Os fashionistas modernos estão constantemente em busca de maneiras de surpreender e agradar. Produtos feitos de crepe georgette estão longe de ser novidade, mas são uma maneira comum de fazer isso. Então, o que é tecido georgette? Mais frequentemente, esse tecido era usado no final do século XIX. Naquela época, vestidos grandes eram costurados para vários bailes. A moda atual sugere um estilo vintage. Portanto, nenhum estilo verdadeiramente vintage pode prescindir do crepe georgette. E os homens modernos adoram usar esse material em seus looks. Vale a pena considerar em detalhes o tecido crepe georgette, sua descrição e características.
O que é Georgette
Nem todo mundo sabe o que é tecido georgette. Georgette é um tecido fino e quase transparente feito de fios torcidos. Mais frequentemente feito de seda. Há um georgette de uma única cor ou um com um padrão impresso. As cores são foscas. O auge da popularidade foi na segunda metade do século XIX, mas vestidos de noite já eram feitos com ele antes. O segundo auge da moda para georgette ocorreu na década de 20 do século XX. E nos anos do pós-guerra. Vestidos de coquetel curtos eram populares naquela época. Com o tempo, saias exuberantes e até mesmo com várias camadas começaram a ser feitas de crepe georgette. Este material também era usado para babados em roupas íntimas. O nome moderno é dado em homenagem a uma costureira francesa do século XX chamada Georgette de la Plante. Era originalmente feito de fio altamente torcido.

Hoje em dia, o georgette é usado para criar peças sólidas e caras. O crepe da China enfatiza a elegância. Devido ao seu alto custo, o crepe georgette não é mais tão popular. No entanto, seu escopo de aplicação continua crescendo.

Características do tecido
Os produtos Crepe Georges têm um visual bem vintage. A superfície é um pouco áspera, mas o toque é muito agradável. O brilho é aveludado. As roupas são bem densas e elásticas.

Este material se diferencia de outros crepes por sua certa rigidez. Mas, graças à maciez dos fios, à elasticidade e à leveza, não causa desconforto.
Interessante! Há um efeito visual de soltura. Ele é obtido devido aos nós do crepe. Mas o material é translúcido. Este efeito não deve ser notado. Os nós são pequenos e macios o suficiente, então o material parece quase liso ao toque.
Uma das características do tecido é a variabilidade da composição possível. Mas é preciso entender que, se forem adicionados materiais naturais, como a viscose, o custo será maior do que se forem adicionados materiais sintéticos.
Em geral, o crepe georgette é um material incomum. Ele esconde durabilidade, além de leveza e leveza. Peças verdadeiramente vintage e originais saem deste tecido.

Tipos de tecido georgette
O tecido georgette pode ser de vários tipos: utilizando materiais naturais e sintéticos. Os materiais mais utilizados são seda, lã, viscose e sintéticos. O chiffon também pode ser usado. No entanto, lã e seda são mais comuns. Elas fornecem as principais características positivas deste tecido. O crepe georgette é feito com trama de crepe de fios finos com sua torção.

A principal diferença do tecido georgette é a direção diferente de torção dos fios principal e secundário. Isso lhe confere elasticidade e densidade especiais. Além disso, o peso de 1 metro quadrado de tecido é de cerca de 70 gramas.

Onde é usado e o que é costurado
Crepe georgette é um tecido praticamente universal. Qualquer peça de roupa pode ser costurada com ele: blusas, saias, vestidos. Mas a produção em si é bastante complexa. Por isso, o produto é usado apenas em casos excepcionais. Vestidos de festa em crepe georgette são os mais comprados. Eles atraem olhares e despertam a admiração dos outros.

O crepe georgette também é usado para fazer itens decorativos originais. Em casa, esse tecido tem uma aparência bastante respeitável. No entanto, para muitos, é um luxo caro demais.
Entre as decorações, as cortinas drapeadas de crepe georgette são especialmente populares. Essa popularidade se deve ao fato de o material de alta qualidade praticamente não amassar.

Cuidados com os produtos
O crepe georgette é um tecido bastante sensível. Por isso, o cuidado deve ser delicado. Se a peça estiver pendurada no armário, cubra-a com uma capa. Não deixe as roupas acumularem muita poeira, pois a lavagem pode danificar o tecido.
É melhor secar as peças esticadas. Se a secagem for ao ar livre, é importante deixar o produto à sombra, pois a seda se deteriora rapidamente com a luz.
Passe a ferro de dentro para fora, no modo "Seda", sem vapor. Os vincos mais "resistentes" são eliminados passando o produto com vapor através de um pano (gaze não é adequada, pois tem uma trama muito solta, através da qual partículas de água facilmente penetram diretamente no produto e deixam manchas e respingos desagradáveis).
Como lavar corretamente
O crepe é bastante sensível à lavagem. Portanto, se necessário, vale a pena levá-lo à lavanderia. Se isso não for possível, vale a pena lavá-lo à mão a uma temperatura de 30 a 40 graus.
Importante! Não use produtos de limpeza agressivos! Caso contrário, o tecido pode desbotar ou até mesmo estragar.

Ao secar, o produto precisa ser esticado. O ideal é que fique esticado. Além disso, não deve ser exposto à luz solar direta. Caso contrário, o tecido começará a desbotar.
Roupas de seda só devem ser passadas se apresentarem vincos após a secagem. Se o tecido estiver pendurado, não deve haver vincos. O vapor só pode ser usado para alisar os vincos mais fortes. Nesse caso, é melhor virar o produto do avesso. Não borrife o tecido antes de passá-lo. Borrifar pode deixar manchas de água. O tecido deve estar seco.
Atenção! O tecido georgette moderno é bastante caprichoso. Antes de comprar, você deve se familiarizar com as regras de cuidado. Além disso, você deve seguir as instruções da etiqueta.

Características positivas e negativas
As principais características positivas são alcançadas devido à naturalidade das fibras do material. Para entender se você precisa de peças feitas com esse tecido no seu guarda-roupa, é preciso considerar todos os prós e contras desses produtos.
Prós:
- Roupas feitas com esse material manterão você aquecido no inverno e fresco no verão. Os fios são finos o suficiente para permitir a passagem do ar fresco, mas também retêm o calor.
- O tecido é ecológico, higiênico e muito agradável. É macio, não pinica e é quase arejado.
- Não desliza como a seda verdadeira. Este efeito é obtido por uma leve aspereza.
- Não amassa. Praticamente não deixa marcas depois que o produto fica na prateleira.
- Ele se dobra bem em vários tipos de cortinas, gofrados e plissados. Isso também lhe confere versatilidade. Ou seja, você pode criar diferentes "looks".

As desvantagens incluem:
- Após a lavagem, encolhe um pouco. Então, por precaução, vale a pena comprar um tamanho maior. De acordo com avaliações de clientes, o crepe georgette estica um pouco depois de pendurado após a lavagem, mas isso nem sempre é suficiente.
- Cortar e costurar são muito difíceis. O tecido estica muito e desfia. Se esse tecido for comprado para costurar algo, vale a pena levá-lo com uma grande reserva.
Importante! Para evitar que o tecido se desfaça tanto, vale a pena mergulhá-lo em gelatina. Isso ajudará a mantê-lo intacto e evitará problemas desnecessários.
Como você pode ver, as vantagens do tecido georgette são muito maiores do que as desvantagens. No entanto, essas desvantagens são bastante significativas. Se você ainda deseja um produto feito com esse tecido, primeiro deve decidir o tamanho para que as roupas não fiquem pequenas ao encolher. Além disso, você não deve tentar costurar algo sozinho. Será muito mais barato comprar roupas prontas.

Avaliações
Kristina, 24: “Comprei uma blusa de georgette. É difícil lavá-la sozinha. Não dá para usar sabão em pó. Ela encolhe depois da lavagem. Claro, fica ótima quando usada, é agradável ao corpo, mas lavar estraga tudo. Raramente preciso usá-la, aliás, adiciono chiffon à blusa, e uma saia de chiffon fica ótima com a blusa.”
Alena, 33: “Comprei um vestido de georgette. O vestido veste super bem! Os homens até me elogiaram. Sentei, fiquei em pé, dancei – sem um único vinco! Sim, há problemas com a lavagem, mas levei para a lavanderia e pronto. Sem problemas. Estou encantada!”
Galya, 41: “Costumo há muito tempo, mas tenho que cobrar o dobro pelo georgette. Ele desfia e estica. Mas ele se ajusta perfeitamente ao corpo de uma mulher. Elegante, lindo. Acontece que não é uma menina, mas uma rainha. Aconselho a todos que comprem um produto pronto. Costurar é muito difícil e caro.”
Com a ajuda deste material, criam-se imagens frescas, necessárias para a moda moderna. Roupas feitas de tecido georgette são perfeitas para diversos feriados e cerimônias. Vestidos também ficam ótimos em um ambiente romântico.




