O que é o tecido tisi e por que ele é tão popular entre os fabricantes de roupas para médicos e chefs? É um material misto barato, feito de algodão natural e sintéticos. Ele absorve as vantagens de ambos os componentes e praticamente não apresenta desvantagens.
O que é tecido tisi
O tecido Tisi (tecido TS ou TiSi, às vezes sisu) é um material misto que contém algodão e poliéster ou algodão-poliéster. O nome vem do inglês "Tetron-Cotton": a primeira palavra significa uma mistura de viscose e poliéster, a segunda, algodão.

A necessidade de produzir tal “mistura” reside na imperfeição dos seus componentes:
- O algodão natural é ecologicamente correto, higiênico e agradável de usar, mas apresenta muitas desvantagens: amassa e rasga facilmente, é menos durável e tem vida útil curta, o que é inaceitável para profissionais da área médica ou culinária. Além disso, a produção de material natural é cara, o que aumenta o preço do produto final.
- Tecidos sintéticos mantêm bem sua forma, são duráveis e rasgam menos, sua produção é muito mais barata, mas os 100% sintéticos são desagradáveis de usar, especialmente com frequência. Além disso, são menos higiênicos, pois o corpo não "respira".

Os tecidos mistos tornaram possível resolver esses problemas e combinar o melhor de ambos os materiais.
Composição e tecnologia de produção
O tecido Sisu, descrito acima, é uma mistura de matérias-primas naturais e artificiais. A proporção ideal de materiais no Sisu é considerada 35% algodão e 65% poliéster, mas os fabricantes frequentemente tentam baratear o tecido "mudando" as proporções. Uma proporção de 20% algodão para 70% poliéster é frequentemente encontrada.
Se necessário, o tecido é tratado adicionalmente com impregnações repelentes de água para que ele resista melhor à sujeira e a líquidos específicos (por exemplo, sangue e outras substâncias orgânicas).
O material é tecido em ponto de tafetá simples. A superfície é áspera, com trama claramente visível. Ao usar um ponto de tafetá sarja, obtém-se um tecido com nervuras diagonais.

Descrição das características e propriedades
Graças à combinação de materiais naturais e artificiais, o tecido tisi apresenta as vantagens de ambos. As vantagens incluem:
- Durabilidade e longevidade: roupas feitas de tisi duram muito mais e suportam cargas maiores do que 100% algodão;
- Leveza e respirabilidade: os itens são confortáveis para caminhar e trabalhar;
- Formato estável (não deforma com o tempo, não encolhe), baixa elasticidade, não enruga, não forma bolinhas nem rasga: o uniforme não enruga durante o trabalho, mantém uma aparência elegante sob qualquer carga;
- Não causa eletrificação ou sensações desagradáveis ao entrar em contato com a pele;
- Higiênico, à prova de poeira e resistente a diversos tipos de sujeira: o tecido é fácil de lavar e limpar, mesmo de manchas difíceis, como sangue. Isso ocorre porque as impregnações não permitem que a sujeira penetre profundamente nas fibras, sendo facilmente removida da superfície;

- Resistência a altas temperaturas e lavagens frequentes: o tecido também tolera bem tratamentos fortes e frequentes (por exemplo, fervura);
- Uma variedade de cores brilhantes, a possibilidade de adicionar seu próprio padrão ou logotipo: uma empresa pode criar seu próprio uniforme;
- Secagem rápida e fácil lavagem: o material não é exigente;
- Preço acessível.
Todas essas vantagens permitiram que roupas especiais feitas de tisi apresentassem seu melhor desempenho quando usadas em trabalhos com "cargas elevadas". Hoje, uma parte significativa do uniforme é costurada com ele.
Possui tecido e pequenas desvantagens:
- Devido ao alto conteúdo sintético, pode ser desconfortável permanecer nele o tempo todo;
- Devido à alta condutividade térmica, as roupas não aquecem;
- Devido à sua baixa elasticidade, ele só pode ser usado para costurar roupas largas, do tipo camisa.

Variedades existentes
Hoje, o tecido é produzido com diversas composições e com densidade de 110 a 240 gramas por metro cúbico. O material mais difundido é aquele com densidade de 110 a 120 g/m³.
Importante! A composição é criptografada no rótulo: por exemplo, “T/C80/20/120” significa “Tisi, 80% poliéster, 20% algodão, densidade 120 g/m3”.
Existem vários tipos de tisi. Eles são usados para criar diferentes roupas com propriedades específicas:
- Sonata: feita de algodão e poliéster de alta qualidade, acompanha certificado de qualidade.
- Camisa Lux 120: possui densidade de 120 gramas por metro quadrado. Possui trama simples e impregnação hidrorrepelente. É utilizada na confecção de uniformes para profissionais da área médica e da indústria alimentícia, além de forros para jaquetas e casacos, além de bolsos internos.

- Camisa Lux 150: tem as mesmas propriedades do tipo anterior, mas é mais fina e mais barata, pertence à classe “econômica”;
- Alimentos: composto por 20% algodão e 80% poliéster, impregnado com um agente repelente à água. Utilizado na produção de agasalhos (casacos e jaquetas), uniformes para órgãos policiais e seguranças.
Ao costurar, o tisi é frequentemente combinado com outros tipos de tecido: inserções elásticas, malha de poliéster.
Âmbito de aplicação
O tecido Tisi é usado principalmente para costurar roupas corporativas, militares ou médicas. Isso se deve às suas características: sua inelasticidade (devido à qual apenas roupas largas e de corte reto podem ser costuradas), higiene e respirabilidade (pode ser usado em áreas onde a esterilidade é importante), durabilidade (o material pode suportar um grande número de lavagens e tratamentos mais intensos, como fervura e higienização). O tecido deve sua popularidade ao seu baixo preço: costurar uniformes com ele é rentável.

Importante! O Tisi é fácil de pintar e pode ser personalizado com o logotipo da empresa.
O tecido para camisas tisi é usado nas seguintes indústrias:
- Em instituições médicas e laboratórios científicos;
- Em cafés, restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação, na indústria alimentícia, por exemplo, em padarias;
- Em empresas de limpeza;
- Em hotéis, pousadas, albergues;
- Em campanhas publicitárias e promoções.
O tisi também é usado para costurar uniformes militares e de bombeiros, e é usado para fazer forro impermeável para roupas de trabalho quentes para pescadores e caçadores.

Como cuidar deste tecido
A principal diferença do tecido tisi é que ele é pouco exigente em cuidados:
- Você pode lavar as peças à mão ou na máquina de lavar no modo "Tecido sintético". É importante que a temperatura não seja superior a +40 graus. Qualquer sabão em pó serve, mas não é recomendado usar alvejante, especialmente com cloro, a menos que se trate de uma peça branca.
Importante! Roupas destinadas a profissionais da área médica e pessoas que trabalham com alimentos passam por um tratamento especial na fase de produção do tecido; elas podem ser fervidas e tratadas.

- Não há requisitos de secagem, mas se desejar, você deve alisar a peça antes, antes que ela seque, para facilitar na hora de passar.
- Você pode passar tissi no modo "sintéticos" pelo lado de dentro. Se a peça tiver um emblema aplicado, ele só pode ser passado pelo lado de dentro.

Caso contrário, não há problemas com o tecido.
O tecido TiSi é um material misto feito de algodão e poliéster. Graças à combinação ideal de componentes naturais e sintéticos, o TiSi é utilizado na costura de roupas de trabalho e uniformes para profissionais da área médica, da indústria alimentícia e do setor de serviços.




