A chita é um material insubstituível usado na fabricação de diversos utensílios domésticos, tecidos para cama, uniformes e roupas. Alguns tipos são usados na indústria como filtros e purificadores. Utiliza apenas matérias-primas naturais (algodão) na produção, o que o torna um tecido com muitas qualidades positivas e pertence ao grupo dos tecidos hipoalergênicos. Existem muitos tipos de chita, cada um com características individuais.
- História da aparência
- Características principais
- Diferentes fabricantes - diferentes chitas
- Tipos de chita e áreas de sua aplicação
- Densidade da chita para roupa de cama: qual é melhor
- Diferenças entre chita e outros tecidos de algodão
- Instruções de cuidado
- Como lavar chita
- Vantagens e desvantagens
- Avaliações
História da aparência
A chita só foi aprendida na Rússia no século XVI. Foi nessa época que o tecido começou a ser exportado ativamente dos países do Extremo e Médio Oriente. O material é totalmente natural e feito exclusivamente de algodão, que cresce em climas quentes.

Com o tempo, a produção se expandiu por toda a Europa e, posteriormente, toda a produção se estabeleceu nos EUA. Foi deste país que as exportações para a Rússia começaram a ser feitas no início do século XIX. Com o tempo, o produto nacional substituiu o estrangeiro, conquistando os cidadãos com sua qualidade e preço acessível.

À medida que a tecnologia de produção evoluiu, o uso do material também mudou. Inicialmente, a chita era usada para costurar forros, roupas íntimas militares e vestidos de verão. Com o tempo, versões aprimoradas tornaram-se a base para a costura de roupas de cama de alta qualidade.
Características principais
Calico, o que é e como é o material? Uma pergunta que dispensa resposta. Em todas as casas, certamente existem vários produtos feitos com esse tipo de tecido. Calico é um material natural feito de algodão. Refere-se aos tipos de tecido de algodão.
Como é a chita e quais são suas características:
- A textura é uniforme em ambos os lados do material.
- A largura da tela pode ser de 1,5 m ou 2,2 m.
- A tela não tem brilho.
- Você pode reconhecer o tecido pela trama cruzada dos fios.
- Totalmente hipoalergênico, pois contém apenas fibras naturais.
- Fácil de cuidar. O padrão não sai durante a lavagem. Não desbota ao sol.

Observe! Você pode verificar a qualidade observando o tecido contra a luz. Se houver espaços entre as tramas, a densidade é baixa e, portanto, a qualidade é baixa.
As propriedades da chita são diretamente determinadas por sua composição. Elas são, em sua maioria, positivas, mas também apresentam uma desvantagem: formam-se rapidamente bolinhas na tela, impossíveis de remover.
Diferentes fabricantes - diferentes chitas
De acordo com o GOST russo, o material deve conter fibras de origem natural. Cada fabricante em diferentes países utiliza uma técnica de produção única, o que tem um impacto insignificante, mas significativo, nas características deste tipo de tecido:
- A chita chinesa e paquistanesa contém fios de poliéster, que em termos percentuais podem representar 15%.
- A chita bielorrussa é tecida com algodão natural, mas processada usando tecnologias especiais para que apareça um leve brilho, o tecido é fino, agradável ao toque, mas dura muito tempo.
- Russo - denso, com alta densidade, conforme definido pelo GOST. Dura muito tempo.

Se considerarmos os fabricantes europeus, o princípio de tecelagem e composição não muda drasticamente.
Tipos de chita e áreas de sua aplicação
Existe uma enorme variedade de tipos de chita, que diferem não apenas no escopo de aplicação, mas também na densidade. Na maioria das vezes, você encontra no mercado chita com a designação 125. Mas muitos não sabem se a chita de 125 g m² é densa ou não. Existem várias opções de densidade:
- Esparso 100 g/m².
- A designação 125 g/m² esconde a realidade com os seguintes indicadores: 110-120 g/m².
- A densidade indicada de 140 g/m² tem parâmetros de 135 g/m².
- 146 g/m² na verdade tem o seguinte peso: 140-142 g/m².
Informações adicionais! A densidade é determinada pelo peso dos fios usados para tecer 1 m². O erro pode chegar a 15 g em cada m².
A densidade da chita corresponde a um tipo específico de material, utilizado na produção de itens multifuncionais. Distinguem-se os seguintes tipos:
- Áspero. Áspero e denso ao toque, não passa pela etapa de branqueamento, portanto, apresenta uma tonalidade cremosa. Adequado para costurar roupas de trabalho.
- Branqueado. Possui cor branca. Mesmo com uma densidade pequena, é durável. É usado na confecção de roupas médicas.

- Tecidos estampados não são muito densos, mas podem apresentar um belo padrão vibrante. Na indústria leve, roupas de cama e de verão são feitas com esses tecidos.

- Tingimento simples. Textura e estrutura semelhantes às do tecido branqueado. Característica distintiva: tingimento em uma única cor. Aplicável para costurar roupas de cama e forros.

A distinção de espécies não padronizadas é definida pelas seguintes categorias:
- Chita infantil. Combina as características dos tipos estampados e tingidos.
- A chita formal é um subtipo de chita estampada, mas pode ter densidades diferentes.
- A chita europeia é determinada pelas características de fabricação e é considerada um produto importado.
Existem diferentes tipos de material: luxo, ranforce, conforto, leve e padrão. A característica determinante é a espessura da linha.
Densidade da chita para roupa de cama: qual é melhor
Há tantas opções de produtos têxteis no mercado que às vezes é difícil fazer uma escolha. É especialmente difícil com roupas de cama de chita. Aqui a lei se aplica: quanto maior a densidade, melhor a qualidade e a resistência do conjunto.
Certa densidade de chita para roupa de cama, qual é melhor e qual escolher:
- Para pessoas com pele sensível e maiores exigências de conforto, o tipo “Light 110” é adequado.
- Um tecido mais prático, mas ainda agradável ao toque, é a chita “Comfort 120”.
- O padrão com longa vida útil e textura tolerável é a chita 125.

Em alguns casos, os itens do conjunto são feitos de diferentes tipos de materiais. O lençol é feito de "Standard", pois está sujeito a maior impacto. Já a capa de edredom é feita de "Comfort" ou "Light".
Diferenças entre chita e outros tecidos de algodão
A diferença entre este tipo de tecido e outros "irmãos" de algodão não é grande, mas ainda existe. A maioria das pessoas se interessa pela diferença entre chita e algodão, se a composição for idêntica. A peculiaridade reside no entrelaçamento dos fios. No algodão, ele é mais preciso e tem um princípio de imposição diferente.
A popeline também apresenta diferenças na tecelagem. São utilizados fios de espessuras diferentes entre si. Mas eles ainda são muito mais finos do que na base de chita.
No cetim, você pode ver fios de duas espessuras: a base mais grossa e a mais fina, torcida e passada em intervalos de 3 a 5.
As malhas podem ser parcialmente atribuídas a esta categoria de comparação. A base é uma combinação de fios de algodão, sintéticos e lã. Para formar o tecido, o tricô é feito por meio de pequenas laçadas.
Instruções de cuidado
A chita, cuja composição é exclusivamente natural, requer cuidados adequados, ainda que simples:
- Cuidados completos e de alta qualidade são garantidos por regras básicas de lavagem.
- Após a lavagem, o tecido precisa ser seco.
- Um varal do lado de fora ou uma secadora de roupa servem. O último passo é passar a roupa.

O material de algodão é fácil de cuidar, por isso é apreciado por muitas donas de casa.
Como lavar chita
O material de chita é fácil de lavar. O procedimento pode ser feito na máquina de lavar ou à mão. Princípio da lavagem:
- Para lavar, use água com temperatura de 30 a 60 graus.
- Antes de lavar, vire a peça do avesso para que o padrão mantenha seu esquema de cores.
- Você pode usar qualquer tipo de detergente.
- Para secar, você precisa pendurar o produto em uma corda.
- Passe a ferro como de costume.
Importante! Para facilitar o alisamento das dobras, é preciso iniciar o procedimento enquanto o tecido estiver levemente úmido.

É aconselhável minimizar o uso de agentes que contenham cloro durante o processo de lavagem. Isso preservará a textura dos fios por mais tempo.
Vantagens e desvantagens
Ao contrário de vários sintéticos, este tipo de tecido é altamente respirável, permitindo que o corpo respire. Ele aquece no frio e refresca no calor. Uma vantagem adicional é o seu custo relativamente baixo. O produto da indústria leve é totalmente ecológico. Até mesmo a versão técnica pode ser usada como base para a confecção de roupas de trabalho.

Existem também algumas desvantagens significativas e outras nem tanto. A tela perde rapidamente sua aparência atraente devido ao aparecimento de bolinhas. A textura nem sempre é agradável ao toque. O padrão ou a cor não podem ser muito chamativos, já que a base é um material natural.
Avaliações
As avaliações sobre o uso da chita no uso doméstico também variam.
Maria, 42 anos:
"Só compro roupa de cama de chita. Certa vez, a conselho de um vendedor, experimentei percal, mas me decepcionei. Resumindo, quanto mais simples o material, melhor."
Tanya, 58 anos:
"Compro esses tecidos para diferentes fins. Aproveito cada metro sem deixar nada. Gosto muito da textura e da estrutura, e principalmente da longa vida útil."
Pedro, 61 anos:
"Minha esposa tenta comprar roupa de cama e roupas de verão feitas de chita. Às vezes é bom, mas às vezes é tão áspero que você quer tirar a camisa no meio da rua."
Katya, 35 anos:
"O tecido é horrível, e essas bolinhas são simplesmente horríveis. Além de darem uma aparência triste, elas apertam as laterais do seu corpo enquanto você dorme."

Nem sempre vale a pena tomar as avaliações como exemplo, pois o resultado do uso ou uso pode depender diretamente da qualidade.
O algodão trançado possui uma ampla gama de aplicações, muitas variedades e características. Diferentes fabricantes têm seus próprios segredos de produção, mas, em geral, trata-se de um material universal com propriedades e características excepcionalmente positivas.




