Detalhes sobre chita branqueada e não branqueada

Apesar de os fabricantes têxteis terem produzido recentemente uma enorme quantidade de tecidos sintéticos baratos, a maioria das pessoas prefere comprar produtos feitos de fibras naturais. A chita, amplamente utilizada não apenas na fabricação de produtos têxteis, mas também em outras áreas da vida, é uma prova da afeição do consumidor.

Para escolher o produto certo a partir deste tecido, o consumidor precisa saber o que é chita e quais são os seus tipos. Este artigo aborda esse assunto em detalhes.

Têxtil
Têxtil

O que é chita?

Calico é um tecido denso de algodão com uma trama simples de fios grossos "entrecruzados". Existem dois tipos de chita, dependendo da espessura e do método de processamento dos fios.

Branqueado

Um tecido fino, branco-neve, com densidade de 125 a 142 g/m². A estrutura do material é fosca e resistente. A chita branca é considerada um tecido de alto conforto e estética. Para obter uma cor branca uniforme, ela é tratada com alvejantes especiais, seguros para os seres humanos e o meio ambiente. Os fabricantes produzem tecidos de 1 ou 2 metros de largura.

Estrutura de chita branqueada
Estrutura de chita branqueada

A chita simples tem uma série de propriedades positivas:

  • Absorve bem a umidade;
  • o tecido é agradável e macio ao toque;
  • não amarela com o tempo;
  • fácil de lavar;
  • cria um microclima confortável para o corpo;
  • não estica após a lavagem.
  • não deforma.

A chita branca é usada para costurar roupas médicas, protetores de sapatos, roupas de cama, materiais de embalagem e camisas.

Importante! O tecido branqueado tem uma variedade: a chita tingida em tecido simples. Sua estrutura é a mesma da branqueada, só que tingida em alguma cor. A chita colorida é usada para produzir roupas, roupas de cama e mesa e fraldas para bebês. A chita tingida em tecido simples, nas cores azul, verde, cinza e vermelho, é especialmente popular no mercado.

Calico tingido de forma simples
Calico tingido de forma simples

Não branqueado

A gramatura do fio de chita crua varia de 142 a 160 g/m². Todos os critérios GOST são observados durante sua produção, e o tecido é o menos processado. O tecido tem uma tonalidade amarelada, não é tingido nem branqueado. É muito grosso e durável.

A chita crua, ou como também é chamada, é de grande importância na indústria de manufatura, por isso é melhor considerá-la como uma seção separada do artigo.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição da pele de castor: características em casacos de pele e outros produtos
Tecido cru
Tecido cru

Calico cru

A produção de chita crua não branqueada envolve um conjunto de etapas tecnológicas complexas. Apesar das dificuldades, a chita crua é uma das mais populares do mercado. Sua popularidade se explica por suas vantagens e métodos de aplicação significativos.

Aplicativo

A chita grossa é comprada por representantes de empresas que lidam com:

  1. Fabricação de capas para equipamentos esportivos e de camping. As capas são leves, duráveis, não amassam, protegem bem contra sujeira e poeira e são fáceis de limpar.
Capas para equipamentos esportivos
Capas para equipamentos esportivos
  1. Produção de capas de colchão. Produtos feitos de chita grossa têm boa aderência, não escorregam e são respiráveis. Adequados para a produção de capas para colchões ortopédicos.
  2. Indústria de calçados. Absorve e evapora a umidade. O tecido é ideal para uso como forro interno.
  3. Costura de uniformes especializados e luvas de trabalho. Produtos feitos de chita grossa "não têm medo" de produtos químicos, permitem a passagem do ar, retêm o calor, não provocam alergias e são fáceis de cuidar;
Luvas de trabalho
Luvas de trabalho
  1. Produção de bolsas e sacolas para souvenirs. Será fácil aplicar uma estampa ou logotipo da empresa ao produto. O tecido retém bem a tinta. Bolsas resistentes suportam uma carga considerável e são fáceis de lavar e passar.
  2. Para a produção de bolsas técnicas. O tecido pode ser usado para criar bolsas para dinheiro, itens postais, armazenamento de produtos a granel e coleta de amostras geológicas.
  3. Indústria moveleira. Devido à sua resistência ao desgaste e alto nível de resistência, a chita grossa é utilizada para estofamento bruto de blocos de mola, bem como para revestimento de peças de móveis estofados.
  4. Fabricação de tetos tensionados. O tecido é leve e denso em sua estrutura, fácil de costurar e instalar. O tecido não tem medo de umidade e não apodrece. O teto de chita dura mais de 25 anos.
  5. Indústria de costura. Tecido dupla face permite a passagem de ar e é usado para costurar forros de ternos.
Tetos extensíveis com tecido
Tetos extensíveis com tecido

Vantagens

A chita áspera tem uma aparência pouco atraente, mas tem muitas vantagens:

  • Resistente à podridão e à abrasão.
  • Sem deformação durante a operação devido à alta densidade.
  • Pequeno encolhimento quando molhado.
  • Longa vida útil - a partir de 20 anos.
  • Absorve bem a água.
  • O material pode ser facilmente lavado de qualquer tipo de sujeira.
  • O tecido seca rapidamente e é fácil de passar.
  • Ampla gama de aplicações.
  • Preço acessível no mercado em comparação com análogos.
Você pode estar interessado nisto:  Características da bengalina: propriedades e características do material
Produto de tecido leve
Produto de tecido leve
  • A mesma densidade nas partes frontal e traseira, o que contribui para menor desgaste.
  • Calico é um tecido ecológico, cuja produção não agride a natureza.
  • Leve considerando a alta densidade do material.
  • Mantém você aquecido no frio e evita que você esquente demais no calor.
  • Um dos tecidos de algodão mais duráveis.
  • Não acumula eletricidade estática.

Observe! A chita grossa também tem seus aspectos negativos que os compradores não gostam, como rigidez, falta de maciez, brilho e formação de bolinhas.

Instruções de cuidado

Para que os produtos de chita durem muitos anos, eles precisam ser devidamente cuidados. Não há nada de complicado nisso, basta seguir algumas regras e recomendações:

  1. Você pode usar vários pós e condicionadores, pois o tecido é resistente a reagentes químicos.
  2. É recomendável não usar uma velocidade de centrifugação muito alta, pois isso pode fazer com que as peças não sejam passadas corretamente.
  3. Para facilitar a passagem das peças, não as seque demais; é melhor deixá-las levemente úmidas.
  4. Você pode configurar a máquina de lavar para o modo normal, mas para lavar roupas infantis ou roupas feitas de tecidos branqueados, é melhor escolher o modo delicado.
Lavagem
Lavagem
  1. Após comprar ou costurar um produto de chita, recomenda-se lavá-lo; basta enxaguá-lo em água morna. Isso deixará o material mais macio e removerá odores estranhos.
  2. Para preservar o brilho das cores, o produto deve ser virado do avesso.
  3. Roupas e roupas de cama de chita devem ser lavadas em água com temperatura entre 30 e 60 graus. Variedades sem tingimento podem ser lavadas em temperaturas mais altas.
  4. Seque da maneira usual, pendurado no varal. A secagem na máquina é permitida.

Sobre os fabricantes

A qualidade do tecido e suas características de consumo dependerão do fabricante que o produziu. Os seguintes fabricantes são especialmente populares no mercado têxtil russo:

CalicoKhBK "Shuiskie Sitsy" é merecidamente requisitado. O tecido se destaca pela sua resistência ao desgaste e praticidade. A densidade do material produzido por esta fábrica está em conformidade com a GOST e é de 142 g por 1 m².

Você pode estar interessado nisto:  Descrição das características e aparência do tecido de feltro: onde é usado

A fábrica têxtil "Ivanovo" produz todos os tipos de chita existentes, 100% algodão. O tecido Ivanovo se destaca pela alta qualidade, belas cores e preço acessível. O preço baixo o torna acessível e popular.

A empresa "Boomerang" é uma das maiores fornecedoras de tecidos da Rússia. Trabalha com grandes atacadistas há 30 anos e oferece uma ampla gama de tecidos, incluindo diferentes tipos de chita, a preços baixos.

A Turquia é líder mundial na produção de tecido de algodão. A chita turca é um material leve e de alta qualidade, na maioria dos casos composto por 100% algodão ou com até 15% de aditivos sintéticos. O tecido tem cores vibrantes e saturadas, não amassa, não desbota e não enrola.

chita turca
chita turca

Outro país famoso pela produção de chita de alta qualidade é o Paquistão. O tecido paquistanês contém 80% de algodão e 20% de mistura sintética. É um material leve e macio. O tecido é respirável, permitindo que o corpo respire. Ao mesmo tempo, o material é durável e resistente ao desgaste. A única coisa que pode deter o consumidor é o alto custo desse material.

Classificador OKPD 2

Como qualquer mercadoria, tipos individuais de chita têm seus próprios códigos no OKPD 2 (Classificador de Produtos de Toda a Rússia).

Isso é necessário para cumprir os requisitos alfandegários ao importar ou exportar serviços ou produtos para o exterior e além. O código OKPD 2 permite confirmar rapidamente a conformidade do produto com o GOST. Assim, o registro dos documentos relevantes na alfândega ocorre 2 vezes mais rápido. As regras geralmente aceitas se aplicam em todo o território da Federação Russa e além.

Classificador OKPD 2
Classificador OKPD 2

Os códigos e nomes de acordo com OKPD 2 são apresentados na tabela:

Produto Nome da seção Código OKPD 2
Calico branqueado Outros materiais e produtos para fins técnicos, não incluídos em outros grupos 13.96.16.190
Chita grossa Outros materiais e produtos para fins técnicos, não incluídos em outros grupos 13.96.16.192

O tecido de chita é um dos mais populares na produção de artigos há várias décadas. Sua composição natural, bem como suas diversas características dependendo do tipo, permitem que seja utilizado para diversas finalidades.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior