Tecidos felpudos criam uma atmosfera confortável e aconchegante em casa, lembrando um sofá macio e bichinhos de pelúcia. A textura especial vai levantar seu ânimo e te aquecer do frio. No outono e no inverno, o pelúcia é especialmente relevante; você pode vestir um moletom ou suéter, calças compridas e desfrutar de uma xícara de chá quente.
O que é pelúcia e onde é usado
Em primeiro lugar, trata-se de um tecido com pelos de 2 a 15 mm de comprimento. As fibras são alongadas e distribuídas uniformemente pelo material. Em alguns casos, o pelo ocupa apenas parte do produto. É necessário alisá-lo em uma direção. Durante a produção, este material é aplicado com escovas especiais. Em casa, você não precisa se preocupar e cuidar do pelúcia com a escova mais simples.

Quais produtos são feitos de pelúcia?
- Moletons, suéteres, golas altas, suéteres;
- Cobertores e mantas;
- Capas para sofás e poltronas
- Brinquedos macios especialmente para crianças: ursos, coelhos, cães, gatos;
- Roupões de banho;
- Lindos tapetes para banheiro e quarto;
- Chinelos, botas e mocassins;
- Imagens de cosplay;
- Chapéus para crianças, adolescentes e jovens.

Muitas coisas diferentes são feitas com esse tecido prático, principalmente para o outono ou inverno.
Matérias-primas e produção de tecidos
O método de criação é semelhante à produção de veludo da moda, a única exceção é o tamanho do pelo dos produtos. Além disso, durante a produção de pelúcia, 2 fios são colocados na agulha. Assim, as laçadas da borda interna tornam-se bem alongadas e, no lado visível, muito curtas. Os fios alongados ficam mais próximos dos ganchos das agulhas. As fibras principais são chamadas de fibras de base e as demais, de pelúcia. Para costurar um material liso, é necessário colocar 1 fio na laçada longa e o segundo na mais curta.
Para criar um padrão na superfície, é necessário um método completamente diferente. Portanto, tudo depende dos tipos de pelúcia e diferentes tipos de dispositivos são usados para cada um. Por exemplo, para criar um tecido com pelo de até 15 ou até 17 mm, é necessário utilizar máquinas circulares especiais de 2 camadas ou máquinas Raschel. Já o dispositivo do tipo jersey é obtido utilizando fios de viscose de 2 a 5 mm ou fios de algodão e uma máquina de camada única. Afinal, desde o início dos tempos, a seda mais natural tem sido usada para fazer telas.

Nos tempos modernos, também é usado, mas, ao mesmo tempo, essas roupas são muito caras e nem todos podem comprá-las por esse preço. E para reduzir o custo, a base é feita com seda viscose, algodão, lã ou fios básicos.
Características principais
O tecido plush tem um pelo muito alto. O comprimento varia de 2 a 10 mm, e às vezes até 15 mm. O pelo é de espessura ideal, adequado para diversos tipos de roupas e tecidos. O material plush é caracterizado por três sistemas de fios. A base é de algodão, os fios da trama criam uma "base" especial e, em seguida, o pelo é feito de lã ou seda. A decoração pode ser em relevo, aplicada com um estêncil especial. Em seguida, é possível criar padrões e desenhos no plush. Roupas ou produtos acabados ficam ótimos em interiores e estão na moda.

Importante! Apesar da impressionante camada interna, o material é realmente fácil de reconstruir, dependendo das condições necessárias. Ele cai rapidamente, sem bordas amassadas ou vincos terríveis nas roupas. Além disso, o tecido retém o calor na quantidade certa e ajuda a isolar do frio. Quase todas as propriedades são reduzidas a pontos positivos e o tecido não agride a pele.

Tipos
Descobrimos o que é pelúcia e agora precisamos entender os tipos desse material.
A diferença na tela pode depender de alguns indicadores:
- Cores - com uma cor, duas, três ou um arco-íris inteiro;
- Desenhos - pequenos, médios, superfície completa;
- Métodos de produção;
- Material - são formadas variações de lã e algodão;
- Acabamentos - tecidos estampados, lisos, gofrados e estampados;
- Tipos de fibra: opções de face única, cortada, em laço e dupla face.

Dependendo do material, existem os seguintes tipos de pelúcia: lã e algodão. A lã tem aparência muito semelhante à pele, mas é feita de fios naturais. O peso deste tecido por 1 m é de apenas 550-900 gramas. O tecido durável é protegido contra rupturas e danos. Uma espessa camada de vilosidades ajuda a não congelar, mesmo na estação mais fria do ano. Você pode aquecer as palmas das mãos e todo o corpo em uma roupa de pelúcia. E a variação de algodão contém dois fios de urdidura e trama de algodão. A composição inclui fios de lã e seda de viscose.

Em termos de fibras, o material pode ser: Laço, Unilateral, Cortado, Dupla Face. O método de produção em laço é muito semelhante à produção de tecido atoalhado. E o método de corte assemelha-se basicamente à produção de veludo, conhecido nas tendências da moda. O material possui uma variedade de vilosidades longas, direcionadas apenas para cima e em uma direção. Para produzir esse pelúcia, é necessário usar máquinas de tricô especiais. Ao produzir o tecido, para criar uma pilha desse tipo, fios adicionais são incluídos na base.

Atenção! Os fios formam broches que ajudam a formar laços neste material. O tecido plush pode ser tricotado em urdume ou cruzado. E também pode ser natural e artificial, em variações de dupla face e de uma face. Vilosidades em um lado ou em ambos ao mesmo tempo, tudo depende das preferências dos consumidores de produtos têxteis.

O que pode ser costurado com pelúcia minky
O plush Minky é um dos tecidos novos e realmente populares, com aparência semelhante ao plush clássico. Este nome pode ser escrito como Minkee e muda de tempos em tempos. Na verdade, tornou-se famoso como um material sintético. O Minky contém uma textura macia e suave com fibras curtas. No início, o material era usado para produzir cobertores confortáveis ou cobertores infantis, mas depois começou a se espalhar para outros produtos para adolescentes e adultos, e depois para costurar brinquedos decorativos em casa. Se você precisa urgentemente criar conforto, o plush empurrará a lã desagradável para o lado. E, de fato, não é inferior a outros tecidos na retenção de calor, mesmo o fleece não ajudará a superar este tecido. Além disso, o plush Minky não tem medo de impactos físicos e não queima ao sol, não se deteriora quando lavado.

Corte e costura
O que é pelúcia e como costurar cobertores, chinelos ou suéteres corretamente é fácil de entender. O acabamento pode ser moldado, liso, estampado e gofrado. O que é melhor e como diferenciá-lo definitivamente deveria ser escrito em livros de artesanato. Não é difícil adivinhar qual acabamento é adequado para um ursinho de pelúcia ou um suéter quentinho. No entanto, é necessário conhecer algumas características importantes e diferentes maneiras de finalizar o tecido com antecedência, para não cometer erros estúpidos posteriormente ao fabricar ou consumir esse material.

Pelúcia é, antes de tudo, macia e leve, sintética em muitas versões de qualquer roupa quente.
A versão estampada é única devido ao entrelaçamento de fibras de diferentes comprimentos. Já o método de acabamento moldado pressupõe o conteúdo do padrão em um método mais complexo, com mais bordas. O método liso revelou-se o mais simples, no qual o pelo tem sempre o mesmo comprimento na tela. Já a variação em relevo se caracteriza pelo fato de o pelo ser disposto em várias direções.
Instruções de cuidado
Regras para lavar, secar e passar
Tecidos especiais exigem cuidados adequados. O brilho externo de suéteres e cardigans quentes depende diretamente da capacidade de cuidado com produtos desse tipo. Ações incorretas podem levar a consequências terríveis. A pelúcia é bastante caprichosa e delicada, tanto por dentro quanto por fora.

Regras a seguir:
- Estude cuidadosamente a composição do material.
- Leve suas roupas para a lavanderia.
- Para lavar sem a ajuda de especialistas, é preciso colocar na máquina em ciclo delicado.
- Depois que o tempo passar, nunca mais aperte nada deste material.
- Para passar um moletom, você deve usar a função especial de vaporização vertical.
- Não dá para passar roupa assim.
- Para remover poeira e manchas, você precisa comprar uma escova especial e produtos macios, quase sem produtos químicos. De preferência, produtos à base de produtos naturais, e manuseie as roupas com cuidado.
- Aproveite a bela vista do pelúcia, que sempre decora e enriquece o interior.
Vantagens e desvantagens
Basta pegar apenas um metro de pelúcia, e todas as vantagens e desvantagens serão conhecidas.
Vantagens:
- apresentabilidade;
- conveniência na decoração;
- ampla gama de aplicações;
- confiabilidade;
- a capacidade de reter calor dentro das coisas;
- durabilidade da cor e da forma.

No entanto, ainda existem algumas desvantagens. Não será difícil descobri-las.
Imperfeições:
- muito caro para comprar;
- manchas e sangue são difíceis de remover;
- constantemente pegando poeira;
- Se você não tiver habilidade para cuidar deles, eles estragarão instantaneamente.
Com tantas maneiras diferentes de olhar para o tecido macio e felpudo, podemos dizer que a lona realmente merece atenção. A compra do tecido fica a critério de cada pessoa. Para os amantes da moda e da estética, este é um verdadeiro tesouro de inspiração, um aconchego que falta em uma noite fria e uma fonte de novas impressões. Nunca é tarde para mudar tudo e renovar o design dos sofás e tapetes da casa, adicionando alguns tons de pelúcia.




