O algodão é um material natural e prático, e os tecidos feitos com ele são amplamente utilizados e muito procurados. Sua composição natural é especialmente valorizada atualmente. O material se caracteriza pela resistência natural, praticidade, segurança e funcionalidade.
- O que é tecido de algodão
- Fatos interessantes sobre o algodão
- Onde cresce
- Como o algodão é colhido
- Líderes na produção de algodão
- Danos do algodão
- Tecnologia de produção: etapas
- Propriedades do tecido de algodão
- Tipos de tramas de tecido de algodão
- Tipos de tecidos de algodão por método de acabamento
- Classificação de tecidos de algodão por finalidade
- Diferenças entre algodão natural e orgânico
- Diferenças entre algodão e outros tecidos
- O que é costurado de algodão
- Cuidados com os produtos
- Principais vantagens e desvantagens
- Avaliações
O que é tecido de algodão
Os materiais feitos de fibras vegetais são tecidos de algodão. O material surgiu na Rússia no século XV e, durante a era soviética, pelo menos 75% de toda a produção têxtil era baseada em algodão. A matéria-prima para esse material é feita de uma planta chamada algodão. Essa matéria-prima é usada em diversas indústrias, mas é mais frequentemente usada na produção de roupas, toalhas e linho.

O tecido de algodão é caracterizado por alta resistência e resistência a altas temperaturas, além de higroscopicidade. O material é fácil de lavar e ideal para roupas de verão. O tecido de algodão é usado para costurar roupas para as estações frias. Neste caso, utiliza-se algodão escovado especial, que possui baixa condutividade térmica.
O material de algodão é ideal para pessoas com pele sensível, pois é macio ao toque e hipoalergênico.

Fatos interessantes sobre o algodão
O material mais comum no mundo é o algodão. Ele é usado na fabricação de diversos itens, desde roupas até artigos de decoração. Como o material é usado há muito tempo, os seguintes fatos interessantes surgiram ao longo de sua existência:
- um trabalhador experiente pode coletar cerca de 80 kg de algodão por dia, e uma máquina de colheita especial pode coletar dez vezes mais nesse período de tempo;
- Roupas de algodão eram usadas por guerreiros nas antigas regiões romanas;
- para produzir 700 calças, é preciso usar uma tonelada de matéria-prima;
- variedades coloridas foram criadas há muito tempo, então roupas multicoloridas feitas desse material nem sempre são tingidas;
- O algodão é usado na preparação de alguns explosivos.
Desde que o homem percebeu seu valor, o algodão melhorou consideravelmente e suas aplicações se expandiram.
Observe! A vida útil de uma flor de algodão é de apenas um dia. Depois disso, suas pétalas caem e as vagens de sementes se formam.

Onde cresce
O algodão é considerado uma cultura muito específica. Para seu cultivo bem-sucedido, é necessário que o clima quente, sem geadas, persista por muito tempo, que a precipitação seja moderada e que o sol brilhe. Por isso, é melhor cultivar a cultura em zonas climáticas tropicais e subtropicais.
Na Rússia, o lugar mais favorável para o cultivo de algodão com sucesso é considerado o Cáucaso do Norte.
A Índia é considerada o berço do algodão, mas, apesar disso, a cultura é cultivada em grandes quantidades na China, nos EUA, no Paquistão, no Brasil, na Ásia Central, bem como no Uzbequistão e no Tajiquistão.

Como o algodão é colhido
Poucas pessoas sabem como o algodão cresce. Este processo é especial, pois a planta possui estágios de maturação indefinidos. A colheita do algodão exige monitoramento constante, durante o qual o número de vagens de sementes é monitorado, bem como sua abertura. Assim que as vagens abrem 80%, a cultura é tratada para acelerar o amadurecimento. A colheita só começa quando as vagens abrem 95%. Para facilitar a colheita durante o processo de crescimento, a cultura é tratada com um desfolhante. O tratamento promove a queda rápida das folhas.
Antigamente, as flores de algodão eram colhidas manualmente, mas hoje em dia máquinas especiais para colheita de algodão são usadas para esse propósito.

Líderes na produção de algodão
Hoje, a China é considerada líder na produção de algodão. A Índia está atrás do Império Celestial, pois seus métodos de cultivo e tecnologias de processamento são obsoletos e ineficientes. Os Estados Unidos estão entre os três primeiros e aumentam seu ritmo a cada ano. O Paquistão está em quarto lugar e o Brasil em quinto.
Danos do algodão
O algodão possui inúmeras vantagens e é considerado um dos materiais mais populares para a produção de roupas. Os tecidos obtidos a partir dele são duráveis, possuem fortes propriedades de proteção térmica e são resistentes ao desgaste. Devido a essas características, o algodão é considerado um material ideal para os humanos, mas não para a natureza.
A produção de algodão tem os seguintes impactos negativos:
- A planta requer um consumo excessivo de água durante o cultivo — uma grande quantidade de terra é destinada ao cultivo do algodão, que consome muita água no cultivo. Alguns cientistas acreditam que o desaparecimento do Mar de Aral foi resultado do cultivo da cultura.
- Na produção de algodão, são utilizados produtos químicos nocivos — pesticidas e herbicidas —, cujo volume aumenta a cada ano, à medida que os insetos se tornam mais resistentes a eles. As substâncias poluem o ar, o solo e as águas superficiais.
- Sementes geneticamente modificadas são utilizadas no cultivo de algodão — cerca de 55% do algodão mundial é cultivado com sementes geneticamente modificadas. Está cientificamente comprovado que essas culturas reduzem a diversidade biológica, o que, portanto, é considerado um dano significativo à natureza.
- Tingimento e tratamento de fibras com alvejantes à base de cloro, que liberam produtos tóxicos que entram no meio ambiente.
Tecnologia de produção: etapas

O algodão é obtido da vagem da semente da planta. A produção do material é realizada na seguinte sequência:
- Assim que o fruto do algodão amadurece, a vagem da semente se abre e a colheita começa. O trabalho é feito manualmente ou com máquinas especiais.
- As matérias-primas coletadas são levadas para um ponto de coleta de algodão para pesagem e armazenamento.
- O algodão é então enviado para uma unidade de descaroçamento de algodão, onde máquinas especiais separam as fibras das sementes e as classificam.
- A próxima etapa é prensar as matérias-primas em fardos e enviá-las ao armazém de produtos acabados.
O estágio final é a formação de fibras contínuas a partir dos fardos, que são então entrelaçadas em tecidos e depois em produtos.
O tecido pode ser feito de 100% algodão ou com adição de vários aditivos para alterar as propriedades do material.
Propriedades do tecido de algodão

Os tecidos de algodão são agradáveis ao tato, ecologicamente corretos e hipoalergênicos. Além disso, o algodão possui as seguintes propriedades:
- permeabilidade ao ar;
- higroscopicidade;
- suavidade;
- facilidade;
- força;
- retenção de calor;
- termoplasticidade.
As altas qualidades de desempenho do tecido de algodão, aliadas ao baixo custo, explicam a popularidade do material para costurar diversos produtos. O algodão é usado para costurar roupas masculinas, femininas e infantis, além de roupas íntimas, roupas de cama, mesa, cortinas e persianas finas.
Tipos de tramas de tecido de algodão

É difícil encontrar alguém que não saiba a aparência do algodão, mas nem todos têm noção sobre os tipos de trama do fio. Atualmente, existem os seguintes tipos de trama do fio de algodão:
- A trama simples é um tipo de tecelagem com um fio atravessado por outro. O resultado é uma superfície lisa e uniforme, altamente durável. Exemplos incluem chita, chita, popeline e tafetá.
- Sarja - os fios se cruzam de 1 a 2 ou 3, ou seja, por meio de um deslocamento assimétrico. O material é denso e resistente à abrasão.
- Cetim - caracterizado pelo fato de os fios da trama predominarem na parte frontal. O material é brilhante, liso e durável. Um exemplo marcante desse tipo de trama é o cetim.

Tipos de tecidos de algodão por método de acabamento
Os tecidos de algodão também se distinguem pelo complexo de efeitos físicos e químicos sobre o material, ou seja, pelo método de acabamento. O acabamento do algodão pode ser:
- mistura;
- severo;
- branqueado;
- multicolorido;
- tingido liso;
- recheado.
Todos os tratamentos acima são realizados para melhorar a aparência dos tecidos, além de torná-los macios e duráveis.

Classificação de tecidos de algodão por finalidade
Dependendo da utilização dos tecidos e da sua finalidade, as matérias-primas do algodão são divididas em:
- Meia estação - devido à sua alta densidade, o material tem propriedades de proteção térmica e capacidade de manter sua forma.
- Verão - os tecidos são leves, respiráveis e de baixa densidade.
- Inverno - o material tem alta densidade e pelo escovado.
- Vestuário - usado para costurar roupas industriais e de produção.
- Os tecidos de forro são materiais auxiliares.
- Decorativos - utilizados em estofamento de móveis, costura de cortinas e tapeçarias. Distinguem-se pela sua resistência à abrasão e ao estiramento.
Diferenças entre algodão natural e orgânico

O algodão natural praticamente não difere do algodão orgânico. De acordo com a descrição, a diferença reside na inocuidade da produção e no controle de qualidade. Ao mesmo tempo, a base da produção do algodão comum é o lucro, independentemente das possíveis consequências negativas. Já o algodão ecológico é colhido manualmente, enquanto o algodão comum é colhido preferencialmente com equipamentos especiais. No cultivo do algodão orgânico, para combater pragas, cada metro quadrado é tratado exclusivamente com produtos naturais que não causam danos.

Diferenças entre algodão e outros tecidos
O material pode ser diferenciado de outros tecidos naturais pelas seguintes características:
- ao queimar, o material emite fumaça branca e cheiro de papel queimado;
- após a queima, nada resta além de cinzas de papel;
- Quando comprimido, o tecido 100% algodão é macio e quente, e não amassa facilmente.
Ao comprar produtos, todos devem saber distinguir o algodão dos sintéticos. Como mostra a prática, os materiais artificiais são altamente eletrizantes, permanecem frios em contato com a pele, têm um brilho intenso e são resistentes a rugas. Além disso, produtos que contêm apenas algodão natural são difíceis de esticar, mas os sintéticos esticam bastante.
O que é costurado de algodão

O material é classificado como um tecido universal, usado para costurar diversas roupas e roupas íntimas. Hoje, é usado para costurar:
- roupa de baixo;
- agasalhos;
- produtos e equipamentos para dormir.
As roupas têm uma aparência interessante e espetacular, e não esticam nem perdem a forma com o uso. Além disso, o material não é caro e está disponível para diferentes camadas sociais. O algodão é usado para costurar roupas de malha para crianças, muito procuradas pelas mães modernas. Isso se explica pelo fato de que essas malhas são universais, esticam bem e as crianças se sentem confortáveis e aconchegadas com as roupas.

Cuidados com os produtos
Para que os produtos mantenham sua aparência original por muito tempo, eles devem ser devidamente cuidados. O encolhimento pode ser evitado lavando peças de algodão a uma temperatura inferior a 15°C. É estritamente proibido o uso de alvejantes em peças coloridas.
Muitas vezes, o problema é que peças de algodão são difíceis de passar. Para facilitar o processo, você precisa secar as roupas em cabides, esticadas.
Atenção! É estritamente proibido lavar peças sintéticas com algodão, pois isso fará com que a superfície do material role.
Ao lavar, use apenas sabão em pó de alta qualidade. Você pode passar as peças de qualquer lado.

Principais vantagens e desvantagens
Os produtos são fáceis de limpar, por isso são preferidos na hora de comprar roupas para crianças. Assim como outras fibras naturais, o algodão não se dissolve em ácido fórmico, álcool e vinagre.
Roupas de algodão têm boas propriedades higiênicas e são respiráveis, por isso são frequentemente usadas no verão. Outra vantagem dos produtos é sua praticidade e versatilidade.
Apesar das inúmeras vantagens, os produtos de algodão também apresentam desvantagens. As principais são consideradas uma alta porcentagem de abrasão, enrugamento e deformação. Apesar de confirmados, esses fatos não tornam os produtos menos populares e procurados.

Avaliações
Svetlana, 38, Novorossiysk: "Há dois anos, compro roupas para mim e para meus entes queridos exclusivamente de algodão. Os produtos não desbotam e se destacam pela boa densidade, além de uma grande variedade de cores. Compro peças de algodão em lojas físicas e também com frequência encomendo online. Ultimamente, tenho me sentido muito satisfeita com as peças feitas de algodão polonês. Elas são muito brilhantes, não encolhem e são altamente resistentes à abrasão."
Maria, 56 anos, Rostov-on-Don: “Soube da existência do algodão coreano há vários anos, apesar de costurar e bordar há muito tempo. Encomendei o tecido online, pois, infelizmente, esse material não está disponível em nossas lojas. O tecido parece cetim de alta qualidade. Não amassa muito com o uso, apesar de ser 100% algodão. Após a lavagem, não encolhe nem desbota. Fiquei especialmente satisfeita com o tingimento uniforme.”
No mundo moderno, o algodão é um tecido muito comum e familiar a quase todos. É muito fácil identificar este material graças às suas propriedades e características únicas. Roupas de algodão podem ser compradas em lojas físicas e encomendadas online.




