O que é seda: quais os tipos de tecido existentes, sua descrição

A seda é um dos materiais mais luxuosos, segundo as damas do tapete vermelho e designers experientes. Mas, ao mesmo tempo, seu preço é bastante alto. E alguns não entendem por que um vestido de seda não pode ser acessível a todos.

Para responder a essa pergunta, é necessário entender o que é seda e a tecnologia de sua produção.

Tecido de seda
Tecido de seda

História da produção de seda

A história da produção de seda começa há cerca de 5.000 anos. Esses números são confirmados por arqueólogos do mundo todo.

Os chineses desenvolveram a tecnologia de produção de seda muito rapidamente. E, surpreendentemente, ela praticamente não mudou em seus 5.000 anos. A única diferença é que agora todas as etapas são feitas manualmente apenas nas antigas aldeias indígenas da China, e equipamentos industriais são utilizados para a produção em massa.

A produção é um processo bastante complexo e multietapas. A primeira etapa é a limpeza e a triagem das matérias-primas. Em seguida, os fios são desembaraçados. Eles são unidos por uma proteína chamada sericina. Para amolecê-la e removê-la, o material é jogado em água quente.

Limpeza na fábrica
Limpeza na fábrica

Importante! Cada fio tem alguns milímetros de largura. Para torná-lo forte o suficiente, eles precisam ser entrelaçados. Para produzir 1 metro de material pesando um quilo, são necessários cerca de 5.000 casulos de bicho-da-seda.

A matéria-prima é seca em um dispositivo especial, tingida com peróxido de hidrogênio e corantes. Os fios são entrelaçados em um tear.

Esse método de produção era mantido em sigilo absoluto, pois era o tecido de seda que trazia o sucesso econômico da China na Europa. Para quem o revelasse, era prometida execução com tortura sem fim.

Manufatura na China Antiga
Manufatura na China Antiga

Vários séculos depois, a descrição da tecnologia de produção foi revelada. Foi contrabandeado primeiro para a Coreia, depois para o Japão. Depois, a Índia se envolveu.

Do que é feito o material da seda?

Tudo é claro em relação à produção, mas a questão de do que a seda natural é feita permanece obscura. Na verdade, a matéria-prima explica o preço do tecido. A seda consiste no casulo do bicho-da-seda.

Existem muitas lendas e histórias sobre sua origem, mas todos concordam que a seda se originou na China. Foi lá que foram encontrados sepultamentos de seda.

Dizem as lendas que a jovem Imperatriz Xi Ling-Chi viu um fio brilhante se desprender de um casulo que havia caído em água quente. Na segunda versão, a menina queria cultivar uma amoreira. Uma mariposa, que se alimentava das folhas jovens da árvore, interessou-se por ela. Ali, depositou seus ovos — pequenos ovos.

Xi Ling Chi
Xi Ling Chi

Outros dizem que Xi Ling-Chi estava tomando chá naquele momento e um casulo caiu em sua caneca. Independentemente da origem do material, a seda é chamada de "Xi" na China desde então. A jovem imperatriz foi elevada ao posto de divindade do Império Chinês por sua descoberta.

O tecido de seda natural, tanto nos tempos antigos quanto hoje, é produzido apenas com a ajuda das melhores lagartas.

Importante! O fio mais caro é produzido por lagartas chamadas Bombyx mori. A espécie não ocorre na natureza, sendo cultivada apenas artificialmente.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do véu, características do tecido e utilização do material para costura de cortinas

As lagartas eclodidas comem as folhas da amoreira, por exemplo, por um longo tempo. Em 2 semanas, elas devoram a massa e crescem 70 vezes. O corpo fica quase transparente e as lagartas procuram um local para produzir fios.

Amoreira e bicho-da-seda
Amoreira e bicho-da-seda

As folhas digeridas se transformam em fibroína, e a proteína acumulada se transforma em sericina. Na boca da lagarta há um órgão giratório, cuja saída são dois fios de fibroína unidos com sericina. Como resultado, obtém-se um fio forte, que a lagarta usa para criar um casulo, e a partir dele se cria a seda natural.

Propriedades químicas e físicas dos tecidos de seda

O tecido sedoso se tornou popular em muitos países. Mas usuários avançados nem sabem quais são suas propriedades.

Uma pilha de tecido de seda
Uma pilha de tecido de seda

Aqui está o que pode ser dito sobre os aspectos químicos da matéria:

  • A composição da seda é 75% fibroína e 25% sericina.
  • Termorregulação – resfria o corpo em climas quentes e retém o calor em climas frios.
  • Não é afetado por ácidos, álcalis, solventes.
  • Material não inflamável – inflama lentamente e apaga rapidamente, sendo seguro para humanos. Emite um cheiro de penas queimadas ao interagir com o fogo.
  • Material hipoalergênico.

As propriedades físicas da seda também desempenham um papel importante:

  • Um material durável e elástico devido às diferentes torções do fio durante a criação do tecido. Quando molhado, a resistência diminui.
  • Um dielétrico é um mau condutor de eletricidade.
  • Respirabilidade.
  • Resistência média ao calor – com exposição prolongada, a resistência diminui ligeiramente.
  • Baixa resistência à luz – após exposição à luz solar por mais de 200 horas, a resistência diminui em 2 vezes.
  • A densidade do tecido é próxima à do papel.
  • Os produtos de seda não se deformam sob a influência de força e não quebram.

Tipos de seda

Que tipos de seda existem? Existem variedades do mesmo material? Afinal, ele sempre consiste apenas em fios de bicho-da-seda. Os tipos de tecido diferem na tecnologia de criação.

Variedade de tecido de seda
Variedade de tecido de seda

Atualmente, são conhecidos quatro tipos de tecidos de seda.

Chesucha (seda selvagem)

O processo de produção deste tecido é interessante. A fibra purificada é penteada e, a partir dela, não são formados fios, mas sim feixes. Eles são torcidos diretamente juntos, formando um tecido usando tecelagem simples. Esta é uma técnica de tecelagem em que o fio é muito mais fino.

Chesucha
Chesucha

O resultado é uma seda áspera com uma superfície texturizada que lembra sarja. As larguras não padronizadas variam de 74 a 91 cm.

A cor natural do material é areia, bege ou oliva. Muitas vezes, não é tingido.

A seda selvagem tem um grande número de propriedades positivas:

  • Superfície específica.
  • A densidade e o peso do material são quase 2 vezes maiores que os de outros tipos.
  • A maior condutividade térmica entre as sedas.

As desvantagens incluem:

  • Itens de tecido amassam muito.
  • Os produtos se deterioram rapidamente quando expostos à luz solar.

A textura do material se distingue por uma nervura longitudinal pronunciada na superfície frontal, razão pela qual é usado para costurar jaquetas grossas, terninhos, vestidos casuais, saias e calças.

Cetim de seda

O tipo de tecido é produzido desde 1850. Seu nome vem da tecnologia de tecelagem do cetim, que consiste no entrelaçamento de fios torcidos de diferentes espessuras.

Cetim
Cetim

A densidade dos fios entrelaçados varia de 85 a 220 fios por 1 cm². Quanto mais fios, mais denso e pesado é o tecido.

Você pode estar interessado nisto:  Tudo o que você precisa saber sobre folhas técnicas de waffle

A etapa final é o tingimento. Os corantes penetram profundamente no tecido, resultando em uma tonalidade brilhante e saturada. Ao dobrar o material, cria-se um efeito iridescente.

Variedade de cetim
Variedade de cetim

Como é esse tipo de seda? Quase todo mundo a reconhece, pois muitos têm pelo menos uma peça desse material no guarda-roupa. O cetim é um tecido macio ao toque, deslizante e com um brilho acetinado característico.

Suas vantagens incluem:

  • Capacidade de não enrugar.
  • Não causa reações alérgicas.
  • A capacidade de reter bem a tinta, por isso é frequentemente usada para criar padrões multicoloridos de flores, plantas e pinturas.

Importante! O cetim de seda é extremamente raro e muito caro. Na maioria das vezes, o tecido é feito de algodão com o uso de fibras sintéticas, portanto, é preciso ter cuidado com os vendedores que vendem o material.

cetim de algodão
cetim de algodão

O cetim é usado para fazer camisas, vestidos, roupas formais, materiais de forro, mas mais frequentemente roupa de cama.

O linho acetinado é durável e pode suportar até 200-300 lavagens.

Crepe da China

Durante a produção, os fios são torcidos para a direita e para a esquerda, e as tramas se alternam. Isso atinge a densidade máxima, resultando em um crepe de chine de seda denso e áspero. O padrão nele se estende tão bem quanto no tecido toile.

O tecido tem propriedades únicas:

  • Cai bem, formando dobras suaves.
  • Resistência a rugas.
  • Respirabilidade - apesar da densidade, não esquenta no verão.
  • Alta densidade.

O tecido encontrou aplicação na produção de vestidos, ternos, blusas e xales.

Vestido feito de crepe da China
Vestido feito de crepe da China

Crepe Georgette

Na maioria das vezes, a viscose é usada em conjunto com a seda para a produção de tecidos. As características especiais do material são obtidas por meio da tecelagem — os fios da urdidura e da trama têm direções de torção diferentes.

Crepe georgette é um tecido áspero, arenoso e translúcido, com um leve brilho. Não é elástico, não estica e não desliza. Sua textura lembra gesso. Ao entrar em contato com o material, você pode sentir a rigidez. Este é o tipo de tecido de seda mais barato.

As principais características positivas incluem:

  • Mantém sua forma perfeitamente e não deforma.
  • Flexibilidade na criação de produtos.
  • Alta resistência à tração.

A única desvantagem é um leve encolhimento após a lavagem.

O crepe georgette é usado para fazer roupas e vestidos leves de verão.

Vestido Crepe Georgette
Vestido Crepe Georgette

Iniciantes não devem costurar com esse material, pois ele esfarela e desmancha muito facilmente.

Como distinguir têxteis naturais de análogos artificiais e sintéticos

Para aqueles que não podem comprar seda natural, foram inventados análogos. Mas essas invenções têm suas desvantagens. Agora, os vendedores estão tentando vender uma falsificação pelo preço da seda verdadeira.

Mas para um comprador experiente isso não é um problema, porque ele sabe distinguir os tecidos naturais dos artificiais.

Rayon
Rayon

E não é difícil de fazer:

  • O brilho da seda natural é natural, mudando de cor. A seda artificial tem brilho, mas não muda de cor.
  • Ao entrar em contato com o corpo, o material natural adquire sua temperatura, enquanto os sintéticos permanecem sempre frios.
  • Assim como os tecidos naturais, a seda flui e enruga, mas apenas levemente. Formam-se dobras suaves, quase imperceptíveis durante o uso, que se suavizam sozinhas. Os vincos do material artificial são mais pronunciados, e às vezes as dobras não podem ser suavizadas nem mesmo com um ferro de passar.
  • Os tecidos de seda sintética apresentam um fluxo intenso nas bordas dos cortes. Eles literalmente se desfazem com o contato.

Cuidados adequados com roupas de seda natural

A seda é um tecido delicado que requer cuidado e uso cuidadoso.

Você pode estar interessado nisto:  O que são os tecidos ásperos, suas propriedades e aplicações
Cuidados com tecidos
Cuidados com tecidos

As principais recomendações aqui são:

  • Lave a uma temperatura não superior a 30 graus Celsius em um ciclo delicado.
  • É aconselhável não comprar sabão em pó comum, mas sim comprar um produto especial com a marca “Seda”.
  • Não enrugue, estique ou torça o tecido para não estragar a estrutura.
  • Seda colorida deve ser enxaguada em água fria com a adição de 1 colher de sopa de vinagre.
  • A seda pode ser passada a baixas temperaturas. É aconselhável usar gaze.
  • Não utilize alvejantes ou amaciantes de tecidos.

Observe! Muitas donas de casa recomendam fortemente lavar a seda não na máquina, mas à mão.

Não é complicado e acontece em algumas etapas:

  1. Despeje água morna.
  2. Adicione algumas gotas de detergente para seda. "Laska" serve.
  3. Agite tudo até formar espuma.
  4. Limpe manchas de suor e outras sujeiras cuidadosamente com um algodão embebido em álcool.
  5. Coloque o tecido de seda na água.
  6. Ao lavar, não esfregue com as mãos, mas agite-as em uma solução de sabão.
  7. Depois de alguns mergulhos, você pode enxaguar com água fria.
Lavar seda à mão
Lavar seda à mão

Durante as primeiras lavagens, pode ocorrer uma leve coloração.

Importante! É melhor evitar que produtos químicos como cremes, perfumes, sprays de cabelo e desodorantes entrem em contato com o tecido. Se entrarem em contato com o tecido, as cores podem perder o brilho e até mesmo descolorir.

Vantagens e desvantagens da seda natural

A seda é muito valorizada não apenas por sua bela aparência. Este material oferece inúmeras vantagens para o consumidor, o que o leva a optar pela seda.

Seleção de material
Seleção de material

Esse:

  • Boa higroscopicidade – o tecido absorve bem o suor sem deixar odores.
  • Termorregulação é a capacidade de se ajustar à temperatura do corpo humano, graças à qual não sentirá frio no inverno nem calor no verão com roupas de seda.
  • Atua na pele, estimulando processos de regeneração nas camadas superiores da epiderme.
  • Resistência ao desgaste – o tecido mantém uma aparência atraente por décadas.
  • Higiene é a capacidade de proteger uma pessoa da proliferação de bactérias na pele, poeira ou ataques de parasitas.
  • Não causa alergias de pele - absolutamente seguro, sem irritação.
  • Respirabilidade - roupas de seda são tão leves que a pessoa pode sentir como se tivesse esquecido de vestir alguma coisa.
  • Está comprovado que dormir em lençóis de seda é benéfico. Suaviza as rugas de expressão, fortalece o sistema imunológico e oxigena o corpo.

Mas mesmo um tecido tão elogiado tem suas desvantagens.

Seda estragada
Seda estragada

Isso inclui:

  • Caro - a seda é um material produzido usando uma tecnologia única e matérias-primas incomuns.
  • Manchas brancas – o excesso de umidade pode causar manchas brancas. Elas podem ser facilmente removidas com álcool.
  • Não tolera lavagem em água quente. Se você esquecer de lavar no modo normal, o tecido vai desfiar e desbotar.
  • Perde força quando exposto à luz solar por longos períodos de tempo.
  • Requer cuidado ao usar o ferro de passar.
  • Devido à sua alta elasticidade, a roupa de cama de seda pode cair, por isso é recomendável escolher modelos com elásticos.

A seda é um tecido que merece atenção. Ela encontrou aplicação tanto no design de roupas quanto na decoração de interiores.

Seda
Seda

O consumidor pode comprar produtos de seda com segurança. O principal é seguir a tecnologia de cuidado. Assim, o tecido durará por muitos anos.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior