Este tecido surgiu no mercado há cerca de 10 anos, não faz muito tempo, mas ao longo dos anos tornou-se o favorito de muitas pessoas, especialmente das mães. Este artigo fala sobre o que é kulirka e quais são os seus tipos.
- Malhas - produção
- Características do material: densidade, composição
- Tipos de fibras – tipo de fio
- Cantoria
- Carde
- Openend
- Análogos
- Intertravamento e refrigerador - diferenças
- Áreas de aplicação do tecido
- Kulirka - o que eles costuram
- Costura de produtos infantis
- Instruções de cuidado
- Camisa cardada - vantagens e desvantagens
- Avaliações do consumidor
Malhas - produção
O material kulirka é um tecido fino, feito de fios de algodão em uma máquina profissional. De acordo com o método de fabricação, é classificado como uma trama transversal de fios.

A ideia por trás da fabricação do tecido jersey é que uma parte do fio é dobrada sequencialmente e tricotada nas laçadas de uma fileira de laçadas. Portanto, a superfície é muito densa e resistente.
Para obter malhas simples, utiliza-se um overlock com uma única agulha, e para malhas duplas, utiliza-se um overlock com duas agulhas.
Esse tecido se desfaz rapidamente na vertical, na direção oposta, e, em caso de dano ou defeito, desfia horizontalmente. Mas danos mecânicos são bastante difíceis de tolerar, a menos que você tente rasgar esse material denso sozinho. Abaixo, uma descrição do que é o tecido jersey e suas características.

Características do material: densidade, composição
Muitas pessoas sabem que o kulirka é o tecido mais fino de todos os tipos de malha. O tecido tem um leve brilho e não forma bolinhas ao ser lavado.
Atenção! A densidade do material é de 160 g/m². É bastante leve e muito durável, por isso é confortável de usar e o ar circula bem no interior. Algodão kulirka - o que é? É considerado um material totalmente natural, sem adição de lycra, lã, etc.
Tipos de fibras – tipo de fio
A kulirka é dividida em vários tipos de acordo com o tipo de fio. Pode ser melange, lã lisa ou estampada.
Cantoria
Para a criação, utiliza-se fio torcido de fios longos de algodão. No processo de fabricação, utiliza-se a moagem, necessária para tornar o tecido mais liso.

As principais vantagens do fio penteado são alta resistência, densidade, resistência ao desgaste e bela aparência. Este fio é usado para fazer túnicas e suéteres para o verão. O fio penteado não causa alergias na pele.
Há também desvantagens. Alta complexidade no processamento da borda da tela, pois ela se torce; se houver lycra na composição, o tecido pode encolher, podem se formar vincos e podem ficar buracos devido à perfuração da agulha.
A versão tradicional da peigne é um tecido feito de 100% algodão; as fábricas modernas costumam adicionar lycra e poliéster à composição para tornar o material mais elástico.
Carde
Este tipo de tecido ocupa uma posição média em vários indicadores, o comprimento do fio é de cerca de 4 cm. Especificidades: é mais elástico que o penteado, resistência ao desgaste média e preço.

O fio cardado é bastante fino e arejado, o ar circula bem, é macio ao corpo, por isso é frequentemente usado em roupas infantis.
Prós: fácil de cuidar, não deforma, baixo custo, variedade de aparências. É preciso lavá-lo com cuidado, pois há risco de encolhimento.
O tecido cardado é frequentemente usado para criar linho, roupas de cama e roupões porque é hipoalergênico e respirável.
Openend
Para a produção do material, utiliza-se fio curto de até 3 cm. Principais características: maior enrugamento em comparação com fios cardados e penteados.

A principal área de aplicação é a produção de roupas íntimas, portanto, a resistência a vincos não é tão importante aqui. O tecido é barato em comparação com os anteriores.
Com base no exposto, podemos concluir se a malha estica ou não. A elasticidade é uma das principais propriedades desse tipo de tecido, graças à qual a forma da peça é mantida, proporcionando também uma sensação de conforto.
Análogos
Análogos da superfície lisa do jersey, também feitos de matérias-primas de algodão natural - rodapé e interlock. Eles serão um pouco mais baratos do que o jersey original. Abaixo, uma descrição do que é melhor - interlock ou jersey. E também uma descrição detalhada desses tecidos.
Intertravamento e refrigerador - diferenças
A diferença entre os tecidos está principalmente na densidade. O interlock tem uma composição mais espessa do que o jersey. Sua densidade pode chegar a 300 g/m², e o jersey não ultrapassa 200 g/m².
Portanto, o interlock é considerado um material mais quente. A superfície da malha é mais agradável ao toque e o ar circula melhor por ela.

O Interlock tem baixa elasticidade, mas alta resistência ao desgaste. A kulirka durará muito menos. Mas, por exemplo, se houver uma escolha, qual é melhor - viscose ou kulirka, então é melhor dar preferência à viscose. Ela será muito mais macia e quente.
Alguns tipos de tecidos podem ser caros, dependendo do método de tecelagem dos fios, da naturalidade e das qualidades básicas.
Áreas de aplicação do tecido
Este tecido é usado para confeccionar roupas para homens, mulheres e crianças, tanto para uso quente quanto para o inverno.
Kulirka - o que eles costuram
Para adultos, roupas íntimas e de cama são costuradas principalmente com kulirka. Devido à sua boa durabilidade e hipoalergenicidade, as peças são de alta qualidade e se adaptam perfeitamente a pessoas com pele sensível. Pijamas, camisolas e toalhas também são costurados com ela.
O tecido Kulir é muito adequado para roupas no verão: ele permite a boa passagem do ar e tem uma textura bem arejada, exatamente o que é necessário nos meses quentes de verão.

Vestidos, camisetas, shorts, calças, leggings, túnicas e diversos itens para a primavera-outono são feitos de tecido liso. É muito bom costurar agasalhos de jersey, pois ele absorve a umidade e não retém o suor. É muito comum encontrar jaquetas e blusões desse material em lojas. São usados principalmente no final do outono ou na primavera, são leves, com um forro fino e confortáveis ao corpo. Na maioria das vezes, são blusões corta-vento.
Costura de produtos infantis
A maioria dos produtos de jersey é feita para crianças: fraldas, camisetas, calças, bodies, pijamas e meias. As peças são confortáveis e macias – muitos pais escolhem esse tecido para seus recém-nascidos ou filhos mais velhos. Se você seguir as instruções de cuidado, as peças podem durar anos, mantendo suas qualidades.

Mas não são apenas roupas que são feitas com este tecido. Muitas vezes, a kulirka é usada para artesanato em escolas ou jardins de infância. As crianças usam este material para fazer apliques.
Instruções de cuidado
Para que os produtos de jersey durem muito tempo, é necessário seguir as regras de cuidado. Antes do primeiro uso, a peça deve ser lavada. Para a lavagem, recomenda-se o uso de pós delicados – líquidos, produtos especiais com composição suave. Alvejantes ou cloro podem danificar as peças.
É aconselhável lavar as peças à mão ou no modo "seda". Você também deve seguir estas instruções:

- a temperatura da água não deve exceder 45 graus;
- Não é aconselhável torcer na máquina; você pode usar uma toalha para isso. Pegue uma toalha felpuda e torça cuidadosamente o excesso de água;
- Se manchas persistentes se formarem no produto, elas podem ser removidas principalmente com sabão em pó. Para isso, a peça deve primeiro ser deixada de molho em uma bacia com água fria e depois lavada com sabão. Em casos extremos, você pode usar um tira-manchas para tecidos delicados;
- É aconselhável secar peças de kulirka não verticalmente em prendedores de roupa, mas horizontalmente, espalhando-as sobre a superfície da mesa. Isso é necessário para que a peça não estique com o peso da água. Ao secar, não deixe a peça entrar em contato com os raios UV;
- Não é necessário passar as peças, pois o tecido não amassa. Se necessário, é aconselhável fazê-lo a uma temperatura não superior a 100 graus ou com vaporizador.
Você pode guardar as coisas dobradas ou em cabides no armário. A probabilidade de amassar é muito baixa. Mas é recomendável guardar as roupas das crianças separadamente, mesmo que a composição seja a mesma.

Camisa cardada - vantagens e desvantagens
As principais vantagens do tecido:
- alta resistência ao desgaste;
- material hipoalergênico;
- bem adequado para crianças de todas as idades;
- dificilmente muda de forma, mas ao mesmo tempo é muito elástico;
- permite a passagem de ar, para que a pele não transpire;
- preço baixo;
- fácil de cuidar;
- Uma grande quantidade de cores e tipos de tecido.
Atenção! O material tem uma desvantagem, apesar das inúmeras vantagens. Por ser totalmente natural, pode encolher ao ser lavado. Portanto, é melhor comprar um tamanho maior.

Avaliações do consumidor
Anna: “Passei muito tempo escolhendo o tecido para costurar o casaco de outono do meu filho. Fiquei pensando no que levar: malha ou interlock. Com base em avaliações na internet e comparações, optei pela primeira opção. O material é muito agradável de trabalhar, não tive problemas com a costura e as bordas não desfiaram. O casaco ficou muito bonito, leve, mas quentinho. A criança não se sente apertada nele, mesmo quando corre no quintal, não transpira. Também pretendo costurar vários ternos para o verão e, com certeza, escolherei este material.”
Denis: "Comprei um agasalho de jersey para ir à academia. Fiquei agradavelmente surpreso ao constatar que, depois de uma sessão intensiva de treinamento de força, não me senti como se estivesse em uma sauna a vapor. O produto não gruda na pele, é transpirante e não absorve umidade do corpo. Fiquei satisfeito com a qualidade do agasalho e, para o outono, já encomendei um corta-vento do mesmo material."

Tamara Fedorovna Monastyrskaya: “Comprei um vestido de verão de jersey para minha filha. É muito bonito e fácil de cuidar. Lavo-o com outras roupas sem problemas. Fiquei satisfeita com a abundância de cores e padrões do produto. Ao mesmo tempo, a composição é completamente natural, o que é muito importante, já que minha filha é alérgica a sintéticos. Ela já tem peças de rodapé, agora este tecido também se tornará parte permanente do guarda-roupa dela.”
Concluindo, vale ressaltar que, embora a superfície lisa do jersey tenha aparecido recentemente no mercado russo, ela já conquistou o amor dos compradores. Este é o melhor material para roupas infantis. Infelizmente, porém, alguns fabricantes adicionam fios sintéticos à composição para economizar dinheiro. Portanto, antes de comprar, é preciso ler as instruções no rótulo. Antes de comprar itens ou tecidos, é preciso descobrir o que é - jersey - e se é adequado para uma determinada estação. Nas lojas, ele é vendido tanto em cortes quanto em remendos (para peças pequenas).




