Tecidos com um brilho cintilante invejável sempre foram populares, e roupas feitas com esses materiais atraem olhares de admiração, conferindo brilho e elegância a todas as mulheres. No entanto, os tecidos iridescentes têm suas próprias variedades, características e características.
Para que servem os tecidos brilhantes?
O material iridescente está no auge da temporada há uma década e é usado de diversas maneiras:
- criando brinquedos fofos;
- produção de linho, tule e cortinas;
- produção de acessórios.
E o principal objetivo é o design de roupas. Lantejoulas brilhantes em vestidos, saias delicadas de cetim, suéteres de tafetá práticos e minimalistas.

Tipos de tecidos brilhantes
O tecido brilhante era especialmente desejado no final dos anos 80 e início dos anos 90 do século passado. Esta é a era das roupas brilhantes, da maquiagem colorida e, claro, do estilo disco multifacetado. Depois, as paixões diminuíram um pouco, e apenas atores de teatro ou artistas famosos exibiam seus trajes de lantejoulas em shows. Mas a moda tem um jeito de retornar e se modernizar, então hoje vestidos brilhantes de diferentes tons, blusas, jaquetas, acessórios etc. estão novamente na moda. Você pode encontrar uma mulher com esse traje não apenas em uma festa, mas também no dia a dia.

O brilho é dado aos tecidos de diferentes maneiras, sendo as principais:
- um tipo de trama de fios que confere ao material uma superfície lisa;
- a composição das fibras que dá brilho aos tecidos;
- uso de lantejoulas e revestimentos especiais;
- uso de fios metálicos.
O tecido iridescente possui características e características próprias. Portanto, existem basicamente vários tipos do material descrito.
Atlas e Cetim
Atlas denota as propriedades do material, pois não é à toa que, em árabe, essa palavra significa "liso". Diversos trajes são costurados a partir do tecido: vestidos de noiva e de noite, blusas, roupas de cama, conjuntos de pijamas, toalhas de mesa, cortinas, etc.
Essa superfície sedosa do material é obtida por meio de uma trama especial de fios de cetim. Uma característica distintiva é a predominância de fios de urdume na superfície, cobrindo a trama. Devido a essa estrutura, são utilizadas fibras mistas no processo de produção. A parte da frente é totalmente de seda e a parte de trás é sintética ou de algodão.

Fibras de seda nem sempre são usadas como base. O tecido elasto, feito com o princípio da trama de cetim, tem composição 100% algodão, mas possui um brilho interessante. É usado para costurar roupas, bem como em diversos produtos têxteis.
Atenção! Em 2019, vestidos de cetim são especialmente populares.
Existe outra tecelagem de fios igualmente popular, que confere aos materiais um brilho incrível: o cetim. Difere radicalmente do cetim, pois a superfície frontal é composta por fios de trama, e os fios principais são sobrepostos por eles.

O cetim é um tecido de algodão brilhante, um dos materiais mais requintados e caros. A roupa de cama feita com este tecido é como uma verdadeira obra de arte. Os desenhos e padrões são tão delicados que você pode admirar as linhas intrincadas infinitamente. O cetim mako é considerado o mais durável e duradouro. Variedades especiais de algodão cultivadas na Índia e no Egito são utilizadas em sua produção.
Organza e tafetá
Basicamente, as fibras artificiais possuem iridescência natural, portanto, não requerem processamento adicional durante o processo de produção, o que não se aplica aos materiais naturais. Frequentemente, esses tecidos são utilizados na fabricação de acessórios têxteis, mas não em roupas do dia a dia, a menos que se trate de vestidos de festa e de noite.

Cortinas de organza podem adicionar toques orientais ao interior. Este tecido com brilhos é feito de poliéster. Para dar ainda mais brilho e brilho ao material, adiciona-se uma certa quantidade de viscose e seda natural.
Por isso, os fabricantes produzem vários tipos de organza:
- enrugado - cria o efeito de várias dobras e vincos, às vezes com um revestimento;
- Crash – tem a textura de vidro rachado.
Os fãs de tecidos iridescentes apreciam principalmente a organza chanzan, também popularmente chamada de "camaleão". Graças à trama especial de fios multicoloridos, a superfície do material adquire cores diferentes em um determinado ângulo.
Tafetá é um tipo de tecido de poliéster com fibras firmemente unidas por meio de uma trama simples. Esse método de produção confere mais brilho ao tecido.

O escopo de aplicação do tafetá é bastante amplo. É frequentemente usado para costurar vestidos de noite e de noiva, xales requintados, estolas luxuosas e fantasias de carnaval. Cortinas, toalhas de mesa, guardanapos, elementos decorativos e almofadas de sofá também são costurados com o material. E estofamento de cadeiras e sofás em tela não deixa ninguém indiferente.
Organza e tafetá são tecidos insubstituíveis que podem transformar radicalmente o interior, tornando-o mais colorido e aconchegante.
Tecidos com pulverização
Uma fina camada de spray metalizado é aplicada às telas usando um equipamento especial sob vácuo. Pequenas partículas do produto se depositam na superfície, conectando-se de forma confiável aos fios. A base é 100% poliéster.
Existem tecidos com revestimento de uma única cor, padrões e designs originais. A intensidade do brilho também varia: mais fraco, mais saturado, mais suave. No entanto, cada tecido atrai e fascina à sua maneira.

Os materiais não são usados apenas para costurar roupas luxuosas. São muito procurados para a produção de persianas e cortinas espetaculares. A vantagem é que o revestimento não só desempenha uma função decorativa, como também reflete a luz solar intensa, reduzindo assim a temperatura do ambiente.
Interessante! Os designers adoram acabamentos metálicos e os usam em todos os seus looks, especialmente em estilos futuristas.
Se você deseja diversificar o interior, mas não sabe quais cortinas metalizadas escolher, preste atenção aos produtos com revestimento perolado. Eles combinam com qualquer decoração. O tecido não acumula eletricidade estática, poeira e sujeira. Essas vantagens são alcançadas através do uso de soluções e impregnações especiais.
Tecidos com lurex
Traduzida do inglês, a palavra "lurex" significa tentação, sedução. O tecido é usado para confeccionar roupas íntimas, meias-calças, collants, vestidos de noite, saias e blusas. O material confere aos produtos um apelo especial e um poder de sedução.

A propósito, o lurex é um fio metalizado muito fino, obtido pela "mineração" de níquel, alumínio ou folha de cobre. A produção concentra-se no Japão, China, Itália e EUA. Os fios podem ser combinados com qualquer fibra: lã, algodão, sintéticas e seda. Roupas de malha, cujo fio é combinado com fios metalizados, ficam espetaculares. Existem tecidos caros que são diluídos com fios de lurex.
- O brocado é o material mais luxuoso e rico. Anteriormente, fios de ouro e prata eram adicionados a ele. No entanto, agora, por uma questão de economia, utiliza-se uma fina folha de poliéster, que recebe diferentes tonalidades. O brocado é usado para costurar vestidos de teatro e concertos, cortinas grandes e drapeados. Noivas que preferem elegância e brilho costumam encomendar vestidos de noiva deste material.
- Lamé. Este tecido brilhante, traduzido do francês, significa "placa de metal". Em suas características, o lamé é semelhante ao brocado, mas o tecido é muito mais fino e leve. A parte da frente brilha com padrões foscos, e a parte de trás, consequentemente, é isenta desse brilho. Uma textura tão incomum é um verdadeiro trampolim para a criatividade dos designers de moda. Usando este material, costureiros famosos criam obras-primas, contribuindo assim para a indústria. O lamé é usado não apenas para a confecção de roupas, mas também de tecidos. No entanto, há uma desvantagem significativa: o tecido frágil pode ser danificado mesmo com a menor carga.

Tecidos jacquard e tapeçaria são frequentemente decorados com lurex. Colchas e cortinas, estofados e persianas têm um visual exclusivo, conferindo ao interior um espírito refinado e aristocrático.
Tecidos com lantejoulas
Apesar de produtos com lantejoulas parecerem originais e incomuns, os materiais são bastante exigentes, não só na hora de costurar, mas também na hora de vestir. O tecido de algodão é usado principalmente como forro. Ele deve ser leve para não sobrecarregar a roupa. Chiffon ou malha sintética são ideais para esses fins.

Para fazer lantejoulas, usa-se plasticina ou metal. Elas também são fixadas de diferentes maneiras: costuradas ou coladas ao tecido. Vestidos com lantejoulas não são muito caros e exigem manuseio e uso cuidadosos.
Peças costuradas em tecido também são bastante caprichosas. Ao costurar roupas caras, as lantejoulas são fixadas com uma linha grossa, então você não precisa se preocupar com a perda da decoração no momento mais inoportuno. Com roupas mais baratas, a situação é diferente, e com o menor movimento em falso, você pode perder boa parte do brilho.

Ao comprar roupas, certifique-se de que elas venham com uma capa, caso contrário, as lantejoulas irritarão e arranharão sua pele. Recomenda-se lavar as peças à mão, sem torcer. Não é necessário passar a ferro.
Como usar tecidos brilhantes corretamente
Apesar de roupas brilhantes serem atraentes, encontrar um bom estilo nem sempre é fácil. Uma peça de roupa pode não só adicionar quilos extras, como também tornar a imagem vulgar e repulsiva. Para evitar constrangimentos, você precisa seguir algumas recomendações na hora de escolher suas roupas.

- Materiais com brilho intenso farão você parecer maior, então é melhor usá-los para enfatizar suas curvas ideais. Se você tem quadris curvos, não deve usar calças ou saias brilhantes. Nesse caso, uma jaqueta ou cachecol com spray ficará mais apropriado. Isso ajudará a desviar a atenção da área problemática.
- Se você quer exibir suas pernas longas e esbeltas, sinta-se à vontade para usar calças ou saias brilhantes. Materiais brilhantes tendem a destacar não apenas as falhas, mas também as qualidades da silhueta.
- Mulheres com curvas invejáveis e exuberantes ainda devem evitar roupas brilhantes. Elas podem ser substituídas por acessórios chamativos ou strass, lantejoulas, etc.
- O tecido brilhante do vestido é brilhante e bonito por si só, então o corte da roupa deve ser o mais simples possível.

Materiais com glitter são bastante caprichosos, mas com o posicionamento correto dos detalhes você pode criar uma imagem deslumbrante.
Com o que pode ser combinado?
Ao vestir uma peça de roupa brilhante, você precisa se esforçar para que ela combine com outras peças. Se você já escolheu um componente brilhante, agora precisa entender com o que ele combina melhor.

- Para um look casual, você pode escolher calças de brocado e uma blusa ou suéter simples. Esse look não só permitirá que você apareça em toda a sua glória no escritório, como também será perfeito para um jantar romântico.
- Uma saia ou calça brilhante com uma camisa fosca cria um visual espetacular e estiloso. Uma blusa brilhante com calças formais clássicas ou uma saia midi também fica ótima.
- Roupas brilhantes são luxuosas por si só, então não toleram competição com peças chamativas com estampas e padrões complexos. Combine calças pretas com uma blusa brilhante, e um vestido de lantejoulas complementará bem uma jaqueta fosca. Uma peça colorida é suficiente para um look sofisticado completo. Uma jaqueta de lurex ficará estilosa com uma saia lápis lisa, blusa leve ou jeans.
- Se você adora roupas brilhantes, mas duvida que fique bem com elas, pode compensar essa "deficiência" com a ajuda de acessórios. Por exemplo, scarpins metálicos clássicos ou uma clutch elegante com lantejoulas.
Tecidos brilhantes são bastante versáteis, pois são usados não apenas para costurar roupas, mas também para têxteis. Uma decoração cintilante adicionará charme ao interior, e o uso correto de texturas brilhantes apenas confirmará a presença do bom gosto estético.




