Características dos tecidos de cupom para vestidos e saias

O tecido cupon (o segundo nome é tecido com padrão de cupom) surgiu no mercado recentemente e rapidamente dominou as passarelas do mundo. Muitos estilistas famosos começaram a usá-lo em suas coleções. E, a julgar pelas tendências da moda, ele continuará popular por muitos anos. O tecido mais popular pertence aos fabricantes italianos.

O que é um cupom e o que é tecido de cupom

A palavra cupom vem do francês e seu significado original é "peça de segurança cortada". Um cupom, no contexto de tecido, pode significar duas opções:

  • um padrão que é grande ao longo da borda da tela, mas gradualmente se torna pequeno em direção ao meio;
  • um padrão específico que se repete em toda a tela em uma determinada frequência (geralmente aproximadamente a cada metro).
Imagem no material
Imagem no material

Cortei o tecido do cupom não por metro, mas com base na localização do molde para que ele se ajuste completamente.

Paisagens vegetais
Paisagens vegetais

A imagem é um elemento distintivo deste tipo de tela. Pode conter:

  • flores, árvores, folhas e outra vegetação;
  • cidades e edifícios;
  • paisagens;
  • motivos marinhos;
  • abstração;
  • vários ornamentos, etc.
Abstração
Abstração

Com base em como o padrão está localizado no tecido, ele é dividido em dois tipos:

  • borda (um bom exemplo são os grandes dentes-de-leão brilhantes ao longo da borda, que se transformam em pequenas borboletas em direção ao meio da tela);
  • repetindo (se você desdobrar o tecido, cada padrão se assemelha a uma imagem espelhada do anterior).
Paisagens
Paisagens

No geral, isso dá uma boa compreensão do que é um cupom de tecido.

História do cupom

Os primeiros desenhos aplicados em tecido foram descobertos há milhares de anos. Não havia tecnologias especiais na época – apenas meios improvisados ​​eram usados. No início, eram apenas desenhos em tecido, depois os métodos de aplicação tornaram-se cada vez mais modernos e complexos a cada século, até chegarem ao bordado e ao patchwork, que com o tempo foram substituídos por desenhos estampados e, posteriormente, pela aplicação de uma estampa única.

Apesar de o tecido para cupons ter surgido há pouco tempo, a data exata e a pessoa que o criou são desconhecidas. No entanto, isso não torna o material menos popular. Muitas vezes, há confusão e o cupom é chamado de borda. No entanto, isso não é totalmente verdade. Apesar da semelhança visual, a borda é usada apenas em uma seção separada do produto, e o cupom é um material totalmente independente.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do polissatin: em que consiste, uso para roupa de cama
Produto feito de material
Produto feito de material

Os tipos mais populares de cupons têm um padrão irregular. Ele é grande e brilhante nas bordas, e mais discreto no meio. Alguns padrões transitam para a cor base em um gradiente.

Os primeiros produtos de costura que utilizavam tecido de cupons foram para a organização de interiores de casas e eram decorados com motivos vegetais. Eram cortinas, colchas, guardanapos e toalhas de mesa, roupas de cama, etc. Cupons de tecido para móveis foram ativamente utilizados na produção. Quando o mundo aprendeu a criar imagens e estampá-las em massa no material com a ajuda de equipamentos especiais, um grande número de designers os cobiçou. Aproximadamente essa época cai na década de 70. Foi esse momento que se tornou um ponto de virada para o tecido. Ele começou a aparecer em todas as feiras mundiais e, consequentemente, as pessoas começaram a costurar roupas com ele.

Cortinas de material
Cortinas de material

Os primeiros a adotar a ideia do tecido para cupons foram os hippies. Isso se explicava pelo fato de seus princípios de vida se cruzarem com as imagens nas telas — natureza viva, motivos vegetais, paz no mundo.

Hoje em dia o cupom é usado para costurar qualquer roupa casual.

Roupa casual
Roupa casual

Métodos de aplicação do design de cupons

As tecnologias não param por um minuto e estão em constante evolução. É por isso que surge uma variedade de tecidos e métodos de aplicação de estampas:

  • perfuração a laser - caracterizada pelo tipo de padrão em relevo;
  • impressão por sublimação - a impressão é aplicada em tecidos naturais, usando corantes especiais, fica muito brilhante;
Impressão por sublimação
Impressão por sublimação
  • o tingimento impresso é a opção mais econômica e, portanto, muito popular; a impressão em si é aplicada usando rolos de impressão;
  • batik - este método é usado para aplicar apenas imagens exclusivas em pequenas edições, já que o trabalho é muito trabalhoso e caro;
  • Bordado à máquina - parece interessante e original, pode ser aplicado em qualquer material, incluindo cupons de rodapé e tecidos para cachecóis.
Bordado à máquina
Bordado à máquina

A popularidade dos tecidos de cupom é explicada por um grande número de propriedades positivas:

  • variedade de texturas;
  • ampla gama de cores;
  • resistência ao desgaste;
  • alta qualidade;
  • vista luxuosa;
  • simplicidade e originalidade ao mesmo tempo.
Você pode estar interessado nisto:  Tudo o que você precisa saber sobre tecidos felpudos
Brilho da cor
Brilho da cor

Regras básicas para escolher um estilo de vestido

O vestido é um dos principais itens do guarda-roupa feminino. É entre eles que o material de cupons é amplamente utilizado. No entanto, esses vestidos nem sempre são universais, por isso vale a pena saber como escolhê-los. O principal fator a considerar é o tipo de corpo.

Alguns designs têm a capacidade de fazer você parecer mais magra ou mais gorda. Para meninas pequenas e frágeis, é melhor escolher uma estampa do tamanho apropriado para enfatizar a feminilidade. Designs grandes reduzem visualmente as mulheres gordinhas. Partes proeminentes do corpo devem sempre ser enfatizadas, o que pode ser feito com a ajuda de imagens brilhantes. Designs volumosos podem equilibrar o corpo, por isso são escolhidos com ênfase nas partes do corpo que precisam ser corrigidas.

Lindo vestido
Lindo vestido

Um vestido feito com tecido de cupom pode ter uma variedade de estilos, o principal é considerar o posicionamento correto do molde. Os mais populares e interessantes:

  • Baby doll. Este estilo foi especialmente popular nos anos 50. A cintura alta, o comprimento curto e a saia solta faziam as mulheres parecerem bonecas. Estes vestidos são adequados apenas para meninas jovens e esbeltas. A estampa na cintura pode destacá-la vantajosamente. Dependendo do tecido, estes vestidos podem ser de inverno ou de verão.
Baby doll
Baby doll
  • Corte em A. Estes vestidos surgiram nos anos 60. Eles ficam justos na região dos ombros e são bem soltos abaixo. Este estilo esconde com maestria imperfeições da silhueta, como quadris largos ou barriga. Eles estão disponíveis em tamanhos mini e longos. Imagens florais ficam muito vantajosas neste modelo, enfatizando a leveza e a feminilidade.
  • Estojo. Deve sua aparência ao século XX. Combina com mulheres esbeltas e é capaz de enfatizar todas as características da silhueta, e o tecido fino dará a este modelo um charme especial.
  • Asa de morcego. A versão original deste estilo era o quimono. Vestidos volumosos equilibram bem a silhueta devido ao corte solto e às mangas largas e esvoaçantes.
Bastão
Bastão

Modelos de vestidos de verão e de noite para mulheres plus size

Toda mulher quer ter uma aparência decente, independentemente da altura e das características do seu corpo. Curvilíneas podem ficar muito atraentes com a ajuda de vestidos feitos com tecido de renda.

Com o molde certo, mulheres cheinhas podem realçar suas curvas exuberantes com um vestido tubinho. Além do molde, o principal fator a considerar é a calcinha certa (por exemplo, uma combinação). No entanto, ainda vale a pena considerar que, para corpos cheinhos, esse vestido deve ser feito de tecido grosso.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do tecido misto, características e propriedades
Vestido de noite
Vestido de noite

Uma opção mais versátil é a silhueta A. Ela enfatiza a cintura e o peito com vantagem, e esconde habilmente os quadris. O comprimento abaixo do joelho disfarça todas as imperfeições das pernas, e estampas grandes de tecido fino deixam a silhueta visualmente mais leve. As mangas podem cobrir os braços por completo.

Garotas plus size devem evitar excessos de decoração para não parecerem ridículas. É melhor evitar roupas com drapeados, pois, em geral, o tecido do cupom fica estranho nessas peças. Vestidos de malha ficam bem se o tecido do cupom estiver localizado em um padrão na área da saia e a parte de cima permanecer limpa.

Marcas e preços

Um dos maiores desfiles com roupas feitas com tecidos de desconto foi em 2013, na Frida Giannini. Eram principalmente vestidos longos, presos por cintos de couro com estampas florais deslumbrantes.

A marca Carolina Herrera apoiou a tendência e introduziu tecidos promocionais em vestidos e agasalhos.

Em 2012, a Gucci usou padrões violetas em sua coleção. Eles foram adorados por muitas fashionistas e, por isso, preencheram muitos guarda-roupas.

Nicolas Ghesquière incutiu em seus fãs o amor por tecidos promocionais com estampas de plantas.

Se falamos de peças de designers famosos, o custo das peças de suas coleções começa em 50 mil rublos. No entanto, roupas sem marca com cupom podem ser compradas por 2 mil rublos. Móveis feitos com esse material não diferem muito em preço dos comuns.

Nicolas Ghesquière
Nicolas Ghesquière

Como costurar com tecido de cupom

Em geral, não há nada complicado em costurar. Os aspectos mais importantes a considerar são seu tipo de corpo, aparência e estilo. A escolha do tecido para o cupom depende desses indicadores. Você pode encomendar um molde de um designer ou encontrá-lo na internet. Absolutamente todas as peças de guarda-roupa são costuradas com esse material, mas os mais populares são vestidos e saias. Não se esqueça de que a imagem deve se ajustar ao produto de forma completa e simétrica.

O tecido do cupom em si é muito interessante, então as roupas feitas com ele também são interessantes. É uma ótima maneira de se destacar e ficar bem.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior