65% poliéster, 35% algodão: que tipo de tecido, propriedades

Desde tempos imemoriais, acreditava-se que não havia nada melhor do que as coisas naturais. No entanto, os tempos estão mudando e, apesar das propriedades super ecológicas e respiráveis ​​do algodão, seus pontos fracos ainda atrapalham. Encolhimentos e vincos estragam a impressão das coisas.

O poliéster, por sua vez, é ruim porque não deixa passar o ar e não retém calor, mas ao mesmo tempo não enruga e é mais resistente ao desgaste. Por isso, decidiu-se combinar esses dois tipos de tecido e criar um material com composição mista. Um deles é o polialgodão. Ele possui todas as melhores propriedades: boa aparência, preço acessível, não enruga e dura muito tempo.

65 poliéster 35 algodão que tipo de tecido
65 poliéster 35 algodão que tipo de tecido

Características e composição do tecido Polycotton

Como já mencionado, o polialgodão é um tecido misto. Surgiu em meados do século XX. Combina fibras de poliéster e algodão. O método de entrelaçamento é simples. Desde o seu surgimento, o polialgodão tem sido um material muito popular em todo o mundo. A composição pode variar.

A combinação mais popular é 65% poliéster e 35% algodão. Esta opção é acessível, mas também de altíssima qualidade e prática. Se o oposto for verdadeiro – 65% algodão e 35% poliéster – o tecido é caro, mas ao mesmo tempo o mais próximo possível do natural. A composição de 15% e 50% algodão também é comum.

Paleta de cores enorme
Paleta de cores enorme

Independentemente da composição do polialgodão, ele é caracterizado pelas seguintes propriedades:

  • alta resistência e resistência ao desgaste;
  • permeabilidade ao ar;
  • absorve bem a umidade;
  • não desbota;
  • as cores não desbotam mesmo com lavagens frequentes;
  • resistência a rugas;
  • fácil de cuidar;
  • uma variedade de soluções de cores, incluindo estampas;
  • produtos feitos com esse tecido ficarão decentes;
  • custo acessível.
Beleza e força da matéria
Beleza e força da matéria

Quanto ao último ponto, depende da composição, densidade e fabricante do tecido. Os tecidos mais caros são produzidos nos EUA. No entanto, os mais populares são os materiais do Paquistão. Isso se explica pela boa qualidade do tecido e, ao mesmo tempo, pelo preço aceitável. Fabricantes nacionais e turcos também produzem bons tecidos, com preços a partir de 2 dólares.

Você pode estar interessado nisto:  Características e propriedades do algodão orgânico

Os tecidos mais baratos são produzidos na China, mas, via de regra, são de baixíssima qualidade, e a porcentagem de poliéster na composição tende a 100 (consequentemente, o tecido resultante é absolutamente desagradável, eletrifica, apodrece e desgasta-se rapidamente).

Instruções de cuidado

Uma das propriedades do polialgodão é a facilidade de manutenção. No entanto, ainda existem algumas regras que devem ser seguidas.

  1. Lave as peças do avesso, principalmente as roupas de cama.
  2. Todos os fechos devem ser apertados antes da lavagem.
  3. Não use agentes clareadores em excesso.
  4. Lave com sabão líquido ou sabão em pó comum para itens coloridos.
  5. Mantenha uma temperatura não superior a 40 graus.
  6. Ao lavar à máquina, selecione o modo “Seda” ou “Sintéticos”.
  7. É aconselhável evitar secar itens sob luz solar direta.
  8. Seque em secadoras especiais, depois de alisar bem o produto; evite secar no radiador.
  9. Embora as coisas não enrugem, às vezes pode ser necessário fazer isso. Nesse caso, escolha uma temperatura baixa no ferro.

Observe! Se você seguir essas regras simples, o produto durará muito mais sem perder a aparência.

Combinações com outros tipos de fibras

O poliéster é um material que combina bem com uma ampla variedade de outras fibras:

  • PoliamidaO material que contém essas fibras é muito elástico e resistente ao desgaste. Ao mesmo tempo, os produtos não perdem a aparência mesmo com o uso frequente. As roupas íntimas femininas são costuradas em tecido com poliamida, que se assemelha muito à seda, é agradável ao corpo e veste bem. Entre as desvantagens, destacam-se a incapacidade de absorver umidade, a tendência à eletrificação e a falta de resistência ao calor.
Combinação com outros materiais
Combinação com outros materiais
  • SpandexA combinação de poliéster e elastano confere ao produto alta resistência e elasticidade. Roupas esportivas, peças justas, meias e luvas são costuradas a partir dele. A presença de elastano na composição permite obter um material relativamente fino e com boa permeabilidade ao ar. Entre as desvantagens está a alta sensibilidade aos raios ultravioleta.
  • AlgodãoEssas fibras, por si só, têm boas propriedades: são respiráveis, ecológicas e fáceis de cuidar. Quando combinadas com poliéster, o material elimina todas as desvantagens do algodão puro, resultando em características aprimoradas. Não estica, não desbota, não encolhe, não amassa e tem longa durabilidade.
Você pode estar interessado nisto:  Descrição das características do tecido da Barbie: em que consiste e como é
Combinação com algodão
Combinação com algodão
  • O poliéster na composição do tecido de viscose melhora suas propriedades: mantém perfeitamente sua aparência original por muito tempo, é higroscópico e mantém bem a cor. Na maioria das vezes, 30% de viscose é misturado com 70% de poliéster. Roupas casuais e itens de lazer são frequentemente costurados com esse tecido.

Observe! O poliéster é frequentemente usado para fazer fios. Suas propriedades são muito semelhantes às da lã natural, mas o custo é muito menor. A qualidade do tecido laçado feito com esse fio depende muito da impregnação aplicada.

Combinação com viscose
Combinação com viscose

Comparação com outros materiais

Muitas vezes, ao escolher um tecido, muitos hesitam entre chita e polialgodão. Pode parecer que, no primeiro caso, malhas com composição 100% algodão seriam o tecido ideal, mas não é bem assim. O tecido natural tem uma série de desvantagens:

  • encolhe muito;
  • ele amassa instantaneamente, então você terá que passá-lo constantemente;
  • baixa densidade (até 125 g/m) faz com que o tecido pareça “gaze”.

É a inclusão de poliéster na composição desse tecido que permite eliminar total ou parcialmente essas desvantagens. Somente opções com uma pequena quantidade de poliéster na composição (não mais que 35%) são comparáveis ​​aos tecidos de algodão.

Produto feito de material
Produto feito de material

Importante! O segundo tecido com o qual o polialgodão é frequentemente comparado é o tique-taque. Em geral, os mesmos argumentos se aplicam aqui como na opção de chita, já que o tique-taque em si é frequentemente feito de materiais naturais, e a opção mais bem-sucedida para um tecido misto é 30% poliéster e 70% algodão.

Muitos também o comparam com microfibra e veludo, mas isso não é totalmente correto. Esses dois tecidos são muito diferentes um do outro. A microfibra, ao contrário do polialgodão, tem uma superfície felpuda, que lembra um pouco o tecido atoalhado, e geralmente é feita de 100% sintéticos. Às vezes, você pode encontrar microfibra de algodão, mas este é um tecido de altíssima qualidade com um preço correspondente. O veludo tem uma superfície macia e felpuda que lembra pelúcia.

Microfibra de algodão
Microfibra de algodão

Vantagens e desvantagens

O polialgodão é um tecido muito interessante que, devido à sua composição, apresenta inúmeras vantagens. As principais são:

  • durabilidade e resistência ao desgaste, isso é especialmente bom para roupas de cama, que não devem se desgastar com o uso frequente e desbotar;
  • resistência a rugas, o que é muito bom para absolutamente qualquer item, principalmente devido à sua conveniência;
  • o material é fácil de tingir, por isso tem uma variedade enorme de cores e estampas;
  • pode ser lavado sem problemas e não absorve sujeira;
  • tem um preço muito acessível.
Você pode estar interessado nisto:  Detalhes sobre kulirka: propriedades do material e comparação com outros tecidos
Vista pintada
Vista pintada

O tecido também tem suas desvantagens, mas elas dizem respeito principalmente aos tecidos com grande quantidade de poliéster em sua composição:

  • não permite a boa passagem do ar e, portanto, fica úmido e transpirante;
  • eletrifica.
Lençóis
Lençóis

Avaliações

Tatyana, Kirov: “Quando vi o polialgodão à venda, fiquei muito hesitante em experimentá-lo ou não. Pelo que entendi, ele é feito principalmente para roupa de cama. Depois de experimentá-lo ao toque, decidi comprá-lo. O que posso dizer? É fácil trabalhar com este tecido, costurei um conjunto de cama de uma só vez. Após a lavagem, a cor não mudou, o tecido não enrugou. Naquele momento, percebi que este é o meu tecido ideal. O preço quando o comprei era de cerca de 150 rublos por metro com uma largura de 2,2 m. Também gostei da rapidez com que o produto secou. No entanto, descobri uma desvantagem: após 2 anos de uso, o tecido começou a formar grumos. Mas, em geral, acho que o polialgodão pode ter qualidades completamente diferentes, então, em geral, eu o recomendo.”

Lençóis
Lençóis

Svetlana, Moscou: “Como normalmente não encontro roupa de cama ideal para mim em lojas, decidi costurá-la eu mesma. A escolha recaiu sobre o tecido de polialgodão devido à enorme variedade de cores sólidas, estampas e um preço acessível. Da última vez, escolhi um tecido verde com padrão geométrico. O conjunto ficou levemente sedoso ao toque, mais macio que chita. Lavei na centrifugação mais alta, mas a uma temperatura de 30 graus - o resultado é excelente, nada desbotou e até saiu da máquina ilegível. O material também é bom em uso - o corpo fica bastante satisfeito com essa roupa de cama. Continuarei a costurar coleções inteiras de linho de polialgodão, mas também observarei suas propriedades.”

Um tipo de roupa de cama
Um tipo de roupa de cama

Em geral, todas as vantagens do tecido indicam que ele definitivamente merece atenção. As avaliações do polialgodão também são, em sua maioria, positivas. Este tecido encontrou aplicação na costura de roupas de cama, roupas de trabalho e robes.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior