Características da lã virgem, descrição do tecido de cashmere lana

A lã é o único tipo de material para o qual ainda não foi possível recriar um análogo artificial. Os itens feitos com ela são resistentes ao desgaste, quentes, respiráveis ​​e podem manter sua aparência original por muito tempo com os devidos cuidados.

Mas, ao comprar qualquer produto de lã, você ainda deve considerar o tipo de lã. Muitos especialistas afirmam que a vida útil do item depende diretamente do seu tipo. E muitas vezes a escolha recai sobre a lã virgem, que apresenta muitas vantagens em relação a materiais similares.

lã da Virgínia
lã da Virgínia

O que é lã virgem

A lã virgem é uma matéria-prima natural obtida pela penteação ou tosquia de ovelhas merino jovens, com menos de 1 ano de idade. É macia e muito leve devido à ausência de pré-tratamento, tornando os produtos feitos com este fio bastante quentes.

Casaco de lã da Virgínia
Casaco de lã da Virgínia

Atenção! Devido à forma incomum como a matéria-prima é obtida, essa lã também é chamada de lã de ovelha virgem ou fibra de cordeiro.

As principais características da lã virgem são:

  • a finura da pilha, que não ultrapassa 20 mícrons, sendo várias vezes mais fina que o cabelo humano;
  • brilho natural, preservado devido à tosquia manual das ovelhas e à ausência de processamento posterior;
  • a beleza do material se deve ao fato de a pilha ser tosquiada da raça de ovelhas Merino, considerada uma das raças mais elitistas;
  • A ondulação em saca-rolhas é a principal característica dessa lã, tornando-a uma das melhores para a confecção de tecidos para casacos.
Lã de cordeiro merino
Lã de cordeiro merino

Processamento de lã

Os produtores de lã da Virgínia costumam rotulá-la como "Lã Nova", o que significa que é lã pura e absolutamente "nova", sem qualquer processamento. O processo de obtenção consiste em pentear cordeiros adultos durante o período de muda ou tosquiar manualmente os pelos macios dos animais jovens, sem trançar previamente.

Você pode estar interessado nisto:  Avaliações reais sobre a qualidade do cetim na roupa de cama

A lã resultante raramente é tingida, então o fio feito com ela geralmente tem uma tonalidade natural. As propriedades únicas da lã virgem comprovam que ela é uma matéria-prima ideal para a obtenção de material para casacos.

Importante! A lã virgem é considerada de boa qualidade somente se for penteada ou tosquiada de ovelhas jovens, vivas e completamente saudáveis.

Carneiro Merino Jovem
Carneiro Merino Jovem

O fio resultante da lã virgem é usado como base para a produção de tecidos e fios. No entanto, como os produtos feitos com ele são caros, a adição de algodão, linho, seda e outros fios naturais permite reduzir o preço do material.

Muitas vezes, você pode ver a designação "lana" na etiqueta ao comprar fios ou itens de lã. A denominação "lana" pode ser explicada pelo fato de as matérias-primas utilizadas serem novas e absolutamente puras, sem adição de impurezas. Mas essa designação também indica que o produto exigirá cuidados especiais e mais cuidadosos.

Casaco de lã rosa
Casaco de lã rosa

O tecido de lã Lan é caro e, portanto, é muito difícil encontrar produtos feitos com ele à venda. Hoje, há um pequeno número de empresas que fornecem aos consumidores roupas feitas de lã nova, incluindo a famosa marca britânica Harris Tweed, bem como Holland & Sherry, Loro Piana e Lanificio Drago.

O tecido de lã virgem é um pouco semelhante ao cashmere, mas é mais delicado e macio. No entanto, lã e cashmere são frequentemente combinadas para obter um tecido de maior qualidade. Por exemplo, o chamado cashmere virgem é frequentemente usado para costurar casacos. Este é um material feito principalmente de lã virgem com a adição de cashmere, o que melhora significativamente a qualidade e a aparência do material.

Além disso, o tecido obtido pela combinação de fibras de lã e cashmere também é mais barato do que o material feito sem aditivos.

Você pode estar interessado nisto:  Detalhes sobre chita branqueada e não branqueada
Tecido do casaco: lã virgem com caxemira
Tecido do casaco: lã virgem com caxemira

Propriedades da lã virgem

Não é à toa que a lã virgem é chamada de elite, pois possui propriedades especiais:

  • retém bem o calor (os fabricantes afirmam que seus itens de lã são ótimos para uso diário e retêm o calor mesmo em geadas severas);
  • elasticidade e flexibilidade, o que torna os produtos feitos com este material mais resistentes ao desgaste, não rolam e não causam desconforto ao serem usados;
  • resistência à sujeira, o que torna o produto menos trabalhoso para cuidar e também evita danos durante lavagens frequentes;
  • o tecido feito com esse material praticamente não amassa, o que também simplifica o cuidado com o produto.

Observação!Roupas feitas de lã virgem podem ser corretamente chamadas de universais e, dependendo da espessura do tricô, é possível escolher itens para o inverno ou para usar na primavera e no outono.

Roupas de lã da Virgínia
Roupas de lã da Virgínia

Diferença entre lã virgem e lã

Se analisarmos a origem da lã virgem com mais detalhes, há várias explicações sobre o que ela é — lã virgem. Em algumas fontes, ela é descrita como a fibra de um cordeiro merino de 4 a 6 meses, coletada manualmente. Em outras, a descrição é ligeiramente contraditória, pois indicam que a matéria-prima pode ser de uma ovelha mais velha, mas a lã deve ser limpa e absolutamente nova, sem uso prévio.

Mas, mesmo assim, a lã virgem tem suas diferenças em relação à lã comum. Em primeiro lugar, a lã virgem é considerada uma fibra da primeira tosquia, e a lã pura é a matéria-prima das tosquias subsequentes. Em segundo lugar, também há diferenças nas sensações, já que a lã virgem não pinica e é menos densa.

Atenção! Se o produto for espinhoso em direção ao corpo, então ele é feito de fibra mista.

Lã Virgem e Lã - Diferenças
Lã Virgem e Lã - Diferenças

Avaliações

Galina, 28 anos

Conheci os produtos da Virgin Wool por meio de um colega de trabalho. Estava frio lá fora e eu precisava me agasalhar. Sem pensar duas vezes, decidi comprar um suéter de lã. Gostaria de ressaltar que gostei da qualidade imediatamente. O suéter é bonito, tem cor natural e é bem macio, sem irritar o toque, o que foi o que mais me agradou. Naturalmente, houve algumas desvantagens: o item tinha um cheiro específico de ovelha, que acabou desaparecendo. Mas, no geral, estou completamente satisfeito com a compra.

Você pode estar interessado nisto:  O que é chita: descrição

Tatyana, 31 anos

Comprei recentemente um casaco de lã virgem e estou muito feliz com a compra. O casaco de lã é muito bonito e estiloso, perfeito para usar na primavera e no outono. O material em si é macio, agradável ao toque, com um tom bege natural. É claro que tenho um pouco de receio da cor, já que o casaco se suja com bastante facilidade. Mas ouvi dizer que a lã virgem é fácil de cuidar, então acho que não deve haver problemas com a limpeza.

lã da Virgínia
lã da Virgínia

A designação Virgin Wool, que significa literalmente "lã virgem", raramente é encontrada no rótulo de um produto de lã. Isso porque muitos fabricantes simplesmente a substituem por um nome mais pragmático, "New Wool", que significa quase a mesma coisa. E, ao ver uma dessas frases no rótulo do item adquirido, você pode ter total confiança em sua qualidade e durabilidade.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior