Na variedade de tecidos produzidos pela indústria têxtil, destaca-se a lona grossa. Utilizada há muitos séculos, ela ainda não perdeu sua relevância. Com propriedades notáveis, encontrou aplicação em diversas áreas: na costura de roupas e calçados, na confecção de bolsas, em artesanato decorativo e muito mais.
Tecido de lona: o que é e como é feito
Este é um tecido que utiliza trama simples para sua produção. Este é o tipo mais comum e simples de tecelagem de fios para a criação de tecidos. Sua essência reside no fato de que os fios longitudinais principais e os fios transversais da trama são entrelaçados de tal forma que as faces frontal e traseira do tecido são as mesmas. O tecido é bastante denso. Pode ser branqueado ou manter a cor bege-acinzentada natural dos materiais com os quais é feito.

Informações adicionaisSéculos atrás, o linho branco puro era o mais valorizado. Roupas para pessoas nobres eram feitas com ele.
Se você ampliar uma foto de tecido de lona, notará a trama grossa das fibras.

Inicialmente, este tecido era feito de fios de linho crus. Por isso, adquiriu uma cor acinzentada. Posteriormente, linho, cânhamo, juta e outros materiais passaram a ser utilizados na produção de lona. Este tecido era mais macio, mas mantinha sua textura.
O tecido pode conter os seguintes materiais naturais:
- linho;
- algodão;
- juta;
- cânhamo.
Eles podem ser usados tanto separadamente quanto em combinação com fibras sintéticas, como fios de poliamida, polipropileno e poliéster.

A largura da tela feita em casa é de cerca de 40 cm. A tela feita em fábrica geralmente tem 90 cm de largura.
Observe! Este tecido tem outros nomes, como lona ou holshovka.
Propriedades básicas da tela
É devido às suas propriedades que esse tecido se tornou difundido.
A tela pode ter diferentes espessuras e graus de branqueamento e, dependendo disso, ter propriedades inerentes mais ou menos pronunciadas.
Se for feito de uma mistura de matérias-primas sintéticas e naturais, será mais durável e forte do que um feito de materiais naturais.
Feito apenas com materiais naturais, o tecido tem propriedades de isolamento térmico aprimoradas e absorve perfeitamente a umidade.
A trama utilizada produz um tecido com textura bastante rígida, o que torna o material altamente durável.

Os materiais naturais e ecológicos utilizados na composição permitem a circulação do ar, retendo o calor. Além disso, tornam o tecido hipoalergênico.
A capacidade do tecido de resistir à sujeira torna-o fácil de cuidar. E se você seguir as regras de lavagem e passagem, ele durará muito tempo.
Aplicações de tecidos de lona
Há alguns séculos, o material de origem era usado para fazer a maioria dos itens tecidos, de roupas a velas. Hoje, a escolha de tecidos é muito mais rica e diversificada. Tecidos de lona não são tão comuns como costumavam ser. No entanto, o material continua a ser usado em diversos campos.
Embora a lona tenha se tornado raramente usada para costurar roupas casuais, ela é usada para fazer roupas de trabalho, robes e luvas, além de forros para jaquetas e calças. Trajes de estilo étnico são criados a partir deste material. O tecido também é usado para criar a parte interna dos sapatos.

A lona é amplamente utilizada na decoração de interiores. Você pode comprar almofadas e colchas de lona, cortinas e persianas, toalhas e outros acessórios de decoração. A lona é usada para fazer revestimentos de móveis.

O material é usado na confecção de sacos para transporte de produtos a granel (sal, cereais) e carga (areia), além de dinheiro para coleta de dinheiro e encomendas postais. Para tornar o material mais resistente à umidade e não sujeito ao apodrecimento, utiliza-se o entrelaçamento de fios sintéticos.
Também é adequado para costurar bolsas e mochilas decoradas em estilo antigo ou decoradas com estampas ou bordados brilhantes e modernos.

Na produção, a lona é usada para limpar panos. E na indústria de souvenirs, é usada para embrulhar presentes, costurar sacolas de souvenirs e bonecas. Este material também é usado em bordados artesanais.
Pintar é impossível sem tela. Pinturas a óleo são feitas sobre um tecido muito denso.

O tecido de linho é usado na prevenção e no tratamento de certas doenças. Para que o tecido adquira propriedades curativas, ele é colocado sob a tampa da colmeia. Isso reduz o risco de correntes de ar perigosas para as abelhas. Com o tempo, esse pedaço de tecido fica coberto de cera, partículas de pólen e veneno de abelha. Esse pedaço de tecido é chamado de tela de própolis. É usado para aquecer partes doentes do corpo, como antisséptico e até mesmo para prevenir infecções virais respiratórias agudas.

Uma maneira original de usar tela foi encontrada em Tsarskoe Selo. Cada escultura no Parque de Catarina era envolta em tela para o inverno. A capacidade da tela de absorver umidade garantiu a segurança do mármore italiano durante a estação fria.

Cuidados necessários com o tecido
A Hostina é fácil de cuidar. Para prolongar a vida útil de um produto feito com este material, basta seguir as instruções do rótulo. Isso ajudará a preservar a aparência original do produto por muito tempo.
O método de cuidado do tecido depende de sua estrutura e das matérias-primas utilizadas na produção.

Se a lona for mais grossa, como a usada em toldos ou embalagens, ela não é lavada, mas sacudida ou seca conforme necessário.
Tecidos de linho e algodão de peso médio ou leve podem ser lavados e passados. Alvejantes podem ser usados, se necessário.
Para tecidos cuja estrutura consiste apenas em fibras sintéticas ou mistas, é melhor usar um modo de lavagem de 30 graus. Esses itens devem ser passados com cuidado, em temperatura baixa.
Se o tecido tiver baixa densidade, ele ficará mais macio após cada lavagem.
Importante! É necessário escolher a temperatura correta para lavar o tecido. Em água muito quente, ele pode deformar e "encolher".
Prós e contras
Se o material lona tivesse desvantagens significativas que superassem suas vantagens, já teria sido esquecido há muito tempo. Graças à mecanização da máquina de tecer e ao uso de novas matérias-primas, novos tecidos foram inventados. No entanto, o material ainda é popular.

Os seguintes aspectos positivos do material de lona são observados:
- praticidade e longo prazo de sua possível utilização;
- a resistência do tecido, sua alta resistência ao desgaste;
- segurança e hipoalergenicidade do material, devido às fibras naturais utilizadas em sua produção;
- boa respirabilidade do tecido;
- a capacidade de um material de reter calor;
- resistência à poluição;
- higroscopicidade, ou seja, capacidade de absorver vapor de água;
- baixo custo.
Observe! O material não apresenta desvantagens óbvias. Algumas de suas propriedades são apontadas como desvantagens apenas sob certas condições.
Entre os possíveis aspectos negativos do material, os seguintes são os mais frequentemente mencionados:
- A capacidade do material de absorver bem a umidade. Essa qualidade é uma vantagem na produção de panos de limpeza e artigos esportivos. No entanto, essa qualidade se torna uma desvantagem para materiais de embalagem feitos de lona.
- Cor cinza-bege do tecido canvas. Por muito tempo, foi considerado pouco atraente. Mas as tendências da moda mudaram. E agora o canvas é usado, entre outras coisas, para a produção de roupas, sapatos e bolsas da moda.

- Rigidez do tecido. Esta qualidade não pode ser categorizada como um ponto negativo, visto que a lona é produzida não apenas com alta, mas também com baixa e média densidade. Um material com essa densidade é confortável de usar.

Podemos dizer que a lona é um material único com propriedades notáveis. Naturalidade, resistência ao desgaste, praticidade e outras propriedades permitem que seja utilizada em diversas áreas – desde passarelas de moda até tratamentos. Portanto, não perde sua relevância.




