O bisso é um dos tecidos mais antigos, destinado a pessoas nobres e ricas. Esse material era um símbolo da realeza. O bisso pode ser considerado o tecido dos tecidos, já que nenhum outro material lhe é inferior em termos de leveza. Existe até uma lenda de que o Velocino de Ouro não é feito de lã de ovelha, mas sim de bisso.
Visson: que tipo de tecido é esse?
Bisso em inglês significa "linho fino". Não se sabe exatamente se esse nome está relacionado à composição do linho ou se surgiu por acaso. Ainda há controvérsias sobre sua origem. Bisso - o que é? Não é difícil imaginar, embora você não veja o linho em sua forma original hoje em dia.

Para a sua informação! Existem muitos tecidos semelhantes ao bisso: musselina, cambraia, musselina, etc. Eles são decorados com miçangas e contas, além de diversos bordados. Esse tecido é excelente para costurar vestidos de noiva, toalhas de mesa e cortinas.
Inicialmente, o bisso era produzido nas cores branco e dourado. Muitos acreditam que era feito de linho, que branqueava bem. A singularidade do tecido residia nos fios muito finos, porém incrivelmente densos, e na transparência do tecido. O bisso era produzido principalmente no Oriente e no Mediterrâneo.

Cientistas encontraram vestígios deste tecido nos túmulos dos faraós e confirmaram que os antigos tecelões e fiandeiros egípcios possuíam uma técnica incomum. Os artesãos antigos criavam tecidos que, em 1 m², continham 152 fios principais e 77 fios de trama. Os tecelões modernos tecem um material composto por 88 fios. A criação de um tecido tão singular exigiu muito trabalho, razão pela qual os faraós e sumos sacerdotes usavam roupas feitas com este tecido.
Observe! Heródoto, ao descrever o processo de embalsamamento, indicou que “o corpo era envolto da cabeça aos pés em bandagens de bisso”.

Havia também linho de cor púrpura, por isso muitos pesquisadores acreditam que era feito de seda crua, que era repintada na cor desejada. Como resultado dessas manipulações, o linho tornou-se semelhante ao pórfiro.
Há uma terceira versão, que afirma que esses fios são de origem natural. Eles foram coletados de moluscos que se fixam às rochas com seus fios chamados bissos. Com a ajuda desses fios, os moluscos Pinna nobilis se mantêm no lugar durante as marés alta e baixa. Eles são encontrados no Mar Mediterrâneo. Atualmente, os moluscos estão ameaçados de extinção.

Os primeiros a aprender a processar o bisso foram os fenícios, que conseguiram desenvolver uma tecnologia única para produzir um tecido muito fino, mas ao mesmo tempo durável. Esses artesãos espalharam seu conhecimento por todo o Mediterrâneo.
Para a sua informação! O linho fino era mencionado frequentemente na Bíblia e nas Sagradas Escrituras Hebraicas, onde era dito que o linho fino retorcido era usado para costurar a cortina que cobria a entrada do Tabernáculo.
Produção moderna de tecidos
Atualmente, não há produção em larga escala de tecido Bysson. Há vários motivos para isso:
- O Mar Mediterrâneo ficou muito sujo, então os fios de amêijoa estão inutilizáveis;
- a produção é um processo longo e trabalhoso;
- O bisso foi substituído por materiais sintéticos semelhantes, um dos quais é a seda macia chinesa.

No entanto, apesar desses problemas, Carjara Vigo vive na ilha da Sardenha e possui uma tecnologia secreta para fazer telas a partir de fios de moluscos. A artesã não vende suas telas, pois acredita que o hobby é um presente dos santos e que não se pode enriquecer com ele. Exemplares de telas grandes podem ser vistos nos maiores museus do mundo.
Observe! Foi Cariara Vigo, uma mulher simples, sem qualquer formação especial, que foi convidada para um conselho de cientistas na Itália, onde se discutiu a questão da autenticidade da imagem de Jesus Cristo num lenço feito de bisso. Segundo a história bíblica, Matrona Verônica deu a Cristo um lenço para que enxugasse o rosto durante a subida ao Gólgota. A marca do rosto de Cristo permaneceu no tecido. Vigo teve que entender a tecnologia de fabricação e a composição do bisso para estabelecer a autenticidade do tecido.

A seda marinha é usada para criar luvas finas e únicas. Elas cabem facilmente em uma casca de noz. Um molusco produz cerca de 2 g de fio. Para tecer um tecido grande, você precisará de cerca de 1.000 moluscos.
O Visson para uso geral é feito de poliéster comum com adição de algodão e seda. Este tecido também é transparente e apresenta cores predominantemente branca e bege. É usado para costurar cortinas.

Características do tecido Bysson
Como já mencionado, poucas pessoas sabem o que é o bisso em sua forma natural original. No entanto, existem tecidos transparentes semelhantes que se assemelham a ele em muitos aspectos. Eles se unem por:
- boa resistência ao desgaste;
- aparência atraente;
- resistência do material fino;
- resistência à poluição;
- elasticidade muito baixa.

Não apenas itens de guarda-roupa luxuosos podem ser feitos com esse tecido, mas também cortinas magníficas que servirão como uma excelente decoração para qualquer interior.
Aplicação e cuidados com o material
Como o bysson moderno é uma mistura de poliéster, algodão e linho, não é nada difícil de cuidar:
- Tecido de seda leve prefere lavagem à mão em água morna;
- não é recomendado deixar de molho nem usar alvejante;
- Somente detergentes suaves, como xampu de bebê, são adequados para lavagem;
- Para remover manchas de suor, você precisa usar álcool;
- os itens devem ser protegidos de cremes e perfumes. Esses produtos químicos podem afetar negativamente a qualidade do material;
- Ao lavar, não esfregue as peças com muita força, pois elas perderão a atratividade;
- O tecido deve secar naturalmente, longe de aparelhos de aquecimento. Você também pode envolvê-lo em uma toalha felpuda para que absorva a umidade e, em seguida, endireitá-lo bem e secá-lo;
- Este material não necessita de ser passado a ferro porque não amassa.

Quanto custa o tecido?
O tecido Bysson original não está disponível atualmente. O preço de seus análogos varia em diferentes faixas. A política de preços para telas varia significativamente dependendo da qualidade do material:
- véus de linho custam 380-1000 rublos*;
- tecidos de cupro - 550-2000 rublos;
- seda fina natural - 2500 rub.

Hoje em dia, não é possível comprar bisso em sua forma natural original, mas isso não diminui o interesse dos designers por seus análogos. Independentemente dos tecidos usados para fazer uma tela semelhante ao bisso, ela permanece leve e bonita.
*Os preços são válidos em junho de 2019.




