Para criar uma atmosfera inesquecível e sensual no quarto, é importante escolher o tule certo. A variedade desses produtos varia em textura, preço, comprimento e preferências de quem escolhe cortinas para o quarto. Dependendo do gosto pessoal, você pode escolher tule para o quarto sem cortinas.
O tule é um elemento necessário no interior do quarto.

Como escolher o tecido certo
A resposta à pergunta sobre qual tule é melhor para o quarto depende em grande parte das preferências dos proprietários. No entanto, existem recomendações para escolher os tecidos certos.
- Voil. Uma excelente opção para ambientes com pouca iluminação. Este tecido transmite e difunde bem a luz solar. O material é macio e suave, com um grau médio de transparência.

- Organza. Um material que mantém perfeitamente sua forma e é fácil de pendurar. Possui textura fosca ou brilhante. Seda natural, algodão com adição de poliéster são utilizados em sua produção.

- Kiseya. Cortinas feitas com este material lembram uma cachoeira, criando uma atmosfera de calma e tranquilidade no ambiente. Este tecido tem ampla aplicação em design de interiores.

- Seda natural e chiffon. Um material muito fino com trama simples. É feito de fibras naturais, sintéticas e artificiais. Este tecido é leve, tem uma aspereza agradável ao toque e um alto grau de caimento. Inicialmente, o material era feito de fios de seda, mas como o processamento da seda é caro, os fabricantes modernos usam outros tipos de tecido.

Escolhendo a cor certa
As cortinas devem contrastar com a paleta geral de cores do ambiente, caso contrário, elas se misturarão ao interior, criando um “efeito sem janelas”.
Leve a sério a escolha da paleta de cores dos tecidos. Para criar aconchego e uma atmosfera especial, é melhor escolher tons quentes – marrom, laranja e coral são ideais. Se preferir um toque mais fresco, preste atenção aos tons azul, azul-claro e esmeralda.

Conceitos modernos para diferentes estilos de interiores
Ao decorar um interior, é relevante usar cortinas longas, enquanto o tule curto é popular para o quarto. Cortinas curtas serão convenientes se houver móveis, um aquecedor ou prateleiras com brinquedos sob o parapeito da janela. Se houver plantas crescendo no parapeito da janela, o tule curto facilitará o cuidado delas.
A ideia de usar tule curto é especialmente aplicável se o quarto tiver varanda.
Os tecidos modernos são diversos. Tecidos para cortinas em diferentes estilos permanecem relevantes ao longo da estação.

- Cortinas grossas de cores sólidas estão sempre na moda. A combinação prática e popular de tule com cortinas confere um visual completo ao ambiente;
- As cortinas londrinas formam dobras quando levantadas e são decoradas com laços nas laterais. O tule bem selecionado completa o design do ambiente, adicionando ternura e charme.
ImportanteNesta temporada, os designers estão se concentrando em xadrez e uma variedade de estampas em cortinas.
- Cortinas francesas com elementos barrocos ficam espetaculares no quarto quando a cortina e o tule cobrem toda a largura das janelas.

- Cortinas austríacas com pregas volumosas caem abaixo do peitoril da janela. Neste design de janelas de quarto, decorações laterais com laços e fitas são bem-vindas.
- Estilo escandinavo. Utiliza materiais lacônicos, leves e despretensiosos. A principal característica dessa tendência é a ausência de excessos e o minimalismo na decoração.

- As persianas romanas podem ser um elemento independente ou combinadas com tule.
Ao escolher o tule para o quarto, é importante considerar suas preferências. Você não deve seguir cegamente as tendências da moda; o principal é o seu sentimento. Ao zonear o espaço e escolher os tecidos, você precisa considerar os desejos e a disposição dos móveis. A cama é um elemento-chave do quarto e seu design deve receber atenção especial.

Inserções contrastantes estão na moda. Neste caso, o tule serve como um forro que protege da luz solar, e as cortinas, do desbotamento. Uma combinação de cortinas e persianas de diferentes materiais é a melhor opção de design. Cortinas volumosas com decoração, drapeados e pregas serão um ótimo complemento para um quarto espaçoso.

Como escolher o tamanho certo da tela na hora de comprar
Para comprar a quantidade necessária de material para o tule, você precisa medir cuidadosamente o comprimento e a largura do tecido. Normalmente, a largura do tecido é de 1,5 a 2 vezes maior que a do produto final. Quanto ao comprimento, não há padrões. O tule pode ser longo, curto ou franzido, depende da sua preferência.
Dicas úteis na hora de escolher
- Em um quarto com pé-direito baixo, é aconselhável usar tecidos com listras verticais, o que ajudará a aumentar visualmente a altura do teto. Para um quarto pequeno, é melhor escolher tule com listras horizontais, o que criará o efeito de expansão do espaço.
Em um quarto, tenha ou não varanda, uma combinação de cortinas pesadas e cortinas leves será apropriada – essa solução criará uma atmosfera de calma e conforto.

- O design do ambiente com lambrequins pode enfatizar a elegância da abertura da janela, conferindo ao ambiente um estilo e completude especiais, especialmente se o teto for alto. No entanto, em um quarto com teto baixo, é melhor abandonar essa ideia – isso criará o efeito de tetos mais baixos, o que afetará negativamente a aparência do ambiente.
- Ao escolher belos tecidos para o quarto, é importante considerar o nível de iluminação. Se o ambiente for claro, é melhor escolher cortinas grossas, e para um espaço escuro, materiais claros e translúcidos são adequados.
Qual o volume de tule necessário para um quarto
Para calcular a metragem necessária, você deve medir o comprimento da cornija. Uma cortina eficaz é obtida se a largura do tecido for igual a 2 vezes o comprimento da cornija.

Para tecidos transparentes sem padrões, recomenda-se usar uma largura três vezes maior. Se a decoração contiver elementos bordados, é melhor reduzir o número de dobras.
Dependendo do seu orçamento, você pode escolher produtos de microvoil, opções mais acessíveis ou novidades modernas. O tule feito de qualquer tecido ficará original no quarto, se você levar em consideração as características do interior e seu estilo.
Como formar dobras
Dependendo do comprimento do material, você pode começar a marcar imediatamente. Se a altura exceder o padrão, você precisará medir o comprimento necessário e remover o excesso de tecido. O processo de marcação das dobras inclui a criação de uma linha divisória, a distância entre as dobras é de 5 cm. Após concluir a marcação, você precisa alinhavar. A etapa final é fazer a bainha da outra borda da cortina.

Prós e contras de usar tule no quarto.
O principal objetivo do tule no quarto é decorar o interior.
Prós:
- Uma ampla gama de produtos, a capacidade de escolher a opção certa;
- Esconde o espaço pessoal de olhares curiosos;
- Cria um ambiente aconchegante e ajuda a amenizar deficiências de iluminação;
Contras:
- Transparência da tela;
- A escolha errada do tule pode evidenciar falhas visuais no interior.
Sem tule, qualquer ambiente parece vazio; basta trabalhar um pouco e demonstrar desejo, e o tule certo se tornará uma verdadeira decoração do interior.




