulho ou elástico. O tecido é muito mais leve e agradável ao toque. Apesar da elasticidade, é bastante resistente ao desgaste e não forma bolinhas. Normalmente, o elástico é feito de fios de viscose, poliéster e elastano.
- Fleece ou fleece com fleece. Também é uma malha, mas seu teor de algodão é aumentado em uma grande porcentagem, o que permite aquecer no inverno e evaporar a umidade no verão.

Padrão de moletom com mangas embutidas
O molde com manga embutida é fácil de fazer e pode ser usado para costurar moletons, suéteres e outros suéteres de vários tamanhos. O diagrama abaixo mostra este molde. As dimensões também estão no desenho. Você só precisa calcular a largura de todo o molde.
É feito ao longo da linha do peito: metade da circunferência do peito (2 + (2-4 centímetros) – margem para encolhimento). Por exemplo, para o tamanho 44, que tem 88 centímetros de circunferência do peito, a largura será de 24 centímetros.

Construção de um molde para um moletom com manga raglan
O processo é absolutamente simples: você precisa tirar todas as medidas e depois transferi-las para o papel. A construção do molde em si não precisa necessariamente ser comprada; você mesmo pode encontrá-lo na internet e baixar um plano detalhado.
As seguintes medidas precisam ser tomadas:
- A largura do molde (moletom) é a circunferência do peito, que é dividida ao meio com a adição de alguns centímetros para um ajuste mais solto.
- A altura do padrão (moletom) é um parâmetro arbitrário e individual. A altura é medida do ombro ao quadril.
- Comprimento da manga. Medida do ombro ao pulso, onde a manga deve terminar. O braço deve estar dobrado.
- Profundidade da cava. Esta é a meia circunferência do peito, dividida por 1/3. A este resultado, adicione 4 centímetros.
- Largura da manga. Medida no pulso como metade do comprimento do pulso + 2 centímetros.

O processo de costura de um moletom
Primeiro, é necessário preparar o tecido e os elementos adicionais. O tecido deve ter pelo menos um metro e meio de altura e largura. Em seguida, se o molde for encontrado, ele é construído no papel e transferido para o tecido da maneira usual. Os detalhes do futuro moletom com capuz ou moletom devem ser cortados cuidadosamente e as duas partes principais do produto devem ser dobradas frente a frente.

Recomenda-se costurar o produto ao longo dos cortes laterais e só então prosseguir para as mangas. As costuras são processadas qualitativamente e o produto já pode ser experimentado para verificar se tudo se ajusta corretamente.

Costura lateral e manga
A costura lateral é feita assim:
- Depois que a manga é colocada, ela é processada da mesma forma que suas costuras: com uma linha.
- Os níveis de corte são dobrados, alinhados e retificados.
- Em seguida vem a passagem a ferro, e a mesma operação é repetida com as sobras.
- Uma linha é colocada para prender. Isso é feito com cuidado para que nenhum detalhe do moletom fique visível.

Costurando a tira inferior
Este processo requer as seguintes etapas:
- Costure a tira formando um anel e marque os centros das peças.
- Dobre o anel no sentido do comprimento.
- Vire o moletom do avesso e marque o centro da frente e de trás da peça.
- Coloque o anel no produto com a dobra voltada para dentro.
- Alinhe e prenda com alfinetes as costuras laterais e as marcas centrais.
- Costure a tira ao produto usando uma máquina de costura ou uma overloque.

Costurando um punho em um moletom
Muitas vezes, em vez de elásticos nas mangas, eles usam o mesmo tecido com o qual o moletom é feito. A melhor opção seria comprar um punho especial que combine com a cor do tecido. É necessário cortar um retângulo com uma altura lateral 2 vezes maior que a do futuro elástico e deixar mais 1 centímetro para a margem de costura.
A ordem das ações é a seguinte:
- Costure o elástico nas laterais e dobre-o de modo que a costura fique para dentro.
- Costure o elástico na parte inferior e superior da mesma maneira, usando a manga como exemplo.
- Vire a peça do avesso e insira o elástico dobrado dentro da manga.
- Prenda com alfinetes e costure.
- Costure o segundo punho da mesma maneira, bem como o elástico na parte inferior do moletom e na gola, se desejar.

Costurando o decote no moletom
Antes de costurar o elástico no pescoço, você precisa costurar a própria peça. De acordo com as regras, a profundidade do pescoço na parte de trás é de aproximadamente 2 a 3 cm, e na parte da frente, de 7 a 8 cm. Antes de costurar, você precisa marcar o meio do pescoço e traçar uma linha de 5 a 7 cm. Em seguida, ao longo dessa linha, faça um corte, na parte inferior do qual o elástico ou punho é colocado. As bordas são dobradas para dentro e fixadas com alfinetes.
Importante! Tudo é costurado com uma margem de 2 mm das bordas. O produto é virado do avesso e as partes desnecessárias são cortadas.

Fazendo um moletom sem desenho em papel
Você pode fazer um moletom sem desenhos chatos. Para isso, use qualquer suéter ou camiseta, que servirá de base para a futura peça. O ideal é pegar um pedaço quadrado de tecido com 190 cm de comprimento, dos quais 20 cm serão usados para as mangas e a largura. O comprimento terá que ser medido separadamente. O restante é usado para as partes principais às quais a manga será costurada.
Antes de costurar as bases, você deve determinar a profundidade do decote e só então começar a costurar: primeiro, faça as mangas, prenda-as às bases e costure-as. Por último, costure o decote.

O que vestir com um moletom da moda
Existem muitas opções de roupas adequadas:
- Calças skinny para pernas finas. É bom que as cores das peças combinem.
- Leggings. Devem ser de um tipo que se assemelhe o máximo possível a calças grossas.
- Jeans. Sempre uma ótima opção para qualquer tipo de corpo.
- Shorts para clima quente.
- Saia de couro.
- Colete sobre moletom.

Portanto, costurar um moletom com as próprias mãos não é difícil, pois você pode encontrar muitos moldes simples na internet que até costureiras iniciantes conseguem fazer. Além disso, esse trabalho também adicionará a experiência necessária para costurar peças mais complexas.




