Bengaline é um tecido elástico, geralmente feito de fibras naturais e leve. Contém algodão e uma pequena quantidade de elastano, o que o torna um material com baixa condutividade térmica. Este material é usado para costurar agasalhos para a temporada primavera-verão. É usado para fazer vestidos, saias, blusas, tops, shorts e calças excelentes. Este tecido também pode ser usado para decorar peças com babados e golas, adicionando sofisticação a elas.
A principal diferença do material é a sua capacidade de manter a forma, o que permite costurar roupas com cortes complexos, relevos ou que se ajustem ao corpo. Este artigo explica o que é bengalina e como cuidar dela.

História
Na Índia, a produção deste material, que imita a seda, desenvolveu-se antes mesmo de sua divulgação na Europa. O material foi produzido pela primeira vez em Bengala, uma região histórica da Índia, de onde vem o próprio nome. Somente no final do século XIX este material foi trazido para a Europa, conquistando imediatamente o mundo da moda.

Densidade, resistência ao desgaste, disponibilidade e excelentes características estéticas tornaram o material popular. Com o tempo, a composição começou a mudar para reduzir o custo, mas as semelhanças com aquele magnífico produto permanecem até hoje. Veja abaixo o tipo de material da bengalina.
Produção
O tecido é feito usando fios de torção única entrelaçados perpendicularmente.
Observe! Essa trama cria um padrão nervurado característico no material. A largura desse padrão pode variar dependendo dos fios utilizados na urdidura e na trama.

Combinando e alterando a sequência de fibras, é possível criar materiais leves e de alta densidade, que podem ser utilizados na fabricação de agasalhos. Apesar da possível espessura, esse tecido ainda se mantém muito resistente, o que se explica pelas peculiaridades de sua trama. O material pode ser tingido em diferentes cores e complementado com diversos padrões e estampas. Refere-se aos tecidos de luxo europeus.
Composição e propriedades, descrição do material
A composição do material de fibras naturais geralmente inclui lã, algodão e seda. Este tecido também pode ser feito de materiais sintéticos, como viscose e náilon. Muitas vezes, na composição, você pode ver uma combinação de fibras naturais e sintéticas. A composição do bengaline geralmente inclui uma combinação de algodão e elastano na proporção de 98 para 2, mas isso pode variar. Abaixo, uma descrição completa do tecido bengaline.
Ela estica ou não?
Bengaline é um tecido elástico, por isso ele estica bem e mantém seu formato.
Euro Bengaline
Este tipo de material pode conter componentes sintéticos, como viscose e náilon. Não é inferior em praticidade e aparência aos materiais naturais. É utilizado não apenas para costura de roupas, mas também na produção de têxteis para o lar ou itens decorativos.
Calça jeans bengalina
Este material texturizado é caracterizado por uma trama de sarja diagonal: a nervura é visível na parte da frente e de trás, e o tecido não é transparente.

O tecido não brilha, mas parece algodão.
Bengaline stretch que tipo de tecido
Bengaline é um tecido elástico com aparência muito semelhante à seda. É bastante fino e agradável ao corpo. É usado principalmente na confecção de peças de verão, como saias ou vestidos de verão.
Onde é usado?
A textura do tecido e suas propriedades únicas tornam esse material ideal para costurar roupas com cortes complexos.
Quais produtos eu costuro?
É usado principalmente na costura de agasalhos, pois se destaca pela durabilidade. Devido a essa propriedade, também pode ser usado na confecção de roupas infantis e na decoração de golas ou mangas.

Uso de bengalina
Vestidos complementados por drapeados requintados são feitos com este tecido, pois sua densidade permite a produção de produtos com cortes complexos.
Também pode ser usado para costurar diversos tecidos para o lar - cortinas, toalhas de mesa, etc.
Cuidado
Embora seja um tecido bastante durável, ele pode enroscar e encolher. Portanto, para evitar esses problemas, você deve se familiarizar com as instruções de cuidado com antecedência:
- O material deve ser lavado na temperatura mais baixa (até 30 graus) e com o menor número de rotações. Seguindo essa regra, as roupas não encolherão;

- Alguns tipos devem ser lavados à mão, enquanto outros não são recomendados, pois só podem ser lavados a seco. Vale a pena se familiarizar com essas características com antecedência no rótulo do produto;
- Passe as roupas pelo avesso, no modo "seda". Se possível, é melhor usar um vaporizador;
- para garantir a retenção da cor a longo prazo, seque as roupas do avesso se elas forem secas na varanda e expostas ao sol;
- É aconselhável guardar as roupas em cabides para que não amassem.
Vantagens e desvantagens
Esta matéria sem peso tem excelentes características e propriedades:
- boa permeabilidade ao ar. O tecido bengala permite uma boa passagem do ar, o que o torna agradável ao corpo e não causa sensação de calor;

- Resistência ao desgaste. Este material é durável e prático;
- baixa condutividade térmica. Devido a essa característica, o uso de produtos no verão proporciona um leve frescor e, no inverno, aquece;
- A textura permite que o produto mantenha sua forma e tenha um caimento bonito.
Todas as roupas feitas de bengalina têm caimento perfeito. Portanto, pode ser usada para costurar diversos tipos de saias e vestidos.
Observe! A capacidade de manter a forma é mantida mesmo após lavagens repetidas, o que significa que o material pode ser usado para costurar itens de corte complexos.

Avaliações
A dona de casa Anastasia diz: «Quando vi o material bengaline pela primeira vez, fiquei impressionada com seu custo bastante alto e com o fato de ser incrivelmente agradável ao toque. Decidi costurar uma saia para mim com esse tecido. Gostei de trabalhar com o material e o resultado ficou exatamente como eu queria. Uso a saia para trabalhar e para passear.».
A costureira iniciante Yana diz: «Após minha primeira tentativa de trabalhar com bengalina, percebi que ela não é inferior à seda em qualidade. Coisas feitas com esse material ainda me encantam. Mas é necessário cuidar adequadamente do tecido, o que é bastante difícil.».
Andrey, um entusiasta de atividades ao ar livre, compartilha suas impressões: “No inverno de 2018, comprei um agasalho feito desse material. Fui para as montanhas e para áreas florestais, fiz trilhas. As roupas resistiram perfeitamente a temperaturas abaixo de zero e não senti calor no traje. O ar circula bem e o material é muito elástico. Não tive problemas especiais na lavagem; coloquei o traje em uma bolsa de malha especial. Sequei-o na posição vertical, embora isso não seja recomendado. Mas nada aconteceu com ele.”
Concluindo, vale ressaltar que este material apresenta inúmeras vantagens. No entanto, requer cuidados especiais e uma boa passagem a ferro, caso contrário, corre-se o risco de danificar o produto após a primeira lavagem.




