O travesseiro de fibra sintética é líder há muito tempo em roupas de cama. Alguns ainda não estão familiarizados com os benefícios dos materiais sintéticos. Abaixo, veremos o que são enchimentos sintéticos, quanta fibra sintética é necessária para um travesseiro e quais são as vantagens e desvantagens desse material.
- O que são enchimentos sintéticos para travesseiros?
- Como fazer você mesmo um travesseiro de holofibra
- Como escolher holofibra
- Quanta holofibra você precisa para um travesseiro?
- Fibra oca e suas características de cuidado
- Como lavar holofibra corretamente
- Com que frequência lavar?
- Como bater corretamente?
- Desvantagens do produto
- Vantagens do produto
- Avaliações
O que são enchimentos sintéticos para travesseiros?
As fibras sintéticas, obtidas a partir do poliéster, possuem uma estrutura oca. São apresentadas em dois tipos: pequenos rolos e lona, utilizadas para isolamento de jaquetas e casacos de inverno.

Este material não é caprichoso e não requer cuidados especiais, é fácil de lavar e seca rapidamente. Sua qualidade e durabilidade não são afetadas pela temperatura, clima, umidade, etc. Em jaquetas e casacos de inverno, o material não se molha em tempo chuvoso. Cobertores e travesseiros feitos de holofibra absorvem a umidade sem problemas e secam rapidamente. O material não cria efeito estufa, o que é muito conveniente para pessoas que transpiram muito.

Como fazer você mesmo um travesseiro de holofibra
Travesseiros sintéticos vêm em tamanhos diferentes. Alguns são usados para dormir e descansar, outros para apoiar o pescoço em viagens e outros ainda para apoiar a barriga de gestantes.
Para costurar uma almofada medindo 50×70 cm você precisará do seguinte:
- algodão ou chita, tamanho 100x150 cm;
- 0,5-1 kg de holofibra, dependendo da rigidez do futuro produto;
- tesoura, medidor ou régua, agulhas, alfinetes, linhas;
- zíper (é melhor levar um pequeno escondido);
- máquina de costura.
Algoritmo de ações:
- A chita precisa ser descolorida (umedecida ou vaporizada para evitar deformação após a primeira lavagem).
- O tecido é recortado de acordo com as dimensões do futuro travesseiro e cortado para formar 2 retângulos (com margem de costura de 2 a 4 cm).
- Os espaços em branco são dobrados frente a frente e costurados em três lados ao longo do perímetro (é preciso alinhavar primeiro para que as costuras fiquem uniformes).
- Um zíper é costurado no quarto lado e a peça é virada do avesso.
- É preenchido com holofibra e fechado com zíper.
Você pode costurá-lo, mas um zíper facilita os cuidados com o travesseiro.

Como escolher holofibra
O material deve ser selecionado de acordo com o GOST, pois falsificações podem causar alergias. Você pode encomendá-lo online ou em pontos de venda de materiais sintéticos. É importante calcular a quantidade necessária de material com antecedência.
Se você planeja costurar uma almofada de dureza média medindo 50 x 70 cm (padrão), precisará de 500 a 600 gramas de holofibra. Para almofadas, o melhor material é em bolas, pois é mais fácil de distribuir e não amontoa como o material enrolado.
Não vale a pena comprar a holofibra mais barata, pois sua qualidade é inferior.
Quanta holofibra você precisa para um travesseiro?
Para entender qual holofibra é melhor para travesseiros, você precisa se familiarizar com todos os seus tipos:
- nas bolas o material é usado para roupas de esqui e de inverno, enchimento de brinquedos, travesseiros e cobertores;

- em rolos com menos frequência, mas usado para jaquetas e casacos;
- na forma de placas, o material é produzido para obras de construção (isolamento de paredes);
- para móveis - holofibra densa e mais elástica.

Os consumidores geralmente se interessam pelo volume de 1 kg de holofibra. Primeiramente, devido à cavidade, a holofibra pode ser desmontada ou não.
Observe! Se bem compactado, um quilograma ocupa aproximadamente 0,028 m³. Quando os travesseiros são feitos de dureza média, 1 peça ocupa o dobro de material e, consequentemente, seu volume é menor.

Fibra oca e suas características de cuidado
As diferenças em relação aos enchimentos naturais estão nas regras de cuidado. Os sintéticos são fáceis de lavar na máquina, não amassam nem perdem a forma, secam rapidamente e não causam odores desagradáveis. É importante observar a temperatura (o fabricante indica na etiqueta). Ao limpar, é importante prestar atenção ao forro e ao tecido externo. Na maioria das vezes, trata-se de chita, um material fácil de lavar e que não requer limpeza especial.
Como lavar holofibra corretamente
Existem 2 maneiras de lavar:
- Na máquina. É importante seguir o modo - não mais que 30 °C. É importante colocar 2 bolas de tênis na máquina de lavar. Isso é necessário para que o enchimento sintético não seja derrubado. Ele se parece com algodão e pode se aglomerar em grumos, que depois terão que ser quebrados manualmente. Isso não acontece com bolas.
- Todo o travesseiro é lavado à mão. É enchido com água e sabão em pó e enxaguado.
Importante! Seque o produto em local ventilado ou ao sol para evitar o aparecimento de odores desagradáveis causados pela umidade.

Com que frequência lavar?
O ideal é renovar o produto a cada duas semanas. Mesmo que o travesseiro esteja limpo por fora, é preciso levar em consideração que, durante o sono, o suor e as secreções naturais do couro cabeludo são absorvidos por ele. A poeira também é introduzida, o que pode causar alergias ou asma. Recomenda-se lavar os travesseiros infantis uma vez por semana e trocá-los a cada seis meses.
Como bater corretamente?
Você pode secar as peças na máquina ou em cabides. Elas não perdem a forma mesmo se penduradas em uma corda, por isso a holofibra é a escolha certa para costurar roupas de inverno infantis, já que são lavadas com mais frequência. Depois disso, você precisa afofar o produto. Isso é feito à mão, batendo cuidadosamente o travesseiro de todos os lados.

Desvantagens do produto
Como qualquer material, ele tem algumas desvantagens:
- É necessário lavá-lo diariamente ou à mão, pois em altas temperaturas as fibras se deformam;
- material sintético, não natural (embora para muitos isso seja uma vantagem);
- não toma a forma do corpo, mas sim surge;
- vida útil curta se não for mantida adequadamente.
Interessante! O material é muito leve e você pode fazer uma quantidade enorme dele. Quanto custa um quilo de holofibra? A partir de 1 kg, você pode costurar 1 almofada grande e densa ou 2 médias - 50x70 cm.
Vantagens do produto
O enchimento é popular devido às suas qualidades positivas:
- leveza e baixo peso, o que é uma vantagem particular para roupas de cama;
- aquece rapidamente e retém o calor;
- preço acessível;
- não absorve odores estranhos;
- ventila o ar e não cria efeito estufa;
- hipoalergênico.

Importante! As características técnicas da holofibra atendem integralmente à Norma Estadual e podem ser utilizadas por adultos e crianças. Os produtos feitos com este material são ideais para asmáticos e alérgicos, que são estritamente proibidos de usar enchimentos naturais.
Avaliações
Marina Ivanova, 34 anos, Magnitogorsk
"Há 10 anos, substituímos todos os travesseiros e edredons de plumas da casa por sintéticos. O enchimento de holofibra não requer cuidados especiais, é fácil de fazer à mão e seca rapidamente após a lavagem na máquina. Toda a nossa família está feliz."
Sergey Klevtsov, 40 anos, Krasnodar
"Recentemente, trocamos os travesseiros da casa e compramos alguns de fibra sintética. Até agora, está tudo ótimo, sem alergias e a roupa de cama não absorve tanto pó quanto as naturais."

Nos últimos anos, a holofibra tornou-se um material sintético indispensável, usado para isolar roupas de inverno e encher travesseiros e cobertores. Ela apresenta uma série de vantagens e desvantagens, com as quais é recomendável se familiarizar antes de usá-la. Para que o enchimento dure mais, é necessário cuidar dele e utilizá-lo adequadamente.




