Que tipo de tecido é o Jacquard? Muitas pessoas se perguntam isso. Além disso, você pode se deparar com a seguinte pergunta: como escrever jacquard corretamente? Portanto, a segunda opção está correta. Tecido Jacquard é usado para produtos com diversos padrões e ornamentos. Normalmente, a natureza é retratada na tela: flores, grama e diversas plantas. De 2 a 24 fios multicoloridos podem ser tecidos em um único tecido. Quanto mais fios, mais caro será o jacquard.
- A incrível história da criação
- Características do jacquard e suas qualidades úteis
- Qualidades úteis
- Características de desempenho do material
- Variedade de material por tipo
- Atlas jacquard
- cetim jacquard
- Malhas jacquard
- Jacquard elástico
- Seda jacquard
- Aplicação de tecidos jacquard
- Descrição do jacquard para móveis
- Cuidados com produtos jacquard
- Cuidados com estofados
- Cuidados com roupas, roupas de cama, cortinas e outros produtos
- Quanto custa o tecido jacquard
- Vantagens e desvantagens
A incrível história da criação
É necessário entender o que é tecido jacquard. Tecidos com estampas sempre foram populares. Mas, devido à complexa tecnologia de fabricação, poucos podiam se dar ao luxo de tal luxo. Mesmo os ricos nem sempre compravam esse tecido. Na maioria das vezes, o jacquard era encontrado entre as classes dominantes. Reis encomendavam telas com estampas para feriados e eventos importantes.

Às vezes, tecidos multicoloridos podiam ser encontrados nas casas dos camponeses. Mas, via de regra, os camponeses não tinham muitos fios multicoloridos. Portanto, os tecidos nas casas dos camponeses não eram tão exuberantes quanto os dos reis.
No entanto, em 1804, Joseph Marie Jacquard inventou um tear que permitia produzir esse tecido em escala industrial. A máquina criada pelo mestre impressionou até Napoleão. Ele concedeu ao inventor uma pensão vitalícia. Os preços dos tecidos jacquard caíram drasticamente e cada vez mais pessoas começaram a comprá-los.

Além da invenção da máquina industrial, Joseph Marie também é conhecido por ser o primeiro a usar cartões perfurados. Essa máquina lançou as bases para toda a ciência da programação. Os padrões em tecido foram inventados por matemáticos, que criaram cada vez mais novos esquemas. O cartão perfurado resultante era então colocado em um compartimento específico, onde era lido. O próprio esquema de tecelagem do tecido baseava-se em enormes folhas de papelão, nas quais eram feitos furos regulares. Quando o fio passava por elas, a folha de papelão era trocada por outra. Assim, um bom padrão multicolorido era obtido.
Características do jacquard e suas qualidades úteis
O tecido não só tem uma aparência bonita, como também possui algumas características. Além disso, linho ou móveis estofados com este material têm propriedades úteis.

Peculiaridades:
- Alta resistência. Como o tecido utiliza uma grande variedade de fios, o produto final resiste bem ao estresse físico. Devido a essa propriedade, o tecido é usado para criar: cobertores, colchões, tapetes, roupas de cama, toalhas de mesa, cortinas, capas e diversas peças de malha.

- Design requintado. O entrelaçamento de um grande número de fios multicoloridos cria um padrão belíssimo.
- Certamente muitas pessoas não gostam de produtos de seda por serem pesados. Isso não se aplica ao jacquard.
- Outra característica do jacquard é a boa condutividade térmica. No verão, as roupas feitas com este tecido não criam efeito estufa, mas ao mesmo tempo retêm o calor e, no inverno, não é tão frio.

- Não requer cuidados especiais.
Qualidades úteis
Então, quando você já imaginar que tipo de material é o jacquard, pode considerar suas qualidades úteis. Como o material não possui nenhuma qualidade útil, usar um vestido feito com esse tecido não o deixará mais saudável. Talvez o melhor aspecto que pode ser destacado seja a ausência de alergias. Se você comprar um produto caro feito de fios naturais de um fabricante confiável, não terá reações alérgicas.

Características de desempenho do material
A característica mais importante do tecido é a sua composição. O jacquard pode ser natural, de algodão ou sintético. Quanto ao tecido natural, ele é altamente durável, como mencionado acima. A vida útil aproximada é de 10 anos. Ao mesmo tempo, o tecido manterá sua aparência comercializável durante todo esse tempo. Claro, isso só é possível se o produto for devidamente cuidado. Além disso, os materiais naturais não causam alergias nem irritações.

Produtos de algodão geralmente se desgastam rapidamente. No entanto, isso não se aplica ao jacquard de algodão. A longa vida útil é alcançada graças à tecnologia de criação.
O jacquard também pode conter seda, viscose e lã. Se você não tem dinheiro suficiente para comprar materiais naturais e caros, preste atenção aos produtos que adicionam poliéster. Isso permite reduzir significativamente o custo do material, preservando, ao mesmo tempo, suas propriedades estéticas.
Observe! Outra característica do material é o padrão. Pode ser simples ou complexo. Além disso, o tecido é dividido em padrões pequenos e grandes. O segundo tipo é duplo e feito de pelo. Se falarmos da primeira classificação em simples e complexo, então os complexos são: laçada, dupla face, piqué e assim por diante.

Há também jacquard especializado para crianças.
Variedade de material por tipo
Então, agora que entendemos o que é jacquard e quais são suas características, vamos falar sobre os tipos de produtos.
Atlas jacquard
Este é um material sintético. É usado principalmente para costurar roupas ou cortinas e persianas. Para dar uma boa aparência ao tecido, as costureiras usam uma tecnologia chamada blackout. Além disso, graças a essa técnica de costura, o material não deixa passar luz.

Observação! A superfície dos produtos feitos com este material tem as mesmas propriedades do cetim ou da seda. Prós: preço baixo, leve e durável, adequado para roupas de verão. Contras: materiais não naturais.
cetim jacquard
Material macio e agradável ao toque. Devido à composição do tecido, é possível criar padrões em relevo. Além disso, é possível notar uma densidade de fios tão alta que alguns produtos podem ter até 250 tramas por centímetro quadrado. Isso é o que distingue o cetim de outros materiais. Devido a essa densidade, o produto pode durar cerca de 60 anos e, durante toda a sua vida útil, sua aparência comercial será preservada.

O material em si lembra uma tapeçaria da Idade Média.
Malhas jacquard
Outro tipo de material. Este tecido é geralmente usado para costurar itens de inverno, como luvas, gorros, etc. O material é bastante barato, mas, ao mesmo tempo, como todos os tipos de materiais, é durável e não deixa passar calor.

Jacquard elástico
Às vezes, esse tipo de material é chamado de jacquard escorregadio. O fato é que a composição do tecido contém substâncias como elastano, elastano e outras fibras sintéticas, que lhe conferem elasticidade e reduzem o atrito. Por isso, a mão parecerá deslizar sobre o material.
Seda jacquard
E a última variedade é a seda. Este material é usado principalmente para costurar diversos itens de cama, como fronhas, lençóis, etc. Pode ser artificial ou natural.
Importante! O segundo tipo é bem caro e nem todos podem pagar.

Aplicação de tecidos jacquard
Hoje, existem três indústrias principais que utilizam esse tecido denso. A primeira indústria está relacionada ao vestuário. Como mencionado acima, roupas de verão e inverno são feitas com esse material. Um exemplo de material com o qual as roupas são feitas é malhas e cetim. A segunda indústria é a costura de cortinas. Aqui, quase todos os materiais disponíveis no mercado são usados. A exceção, talvez, seja o jacquard de seda, pois, devido à sua especificidade, é mais adequado para roupas de cama. Passamos suavemente para a terceira indústria de uso do jacquard - costura de roupas de cama. Como já mencionado, a seda é usada para isso.

Descrição do jacquard para móveis
A última área onde o jacquard é utilizado é o estofamento de móveis. Vamos parar por aqui e analisar mais detalhadamente. Portanto, apenas materiais muito densos, que podem suportar altas cargas físicas, são utilizados para estofamento. A densidade mínima de fios por centímetro quadrado é de 200 peças. Se considerarmos produtos caros, esse número pode ser ainda maior.
Qual o tipo de tecido mais utilizado? A maioria dos móveis exige um material muito denso para estofamento, então o cetim é o mais escolhido.

As vantagens de usar esse tipo de estofamento:
- Em primeiro lugar, é altamente resistente a danos mecânicos. Se você tem gatos em casa que gostam de afiar as garras em cadeiras, isso não causará nenhum dano ao jacquard. Nunca há rasgos ou qualquer outro tipo de resíduo no material.
- Em segundo lugar, o tecido é muito fácil de limpar. Para limpar o produto, basta usar panos úmidos comuns ou esponjas com detergentes especiais.
Se você comprar uma cadeira jacquard barata, pode ter certeza de que ela usa fibras sintéticas. No entanto, ao comprar móveis mais caros, isso não será mais o caso.
Cuidados com produtos jacquard
Não importa quão bom seja o material jacquard, ele ainda precisa de cuidados.
Importante! Os procedimentos de cuidado dependem do tipo de tecido.
Cuidados com estofados
Vamos começar com os cuidados com os móveis. Muitas pessoas têm um sofá em casa feito de jacquard, mas poucas sabem como cuidar adequadamente do material.
Na verdade, todo cuidado com tecidos é feito com limpeza úmida regular. Às vezes, você pode aspirar os móveis para remover toda a poeira. No entanto, vale a pena conferir as seguintes dicas:
- Não use alvejantes ou produtos de limpeza de móveis que contenham álcool - todos eles são muito prejudiciais à aparência do tecido.
- Se você quiser usar lavagem a seco, use produtos que contenham solvente à base de carbono.
- Para remover qualquer sujeira do tecido, você precisa pegar uma solução de sabão e molhar um pano comum nela. Em seguida, limpe a área suja, sendo importante não pressionar com muita força e esfregar a superfície. Após o procedimento, limpe tudo novamente com um pano seco. Se isso não for suficiente, você pode usar um ferro de passar (temperatura de até 100 graus).
- Se tinta ou batom sujarem o tecido, você pode usar uma solução de álcool. O primeiro ponto diz que álcool não pode ser usado, porém, uma solução a 10% não danificará o tecido.
- Manchas de gordura são removidas usando um material especial que absorve bem as substâncias.
6. Para limpar uma capa de jacquard, basta usar uma máquina de lavar. A temperatura deve estar em torno de 40 graus. Não é possível usar centrifugação ou secagem.

Cuidados com roupas, roupas de cama, cortinas e outros produtos
E então, vamos aos cuidados com outros produtos. Você pode usar tanto a máquina de lavar quanto a lavagem à mão. No entanto, ao usar a máquina, a temperatura não deve exceder 30-40 graus. Você não pode usar a centrifugação automática, você deve fazer tudo sozinho, pois assim a fibra não será danificada. Não use alvejantes.
Atenção! As recomendações são semelhantes às do estofamento jacquard. Quanto à secagem, é aconselhável esticar as roupas o máximo possível. Além disso, evite a luz solar direta.
Gostaria de dizer algumas palavras sobre a lavagem de malhas, pois este tecido tem características próprias:
- Use apenas o ciclo delicado. Lavar em qualquer outro ciclo pode danificar o tecido.
- O perigo da lavagem à máquina é que o tecido fique muito deformado. Para evitar isso, é melhor usar um saco especial para roupas.
- As roupas devem ser torcidas somente à mão.
- A secagem deve ocorrer em uma superfície horizontal, para que o tecido não perca sua forma.
As regras para cuidar de tecidos jacquard não são tão complicadas. No entanto, mesmo elas devem ser seguidas, pois, caso contrário, o tecido pode perder a forma e a beleza.
Quanto custa o tecido jacquard
Existem tecidos jacquard caros e baratos. O preço, em primeiro lugar, depende da qualidade do tecido e dos materiais utilizados. Além disso, o custo do produto pode variar de loja para loja e de país para país.
- O mais barato é o tricô — o preço aproximado é de 50 a 100 rublos por metro.* Aqui você também encontra jacquard infantil, que custa aproximadamente o mesmo. Além disso, o tricô pode ser encontrado a preços mais altos.
- O custo do stretch é de até 300 rublos por 1 metro.* Claro, o preço pode ser mais alto, mas este é o mais popular.
- O jacquard de algodão custa de 200 a 300 rublos.*
- Atlas é um dos mais baratos - apenas 150 rublos.*
- Mas o cetim é um dos mais caros, seu preço pode ultrapassar 400 rublos.*
Vantagens e desvantagens
Então, quais são as vantagens e desvantagens do jacquard?
Vantagens:
- Já foi dito muitas vezes que o tecido é muito durável.
- A vida útil da maioria dos tecidos, com os devidos cuidados, é de 50 a 60 anos, e eles continuam com sua bela aparência original.
- Ele não amassa, a menos, é claro, que você use o ciclo de centrifugação na máquina de lavar.
- Apesar do tecido ter alta densidade, o peso dos produtos continua muito baixo.
- O tecido jacquard tem uma aparência muito bonita e elegante.
- Não irrita a pele e não causa alergias, pois o material é feito de substâncias naturais.
- O tecido jacquard é muito fácil de lavar e cuidar. Se for jacquard para móveis, todo o cuidado consiste em uma limpeza úmida básica.

Imperfeições:
- Talvez a única desvantagem desse tipo de tecido seja o preço alto. É claro que, se você optar por um tecido não natural, o preço será muito baixo, mas o preço dos produtos naturais é muito alto.

Na maioria dos casos, os internautas deixam comentários positivos sobre os tecidos jacquard. Eles observam que esse material realmente produz cortinas bonitas e duráveis, estofados macios e agradáveis ao toque e à vista, além de ótimas roupas para o dia a dia.
*Os preços são válidos em agosto de 2019.




