Jaquetas se tornaram parte de nossas vidas e são muito mais populares do que casacos, casacos de pele e outras peças de vestuário externo. Elas podem ser leves - para a primavera - e um pouco mais grossas - para o outono. Ninguém negligencia jaquetas grossas e quentes de plumas no inverno. Elas têm muitos requisitos, dependendo da sua finalidade e da estação de uso; portanto, os materiais com os quais são feitas e preenchidas são diversos. O material dirá de que material as jaquetas são feitas: couro ou sintéticos, e qual é melhor.

Características da composição
As principais qualidades e propriedades que os tecidos para jaquetas de plumas devem ter são qualidade, praticidade e durabilidade. Assim, isso pode ser proporcionado pelas fibras sintéticas, presentes na maioria das jaquetas: poliéster, náilon e poliamida. Jaquetas mais caras incluem componentes naturais: algodão e lã. Isso as torna mais agradáveis à vista e ao toque.
Importante! Para tornar os tecidos repelentes à água, eles são impregnados com compostos especiais e secos.
As composições mais utilizadas são:
- PVC. A impregnação é muito densa e possui propriedades não apenas repelentes à água, mas também resistentes ao fogo. Retém o calor e não eletrifica;
- "Prata". Um revestimento repelente à água de cor prateada;
- "Leite". Cor leitosa e a mesma proteção contra umidade aplicada na superfície interna do tecido;
- "Pêssego". Pode ser pêssego ou de outras cores. Nomeado assim por sua cobertura levemente fofa, fácil de cuidar;
- Poliuretano. Uma impregnação incolor que protege não só da umidade, mas também de solventes orgânicos.
Estrutura e tipos de tecido de jaqueta
Para que o produto tenha todas as melhores propriedades e proteja contra as intempéries, é necessário selecionar cuidadosamente o material para sua fabricação. Os fabricantes de tecidos modernos oferecem uma ampla gama de diferentes tipos de materiais:
- Duspo;
- Oxford;
- Taslan;
- Dianogal;
- Jodhān;
- Greta;
- Tafetá.
Todos esses materiais se unem pela resistência ao desgaste e à força. Isso justifica seu uso na costura de agasalhos e jaquetas. No entanto, cada um desses tipos possui propriedades e sensações diferentes das dos outros. Vale a pena analisar os mais populares com mais detalhes.
Oxford: A serapilheira é originária da Escócia
Oxford é um tecido semelhante à juta, mas a trama não é representada por fibras isoladas, mas sim por feixes inteiros delas. Isso lhe acrescenta a característica de ser dupla face, que se assemelha a células convexas. A história afirma que foi inventado pela primeira vez na Escócia e, portanto, passou a ser chamado de cesta escocesa.
Importante! O tecido recebeu esse nome em homenagem aos estudantes da universidade de mesmo nome. Eles começaram a usar camisas e outras roupas feitas com esse material e gostaram. Este tecido ainda é considerado prestigiado no ambiente escolar e estudantil da Europa.
No início, o Oxford era feito exclusivamente de seda, mas depois começaram a ser adicionados materiais sintéticos – náilon ou poliamida. Isso não só barateou a produção, como também adicionou propriedades à prova de vento e repelentes à água.
Oxford com fibras mais grossas e revestimento à prova de umidade é usado para jaquetas. O material mais denso é usado para fazer mochilas e barracas de turismo.
Moleskine: "pele do diabo"
Este tecido recebeu seu nome original devido às suas propriedades de resistência. É feito de algodão com a parte externa polida. A Inglaterra também é considerada o berço de sua criação, onde foi obtido no início do século XX e usado para costurar roupas para militares e trabalhadores.
O tempo passou, e jaquetas e macacões de pele de toupeira são usados não apenas por funcionários de empresas e fábricas, mas também por pessoas comuns. E tudo por causa de suas propriedades, que incluem:
- Absorção de umidade;
- Higiene;
- Eco-amizade;
- Ventilação;
- Densidade e resistência;
- Resistência ao desgaste.
Importante! O tecido também tem suas desvantagens, incluindo aspereza e rigidez. Se tocar a pele nua, ela se desgasta facilmente. Ao costurar, o tecido fica quebradiço.
Jaquetas de pele de carneiro são populares entre turistas e atletas de esqui e esportes de montanha, pois permitem que o corpo respire. Também são usadas para caça.
Jordan é o tecido perfeito para jaquetas
O Jordan foi inventado há relativamente pouco tempo, mas já se posicionou como o tecido mais adequado para a confecção de jaquetas. O tecido é 100% poliéster e possui uma superfície lisa e brilhante. Por si só, repele bem a umidade e, quando impregnado com compostos, torna-se uma opção ideal para costurar roupas para a estação chuvosa: jaquetas, capas de chuva e capas de chuva.
Apesar de suas propriedades repelentes à água, a Jordânia tem:
- Boa permeabilidade ao ar;
- Durabilidade;
- Resistência ao desgaste;
- Facilidade.
Importante! A costura dupla permite que a jaqueta retenha o calor do corpo, dispensando a necessidade de forro adicional, como enchimento sintético. Além disso, o tecido é fácil de cuidar e pode ser lavado à mão ou na máquina, mantendo sua aparência por muito tempo.
Greta: 100% prática
Este tecido é único à sua maneira, já que tanto algodão quanto poliéster são utilizados em sua produção. O Greta é tecido com sarja, que forma duas camadas. A primeira é feita de um material sintético e a segunda é totalmente natural.
Foi isso que determinou sua popularidade na costura de agasalhos: o conforto do material natural se combina com propriedades impermeáveis e densidade. É usado para costurar casacos femininos e infantis de tecido denso. É usado na confecção de uniformes de trabalho masculinos para funcionários de agências de segurança pública, do Ministério de Situações de Emergência e trabalhadores.
Suas vantagens estão em suas propriedades:
- Higroscopicidade;
- Eco-amizade;
- Ausência de reações alérgicas;
- Densidade.
Se a produção for realizada para militares ou trabalhadores, além da impregnação repelente à água, também será adicionada impregnação resistente a óleo.
Importante! A moda não ignorou Greta. Por várias temporadas consecutivas, casacos feitos de Greta estiveram presentes nas coleções de alguns estilistas que veem nela estilo.
Duspo: um tecido universal
O tecido Duspo é formado pelo entrelaçamento de finas fibras de poliamida. Este é um material sintético a partir do qual é produzido o tecido acolchoado para jaquetas com membranas, por isso possui propriedades de alto desempenho. Este é o material que pode ser de praticamente qualquer cor e tonalidade. A impregnação não só adiciona propriedades, como também decora a aparência, tornando-a brilhante, lustrosa ou aveludada.
As principais propriedades deste tecido de jaqueta acolchoada dupla face são:
- Propriedades de proteção contra o vento;
- Respirabilidade graças à construção da membrana;
- Resistência ao desgaste, apesar do tecido ser muito fino;
- Repelente de umidade.
Jaquetas e outras peças de vestuário externo também são feitas com ele porque ele cai bem e não deixa rachaduras. O tecido não desbota sob a influência do sol e não tem medo de baixas temperaturas. É por isso que é frequentemente usado para costurar trajes para atletas.
Importante! O Duspo praticamente não requer cuidados especiais, graças à sua estrutura, na qual é acolchoado. A lavagem pode ser feita tanto à mão quanto na máquina de lavar. No entanto, você deve ler atentamente o rótulo para não danificar a impregnação.
Taslan: leve e durável
Assim como o duspo, é sintético. A diferença é que as fibras de poliamida formam uma trama rep, e não uma trama simples. Isso é o que contribui para sua textura fina e nervurada. Para tornar o tecido ainda mais denso, são adicionados fios reforçados de náilon ou capron. Além disso, são tratados com uma composição hidrorrepelente. Tudo isso torna o tecido mais resistente e o protege da abrasão.
As propriedades do taslan são praticamente as mesmas de outros tecidos para jaquetas:
- Repelente de umidade;
- Respiração do corpo;
- Óleo e suor não são absorvidos pelo tecido;
- Facilidade;
- Resistência ao desgaste.
Isso determinou seu uso na costura de roupas de meia estação e inverno para adultos e crianças, roupas para atletas e turistas, e acessórios turísticos. O Taslan também é usado para estofamento de móveis. O Taslan também é um tecido elegante para jaquetas de esqui.
O cuidado com o tecido é muito simples. Você pode lavá-lo em qualquer lugar, mantendo a temperatura da água em até 4000 graus. O Taslan não precisa ser passado.

Tafetá: barato e bonito
O nome é muito parecido com o caro tecido tafetá, mas não tem nada a ver com ele, já que tafetá é um tecido sintético usado principalmente para costurar roupas externas.
O tecido é composto por fibras entrelaçadas de náilon e poliéster. Cada uma delas possui suas próprias qualidades:
- As fibras de nylon são fortes e resistentes ao desgaste e aos solventes, mas são altamente eletrificadas e não absorvem umidade;
- As fibras de poliéster são menos resistentes a compostos químicos, mas não desbotam ao sol.
O tafetá pode ser fino, médio e grosso. Para costurar roupas, utiliza-se tecido com espessura e densidade médias, impregnado com compostos especiais.
Importante! O tecido é fácil de lavar e seca rapidamente, pois não absorve bem a umidade. É importante não secar o tecido em aquecedores e radiadores, e não usar compostos que contenham cloro na lavagem.
Diagonal - tecido para calças
As nervuras de 45 graus são uma característica deste tecido. Isso é obtido por meio da tecelagem em sarja. A diagonal pode ser feita de forma natural ou mista. Esta última é usada para costurar jaquetas e agasalhos. A primeira é usada para ternos e vestidos.
Para costurar jaquetas, propriedades especiais são conferidas pela adição de fibras de poliéster e impregnação. As principais propriedades da diagonal são:
- Elasticidade;
- Resistência ao desgaste, que se manifesta na possibilidade de inúmeras lavagens;
- Força;
- Preservação da forma.
- Retenção de calor, o que é importante para roupas externas;
- Lavagem a seco disponível.
Importante! O primeiro uso da diagonal foi para costurar calças de montaria. Ela mantém bem o formato e é ideal para esse tipo de atividade. Recebeu o nome de calção em homenagem a um general francês.
Assim, os casacos tornaram-se parte integrante das nossas vidas e praticamente substituíram outros tipos de agasalhos. Há muitos requisitos para eles e para os materiais com os quais são feitos. Por isso, é tão importante escolher o tecido certo para o casaco.




