Um tecido com uma superfície levemente elástica e áspera ao toque é chamado de crinkle. Este material moderno e popular na costura é amplamente utilizado na produção de roupas leves e têxteis para o lar. Itens feitos de crinkle se distinguem por numerosos vincos e dobras que formam um padrão sofisticado e têm uma aparência extraordinariamente impressionante.
Composição e tecnologia de produção
Atualmente, o tecido amassado está em alta. O material é feito de fios de poliéster, viscose e fibras de algodão, sendo predominantemente um tecido sintético.

As seguintes técnicas são utilizadas para obter tecidos acabados:
- Primeiro, o tecido é tratado termicamente;
- então os fios são torcidos usando uma tecnologia especial;
- São utilizados fios de diferentes fibras após aquecimento total ou parcial.
Somente tecidos finos são usados para produzir material triturado.
Observe! Como o tule é criado a partir de vários tecidos graças a uma tecnologia especial, todos podem escolher facilmente entre este material tanto tule leve, roupas de verão e cortinas grossas e luxuosas.

Variedades
O crepe enrugado é considerado o primeiro tecido com a parte frontal "quebrada" em relevo. Foi tecido exclusivamente com fios de seda natural multitorcidos. Este material tem sido muito procurado ao longo de toda a sua existência devido à sua superfície em relevo incomum, alta densidade e resistência a rugas.
Além disso, o tecido de malha pode ser obtido exclusivamente a partir de fibras artificiais durante o tratamento térmico. Como resultado, é produzido um tecido chamado "crash". Ao contrário do crepe, ele não consegue manter o relevo da superfície por tanto tempo. As características positivas deste material incluem uma aparência atraente, custo acessível e boa vestibilidade em climas quentes. O "crash" é usado principalmente para costurar roupas e tecidos femininos.
Além das duas variedades listadas, existe também uma ceifeira mista, produzida com adição de fibra artificial. O material se caracteriza por maior resistência e baixo custo.

Características do cabeçalho e suas propriedades
Um material com relevo, como se a superfície estivesse enrugada, é chamado de enrugado. Absolutamente qualquer tecido pode ser enrugado, independentemente da densidade e da composição das fibras. Seda, chita ou chiffon podem pertencer a essa variedade. Todos os materiais têm apenas uma característica em comum: sua aparência original.
Devido às fissuras caóticas durante o processo de produção, os produtos são leves e volumosos. Eles enfatizam sutilmente a silhueta e escondem as imperfeições. Além disso, os produtos feitos com este material proporcionam uma sensação de frescor e frescor em um dia quente.

O que é costurado pelo ceifador
O tecido amassado é amplamente utilizado na produção de roupas. O tecido fino com relevo tem uma aparência especialmente vantajosa:
- A laje de algodão é um tecido tricotado e enrugado, ideal para costurar roupas para crianças e adultos.
- Gaze amassada - devido à sua estrutura solta, o tecido se distingue pela excelente maciez, mantém sua forma perfeitamente e praticamente não amassa. Vestidos, túnicas, cachecóis e bandanas são feitos com este material.

Roupas femininas e infantis de verão feitas de tecido amassado são especialmente populares. Se forem feitas de materiais naturais, têm propriedades higiênicas e são confortáveis em climas quentes. Ao mesmo tempo, essas roupas ajudam a esconder imperfeições.
Tecidos enrugados também são usados em roupas de cama. Esses conjuntos se destacam por sua alta durabilidade e pelo fato de praticamente não amassarem. Muitas pessoas, ao se depararem com um conjunto desses pela primeira vez, se perguntam como é chamado o tecido enrugado para roupa de cama. Na maioria das vezes, é chamado de crepe ou enrugado. Esse linho tem aparência original, durabilidade, resistência a rugas, durabilidade e cores vibrantes. Dormir em lençóis de tecido é muito agradável em qualquer época do ano.

Há também um crimpador de cortinas, com o qual costuro cortinas e drapeados. Esses tecidos se destacam pela durabilidade, facilidade de manutenção e estabilidade do relevo. Materiais de crepe crimpado não são usados para costurar cortinas. Apenas crash, tergalet e crinkle são usados.
Modelos de cortinas e persianas feitas de tecido amassado são adequados para cômodos de todos os estilos. O tecido mantém sua forma por muito tempo, é perfeitamente respirável e não acumula poeira.
Importante! Ao costurar produtos, os fabricantes preferem combinar materiais mistos e sintéticos com materiais naturais. Essa combinação proporciona praticidade, conforto e uma aparência luxuosa.

Cuidados com peças de tecido amassado
A principal e indiscutível vantagem é que não amassa e não precisa ser passado a ferro após a lavagem. Produtos feitos de crepe sempre terão uma aparência bonita e elegante.
Tecidos amassados de alta qualidade resistem perfeitamente à lavagem, torção e secagem na máquina. Após a lavagem, recomenda-se simplesmente endireitá-los e deixá-los secar naturalmente.
Seque as peças ao natural, de forma esticada. Evite a exposição ao sol.
Existe a possibilidade de um produto feito desse material encolher, mas essa situação pode ser facilmente corrigida aplicando vapor e, ao mesmo tempo, esticando o material. O procedimento deve ser realizado de dentro para fora. Nesse caso, não aplique muita força, pois isso pode esticar excessivamente o item.
Armazene os produtos da colheitadeira reunindo-os em um feixe ou amarrando-os em nós com capas de tecido. Isso preservará a textura.

Vantagens e desvantagens
Todos os tecidos amassados, independentemente da tecnologia de produção e composição, apresentam vantagens comuns. Em primeiro lugar, os produtos feitos com este tecido se distinguem por sua aparência espetacular e atraente. Possuem uma estrutura em relevo, o que os torna únicos. De acordo com as descrições, os produtos feitos com tecido amassado são muito duráveis e elásticos. Essas características são obtidas graças à torção, tecelagem e tratamento térmico do crepe.

Outra vantagem inegável é que os produtos feitos de tecido amassado mantêm sua aparência esteticamente agradável mesmo após uso prolongado. Sua natureza antirrugas os torna muito mais fáceis de cuidar. Ao mesmo tempo, o material é fácil de lavar e não requer lavagem a seco. Mantém seu acabamento e cor por muito tempo.
Além disso, você pode comprar facilmente tecido amassado e produtos feitos com ele em lojas físicas e online. O tecido é vendido por metro, então você pode costurar diversos produtos com ele ou comprar prontos.
O tecido de algodão amassado é considerado uma excelente opção para o guarda-roupa de verão. Isso se explica pelo fato de o material permitir que o corpo respire e protegê-lo do superaquecimento.

Quanto às desvantagens do tecido, elas incluem apenas a ausência de padrões. O material é predominantemente monocromático ou com tingimento em degradê. Em um tecido enrugado, qualquer padrão se perde, dando a impressão de confusão e desleixo. Embora o tecido enrugado em si seja bastante vibrante, harmonioso e autossuficiente, tal nuance não pode ser atribuída às desvantagens.

O material triturado se destaca entre todos os outros. Sua superfície em relevo confere aos produtos beleza, estilo e sofisticação únicos. Devido às características individuais do material, as peças feitas com este tecido não precisam ser passadas a ferro. Tecnologias especiais utilizadas em sua produção tornam o material triturado leve e, ao mesmo tempo, durável e resistente ao desgaste.




