Karakul é um material conhecido e usado em todos os lugares para criar produtos de couro e peles de inverno. Qual é a sua história de origem, o que é pele de karakul, como é obtida, karakul e karakulcha, qual a diferença, o que é pele de swakara, o que é karakul sur? Isso e outros assuntos serão discutidos a seguir.
O que é karakul: história de origem
Karakul é uma pele com veias da pele de cordeiro, retirada deles no primeiro dia após o nascimento. Complementando a questão sobre qual animal é a pele de karakul, vale ressaltar que essa pele tem uma estrutura espessa, elástica e sedosa. Ao contrário de outros materiais, ela apresenta uma variedade de cachos.

Segundo a lenda, sua terra natal é o território dos turcos, hoje Uzbequistão. Surgiu por volta do século VIII devido à conquista dessas terras pelos árabes. Junto com a conquista, eles trouxeram muito de sua cultura para a região. Em particular, trouxeram ovelhas Karakul e começaram a fabricar produtos de pele com elas. Os nativos notaram o fato de que esses animais vivem bem na Ásia.

No século XV, o explorador russo de Tver, Afanasy Nikitin, famoso por suas descobertas, trouxe peles de astracã para terras russas. Desde então, elas se tornaram populares.
Atenção! Hoje, a lã de karakul continua a ser fornecida pela Ásia Central, nomeadamente pelo Uzbequistão, Afeganistão, Turquemenistão, Cazaquistão e alguns outros locais, em particular Iraque, África do Sul, Roménia e Moldávia. As peles mais valiosas são do Uzbequistão, Afeganistão e África do Sul.

Como obter karakul
Em relação ao que é karakul, vale ressaltar que ele é feito de cordeiros karakul, e o karakul astracã com merlushka e tiras de lã grossa de ovelha. Em termos de resistência ao desgaste, é semelhante à pele de carneiro. Sua cor natural é preta e cinza. Às vezes, é tingido de branco. Seu valor reside no padrão incomum formado pelos cachos de lã. Cada pele é decorada com linhas e cachos intrincados.

Tipos
O karakul negro é dividido por origem. Por exemplo, pode ser uzbeque, afegão e sul-africano.
Ao contrário de outras variedades, o primeiro tipo é o mais barato. Sua peculiaridade está na leveza com sutileza.
O karakul afegão tem um padrão ondulado com nervuras e ondulações planas. As peles são maiores e de melhor qualidade. Portanto, o preço dessa pele é mais alto.
A lã sul-africana é a mais cara. É produzida em regiões remotas da Namíbia. A lã é leve e fina. Cada lã tem uma bela ondulação.
Atenção! O karakul também é dividido em grupos dependendo do material, cachos e elasticidade.

Qual é a diferença entre karakul e broadtail?
Karakul e kurakulcha são o mesmo tipo de pele de carneiro. Ao discutir o tipo de pele de karakulcha, vale a pena notar que a diferença é que karakulcha é a pele de embriões de ovelha, e karakul é a pele de cordeiros de um ou três dias que atingiram a maturidade plena no útero e nasceram.

Qual é a diferença entre a pele de astracã e outros tipos?
A pelagem do karakulcha é espessa e sedosa. Sua cor varia, mas a mais popular é a preta. Possui um padrão único de cachos de lã. A pelagem cinza apresenta transições de cores e se distingue por uma estrutura mais reta. As cores castanha e branca-neve são escassas. É a mais cara.
Swakara: O que é essa pele?
Em resposta à pergunta "o que é pele de swakara?", pode-se responder que swakara é a pelagem exclusiva, preta, cinza, marrom ou branca, de cordeiros recém-nascidos da Namíbia, que possui um padrão único. Como os suprimentos na Namíbia são limitados, a swakara é muito procurada e cara.

karakul afegão
Distingue-se pelo seu grande tamanho e peso, estrutura plana e padrão ondulado canelado. Uma tela pode atingir 1,2 a 2 metros de comprimento. Possui um brilho extraordinário, que confere elegância ao produto feito com ela. Possui alta qualidade e densidade.
Atenção! Em resposta à forma como este tipo de karakul é obtido, pode-se salientar que ele é obtido da mesma forma que todos os outros tipos.

Tipos de matérias-primas para peles obtidas da raça Karakul
Como é feito o karakul e quais são os seus tipos? São conhecidos os seguintes tipos de matérias-primas para peles, que podem ser obtidas de cordeiros ainda não nascidos ou recém-nascidos:
- Smushka é a pele de um cordeiro de quatro dias de uma ovelha smushka. Distingue-se pela sua maciez, textura fosca e brilhante, e cachos soltos e sem tranças.
- Moiré é um tecido com padrão moiré e fios finos.
- Klyam é um tecido com uma capa baixa e elevada, com crinas e um padrão moiré.
- Merlushka é uma lã macia, grossa, brilhante e fosca, na qual são formados cachos de vários formatos.
- A tira é uma cobertura composta por cachos em forma de anéis.
- Shakes e sak-sak - uma cobertura composta por cachos em forma de anel e espiral. Possui uma estrutura sedosa.
- Golyak - peles com lã que mal cresce, provenientes de abortos espontâneos de quatro meses e embriões de ovelhas.
- Kurakulcha é a pele de embriões de quatro meses de idade.
- Yakhobab - peles de cordeiros de um mês de idade obtidas durante o abate forçado.
- Tryasok é o tecido de lã usado em cordeiros de seis meses.
Atenção! Também obtido da raça de pele de carneiro Karakul — a pele de animais adultos. Frequentemente caracterizada por sua secura e frouxidão.

Como cuidar de produtos de astracã
É necessário cuidar dos produtos de pele de astracã da mesma forma que de outros produtos. É importante:
- No verão, guarde seu casaco de pele em uma capa de tecido especial com estrutura porosa e proteção contra traças;
- Armazene o produto somente no escuro, não o pressione contra outras coisas (é necessário espaço livre);
- Seque-o em local ventilado e sem sol, pendurado num cabide para cadeira;
- Entre em contato com uma lavanderia se o pelo ficar opaco, duro, oleoso ou se a estrutura do item ceder;
- Guarde os chapéus de pele embrulhados em papel em uma caixa.
Também é necessário seguir algumas regras para preservar a qualidade desses produtos:
- Não seque os pelos perto de aparelhos de aquecimento;
- Não passe a ferro peles;
- Não molhe nem lave produtos de pele;
- Não limpe os pelos em casa, não guarde em sacos;
- Não aplique perfume ou colônia na superfície;
- Não prenda broches nem os pendure perto de itens pintados;
- Não deixe exposto à luz solar direta.
Atenção! Com os devidos cuidados com os produtos de pele, você pode preservar sua aparência e prolongar sua vida útil. Se você seguir as dicas e tratá-los bem, o produto pode durar muito tempo e agradará seu dono.

Em geral, o karakul é uma pele bela e rica de cordeiros recém-nascidos, fornecida à Rússia pela Ásia Central e África do Sul. Ela vem em diversas cores, mas a mais rara é a branca. É tão fácil de cuidar quanto qualquer outra pele.




