Tecido misto - o que é? É um material em cuja produção são utilizados diversos tipos de matérias-primas - naturais, artificiais ou sintéticas. Isso permite obter um tecido de boa qualidade com as vantagens de todos os componentes. Por exemplo, o que é lã mista? É lã com algodão ou náilon.
Tecnologia de fabricação de tecidos mistos e o que é
Tecidos mistos são materiais feitos a partir de diferentes tipos de matérias-primas. Também são chamados de "tecidos mistos". Na maioria das vezes, falamos de uma mistura de fios naturais e sintéticos, mas também existem fios naturais com naturais, naturais com artificiais, artificiais com sintéticos e uma mistura de sintéticos.
Importante! Não é difícil encontrar esse tecido: qualquer material que contenha vários componentes é uma mistura.

Tecidos mistos permitem aproveitar o melhor de diferentes tipos de matérias-primas. Exemplos:
- Matérias-primas naturais são adicionadas às sintéticas para tornar o material mais respirável, permeável ao ar e agradável.
- Tecidos naturais misturados com sintéticos são mais duráveis e duradouros, têm cores vibrantes e são baratos, ou seja, acessíveis. Isso inclui seda mista e lã mista.
- Linho e algodão são materiais que amassam facilmente (o linho também é duro); ao adicionar sintéticos, os tecidos ficam mais macios e não amassam tão facilmente. Se você misturar linho ou algodão com elastano, obterá um tecido elástico que pode ser dobrado em lindas dobras.
- A lã não mantém bem sua forma, o que pode ser resolvido com algodão. Adicionar náilon à lã a tornará mais forte e brilhante.

Variedades: composição, propriedades e características
De acordo com a composição, o tecido misto pode ser:
- Uma mistura de vários tipos de matérias-primas naturais.
- Uma mistura de matérias-primas sintéticas.
- Predominantemente naturais (menos da metade são fibras artificiais ou sintéticas).
- Predominantemente sintético (mais da metade da composição é sintética).
Cada espécie tem propriedades diferentes.
Satori
É composto por fios de algodão e poliéster em proporções iguais. O tecido é bastante incomum: seu lado interno é natural, o lado externo é sintético: graças a isso, o material possui boas propriedades de proteção e se ajusta perfeitamente ao corpo. É usado para costurar roupas médicas.
Oxford
Tecido de alta resistência, feito de náilon e poliéster, com maior resistência ao desgaste e propriedades repelentes à água, não tem medo de atrito, sol e produtos químicos. O tecido "Oxford" é usado na confecção de roupas turísticas e especiais, barracas, mochilas e barcos infláveis.

Duspo
Tecido para jaquetas feito de poliéster com impregnação contra umidade e poeira. Existem vários tipos que diferem entre si em características externas (podem ter estrutura em relevo, leve brilho ou brilho perolado) e características. É usado em agasalhos e roupas esportivas.
TC
O material é feito de algodão e poliéster na proporção de 67% a 33%. Tecido de alta qualidade e durabilidade, usado para costurar roupas de trabalho e uniformes, além de alguns ternos corporativos.
Tafetá
Material feito de náilon e poliéster. Devido à trama especial dos fios, a superfície brilha e cintila, com um efeito camaleão. Frequentemente usado na produção de roupas coloridas para crianças e mulheres.
Alova
Trata-se de uma malha de poliéster macia e confortável com revestimento de membrana impermeável. É usada exclusivamente para costurar itens de camuflagem para caminhadas na floresta ou nas montanhas, ou para atividades ao ar livre.

Memórias
É composto por materiais sintéticos; em alguns casos, podem ser adicionadas matérias-primas naturais, mas não mais do que 30%. A principal característica do material é o efeito "memória": a peça mantém sua forma até ser passada a ferro. É usado na produção de agasalhos.
Taslan
O material consiste em poliamida com trama de colza, impregnada com uma camada repelente à água e reforçada com fios e linha de pesca. É usado para costurar agasalhos e roupas esportivas, cortinas e capas de móveis.
Ligação
Feito de poliéster com base de malha, é usado na produção de agasalhos e chapéus.

Barbie
A composição inclui viscose, poliéster e estan. Trata-se de um "terno" denso com superfície lisa e fosca. Possui excelentes propriedades higiênicas e boa elasticidade. É usado na confecção de vestidos, saias e calças.
Kulirka com lycra
Este é um tecido 100% algodão com trama tipo meia, graças à qual a peça pode ser esticada em largura. Às vezes, adiciona-se elastano para maior elasticidade. Peças do dia a dia são costuradas com ele.
Importante! O tecido não estica no sentido do comprimento.
Tecido Greta
Um material denso feito de algodão (55%) e poliéster (45%). Possui um leve brilho e é respirável. É usado para costurar chapéus e roupas de trabalho.
Teredo
Uma mistura de algodão e poliéster (33% a 67%). Tolera bem o processamento em altas temperaturas e o branqueamento, sendo usada na produção de roupas leves para profissionais da área médica, chefs e funcionários de salões de beleza.

Sisu
É composto por algodão (23%) e poliéster (77%), impregnados com uma substância repelente de sangue. Destina-se à confecção de vestuário para profissionais de saúde.
Polialgodão
É composto por algodão e poliéster em proporções de 65% a 35% ou 50% a 50%. É usado na confecção de roupas de cama e banho.
Orton
Tecido impermeável e resistente à umidade, com uma camada externa sintética e uma interna natural. É utilizado na produção de roupas de proteção.

Áreas de aplicação
Todos os mistos são universais. Dependendo da composição e do tipo específicos, são utilizados para a produção de:
- Muitos tipos de roupas (elegantes, casuais, agasalhos, infantis, etc.);
- Uniformes de vários tipos (desde escolares até militares ou médicos);
- Chapéus;
- Sacos;
- Alguns tipos de calçados;
- Roupa de cama e outros têxteis para o lar (cobertores, cortinas, toalhas de mesa, fronhas);
- Guarda-sóis, toldos, tendas.

Importante! Alguns materiais são especialmente impregnados com agentes repelentes de água e sujeira para melhorar suas propriedades de desempenho. Esses tecidos são usados na costura de agasalhos impermeáveis, toldos e guarda-sóis.
Regras para o cuidado de tecidos mistos
A principal dificuldade reside na composição heterogênea: se um dos componentes tem medo de altas temperaturas, todo o tecido terá que ser lavado em água fria ou em ciclo delicado. Se a etiqueta estiver faltando ou não inspirar confiança, vale a pena optar por um cuidado aleatório: na primeira vez que lavar a roupa em ciclo delicado, experimente passar um canto discreto em baixa temperatura.
Antes de usar um produto de limpeza, você deve ler o rótulo do item e certificar-se de que o produto não irá danificá-lo.

Vantagens e desvantagens
A principal vantagem dos materiais mistos é sua versatilidade e disponibilidade. Dependendo da composição, o tecido pode ser usado para costurar uma variedade de peças.
Outros benefícios incluem:
- Alta resistência ao desgaste;
- Boa proteção contra sujeira, poeira, intempéries (chuva, vento);
- Elasticidade;
- Boa permeabilidade ao ar;
- Baixa porcentagem de retração, o material quase não se deforma;
- O tecido é agradável ao toque, macio;
- Cores brilhantes e saturadas que não desbotam nem soltam pelos;

- Fácil cuidado;
- Preço baixo.
As desvantagens são notadas principalmente em tecidos com predominância de sintéticos: são menos respiráveis, podem ficar muito eletrificados e causar alergias. Materiais com predominância de componentes naturais, como a lã, costumam ter medo do sol, de passar roupa e de produtos de limpeza muito fortes.
Existem muitos tipos diferentes de materiais mistos, que diferem em composição e porcentagem de componentes. Eles são usados para costurar uma variedade de coisas — de roupas do dia a dia a barracas e barcos de borracha.




